Secretário anuncia quebra de paradigma na área da Saúde
O secretário adjunto Saúde, Carlos Almeida, garantiu que os ex-secretários de saúde deixaram uma secretaria muito bem estruturada, mas que uma inovação trazida na sua gestão e do secretário Thiago Mariano foi a quebra do paradigma no sentido do cidadão, em qualquer situação, quando procura a UPA. "Assim como o hospital Margarita Morales na zona Sul, temos a UPA como porta de entrada de urgência e emergência. Sempre orientamos as pessoas para que procurem os PSFs e UBS e havendo necessidade elas são encaminhadas a médicos especialistas, onde são atendidas no Hospital da zona Leste ou, em alguns casos, na Policlínica e em caso de urgência e emergência na UPA", afirmou Carlos, acrescentando que fora do horário de expediente dos PSFs e das UBS, o paciente poderá procurar a UPA ou o Hospital Margarita Morales.
Represamento gigantesco
"Na parte clínica e médica a secretaria é muito bem estruturada, com profissionais de alto gabarito e precisávamos de pessoas que pudessem, de alguma forma , ter este engajamento administrativo para colocar toda esta roda de forma mais dinâmica na entrega de um trabalho, que já era de qualidade, não podemos negar isso, mas precisava ser ainda melhor", afirmou o secretário adjunto. Segundo Carlos, a primeira observação que ele e Thiago tiveram foi que, por causa da pandemia, houve um represamento gigantesco de procedimentos, consultas, cirurgias, exames que chegaram próximo a 59 mil. "Ouvimos a equipe e questionamos se tínhamos condições de melhorar isso e uma das primeiras coisas que ouvimos foi que que zerar dificilmente acontece, era preciso equacionar e chegar a um número de certa forma aceitável", explicou.
Bandeira verde em março
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde em março para os consumidores de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem adicional na conta de luz. O atual patamar das bandeiras tarifárias se mantém há 23 meses, e a manutenção ocorre devido às condições ainda favoráveis para a geração de energia em usinas hidrelétricas.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram: A POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ ENVELHECENDO. Em 1980, pessoas com 60 anos ou mais representavam 6,1 por cento da população. Já em 2020, esse número cresceu para 14,3%. A expectativa de vida que em 1980 era de 63 anos passou para 77 anos em 2020. Assim, existe claramente a necessidade de programas e projetos que atendam essa parcela da população.
No Hora da Verdade, serão abordados dois projetos gratuitos para quem tem 60 anos ou mais. O professor Flávio Valente falará sobre o Projeto EducativoTurismo 60+ e a Professora Adriana Gavião sobre a Universidade Aberta da Maturidade. Não perca o Hora! www.tvpocos.com.br
EM OFF
* Poços de Caldas também marcou presença, ontem, na Avenida Paulista, em São Paulo, na manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Logo pela manhã, um grupo partiu em um ônibus para a capital paulista para participar do evento bolsonarista.
* Nas conversas de bastidores, a informação é que o grupo do PT teria se afastado de Eloisio Lourenço (PSB), após tomar conhecimento de uma pesquisa que aponta uma rejeição muito alta do eleitorado contra o ex-prefeito que pretende disputar novamente o cargo na eleição deste ano. Esta mesma informação circula no andar de cima da casa amarela, que teria encomandado pesquisa com resultado semelhante. Por lá, Eloisio é o adversário preferido pelo grupo da situação.
* Algumas pessoas se surpreenderam ao flagrar em uma cafeteria da Praça das Rosas, na semana passada, o ex-prefeito e presidente do direório local do PT, Paulo Tadeu, numa animada conversa com o ex-secretário Thiago Biagioni, um dia depois de ele ter se lançado pré-candidato a prefeito no Jornal da Jovem Pan. Com certeza as orelhas do alcaide de plantão devem ter esquentado.
* O partido Novo passará a usar o Fundo Eleitoral nas eleições municipais de outubro. As diretrizes para utilização da verba foram definidas na quinta-feira. Em 2015, quando a legenda foi registrada, a utilização de verba pública era rechaçada. “Decidimos usar as mesmas armas dos nossos adversários”, disse o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro. Pode até ser que com a liberação do fundo o vereador Kleber Silva decida por continuar filiado ao partido de Romeu Zema.
* E por falar no partido Novo, segundo denúncia do site Minas Conectada, um escândalo político pode abalar as estruturas do partido do governador Zema em Minas Gerais, com a revelação de que um de seus deputados está sendo acusado de desviar dinheiro público durante seu mandato como prefeito. O esquema ilícito que envolveu o desvio de verbas da rodoviária municipal de Ouro Fino, que eram direcionadas para supostas "doações" para a comunidade, visando fortalecer o grupo político do deputado. A denúncia foi feita por um servidor da prefeitura com mais de 45 anos de serviço.
* A acusação é contra o hoje deputado estadual Dr. Maurício, membro proeminente do partido de Zema, que se viu no centro da polêmica quando seu genro foi apontado como o líder do esquema de desvio de recursos. As investigações indicam que o genro do deputado, teria coordenado o fluxo de dinheiro desviado da rodoviária municipal para financiar atividades políticas do grupo. Segundo a notícia, as autoridades responsáveis pela investigação estão empenhadas em apurar todas as irregularidades e garantir que os responsáveis sejam responsabilizados perante a lei.
* Com 99,97% dos moradores tendo suas residências servidas por água tratada; 92,42% das casas com serviço de esgoto coletado e tratado; 99,99% das residências possuindo banheiros e 99,64% com serviço de coleta de lixo, o poder público municipal e especialmente o DMAE deveria elaborar campanha conscientizando e valorizando a qualidade do saneamento básico em Poços. Os dados são do último Censo feito pelo IBGE.
* Segundo uma fonte que tem trânsito livre no andar de cima da casa amarela, o prefeito Sérgio Azevedo e Carlos Mosconi já se acertaram e devem bater o martelo lançando Júlio Cesar de Freitas como candidato a prefeito e o secretário de governo Paulo Ney para vice. Mosconi até aproveitou para fazer nova viagem para a região Nordeste e na voltra deve embarcar para mais um giro pelo exterior.
* Mas pessoas próximas do secretário de obras, José Damião, dizem que ele anda meio jururu após a exposição que vem sendo dada em favor do seu colega Paulo Ney. Como primeiro amigo do prefeito, Damião ainda alimenta a esperança de ser o indicado como candidato a vice, embora Carlos Mosconi, lider maior do PSDB tenha manifestado preferência pelo titular da secretaria de governo.
* As obras do futuro Centro Administrativo continuam e a nova data para entrega do prédio está agendada para o mês de setembro. A intenção inicial do prefeito Sérgio Azevedo era prestar uma homenagem ao ex-deputado e ex-prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho, dando seu nome ao prédio que vai abrigar a nova prefeitura. Embora, numa atitude estranha e representando a família, Tereza Navarro tenha discordado da homenagem alegando que se o pai ainda estivesse vivo não concordaria com o local escolhido para a construção do prédio.
* Passou quase desapercebida a vinda a Poços de Caldas de um auditor enviado pelo Tribunal de Contas do Estado, para analisar a denúncia protocolada no TCE-MG pelo vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), a respeito da gestão que vem sendo feita pela secretaria de saúde no convênio firmado entre o Município e a Associação da Santa Casa de Salto de Pirapora. Ao final da análise dos documentos apresentados, para um ocupante de cargo de chefia na secretaria, o auditor confidenciou que “algumas coisas feitas não são ilegais... mas sim, imorais”.
* Filiada ao Partido Progressistas (PP), a vereadora Regina Cioffi não pensou duas vezes para viajar até São Paulo, em companhia da sua assessora Aline e participar da manifestação em apoio a Bolsonaro, na Avenida Paulista. Postou fotos com a bandeira do Brasil nas redes sociais, o que motivou alguns comentários de que ela e seu colega Marcelo Heitor, do PL podem fazer uma dupla para disputar a chefia do executivo na eleição de outubro.
* Por falar em eleição, o PSD de Gilberto Kassab e o PSB de Geraldo Alckmin estão se digladiando nos bastidores para atrair os prefeitos filiados ao PSDB. Até aqui, Kassab levou a melhor. Já são mais de 300 prefeitos, cinco vezes mais do que os eleitos pelo partido em 2020.
* Os próximos prefeitos e vereadores, a serem eleitos este ano, em todo o país, poderão ter seus mandatos estendido para cinco anos, caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a coincidência de eleições na mesma data para todos os cargos em disputa: vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente da República.
* O secretário geral do diretório municipal do PT, professor Tiago Mafra, postou em suas redes sociais foto do encontro do partido, que reuniu diversas pessoas. "Não, seremos, como alguns têm dito por aí, 'cavalo dos outros'. Mesmo no raciocínio de aumentar a bancada, precisamos de candidato (a). Não se faz 2,3,4,ou 5 vereadores votando 40, 65 ou 43. Se faz isso votando 13", afirmou.
* Outro vereador que também marcou presença na manifestação da Avenida Paulista, em apoio a Bolsonaro, foi Marcelo Heitor, presidente do PL em Poços de Caldas. "Não vamos desistir do Brasil. Momento histórico, 25/02/2024. Momentos difíceis requerem coragem e posicionamento. Quero estar do lado certo da história”, escreveu o vereador na legenda de uma foto postada por ele nas redes sociais.
* A apresentação do balanço referente ao terceiro quadrimestre de 2023, pela Secretaria Municipal da Fazenda, mostra que a receita do Município ficou muito aquém do orçamento projetado pela administração. O Valor Apurado apresentou uma diferença de R$ 361.829.242 a menos do que havia sido calculado. E segundo informações, a queda na arrecadação continua neste início de 2024.