Candidato do PRTB critica abandono de temas essenciais
Bom maquiador - Para o pré-candidato a prefeito pelo PRTB, Rovilson de Lima, o prefeito Sérgio Azevedo é um bom maquiador, a cidade está toda maquiada. "A população não está tendo condições de fazer os exames, porque Poços está gastando dinheiro com a associação de Salto de Pirapora, ela está fazendo as reformas em Poços e a prefeitura está gastando mais de R$ 64 milhões e acredito que deva ter uns termos aditivos aumentando mais", analisou Rovilson.
Para ele, "isso é uma afronta" aos profissionais de saúde, àqueles que dedicam sua vida pela saúde. Na avaliação dele, no entanto, a saúde não é a principal deficiência, há ainda a segurança pública. "Como pai de família, hoje você não tem condições de sentar com ela em um banco da praça para ouvir uma música, para refletir, porque a cidade não tem segurança. Hoje você entra nas redes sociais há arrombamento nas escolas, no cemitério, as praças públicas sendo depredadas", lamentou.
Miopia administrativas: desacerto na visão de futuro
Entrevistado ontem pelo promotor Glaucir Antunes Modesto, no programa Amigo Promotor, o presidente do diretório municipal do PT, Paulo Tadeu, disse que nunca viu um desacerto tão grande do ponto de vista de gestão, de visão estratégica e de visão de futuro, como o da atual administração. "Eu nunca vi este pessoal discutir Poços de 2030, 2040, 2050. Estava vindo pra cá e cheguei em cima da hora, porque passando pela rua São Francisco ela estava interrompida com as máquinas do DMAE, que não saem dali. E não saem dali por uma razão muito simples, eles autorizaram tantas construções de prédios naquela região que as redes de água e esgoto não suportam", garantiu Paulo Tadeu.
Para ele, é uma falta de carinho, uma falta de cuidado com a cidade, que chega a assustar. "Eles dizem que ele melhorou o jardim, as pracinhas, mas o essencial é garantir qualidade de vida da cidade. Isso significa ordenar o desenvolvimento da cidade, o crescimento, as edificações, a verticalização. A pessoa que mora em uma região, seja qual for, tem direito ao sol, a privacidade e quando você começa a autorizar, de maneira irresponsável, como aconteceu com Poços nos últimos anos, a verticalização, você acaba com tudo isto", lamentou. Paulo Tadeu lembrou também que o concreto ajuda muito no aquecimento da cidade e que esta inconsequência, irresponsabilidade e adesão à exploração imobiliária está comprometendo seriamente a qualidade de vida em Poços.
"Quando eu estive na prefeitura fiz um enfrentamento importante e corajoso com este crescimento imobiliário desorganizado. Consegui proibir a verticalização das ruas centrais de Poços. Aquele centro antigo, desenhado, desde 2002 não tem mais prédio. Ali só pode fazer até 16 metros de altura. Foi ruim, tive que enfrentar gente poderosa, mas conseguimos preservar o centro", recordou Paulo Tadeu.
Terceirizando tudo
Analisando a atual administração, Paulo Tadeu também falou sobre as terceirizações. "Esta visão alegre de não precisar administrar. Eu não preciso administrar. Eu terceirizo tudo. Primeiro eu deixo os pontos turísticos acabarem, aí eu entrego de graça para alguém explorar. Ah, agora ficou bom", ironizou o petista.
Grandes perdas de água
Acompanhado Paulo Tadeu na entrevista estava o secretário do PT e pré-candidato a vereador, professor Tiago Mafra, que ao analisar a atual administração afirmou que o PT tem uma prática comum de estudar e acompanhar os processos de desenvolvimento da cidade e expressar isso através de participação nas audiências públicas e em textos de opinião, onde se vai externalizando o que se entende que precisa ser corrigido. "Através dos requerimentos da Câmara acompanhamos o levantamento de perda de água nestes últimos anos. Chegamos, de 2017 a 2019, a ter uma perda de quase a metade da água tratada no município. Isto significa que o município gasta energia e trabalho para captar esta água, gasta insumo para tratar esta água e perde grande parte na distribuição", alertou Tiago.
Paulo Tadeu afirmou que neste ano vamos viver uma grave crise de abastecimento de água que vai impactar todas as regiões da cidade, por falta de responsabilidade e de investimento. "A Represa Saturnino de Brito está agonizando, morrendo. A mortandade de peixes, que não é algo comum, que não acontece com frequência, é uma coisa assustadora, o nível da represa está muito baixo, tudo isto porque deixaram, depois que fizemos o desassoreamento há 20 anos, assorear de novo", lamentou o ex-prefeito.
Importante é saber fazer
"Não foi fácil aguentar esses 8 anos. Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, só assim para entregar tantos serviços, tantas obras", afirmou Paulo Ney, em visita a Alameda Poços em fase final de conclusão, ao lado do prefeito Sérgio Azevedo. "Poder público tem que ser desse jeito, é trabalho direto, é equipe focada, como nossa equipe. E você estava junto comigo, preparando tudo isso aí", afirmou o prefeito. De acordo com ele, hoje todo mundo fala que vai fazer isso e aquilo, como se fosse fácil. "Mais importante é saber como fazer", disse Paulo Ney. "Exatamente. E você sabe como fazer, você presenciou e me ajudou em tudo. Eu desejo uma coisa: que você possa ter um Paulo Ney junto com você, para que lhe ajude, assim como você me ajudou", desejou o prefeito Sérgio.
São José ganhará PSF revitalizado
O secretário de Saúde, Thiago Mariano, esteve no bairro São José para anunciar a grande reforma e adaptação que serão feitas no antigo CRAS do bairro. "Agora vai ser o PSF do São José, uma nova unidade toda revitalizada, bem maior, ampla, com vários consultórios médicos, sala de psicólogo, de vacina, enfim uma unidade toda revitalizada, como todas as outras que a gente tem entregado", anunciou.
EM OFF
* Por conta do evento Poços Classic Car, desde ontem, quinta-feira, até domingo, haverá alterações no trânsito no centro da cidade. No Parque José Affonso Junqueira: Interdição total durante o evento, com acesso permitido apenas para o Palace Hotel na Praça Pedro Sanches a interdição vai afetar quarteirões entre as ruas São Paulo e Rio de Janeiro. Rotas alternativas: Avenida Francisco Salles e Rua Junqueiras.
* PSB, PC do B e DC (Democracia Cristã) realizam convenção municipal neste sábado, às 17 horas, na Fungotac, localizada à rua Santa Catarina, 321. Na ocasião será oficializada a candidatura de Eloísio do Carmo Lourenço para prefeito e dos candidatos a vereador das legendas.
* Notícia divulgada pelo 'O Tempo', de BH, é de que faltando duas semanas para o início da campanha para as eleições municipais, o TRE/MG já recebeu mais de 252 denúncias de propaganda antecipada envolvendo pré-candidaturas a prefeito e vereador em todo o Estado. Pela legislação, a prática só é permitida a partir de 16 de agosto.
* O ex-prefeito Paulo Tadeu disse que o que está faltando, na atual administração, é privatizar o gabinete do prefeito, porque até na educação já teve uma tentativa, ao se contratar uma empresa de revista em quadrinho para inovar.
* Com objetivo de orientar os pequenos negócios a definirem e readequarem seus processos, produtos e serviços, o Sebrae Minas promove em sua agência, à rua Marechal Deodoro, 274, no dia 8 de agosto, às 10 horas, a palestra 'De MEI para MEI- Conectando empreendedores e estratégias para o sucesso'. "Nosso objetivo é preparar os empreendedores de setores diversos para encontrar soluções inovadoras e oportunidade para alavancar os seus negócios", explicou o analista do Sebrae Minas, Ivan Figueiredo.
* A Diretoria do Sindserv esteve presente em dois Centros de Educação Infantis: Santa Rita e Caminho da Luz. Em ambos espaços o que foi observado é a falta de cuidado da administração com a manutenção dos prédios públicos. Parede emboloradas, rachaduras, vidros quebrados, goteiras, entre outros problemas estruturais são facilmente identificados.
* Comissão Provisória Municipal do Partido da Mulher Brasileira – PMB, agendou a sua convenção municipal para este sábado, dia 3, na Rua Magnesita, 64, Jardim Kennedy , das 14 às 18 horas, quando deve ser referendada a pré-candidatura do apresentador do programa Roita 21, Jaderson Rodrigues,como candidato a prefeito.
* A presença de um púbico que lotou as dependências da Câmara Municipal, durante a convenção realizada pelos partidos que integram a coligação de apoio aos pré-candidatos Marcelo Heitor (PL) a prefeito e Regina Cioffi (PP), como vice, deixou a dupla ainda mais animada e a expectativa é de que a união dos dois vereadores, que aparecem na pesquisa do Grupo Cioffi bem colocados, dará um impulso ainda maior na chapa para o próximo levantamento sobre a intenção de voto do eleitorado local.