AMTU web

 


 

dr mosc

Secretário de saúde elogia trabalho do antecessor na pasta. Dr. Mosconi

Em mensagem encaminhada ao blog, o secretário municipal de saúde, Thiago Mariano, afirma que nunca desrespeitou o seu antecessor na pasta, ex-deputado Carlos Mosconi, que segundo Mariano, desempenhou um bom trabalho à frente da secretaria, enfrentando dois enormes desafios que foi o confisco do dinheiro da saúde no governo Pimentel e depois a pandemia do Covid. Abaixo, a íntegra da mensagem enviada pelo secretário.

Gostaria de deixar claro que, em momento algum, da minha parte, houve qualquer declaração que insinuasse desrespeito ao deputado Carlos Mosconi ou à sua gestão como secretário. Pelo contrário, tenho a orgulhosa e séria missão de suceder a nada menos que o relator da lei que criou o SUS.

Obviamente, cada secretário, em sua época, trabalha dentro das possibilidades para oferecer o melhor de seu trabalho e impulsionar as condições da saúde pública, visando um atendimento digno à população. No entanto, cada período tem seus próprios desafios. O Dr. Mosconi enfrentou bravamente o confisco dos recursos da saúde por parte do governo estadual na gestão de Fernando Pimentel e, posteriormente, a maior crise de saúde da história recente, a Covid-19.

Agora, à frente da saúde no município, também tenho missões desafiadoras, como zerar as filas na saúde (filas essas decorrentes da Covid), disponibilizar especialistas em diversas áreas, melhorar a estrutura das unidades de saúde, entre outros tantos desafios cotidianos. As condições financeiras são muito melhores, a base da equipe deixada pela gestão anterior é muito boa e o apoio do Prefeito Sérgio é fundamental. Vamos seguir adiante na busca por oferecer o melhor para nossa população!”

Prezado Sr. Polli,

Esta comunicação é emitida pela Assessoria da Santa Casa de Salto de Pirapora, em virtude das recentes publicações no blog do Polli em 24 de novembro de 2023, que erroneamente vinculam nossa instituição ao Instituto Nacional de Ciências Sociais (INCS).

A Santa Casa de Salto de Pirapora, uma entidade com mais de 70 anos de operação ininterrupta e de reputação inquestionável, foi indevidamente associada ao INCS, um instituto atualmente sob escrutínio legal. Essa associação falaciosa constitui não apenas uma deturpação factual, mas uma violação grave da ética jornalística, impactando negativamente a percepção pública de nossa instituição.

Assim, a insinuação de qualquer envolvimento ou paralelo com as questões legais enfrentadas pelo INCS é absolutamente infundada e constitui um ato de difamação.

Exigimos, portanto, uma retratação pública imediata e enfática, acompanhada de uma clara declaração desassociando a Santa Casa de Salto de Pirapora de quaisquer menções ou implicações relacionadas ao INCS. O não atendimento a esta demanda resultará na adoção de medidas judiciais cabíveis para reparar o dano causado à nossa imagem e reputação.

Crianças do CEI Padre Daniel foram atendidas na UPA

Pelo menos 11 crianças do CEI Padre Daniel, do bairro Dom Bosco, foram atendidas pela UPA após encontrarem pombos mortos na caixa d'água da unidade escolar.

A informação é do G1 que apurou ainda que, funcionários da cozinha da unidade sentiram que a água estava com mau cheiro e avisaram a diretora, que acionou os órgãos competentes.

Uma empresa foi contratada para fazer a limpeza da caixa d'água e em seguida foram feitas análises pela Vigilância Sanitária e pelo DMAE que indicaram que água agora está própria para o consumo.

A Secretaria de Educação informou que a situação está sendo monitorada e que as aulas seguirão normalmente.

Caravana da Coca-Cola

Está marcada para 16 de dezembro a tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola em Poços de Caldas que desta vez contará com um caminhão cenográfico, um trio elétrico e outros veículos.

A Caravana, com previsão de duração de três horas e meia, sairá, às 18h30, do Ronaldão, seguindo pela avenida Mansur Frayha, avenida João Pinheiro, rua Junqueiras, Praça Pedro Sanches, rua Pernambuco, Rio Grande do Sul e avenida Francisco, entre outras ruas centrais.

"A importância da caravana vai além das luzes e do encanto natalino, contribuindo para a economia local e para promoção da cidade como destino turístico", destacou o secretário de Turismo, Israel Pereira.

Gerando renda e autossustentação

Em entrevista ao jornal Diário do Comércio, o prefeito Sérgio Azevedo anunciou que o aeroporto Embaixador Walter Moreira Salles passará por uma expansão nos próximos anos, com obra para torná-lo apto a gerar renda e ser autossustentável.

"É fundamental, por exemplo, aumentar a pista de pouso e decolagem para que o aeroporto posso receber aeronaves de maior porte e implantar balizamento noturno para dar maior segurança nos voos. É preciso, ainda, construir novos hangares para a instalação de companhias aéreas e, até mesmo, caso seja interessante estrategicamente, para que elas instalem oficinas de manutenção no local", afirmou o prefeito.

Edital para uso dos boxes da Ceasa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico anunciou a abertura de edital de concorrência pública para a concessão de uso a título precário dos boxes da Ceasa. Os interessados devem apresentar as propostas no dia 23 de janeiro, das 8h às 11h, através de envelopes que deverão ser entregues no Departamento de Suprimentos, localizado à rua Pernambuco, 265.

"A presença de produtos locais na CEASA fortalece a identidade cultural e gastronômica da região, proporcionando aos consumidores uma conexão mais próxima com os alimentos cultivados em suas próprias comunidades e com isso temos um crescimento econômico, a sustentabilidade agrícola e o fortalecimento da comunidade", afirmou o coordenador de Fomento Agropecuário da Sedet, Cláudio Torres.

Aneel anuncia bandeira verde para dezembro

A bandeira tarifária continuará verde no mês de dezembro, o que significa que não haverá cobrança de custos adicionais nas contas de energia elétrica. A informação foi divulgada na sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Desde abril de 2022 a sinalização se mantém verde devido às condições favoráveis de geração. Com o acionamento do próximo mês fica confirmada a previsão da Agência de bandeira verde em todo ano de 2023.

“Com o anúncio do mês dezembro, fica confirmada a previsão feita no início de 2023 de bandeira verde para todo ano. A bandeira permanece assim desde abril de 2022 e, com isso, totalizamos 20 meses sem cobrança de custos adicionais nas contas de energia. A notícia é positiva e indica condições favoráveis de geração em todo o país”, ressaltou o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa.

HOJE NO HORA DA VERDADE

Médico Especialista em Medicina do Trabalho, Perícia Médica e Medicinal Legal, Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, e Clínica Médica

Pós-Graduado em Perícias Médicas e Medicina do Trabalho. Mestre (M.Sc.) e Doutor (Ph.D) em Patologia. Possui graduação em Odontologia (1987), graduação em Medicina (2002), mestrado em Master of Science in Experimental Oral Pathology - University of London (1989), doutorado (Ph.D) em Patologia - University of Maryland at Baltimore (1995) e pós-doutorado em Bioquímica na UNICAMP. Tem especialização e residência médica em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial pela Faculdade de Medicina da USP, Ribeirão Preto.Não perca o Hora! www.tvpocos.com.br

   EM OFF   

* Segundo o jornal Correio Braziliense “desprezados, isolados e traídos, alguns deputados federais da bancada, membros do Progressistas (PP) em Minas Gerais, enfrentam problemas de relacionamento com o secretário da Casa Civil Marcelo Aro e até se recusaram a se reunir com o governador Romeu Zema, quando souberam que Aro estaria presente. Aro tem minado alianças e usado o partido como moeda de troca, sendo um "assediador de prefeitos" que busca articular candidaturas de políticos externos ao partido, traindo seus próprios correligionários.

* Por aqui, como no grupo de oposição, pelo menos até agora, não despontou nenhum nome com chance real de vitória na disputa pelo comando da prefeitura, e o governo do prefeito Sérgio Azevedo continua bem avaliado pela população, dificilmente o atual chefe do executivo deixará de eleger o sucessor, a não ser que escolha um candidato que não aglutine apoio de todo grupo e provoque um racha na situação. Este é o único risco que corre o prefeito, ou seja, perder para ele mesmo. O maior obstáculo, segundo especulações de bastidores, está no fato de nas escolhas dos candidatos aos cargos majoritários (prefeito e vice), o União Brasil ficar de fora, como parece ser objetivo do prefeito.

* Quem não anda satisfeito com o governador Romeu Zema (Novo) é o deputado estadual Rodrigo Lopes (União), que integra a base do goveno na Assembleia Legislativa. Quem diz isso é a colunista Bertha Maakaroun, do Estado de Minas. Segundo ela, o deputado anda indignado com postagens nas mídias digitais do governador, em que ele contesta as críticas de omissão na negociação da dívida de Minas com o governo federal. Zema postou vídeo do dia 24 de maio, em que participa de reunião no Ministério da Fazenda, ao lado de outros governadores e concluiu com a hastag: “Mentira TemPernalonga”.

* Para o deputado Rodrigo Lopes, diz a jornalista, o governador tem de se retratar: “As pernas longas do nosso presidente do Senado e as pernas longas do nosso presidente da Assembleia proporcionaram a celeridade de um processo de negociação da dívida, que se arrasta há cinco anos. “No mínimo, que o governador faça retratação, porque se ele entrar em rota de colisão com Rodrigo Pacheco, não há a menor possibilidade de eu continuar na base”, alertou o deputado.

Nesta quarta-feira a Câmara Municipal realiza audiência pública com o tema "Enchentes, inundações e alagamentos em Poços de Caldas: causas, consequências e soluções urbanas". O pedido de audiência foi feito através de requerimento de autoria do vereador Lucas Arruda, a quem caberá presidir a sessão.

* Ainda não se sabe se a Prefeitura de Poços se inscreveu, mas o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) recebeu milhares de propostas para obras de infraestrutura, saúde e educação, dos municípios de todo o país. Do total de 35.213 sugestões recebidas pelo governo federal, Minas Gerais foi o Estado da região Sudeste que mais apresentou demandas à gestão do presidente Lula, com 4.253 pedidos de investimento no programa, segundo levantamento divulgado no final de semana.

* De acordo com o governo federal, o programa visa atender os projetos prioritários apontados pelas gestões municipais e estaduais em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. De acordo com a reportagem, cerca de 96% dos municípios já se inscreveram. Em um primeiro momento, o plano prevê um investimento total de R$ 136 bilhões. Como por aqui o dinheiro também anda curto pelos lados da casa amarela, seria bom que o governo municipal se inscrevesse. Até porque nas áreas de infraestrutura social, educação e mobilidade urbana Poços ainda precisa de muita coisa.

* Deputados estaduais e federais poderão indicar emendas parlamentares a hospitais filantrópicos e associações similares, mesmo em ano eleitoral. É o que prevê a emenda 114/2023 à Constituição Mineira, já em vigor, que teve o deputado estaadual Arlen Santiago (Avante) como primeiro signatária e o deputado Mauro Tramonte (Republicanos), com um dos apoiadores.

* E o apagão de dados do sistema de informática da prefeitura, provocado por hackers no servidor da empresa Sonner, continua causando transtornos para a administração municipal, onde os servidores estão fazendo um grande esforço para reduzir os danos causados pelo apagão que tirou do ar todo armazenamento de dados da máquina pública desde o dia 16 de setembro. A publicação do diário oficial também foi afetada, obrigando a abertura de um link na página de notícias sobre as atividades do governo.