Anuncio_-_Tribuna_Zona_Leste_-_Alcoa_59_anos-portal.jpg


 

 

dmae sedeDMAE - O reajuste entra em vigor já em novembro

A partir do dia 01 de novembro, as tarifas de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) terão uma recomposição inflacionária de 8,30%, ou seja, todas as medições/leituras feitas pelos leituristas a partir de novembro já serão efetuadas utilizando o novo índice autorizado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb/MG) por meio da resolução 256/2023.

Pela Nota Técnica 248/2023, a Arisb concluiu ser necessário a recomposição das tarifas praticadas pelo DMAE- Poços de Caldas aplicado linearmente a todas as categorias e faixas de consumo, com base na necessidade de reassegurar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia. A Arisb-MG observou as diretrizes nacionais do setor, tendo em vista a remuneração do serviço de forma a permitir geração dos recursos necessários para os investimentos, uma vez que o planejamento operacional dos serviços deve ser realizado de maneira racional, sustentável e fiscalmente responsável, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

PSDB elege nova comissão executiva

Ontem à noite foi realizada uma reunião do PSDB local para a escolha dos novos in tegrantes da Comissão Execvutiva Municipal da legenda para o bienio 2023/2025. A comissão executiva ficou assim compoprta: Nilton Gomes Junqueira Presidente; Maria Lúcia Ribeiro Mosconi vice-presidente; José Antonio Porto secretário; Fernanda Cristina Soares Anastácio tesoureira; Líder da bancada na Câmara Municipal vereador Claudiney Donizetti Marques;

Suplentes da Comissão Executiva, pela ordem: Paulo Ney de Castro Júnior, José Benedito Damião, Karolyn Ramos Medina, Carlos Eduardo de Almeida. CONSELHO FISCAL: José Leite de Morais, Benedito Coutinho de Almeida, Lais Oliveira Lavras. SUPLENTES: Célia Regina Anunciação Piva, Marcos Cardinalle Vasques e Maria Angélica Ferreira.

Valorizando quem merece

Acompanhado dos vereadores de sua bancada, o prefeito esteve ontem na usina de asfalto adquirida recentemente pelo município.

"Vocês estão vendo que o asfalto está correndo na cidade inteira, mas para a gente chegar nesse ponto eu queria fazer um agradecimento aos vereadores. Se hoje temos esta usina é graças a eles que entenderam que era preciso desvincular um dinheiro que estava parado em alguns fundos, sem uso", afirmou o prefeito.

Sérgio explicou que os vereadores fizeram a lei para essa liberação, o que permitiu a compra da usina.

"Se o asfalto está chegando em sua rua e vai chegar com força, na zona leste que está precisando muito, na zona sul vamos, é graça a eles que entenderam a importância de fazer isto. Mas não foram todos não. Tem alguns que votaram contra. A oposição, aquela que vota contra tudo, acha nada está bom, tudo está ruim", disse o prefeito num recado aos vereadores oposicionistas.

Para Sérgio Azevedo, o pior é que alguns desses vereadores pedem asfalto, como se estivessem ajudando. "Na hora que a gente precisou deles, eles votaram contra", lamentou.

   EM OFF   

* Quem ouve a fala do prefeito Sérgio Azevedo num vídeo gravado por ele sobre a usina de asfalto percebe que o chefe do executivo já deu início a uma campanha que visa valorizar os vereadores da sua base de apoio no legislativo, preparando o eleitorado para reelege-los para mais um mandato e fica também com a certeza de que não devem votar nos vereadores de oposição que “são contra tudo”. Também não adianta solicitar dos oposicionistas pedidos para asfaltamento que dificilmente serão atendidos. Resumo da ópera: a campanha para a eleição de 2024 já começou.

* Pelo que se ouve na rádio pião (comunicação boca-a-boca entre servidores municipais), pelos lados da secretaria de saúde, por determinação do secretário, os servidores que prestam serviços na área estão proibidos de perguntar ou questionar qualquer coisa a respeito do convênio 007 de 2023, firmado entre a secretaria e a Santa Casa de Misericórdia de Salto de Pirapora, uma pequena cidade do interior paulista.

* Por sinal, após a denúncia feita pela empresa Sonner, responsável pelo setor de informática da prefeitura, ao Ministério Público, denunciando quebra de contrato devido ao convênio assinado com a Santa Casa daquele município, a bancada de oposição no legislativo colocou o assunto na ordem do dia e está examinando todas as ações deste contrato com lupa.

* Segundo um vereador oposicionista, estamos em outubro e até agora somente uma prestação de contas foi apresentada e assim mesmo falta uma série de documentos como holerites notas fiscais e planilhas com gastos relativos as obras

* O convenio firmado a portas fechadas no mês de junho e que está sendo contestado pela Sonner, não prevê uma planilha de gastos especificados com pessoal, compra de material permanente, material de escritório, instalação e aplicação de softwares e até mesmo de obras. Todas as obras em andamento no setor de saúde estão sendo feitas com base no convênio 07 de 2023

* Como já era esperado, o deputado federal Baleia Rossi foi mais uma vez reeleito presidente nacional do MDB, em convenção realizada ontem em Brasília e onde estiveram presentes, além do assessor parlamentar Ulisses Guimarães Borges, o presidente do diretório local, Fábio Júnior, que em mensagem encaminhada ao blog disse estar feliz em fazer parte também diretório nacional como membro suplente. O cargo de terceiro vice-presidente da legenda ficou com o mineiro Hercílio Diniz deputado federal.

* Como o blog havia anunciado, o pessoal do União Brasil agendou uma reunião dos dirigentes da legenda e alguns filiados de destaque para o próximo sábado, dia 7. Mas o prefeito Sérgio Azevedo, ao saber da reunião, decidiu de comum acordo com o pessoal do União Brasil, ampliar a reunião, que foi transformado no primeiro encontro dos amigos e apoiadores do governo Sérgio Azevedo, visando a sucessão municipal de 2024.

* O encontro será realizado no Restaurante Capiau 2, às margens da represa Bortolan, na entrada para o Clube Náutico Praia do Sol., com um almoço previsto para começar as 12 horas do sábado e o convite já vem com a recomendação de que a feijoada é cortesia, com as bebidas sendo pagas à parte.

* O convite do prefeito Sérgio é extensivo a representantes do PSDB, PP, Republicanos, Avante, PSD, Novo, PSC, Cidadania e claro, do União Brasil que está colaborando na organização.

* Embora o motivo da festa de confraternização desperte a possibilidade de o prefeito Sérgio anunciar, ou pelo menos dar alguma pista sobre os candidatos que irá apoiar na disputa pelo comando do executivo, isto não deve acontecer e a reunião teria como principal motivo manter a base de apoio unida, até o final do primeiro semestre do próximo ano, uma vez que as convenções para homologar as candidaturas se dará no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

* O anúncio dos nomes que irão concorrer a cargos majoritários neste momento iria desagradar aqueles que ficariam de fora e o encontro se dá exatamente porque muitos nomes já estão sendo colocados como pré-candidatos a prefeito e vice, existindo até mesmo uma certa pressão do União Brasil para que o nome que irá disputar o cargo de prefeito saia da legenda. “Agora é a nossa vez”, foi o que disse o presidente do partido, Tiago Cavelagna, ao prefeito Sérgio Azevedo.

* Dizem também que a reunião da base governista teria como um dos motivos as articulações que estão sendo tratadas nos bastidores para o lançamento de candidaturas que representariam uma terceira via na disputa e essas tratativas podem até mesmo ganhar a adesão de partidos que hoje fazem parte da base governista.

* Pelos lados da oposição, uma fonte que merece crédito, garante que a especulação em torno do nome de Kaká D’arcádia como possível candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores, não passa de um disfarce para distrair a atenção dos adversários. Na verdade, o candidato a prefeito, mais uma vez, será seu pai, Paulo Tadeu e desta vez irá para a disputa com total apoio do partido, de figuras representativas do governo Lula e principalmente com muito recurso financeiro para a campanha, a ser transferido do fundo eleitoral.

* E por falar no Partido dos Trabalhadores, está agenda para este domingo, dia 8, na Câmara Municipal, mais uma Plenária do diretório municipal, com uma pauta contendo quatro assuntos que serão debatidos: 1) Organização de Base; 2) desafios e avanços do governo Lula; 3) Eleições 2024 e 4) Pedex. A plenária começa as 9 horas da manhã.

* Contam que o bate-papo com a Alexa, assistente virtual do prefeito Sérgio Azevedo causou um certo ciúme em alguns assessores do prefeito, principalmente no andar de baixo da casa amarela de onde costumam sair as principais orientações e sugestões para o chefe do executivo. Por lá Alexa não é bem-vinda.

* Que já passou da hora de a administração municipal tomar alguma providência para melhorar o congestionamento do trânsito na área central isto é uma verdade. Por isso reina uma grande expectativa em torno das alterações que a Secretaria de Defesa Socia, responsável pelo setor de trânsito na cidade irá promover nos próximos dias. Uma das vias que sofrerá alteração será a Rua Junqueiras, onde deve ser implantada mão única em direção ao centro, com a retirada inclusive dos semáforos para dar maior velocidade ao fluxo de veículos. Uma alteração que chegou até a ser analisada em administrações passadas, mas que acabou não sendo implantada.

* Como a lei agora não permite que os agentes políticos em cargos públicos no município estão obrigados a gozar férias para que não ocorra acúmulo e sejam indenizados em dobro, dizem que o prefeito Sérgio, após a reunião-feijoada deste domingo com os partidos da sua base de apoio, quando deve jogar água fria na fervura da sucessão, deve descansar uns dias ainda no mês de outubro.

“ A intenção do prefeito para o período de descanso seria uma viagem para a Argentina, junto com o secretário de obras, José Damião e as esposas. Neste caso a chefia do executivo seria transferida temporariamente para o vice-prefeito Júlio de Freitas. Como o chefe do executivo já decretou ponto facultativo nos dias 13 de outubro e 3 de novembro, a prefeitura ficará sem expediente vários dias. Mas, dizem que para garantir que nada de anormal ocorra neste período, o prefeito deve deixar a Alexa, sua assistente digital, de plantão no gabinete para informa-lo sobre qualquer anormalidade.

sirv

* Mais uma vez o empresário Silvio José Ferreira, acompanhado do presidente de honra da Associação Nacional dos Vereadores, Waldemar Antonio Lemes, estiveram em Brasília nesta semana, onde foram recebidos pelo senador e presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, com quem trocaram informações sobre o momento atual da política federal e também o futuro da Politica em Minas Gerais, onde Pacheco está cotado para disputar o governo do Estado.

* Como ontem o deputado federal Baleia Rossi foi reeleito para o cargo de presidente nacional do MDB, Waldemar e Silvinho aproveitaram para passar pela convenção e dar um abraço e cumprimentar o deputado que está no cargo desde 2019 e continuará por mais um mandato à frente da legenda.

* Silvinho e Waldemar não quiseram adiantar nada ao blog, mas garantiram que vem novidade por aí. Aproveitando a estadia na capital federal, os dois, mais Josi, esposa do Silvinho, almoçaram com o deputado Paulo Guedes, que é o presidente da Comissão de Tributação e Finanças da Câmara Federal).