Rede sustentabilidade terá só chapa de vereadores
A Rede Sustentabilidade estava tentando viabilizar um nome para conseguir participar da eleição para o executivo, mas como não depende da vontade pessoal, porque tem que ter contexto e estrutura, decidiu lançar apenas a chapa de vereadores. A informação é do Mateus Lopes, que teve seu nome cogitado como possível pré-candidato a prefeito. "Temos recebido grande apoio ao longo da pré-campanha, neste período de pré-candidatura, mas temos que ter muita clareza de que é preciso caminhar no sentido da viabilidade. Eu tenho uma trajetória, tenho um caminho de construção há muito tempo, que não poderia colocar na rua sem esta estrutura efetiva em detrimento, muitas vezes, das candidaturas ao legislativo, que entendemos que é importante priorizar", afirmou.
Questionado em entrevista no programa Café Interativo, da Sulminastv, se o ex-vice-prefeito Flávio Faria, teria sido responsável pela desistência do lançamento de sua candidatura a prefeito, Mateus disse que Flávio Faria, é uma pessoa muito boa, honrada, honesta e trabalhadora. "O Flávio faz um trabalho na educação há muitos anos, foi vereador com dois mandatos muito ativos, mas ele não está participando do processo. Isso é um fato. Ele é uma figura que tem experiência, uma rodagem muito grande no município, conhece muitos os problemas da cidade, mas, de fato, não está participando ativamente das questões", garantiu Mateus.
Distrito Industrial e geração de empregos
"Poços está contratando. Só no Distrito Industrial foram gerados mais de dezesseis mil empregos nos últimos anos", afirmou o pré-candidato a prefeito pelo grupo da situação, Paulo Ney, acrescentando que onde havia apenas pasto, hoje estão instaladas 35 grandes empresas e que hoje o Distrito Industrial está pronto para receber novas empresas.
"Novas avenidas foram abertas, a infraestrutura está completa e uma nova estação de energia vai atender exclusivamente o Distrito Industrial", informou. Para ele, agora é hora de avançar, de seguir em frente e que depois de muitas tratativas, em breve, haverá, no Distrito Industrial, o Porto Seco e o Terminal Multimodal, que irão abrir portas para novos avanços. "Para isso será utilizada a linha férrea, que passa ao lado do distrito. Poços está nos trilhos a passos firmes e determinados", garantiu Paulo Ney.
Sonho de ser governador não se tornará realidade
O assessor do deputado Mauro Tramonte, Demilton Vacarelli, em entrevista ao programa Amigo Promotor, comandado pelo promotor Glaucir Antunes Modesto, afirmou que, politicamente, acha que o estilo do prefeito Sérgio Azevedo não teve o sucesso que ele gostaria de ter alcançado. "Acho que ele não pavimentou com maior ênfase o fato político", analisou. Para ele, a aspiração do prefeito Sérgio de ser governador é um sonho que não vai se tornar realidade. "A gente sabe que pavimentar uma história para ser governador é muito difícil", afirmou.
Pronto para exercer a missão
"A definição do vice aconteceu na sexta-feira em uma reunião final da executiva do partido (PSB), teve até a participação de outros dois partidos que fazem parte de nossa base e o pessoal decidiu me indicar como candidato a vice", informou João Gabriel Pinheiro Chagas, pré-candidato a vice-prefeito na chapa do pré-candidato a prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. João afirmou que sua preferência era que o vice fosse de outro partido para que a base de apoio expandisse, mas que, infelizmente, as conversas não progrediram.
"Em determinado momento percebemos que a indicação do vice seria interna, dentro do próprio PSB e aí meu nome acabou surgindo naturalmente, até porque eu já tinha sido candidato a vice-prefeito na eleição de 2020 e a executiva e os partidos aliados já me conheciam e acabaram me indicando para ser vice e eu aceitei porque entendi que é uma missão que eu estou pronto pra exercer", garantiu João Gabriel.
Elas na indústria
Para reforçar o seu time de produção, a Prysmian pretende contratar 30 mulheres. O programa "Elas na indústria", desenvolvido pela Prysmian em parceria com o Senai, tem como objetivo capacitar e inserir mais mulheres de Poços e região no setor produtivo da empresa. Numa primeira fase foram contratadas 20 mulheres, depois 18 e agora a previsão é de mais 30. Não é necessário experiência, mas as candidatas devem ter acima de 18 anos e ensino médio completo. As inscrições vão até 15 de agosto e devem ser feitas online (https://prysmiangroup.wd3.myworkdayjobs.com/pt-BR/Careers/job/Poos-de-Caldas/Operador-de-Produo_R-19885).
Aluno da PUC Poços é premiado concurso de arquitetura
O aluno Renato Togni, que cursa o nono período do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Poços, foi premiado na 27ª edição do Prêmio Deca, um dos concursos mais tradicionais e renomados da área no Brasil. Concorreram arquitetos e designers de interiores, além de estudantes de todas as regiões do país. Renato venceu na modalidade estudante, categoria Cozinha Residencial - Projeto 3D, com o projeto intitulado "Cozinha Umbu: celebrando a brasilidade".
No total o concurso premiou dez projetos: sete destinados às propostas submetidas por profissionais e três por estudantes. O júri foi composto por especialistas renomados das áreas de arquitetura e design contemporâneo de todo o país. A premiação vai acontecer dias 12 e 13 em São Paulo.
EM OFF
* Realizadas as convenções municipais para a homologação das candidaturas a cargos majoritários (prefeito e Vice) e também a chapa de candidatos a vereador, a preocupação agora dos coordenadores das campanhas é a elaboração do programa de governo daqueles que irão disputar a chefia do executivo e isto inclui ouvir o desejo da população sobre as obras e programas que estão reivindicando e que são de responsabilidade da prefeitura.
* Pelos lados da oposição a busca é por aquilo que o prefeito Sérgio Azevedo deixou de fazer nos seus oito anos de governo, enquanto que pelos lados dos candidatos ligados ao governo a estratégia é mostrar que o atual prefeito fez sim, muita coisa e por isso mantém uma alta aprovação do seu governo junto à população.
* O que dá para perceber é que a luta entre os extremismos da direita e esquerda, pelo menos até agora, não faz parte das discussões políticas na cidade. Boa parte daqueles que falam sobre as eleições municipais não colocam qualquer tipo de preferência pelo fato de o candidato ser de esquerda ou direita. O debate até agora, pelo menos no centro nervoso da cidade, está deixando o radicalismo entre a direita ou esquerda fora da discussão.
* A presença do ex-prefeito Luiz Antonio Batista e do assessor parlamentar Demilton Vacarelli, no programa de ontem do “Amigo Promotor”, abordou assuntos interessantes, principalmente no que diz respeito às próximas eleições, não só em Poços, onde o ex-prefeito apoia a pré-candidatura de Ulisses Guimarães, como em BH, onde o deputado Mauro Tramonte, do Republicanos disputa o comando da prefeitura de BH.
* Durante a entrevista para o repórter Silas Lafaiete, no programa Café Interativo, da Sulminastv, o deputado Cássio Soares, presidente do PSD em Minas, repetiu pelo menos cinco vezes o nome do professor Flávio Faria, vice prefeito no primeiro mandato do prefeito Sérgio Azevedo. Isso significa que o conhcecido mão-de-veludo não está tão fora da política como pode parecer. Aliás, dizem até que ele estava conversando com o pré-candidao do MDB, Ulisses Guimarães, tentando emplacar o vereador Lucas Arryda (Rede) como seu candidato a vice. Não deu certo porque Ulisses optou pelo presidente da Caldense Rovilson Ribeiro.
* Contam que o ex-prefeito e atual diretor do DMAE, Paulinho Courominas está se saindo tão bem como secretário interino na secretaria de governo, que numa possível vitória de Paulo Ney, ele seria efetivado no cargo, enquanto que Sérgio Azevedo assuniria o comando do DMAE, onde já trabalhou por algum tempo.
* Por falar nisso, contam também que o estresse entra os secretários anda provocando diversos atritos entre a eles e servidores que ocupam cargos de chefia. Isso se deve as exigências determinadas pelo prefeito de agilizar todo tipo de processos em andamento e também de ações que possam favorecer aqueles que tem processos em andamento nas secretarias, ao mesmo tempo em que está exigindo mais agilidade nos serviços prestados pelo município. Alguns secretários andam com os nervos à flor da pele.
* Os vereadores Douglas Dofu (União Brasil) e Luzia Martins (PDT), comemoram a aprovação, na reunião nesta terça-feira, de um projeto de lei que dispõe sobre a proteção da primeira infância no Programa de Saúde da Família e no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. “Precisamos investir em prevenção e nas intervenções precoces assim que forem observados sinais de risco no desenvolvimento psíquico dos bebês, uma vez que, o quanto antes detectado o sofrimento e realizada a intervenção, maiores as chances de modificar a maneira como a constituição psíquica se faz”, justificam eles.