AMTU web

 


dra reg

Vereadora defende subsídio para o transporte coletivo

Na última sessão da Câmara Municipal a vereadora Regina Cioffi defendeu o subsídio a ser concedido pelo Município, para a tarifa do transporte coletivo. "Quanto mais aumenta o número de linhas, necessidade absoluta, mais a tarifa vai ficar cara e os trabalhadores terão que pagar pela gratuidade daqueles que têm o direito a gratuidade. Eu não sou contra a gratuidade. Está passando da hora dessa Câmara ter a coragem de aprovar o subsídio", defendeu a vereadora.

Na sua avaliação, com a aprovação do subsídio os vereadores vão poder cobrar a implantação de mais linhas e melhorias para a população. "Não estou em defesa de empresa. Estou em defesa daquilo que é justo para a população. Quero registrar minha opinião, sempre fui a favor do subsídio com essas justificativas que estou deixando bem claras e sou a favor de que o prefeito faça este encaminhamento, independente de outras questões e que possamos ter a fiscalização ao atendimento das pessoas que estão sofrendo", afirmou Regina

Lei dos absorventes não é comprida

Pelo segundo ano, o Grupo 'As Marias' está fazendo campanha para arrecadar absorventes higiênicos, com dois postos de arrecadação: um no Colégio Objetivo e outro no Corpo Livre Multiesportes. A informação é do vereador Flávio Togni de Lima e Silva, que é autor da lei, aprovada em 2021, que determina que o município forneça absorvente íntimos para mulheres que não tenha condições para comprar.

"Infelizmente, a lei não está sendo cumprida, mais uma vez. Fiz pedido de informações e recebi a resposta da Secretaria de Promoção Social de um trabalho que vem sendo executado há muito tempo, porém com os moradores de rua. Um trabalho maravilhoso, que tanto a secretaria quanto o consultório de rua fazem, mas a lei não foi para isso. Foi para as mulheres que precisam", disse Flavinho.

ADEFIP recebe recurso proveniente de emenda do deputado Odair Cunha

Na última segunda-feira, o Governo federal liberou o pagamento de seiscentos mil reais, referentes a uma emenda de bancada proposta pelo deputado federal Odair Cunha para a Associação dos deficientes Físicos de Poços de Caldas – ADEFIP. A emenda bastante aguardada já se encontra na conta do Fundo Municipal de Saúde, aguardando tramitação de documentos necessários os para transferência a entidade. Nos últimos quatro anos o deputado federal propôs e aprovou quase um milhão de reais para a entidade, somando-se a outros esforços do parlamentar em todo o sul de Minas, em atenção as demandas das políticas públicas para pessoas com deficiência.

Charretes eletrônicas e monotrilho

O vice-prefeito Júlio César de Freitas afirmou em entrevista ao programa Café Interativo, da Sulminastv, que "nada é tão bom que não possa melhorar". "Nossa grande preocupação é a ligação da zona leste com a zona sul, até por conta da mobilidade. Esta ligação precisa acontecer, temos trabalhado neste sentido", garantiu Tio Júlio.

Sobre as charretes eletrônicas, o vice-prefeito afirmou que o município está para receber 7 unidades e que será encaminhado um novo projeto para a Câmara. "O projeto está andando rápido. Temos chamado a OAB para conversar, serão abertos todos os diálogos de novo na construção disso que é uma meta, um projeto do prefeito Sérgio para resolver o assunto o mais rápido possível", informou.

Quanto ao monotrilho, o vice garantiu que o tema não está parado, que tem ocorrido reuniões e contatadas empresas interessadas e que o "plano A” é viabilizar o funcionamento do equipamento".

Cidade das oportunidades

Júlio contou que seu pai foi, por muitos anos, pipoqueiro na praça e cobrador de ônibus no transporte coletivo. "Sou de família pobre, fui usuário do sistema público de educação, sistema público de saúde e estar aqui hoje, como vice prefeito, só mostra a mim, e ao meu pai, que Poços é uma cidade de oportunidades. E pode ser, cada vez mais, a cidade que abraça, que acolhe, que valoriza, que olha nos olhos e nos faz feliz", afirmou Tio Júlio.

   EM OFF   

* Um assunto que deve render uma boa polêmica nos próximos dias e até será motivo de questionamento por parte do vereador Tiago Braz (Rede) diz respeito a atitude da empresa Sonner, responsável pelo sistema de informática da Prefeitura, que denunciou ao Ministério Público quebra de contrato por parte do município.

* O motivo alegado está no fato de a secretaria de saúde ter adotado um sistema de informática de outra empresa (Santa Casa de Salto de Pirapora), para todas as atividades da secretaria, deixando de utilizar o trabalho da Sonner que vê nessa atitude da secretaria, uma interferência ilegal e quebra do contrato que mantém com a administração municipal.

* Se bem que basta conversar com servidores da prefeitura para saber que o trabalho da Sonner deixa muito a desejar e as panes no sistema são constantes, em todas as secretarias. Como o serviço é deficiente, o secretário de saúde Thiago Mariano e seu adjunto Carlos Almeida optaram pelo sistema de outra empresa que afirmam, ser muito melhor do que o oferecido pela Sonner. De qualquer forma, diante da denúncia, o MP terá que se pronunciar a respeito do assunto.

* O mês de outubro marca também o prazo para que a Secretaria de Defesa Social coloque em ação as alterações que pretende introduzir em todo trânsito da área central que está cada dia mais complicado. Resta saber se essas alterações foram bem planejadas e se não irão complicar, ao invés de melhorar o que já está uma bagunça que pode ser comprovada nos horários de maior movimento, como ontem, no final da tarde, nas vias laterais do terminal urbano.

* A troca do piso nas calçadas da área central, cujo primeiro trecho, ao lado da agência do Banco Itaú, foi praticamente concluído, já causa protesto por parte dos comerciantes que dizem estar sendo prejudicados pela obra. Terça-feira, no início da noite, comerciantes da Praça Pedro Sanches tiveram um tête-à-tête com o encarregado da obra e o clima esquentou entre as partes envolvidas no bate-boca.

* “Bombou” o vídeo publicado nas redes sociais pelo prefeito Sérgio Azevedo, onde ele aparece, antes de sair para o trabalho, conversando com a assistente virtual Alexa. O vídeo causou polêmica, com muitos rindo e achando interessante, enquanto que outros criticaram a postagem por entender que a jogada de marketing fere a seriedade que o ocupante pessoa aparentar no exercício do cargo

* Moradores do Jardim Del Rey estão insatisfeito com a Secretaria de Obras que asfaltou algumas ruas do bairro, mas deixou outras, que cujo asfalto está em piores condições, para trás. Pedem atenção do prefeito Sérgio Azevedo para o problema.

* O programa “Amigo Promotor”, apresentado por Glaucir Modesto Antones entrevista nesta manhã de quinta-feira, em transmissão pela Sulminastv o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, com a participação de João Gabriel Pinheiro Chagas, diretor do Jornal da Cidade e presidente do PSB. Entrevista com Eloisio sempre causa polêmica e rende boa audiência.