Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

regina

Vereadora faz defesa do subsídio para o transporte coletivo

Durante a discussão, ontem, na sessão ordinária da Câmara Municipal, sobre uma Moção de Apelo ao chefe do executivo para que cumpra a função e garanta ao cidadão o direito a um transporte coletivo mais barato, a vereadora Regina Cioffi, do PP,afirmou que o município perdeu a oportunidade de já ter aprovado o subsídio para o transporte público. "O problema não será resolvido enquanto não tivermos o subsídio. Para ser efetivo na busca dessa solução, pedimos ao executivo que encaminhe este projeto instituindo o subsídio que sabemos, no legislativo existe um bom clima para a sua aprovação", garantiu Regina.

Obras paradas no Cismarpa prejudicam população

O vereador Silvio de Assis (MDB) teve aprovada, na sessão ordinária de ontem, a Moção de Apelo objetivando melhorias na infraestrutura externa do posto de atendimento do Cismarpa, no bairro São José. Segundo ele, em 2021 não havia acessibilidade, consultórios com janelas e cobertura para os pacientes aguardarem o atendimento.

"Eu e os vereadores Luzia Martins e Douglas Dofu fomos a Albertina, conversamos com o presidente do Cismarpa, que é o prefeito da cidade e logo em seguida as obras foram iniciadas. Foram construídos novos banheiros e rampa de acessibilidade, só que agora as obras estão paralisadas", informou Silvio.

Com isso, segundo Silvio, as pessoas ficam próximas aos entulhos de obras inacabadas. "O motivo da Moção é para que elas sejam retomadas. Falta pouca coisa para terminar, então que se conclua", defendeu Silvio.

Contratação dos novos concursados

Em entrevista, ontem, ao programa Conexão, da TV Poços, o prefeito Sérgio Azevedo foi questionado se todos os que forem aprovados no concurso público aberto pela Prefeitura, serão contratados ainda este ano. "Vai depender conforme forem vencendo alguns contratos que temos em vigo. Todos os que entrarem a partir de agora, após a aprovação do regime, serão estatutários", explicou o prefeito. Segundo ele, não existe nenhum problema algum no regime estatutário, "não é nenhum bicho de sete cabeças", porque o "estatuto é muito bom com muitas oportunidades de crescimento, valorização das pessoas e um belo plano de carreira".

Sobre o monotrilho

O prefeito afirmou que empresa contratada para fazer o estudo técnico sobre o Monotrilho deve entregar o laudo nos próximos dias. "De posse desse laudo, sendo ele favorável, vamos partir para uma concessão. Já têm algumas empresas interessadas e posso antecipar que boas ideias estão surgindo e espero que eu consiga, pelo menos, dar este andamento, ainda dentro do nosso governo. Mesmo que não consiga, vai estar em andamento e a tendência é que isso possa acontecer de uma forma favorável, o que seria um bom meio de transporte para levar as pessoas até o Centro Administrativo, além de mais uma atração turística”, afirmou o chefe do executivo. Sérgio disse que não cabe ao poder público botar o Monotrilho para funcionar e operar. A iniciativa privada é que precisa fazer isso, assim como foi feito com a concessão do turismo.

   EM OFF   

* A prefeitura agilizou o trabalho dos agentes contra a endemia que vem provocando aumento nos casos de dengue em boa parte do país e Poços não está livre deste tipo de epidemia que vem preocupando as autoridades. Mas é preciso também que o poder público municipal mantenha vigilância principalmente nas praças, parques e locais públicos. É o caso da Praça dos Macacos, onde a fonte está desativada, em estado de abandono, um bom local para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além da fonte abandonada, o gramado ao redor está mal cuidado e servindo como dormitório para desocupados. Fica aqui o alerta para o secretário de serviços públicos Celso Donato.

* A americana Alcoa, uma das maiores empresas de alumínio do mundo, comprou a rival australiana Alumina por US$ 2,2 bilhões. O negócio terá repercussões globais. No Brasil, as duas empresas operam juntas por meio da joint venture Alcoa World Alumina and Chemicals, que é dona de uma mina em Juriti (PA) e da refinaria Alumar, em São Luís (MA).

* Nas pesquisas para eleições municipais, nas quais o PSB de Poços de Caldas teve acesso, a informação é que o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço aparece com um baixo índice de rejeição, o que respaldou a apresentação de seu nome como opção para a disputa à prefeitura pelo grupo oposicionista. A informação é da direção do partido em Poços.

* O ex-prefeito Geraldo Thadeu foi muito elogiado e até mesmo homenageado durante as reuniões promovidas para o lançamento da candidatura de Fuad Noman à reeleição para a prefeitura de Belo Horizonte e também depois, no evento promovido pela direção nacional do partido com os novos prefeitos filiados ao PSD e candidatos à chefia do executivo em diversos municípios mineiros. Um dos elogios partiu do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, durante a sua fala.

* E por falar em PSD, a situação da legenda em Poços de Caldas continua indefinida, principalmente após as reuniões de BH. Além do grupo da situação que comanda o executivo, pelo menos outros dois grupos disputam o direito de nomear a futura comissão executiva do partido. Não será nenhuma surpresa caso o partido continue na base de apoio do prefeito Sérgio Azevedo, até porque tem o aval do União Brasil, legenda aliada, que deve lançar o candidato a prefeito do grupo situacionista.

* Um outro fator que pode colaborar para que isso aconteça está no fato de o prefeito Sérgio Azevedo não esconder o desejo de quando deixar o mandato, mudar de partido, deixando o PSDB para se filiar na legenda presidida por Gilberto Kassab e pela qual colocaria seu nome como pré-candidato a deputado. Sérgio não acredita que o partido tucano consiga dar a volta por cima tendo como sua principal liderança em Minas o ex-governador Aécio Neves.

* Falando em Aécio, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou um inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal por suposto recebimento indevido de valores. A decisão foi tomada por quatro votos a um. A apuração contra Aécio foi aberta em 2020 a partir da delação premiada da empreiteira OAS. O ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, afirmou que houve o pagamento de suposta propina, entre 2010 e 2012, para Aécio Neves para impulsionar contratos da empresa em obras em Minas Gerais, visando, em especial, o fornecimento de materiais e serviços para a implantação do programa de eletrificação rural “Luz Para Todos”.

* Sobre o partido do tucano em Poços, o presidente do diretório local Nilton Junqueira, informa que já fechou a chapa de candidatos à vereadores para a eleição deste ano. A única dúvida está na permanência ou não do vereador Flavinho, que pelo fato de ter se indisposto com a administração, ficou sem ambiente no partido. O vereador ainda alimenta a esperança de ser candidato à prefeito.

* Um dado interessante divulgado ontem, por meio de um Raio X da segurança pública apontou que em Minas Gerais, no ano de 2013, o Estado tinha 42.115 policiais militares. Em 2023, esse número caiu para 36.362. O efetivo da Polícia Militar em Minas sofreu uma redução de 13,7% nos últimos 10 anos. E, para completar todo o quadro previsto para a corporação, seriam necessários mais 15,3 mil novos militares. É o que aponta um novo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira.

* Uma das consequências desta redução do efetivo de policiais militares tem sido o crescimento das Guardas Civis Municipais, como é o caso de Poços de Caldas, onde o Município, por meio da Secretaria de Defesa Social, nesta administração tem priorizado a contratação de novos integrantes para a GM, além de equipá-la com novas viaturas e em breve, até mesmo com arma de fogo.

* Assinadas pelos vereadores Kleber Silva, Claudiney Marques, Regina Cioffi, Ricardo Sabino, Roberto dos Santos e Wellington Paulista, a Moção de Repúdio ao Presidente Lula "pelas declarações ofensivas as ações militares em Israel", tomou mais de uma hora da sessão da Câmara ontem. No site da Câmara várias foram as manifestações de internautas que estavam acompanhando a reunião, afirmando que os vereadores deveriam utilizar o tempo para resolver os problemas da cidade. Realmente, perda de tempo por parte desses vereadores que deveriam estar mais preocupados com a cidade. Afinal de contas, foram eleitos para isso.