Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

exp

Proposta da Câmara sugere sustar contrato com a concessionária da zona azul

Por decurso de prazo, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva, requereu que seja colocado na ordem do dia da próxima sessão ordinária da Câmara, o projeto de decreto legislativo que susta o contrato da prefeitura com a empresa EXP Parking, responsável pela zona azul. "Acho que a sociedade poços-caldense está aguardando com muita ansiedade a providência por esta Casa quanto aos desmandos pela EXP Parking. A gente não para de receber reclamações e nada foi feito", lamentou Flavinho.

De acordo com ele, a assessoria jurídica da Câmara sugere que seja ouvido o direito contraditório da empresa. "Eu estou entrando com decurso de prazo porque a ampla defesa foi dada por estes anos todos em que a EXP Parking operou em Poços. Ampla defesa foi considerada em todos os requerimentos que esta Casa fez, foi considerada em função da audiência pública que ela participou. Infelizmente a empresa ou não respeitou essa Casa ou ela não quis utilizar da ampla defesa porque todas sabem das respostas evasivas que temos e as não soluções e os desmandos ocorrem até hoje", afirmou o vereador.

Situação precária do Cemitério da Saudade

Com o retorno das sessões ordinárias da Câmara Municipal ontem, depois de um pequeno recesso, a vereadora Regina Cioffi apresentou Moção de Apelo ao prefeito para que seja desenvolvido um cronograma para implantação de melhorias e adequações necessárias no Cemitério da Saudade. Na proposta a vereadora afirma que em diversos locais podem ser observado enormes formigueiros que atrapalham a circulação de quem visita o local; lixo e restos de coroas de flores espalhados entre os túmulos, inúmeros sepulcros em péssimo estado de conservação; ausência de vassouras e regadores para que os visitantes possam fazer a limpeza dos jazigos; árvores comprometendo a estrutura do muro do cemitério; péssimo estado de conservação do muro que faz frente à rua da Saudade onde é fácil observar o crescimento de mato e buracos. "Acho que todos nós temos que nos envolvermos nesta causa, porque por mais que a gente faça requerimentos, indicações, solicitações, o cemitério está em condições muito precárias, principalmente a área em que ficam os trabalhadores", lamentou a vereadora Luzia Martins.

Recursos do Fundo Funerário

O vereador Lucas Arruda lembrou que quando fez a defesa, na Câmara Municipal, pela não retirada do fundo funerário foi justamente por conta disso. "São recursos específicos para você atacar determinados problemas e, infelizmente, o prefeito foi autorizado a retirar 70% dos recursos do fundo e isso fatalmente aconteceria. É falta de recursos para compra de carro funerário, de manutenção, revitalização. Não indo para o fundo, este recurso vai para o bolo total da prefeitura, que define as prioridades. Tendo este recurso no fundo o prefeito é obrigado a investir exatamente naquilo que é a finalidade do fundo. Os fundos são importantíssimos justamente por isso", explicou o vereador.

Secretaria da Mulher e Hospital Veterinário

Os partidos políticos têm até o dia 15 de agosto para registrarem as candidaturas, ocasião em que também homologarão seus planos de governo, no caso da chapa majoritária. No Plano de Governo da chapa de Ulisses Guimarães (MDB) e Rovilson Ribeiro (União Brasil) serão destacados: a busca por recursos para construção de novas creches, a criação da Secretaria da Mulher, Acessibilidade e Diversidade e um hospital veterinário público.

Processo seletivo do Hemominas

Através de edital, o Hemominas informou que vai promover processo seletivo simplificado para o preenchimento de algumas vagas. Para Poços de Caldas as vagas serão para técnico em enfermagem e médico clínico. As inscrições, que são gratuitas, vão até às 17 horas do dia 9 de agosto pelo endereço eletrônico https://hemocurriculo.hemominas.mg.gov.br:9090/Hemocurriculo/

O processo do Hemominas não dispõe de provas, mas sim, avaliação de currículo e entrevista. As contratações serão pelo período de 12 meses, renováveis pelo mesmo período.

Casos de dengue em Poços

O painel de monitoramento de casos de dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado na última segunda-feira, mostra que Poços de Caldas tem 1.226 casos confirmados de dengue, 1.401 casos suspeitos e nenhum óbito. O município vizinho, Andradas, tem 2.656 casos confirmados, 6.511 casos suspeitos e 5 óbitos. As orientações de prevenção continuar sendo as mesmas: descarte de recipientes acumuladores de água parada, uso de repelentes e telas em portas e janelas.

   EM OFF   

* Como o blog havia antecipado, portaria assinada pelo prefeito Sérgio Azevedo e publicada no diário oficial nesta quarta-feira nomeia o ex-prefeito e atual diretor presidente do DMAE Paulo Cesar Silva para responder, interinamente, pelo expediente da Secretaria Municipal e Governo.

* Durante a retomada dos trabalhos legislativos, na sessão ordinária desta terça-feira, foi proposto a interrupção do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa EXP Parking. Tipo da proposta que, se concretizada, causaria maior transtorno no trânsito que já é complicado na área central. O correto seria os vereadores convocarem o secretário de Defesa Social, responsável pelo setor e exigir dele providências enérgicas para fazer a empresa cumprir as cláusulas que constam do referido contrato.

* Se por aqui o partido Republicanos, do deputado Mauro Tramonte, anda de mãos dadas com o PSDB do prefeito Sérgio Azevedo e apoia o seu pré-candidato a prefeito Paulo Ney, pelos lados da capital mineira, os tucanos, liderados pelo deputado federal Aécio Neves não querem conversa com Mauro Tramonte no que diz respeito a disputa pela prefeitura da capital. Por lá o PSDB, após muita negociação, desistiu da candidatura de João Leite para apoiar a reeleição de Fuad Noman, pelo PSD.

* Mesmo com a correria de pré-campanha, focada principalmente nos feirantes e seus clientes, Thomas James Delany, não abandona os seus animais de estimação e sempre encontra tempo para cuidar deles. Quem conhece ele, sabe que Thomas sempre foi um defensor dos animais domésticos.

* Segundo informações, a construtora responsável pela obra do futuro Centro Administrativo deverá oficializar a entrega do prédio para a administração municipal nos próximos dias, porém, a transferência das secretarias para o novo local só deverá ser feita após a eleição, por dois motivos, o primeiro deles é que o prédio precisa ser mobiliado e receber toda a infraestrutura para o funcionamento digitalizado das repartições públicas. O segundo motivo é que existe a preocupação de que com a ocupação do Centro Administrativo, onde cerca de 800 servidores irão trabalhar acabe congestionando de vez a avenida João Pinheiro, principal via de acesso do novo prédio com o centro da cidade.

* A agência brasiliense Cálix Propaganda ficou em primeiro lugar na classificação técnica da disputa pela conta de publicidade do governo de Minas de quase R$ 150 milhões. Ao todo, 14 agências enviaram propostas e estão sendo analisadas. Além da Cálix, ficaram classificadas, as mineiras Perfil 252, que tem à frente Kaká Moreno; Lápis Raro, de Carla Madeira e Grasiela Scalioni; Filadélfia, que tem o Rodrigo Rocha como CEO e a Oro, de Anderson de Franca Campos e Tiago Cardoso Matte.

* O comitê central da campanha do pré-candidato Ulisses Guimarães (MDB), já está funcionando no prédio da antiga sede da BM Engenharia, do ex-prefeito e empresário Luiz Antonio Batista, na Avenida João Pinheiro, ao lado da Rádio Cultura, em mais um sinal de que o LAB decidiu abraçar mesmo a candidatura do emedebista.

* Sobre a nota publicada no blog de ontem, a respeito dos ex-deputados Geraldo Thadeu e Carlos Mosconi, que acabaram perdendo a eleição para a Câmara Federal porque concorreram ao mesmo cargo, Geraldo encaminhou mensagem ao blog onde faz um esclarecimento e até mesmo um desabafo. Diz ele que na época, “como deputado federal estava num momento muito especial com uma perspectiva de ultrapassar 100 mil votos e o Mosconi também muito bem como Deputado Estadual. Não havia justificativa para eu abrir mão de candidatura a federal. Sempre escutei dedicar a mim culpa de Poços não ter mais representação na Câmara Federal. Naquela campanha lutei sozinho contra todos desde a cúpula estadual e federal e mesmo assim obtive 63.000.00”, afirmou Geraldo.

* Sobre a candidatura a prefeito, Geraldo afirma que “foi em atendimento a um apelo do grupo e que por uma posição injusta da cúpula do partido me abandonou. Foi um erro acreditar em lideranças que só pensavam só no próprio umbigo”, desabafou o ex-deputado.

* Na tarde de domingo ocorreu o furto de equipamentos e materiais elétricos do reservatório Dom Bosco, que foi registrado pelo DMAE. Tão logo identificou o furto de um medidor macro de vazão de água e a fiação elétrica o Departamento acionou a equipe de manutenção que fez a substituição da peça para que a população não fosse prejudicada.

* Também está publicado, na edição de hoje do diário oficial do município, extrato com termo de cooperação entre a Prefeitura e a DME Participações, visando a execução do projeto denominado “Natal de Luz” neste ano de 2024. Valor do investimento: R$ 600 mil.

* A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante as eleições municipais deste ano. A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita.