Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

arvs

Mais de 4.000 mudas plantadas e distribuídas

O prefeito Sérgio Azevedo divulgou em sua página nas redes sociais que nos últimos dias foram plantadas 2.023 mudas de árvores nativas e frutíferas na zona sul da cidade, em espaços de preservação ambiental. Também foram doadas 2.000 mudas no Dia da Árvore, por meio das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente.

"Lembrando sempre que as espécies são próprias da região, adequadas para os locais onde foram plantadas e produzidas pelo Horto Municipal e Jardim Botânico", informou o prefeito.

Mais de mil crianças aguardam vagas em creches

"Vaga em creche é uma pedrona no sapato da secretaria", confirmou, ontem, a secretária de Educação, professora Maria Helena Braga, durante entrevista ao programa Café Interativo, da Sulminastv.

Segundo ela, pela lei, o município tem obrigação de atender crianças de 4 e 5 anos, e não há crianças na fila, todas estão nos 56 centros de educação infantil.

"De zero a 3 anos temos mais de 1.000 crianças na fila de espera, nascem 289 crianças/mês em Poços de Caldas. Fizemos o levantamento e eu fiquei impressionada", afirmou a secretária.

A secretária informou que o prefeito anda muito preocupado com a situação e quer que a fila por vagas em creches seja reduzida e até zerada.

"Zerar é um sonho impossível, por causa dos nascimentos que acontecem a cada dia nos hospitais da cidade, mas nós estamos trabalhando com várias instituições. É um trabalho que nosso vice prefeito, Júlio de Freitas, está fazendo com a secretária adjunta, vendo se as instituições abrem outras unidades para fazer um trabalho em parceria com a prefeitura. O município pagaria e elas fariam o serviço", explicou Maria Helena.

Irmãos na mesma unidade

Lei de autoria do vereador Ricardo Sabino apregoa que irmãos devem ser matriculados na mesma unidade escolar.

Questionada sobre o tema, a secretária Maria Helena, informou que a secretaria já fazia isso.

"O Ricardo, bom vereador, apenas legislou aquilo que era informal, então se tornou formalizado. Irmãos têm que estudar juntos. A família vai a uma escola buscar um, vai no CEI buscar outro? Não! Tem que por todos juntos. Está certo e facilita para a família", garantiu Maria Helena.

AMTU web

Duas chapas disputarão comando do Sindserv

A presidente da Comissão Eleitoral, Maria Stela Pereira David, assinou e divulgou comunicado informando aos interessados que duas chapas, intituladas 'Resistência' e 'Renova Sindserv' se inscreveram para as eleições da nova diretora para o quadriênio 2024/2027.

As eleições vão ocorrer nos dias 13 e 14 novembro, das 7h às 18h, no Sindserv; Prefeitura, DMAE Central; DMAE Ceope e Samu. Urnas itinerantes que vão atender na Autarquia Municipal, nas escolas, CEIs, PMJs, postos de saúde e demais setores.

Encerramento do Parlamento Jovem

Nesta terça-feira, às 14h, no Plenário da Câmara, acontecerá uma cerimônia de encerramento do projeto Parlamento Jovem em 2023. Os alunos participantes de todas as fases receberão um certificado da Escola do Legislativo.

Recentemente, a aluna Letícia Azzola, do Colégio CEPOC, representou Poços na etapa estadual do PJ, em Belo Horizonte. Na oportunidade, as propostas aprovadas por todos os municípios que integram o projeto foram entregues à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Parlamento Jovem deste ano discutiu o tema Jovem e Mercado de Trabalho. Para 2024, o tema será Melhorias no Ambiente Escolar.

 

EM OFF

* Passou da hora de os vereadores encerrarem esta novela de alteração no regime jurídico dos servidores municipais, um assunto que precisa ser apreciado e votado em plenário, até porque a falta de aprovação do estatuto está impedindo a realização de concursos e as contratações temporárias estão desajustando toda a máquina pública, cujo quadro de pessoal se transformou em uma verdadeira colcha de retalhos.

* Na reunião ordinária desta terça-feira será votada a proposta que inclui o novo estatuto para ser apreciado em regime de urgência, condição que se faz necessária e que os nobres vereadores, incluindo os da situação, precisam se conscientizar de que quanto mais a votação atrasar, será pior para os próprios servidores.

* Sempre é bom lembrar também que o novo estatuto será válido apenas para os novos servidores, não afetando em nada os atuais, portanto, votar contra o estatuto é simplesmente votar contra a abertura dos concursos, e a prefeitura já não suporta mais essas contratações temporárias que desarticulam qualquer planejamento.

* Apesar de hoje estar navegando em águas tranquilas, o grupo liderado pelo prefeito Sérgio Azevedo não deve se descuidar, até porque os adversários, no caso os partidos de oposição, estão de olho nas falhas e até mesmo nos inimigos que a administração arrumou durante o governo e o lançamento de um candidato representando a terceira via não está descartado, segundo informações que chegaram até o blog.

* Atualizando o número de pessoas que passaram no sábado no Restaurante Capiau II, durante a feijoada oferecida aos apoiadores desta administração, no encontro dos partidos aliados a gestão do prefeito Sérgio Azevedo. Segundo Antonio Donizetti Albino, secretário de comunicação, passaram por lá, nada menos do que 360 pessoas.

* Quem já afivelou novamente as malas e parte esta semana para mais uma viagem internacional, acompanhado da esposa, Maria Lúcia, é o ex-deputado Carlos Mosconi. Desta vez vai dar uma chegada até Portugal para um passeio e se deliciar ouvindo fado, comando bacalhau e degustando vinho português. No roteiro de viagem uma visita a Torre de Belém, um dos pontos turísticos mais procurados naquele país.

* Sem dúvida, a nova calçada em granito que está sendo construída pela prefeitura na área central, está ficando uma beleza. Pela mostra no primeiro quarteirão ao lado da agência do banco Itaú, onde a obra já foi concluída, o novo piso oferece maior segurança aos pedestres e até mesmo para deficientes visuais, além de maior acessibilidade.

* O único senão é que pelo fato de o granito ter o acabamento de superfície flameado, ou seja, áspero, rugoso e ondulado, possuindo propriedades antiderrapantes isto tudo na cor cinza claro, a sujeira aparece mais e exige limpeza constante. Mas isso não será problema, até porque cabe a cada comerciante manter limpa a frente do seu estabelecimento.

* "“Poços de Caldas está literalmente ilhada por pedágios. Não se entra e nem sai de Poços se não pagar pedágio. Qualquer rodovia que chega ou que sai da nossa cidade não se anda mais de 50 km e você terá que pagar um pedágio", lamentou em vídeo postado nas redes sociais o suplente de deputado federal Ulisses Guimarães Borges.

* Durante reunião ordinária da Câmara, nesta terça-feira, estarão presentes representantes da equipe do Consultório na Rua, que integra a Rede de Atenção Psicossocial de Poços de Caldas. O convite foi feito pelo vereador Tiago Braz (Rede) e o objetivo é a apresentação do trabalho desenvolvido no município.

rep

* Parceiro da administração municipal, o partido Republicanos marcou presença no almoço-feijoada de sábado, no Bortolan. Demilton Vacarelli, vereador Roberto santos e Marcus Togni lá estiveram juntos com outros companheiros de legenda para reafirmar apoio ao prefeito Sérgio Azevedo.