Vereador Dofu é autor de lei que disciplina a implantação 5G na cidade
Poços de Caldas já está liberada para implantar a estação de telefonia 5G na faixa 3.5 GHz, assim com mais de 102 municípios brasileiros.
A partir desta segunda-feira, as prestadoras que adquiriram lotes nesta faixa poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações o licenciamento e a ativação de estações 5G.
Importante ressaltar, no entanto, que a liberação da faixa significa que as redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Aumento de velocidade
Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
O 5G aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos.
Vereador foi autor da proposta
Em setembro do ano passado o vereador Douglas Dofu teve aprovado, na Câmara Municipal, projeto de lei de sua autoria dispondo sobre o procedimento para instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação. A matéria foi encaminhada e sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo, tendo como objetivo adequar as normas de Uso e Ocupação do Solo visando à instalação de antenas 5G no município.
Segundo o parlamentar, este é um passo fundamental quando se trata do desenvolvimento da cidade. “Estamos aqui falando do 5G e, na China, já está sendo desenvolvido o 6G, então estamos atrasados nesse aspecto do desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, estamos dando um passo importante. Fico muito feliz em ser o autor desse projeto, que é um marco para essa Casa Legislativa de uma forma geral, e todos nós somos responsáveis e faremos parte da história com essa iniciativa, que visa ao desenvolvimento de Poços”, afirmou Douglas, na ocasião da aprovação do projeto pela Câmara Municipal.
Fim do recesso
Nesta semana termina o recesso dos vereadores. A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal do mês de agosto acontece amanhã, às 15 horas. Para o segundo semestre voltam à discussão importantes projetos do Executivo que ficaram pendentes antes do recesso, entre eles, a mudança de regime jurídico dos servidores, de celetista para estatutário.
O prefeito Sérgio Azevedo, que retirou pela segunda vez o projeto de votação, já adiantou que vai encaminhar um novo, desta vez sem a proposta de opção de migração dos servidores atuais celetistas para estatutário. Ou seja, apenas os novos concursados serão estatutários.
Cadastro infantil
Sobre as mudanças nas regras do cadastro infantil em Poços de Caldas, a secretária de Educação, professora Maria Helena Braga, informou que os alunos serão atendidos já de acordo com sua residência.
"A família não vai escolher eu quero a escola tal, atravessando a cidade para ir naquela escola. A criança vai ter a vaga próxima da sua residência. Isso, para nós, vai facilitar muito o trabalho da administração escolar da secretaria", explicou.
Pelas novas regras a criança será inscrita em cadastro cronológico de intenções de matrículas nos centros de educação infantil, na região da sua residência, com o objetivo de garantir o direito da criança na educação.
O rock de ontem, de hoje e de amanhã, a guitarra é o professor, a música e o ser, esses e outros assuntos com um dos grandes guitarristas do país. Não perca o Hora! www.tvpocos.com.br
EM OFF
* A canalização a céu aberto que o governo municipal vem fazendo no Ribeirão Poços de Caldas, ao longo da Avenida Mansur Frayha vem recebendo elogios das pessoas que caminham por ali. Uma obra importante, que vai evitar a redução da calha do rio e principalmente desmoronamentos, além de facilitar a passagem da água evitando com isso o represamento que pode resultar no transbordamento do ribeirão. Tipo da obra que merece aplausos.
* A Câmara Municipal retoma os trabalhos nesta terça-feira, com a volta dos vereadores para a primeira sessão ordinária do segundo semestre neste que é o penúltimo ano desta legislatura. Como ficaram fora nos últimos 15 dias, os nobres e valorosos edis devem retornar cheios de gás e com muita vontade para apresentar os costumeiros pedidos de informações, muitos dos quais só servem para atrapalhar a vida do executivo, até porque as respostas tem como destino final o arquivamento.
* A vereadora Regina Cioffi (PP), aproveitou o período de descanso para se deliciar com as belezas naturais das praias de Jericoacoara, no Ceará. Deve voltar com as baterias recarregadas e pronta para enfrentar os desafios que tem pela frente como presidente da Comissão das Águas. Um deles, por sinal, a construção da Alameda Poços que segundo consta, está invadindo área de preservação do rio, obra essa que pelo menos por enquanto, não conta com a provação do Codema.
* A julgar pela atuação dos oposicionistas ao seu governo, Sérgio Azevedo não enfrentará dificuldades para eleger o seu sucessor, esta é a opinião de muita gente e também de alguns jornalistas que no sábado conversavam sobre politica no Café do Silvinho, ponto de encontro também de quem acompanha de perto a politica poços-caldense. Sem lideranças e cada um atirando para um lado, o grupo de oposição deve caminhar desunido para as eleições municipais, facilitando a tarefa do prefeito que por ora, é a liderança de maior expressão no município e que tem pela frente uma série de obras para serem inauguradas ainda no seu governo.
* Na entrevista que concedeu a emissora Onda Poços, o prefeito voltou a falar que está escrevendo um livro que pretende lançar quando deixar a prefeitura, contando fatos ocorridos nos bastidores do seu governo. Com certeza vai dedicar um capítulo para narrar também as decepções que teve no decorrer da sua administração com companheiros que iniciaram o primeiro mandato como os seus principais homens de confiança e no decorrer da caminhada o decepcionaram. Dois nomes devem figurar nesta narrativa: Celso Donato e Tiago Biagioni.
* Por outro lado, Paulo Ney de Castro Júnior, que ocupava o cargo de secretário de comunicação no primeiro mandato, aos poucos, com humildade, competência e dedicação, hoje é, sem dúvida, seu principal auxiliar na secretaria de governo e o fez por merecer uma vez que trata a todos com muita atenção e raramente se estressa.
* Aprovado pela Câmara em 2022, o texto do projeto que legaliza os jogos de azar no Brasil está parado no Senado, ainda sem relator, mas conta com a simpatia do vice-presidente Geraldo Alckmin. A proposta libera jogos como bingos e cassinos, e ganhou mais um defensor dentro do governo com a nomeação de Celso Sabino (União-PA) para o Ministério do Turismo. O substituto de Daniela Carneiro (União-RJ) disse, em entrevista ao jornal Globo, que o projeto favorece o setor de turismo e afirmou que “a maioria do governo” com quem conversou é favorável. As cidades turísticas, dentre as quais está Poços de Caldas, tem grande interesse na aprovação deste projeto.
* Na opinião da ex-vereadora Maria Cecília Figueiredo Opipari, Ciça, as pessoas precisam parar de ter ira, revolta, intriga, fofoca e discórdia na política. "Se a gente continuar fazendo isso, quem vai perder é a população que não vai ter um atendimento adequado e a cidade não se desenvolve. Eu tenho vários pensamentos diferentes, divergências do Sérgio (prefeito), mas não posso dizer que ele está fazendo uma péssima administração. Estas coisas a gente precisa saber dosar", defendeu a ex-vereadora.
* A propaganda partidária estadual volta a ser exibida nas emissoras de rádio e televisão no segundo semestre de 2023. A veiculação acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, em inserções de 30 segundos, das 19h30 às 22h30, na programação normal das emissoras. O início será nesta segunda-feira, com a propaganda do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL.
* O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), promulgou no sábado, em edição extra do Diário do Legislativo, a Lei 24.402, de 2023, que garante o pagamento de aposentadorias a ex-funcionários da Minascaixa e de pensões aos seus dependentes. A nova legislação, que devolve esse direito aos ex-servidores, é oriunda do Projeto de Lei (PL) 810/23, do governador, aprovado em 2º turno no Plenário por 63 votos a favor e nenhum contrário, no último dia 28 de junho.