Paulo Tadeu reage a decisão favorável ao diretório nacional
Na tarde de ontem, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores rejeitou o recurso interposto pelo Diretório Municipal em relação a candidatura à prefeito de Poços de Caldas. Com esta decisão, o PT local deverá integrar a coligação que terá o ex-prefeito Eloisio do Carmo como candidato. Foram favoráveis ao recurso 24 integrantes do diretório e contra, 41, além de duas abstenções. Paulo Tadeu reagiu dizendo que consultará o partido local antes de anunciar os próximos passos e a forma de participação nas eleições. Antecipou, porém, que não vê a menor possibilidade da militância petista fazer campanha majoritária – “a imposição é vizinha de parede-meia com a impostura, vamos concentrar nossa energia nas candidaturas ao legislativo municipal”.
Disse ainda que não recebeu com surpresa o resultado, visto que considerava remota a possibilidade de reverter a decisão, mas que o PT local sai fortalecido do processo – “perdemos na Executiva por dezenove a um, hoje tivemos quase 40% dos votos no Diretório Nacional. Somos como a formiga de Noêmia de Sousa – podem intencionalmente nos colocar de rastos, mas não vão conseguir obrigar-nos a ficar de joelhos”.
Afastamento do governo técnico
Ao analisar a administração do prefeito Sérgio Azevedo, o secretário do diretório municipal do PT, professor Tiago Mafra, afirmou que para alguém que, desde o primeiro mandato, vinha se propondo um governo técnico, se afastou muito deste aspecto. "O ponto principal que avalio, que faz falta na gestão hoje, seria um planejamento centralizado. A percepção que nós temos é que as secretarias muitas vezes atuam de forma descoordenada e não há um planejamento central", analisou em entrevista ao jornal da rádio Jovem Pan. Tiago citou como exemplo o setor de saúde que hoje terceiriza R$ 64 milhões do seu orçamento para uma Santa Casa de um município muito menor do que Poços. "O que acontece é que você coloca ali dentro realização de obras, coisas que não tem nada a ver com uma terceirização de gestão", afirmou Como outro exemplo, o petista citou a finalização do período do Plano Decenal de Educação, que determina revisões bienais, mas que elas não ocorrem desde 2017 e o Programa Municipal da Juventude que, na avaliação dele, está definhando. "Em outros setores, do meio ambiente, por exemplo, a gente vê uma falta de espaço e de participação popular, ontem mesmo circularam vídeos demonstrando despejo de resíduos na avenida João Pinheiro, que necessita de proveniência, assim como os cortes de árvores pela cidade sem critério ", afirmou. Ele ainda falou sobre a falta de professores especialistas por área, de ensino fundamental, de berçaristas, psicólogo, assistente social, enfermeiro e serviços gerais. "Você começa a observar que a cidade vive como se fosse uma grande maquiagem", afirmou o petista.
Processo de armamento da Guarda Municipal
O trabalho de armamento da Guarda Municipal está bem adiantado, segundo informou o comandante Marcelo Bastos em entrevista ao programa Conexão, da TV Poços. "É um trabalho muito burocrático, enviamos toda a documentação necessária para a Polícia Federal e estamos aguardando apenas o envio do convênio que tem que ser assinado entre a PF e o prefeito para que, possamos iniciar o curso de tiro. Está tudo certo, Poços está pronta para isso, recebemos comunicado que nossa documentação está em ordem", informou Bastos. Com a conclusão do curso de tiro, os Gms que estiverem aptos terão seus portes de armas expedido pela PF e o comando da GCM emitirá as carteiras funcionais para que eles possam utilizar o armamento. "Em um primeiro momento serão 40 Gms que passarão pelo curso, mas queremos também fazer uma reciclagem para que eles possam relembrar técnicas de abordagem, de direitos humanos. Será um curso maior do que o de armamento e de tiros", garantiu o comandante.
Sistema de vigilância eletrônica
Marcelo Bastos disse que com a implantação do sistema de vigilância eletrônica, que deverá ocorrer em breve, ao invés da GM colocar homens em vários locais, estes pontos poderão ser monitorados pela Central de Videomonitoramento da GM. "Ficará muito mais fácil, as viaturas ficarão setorizadas de tal forma que em caso de necessidade, elas cheguem de 5 a 6 minutos no local, mediante acionamento via rádio. Dará para utilizar mais criteriosamente o ser humano. Dai teremos que fazer uma nova mexida na escala da Guarda para que possamos atender esta nova ferramenta tecnológica que está chegando", informou o comandante da GM.
Deputado garante que política não é lugar de se ganhar dinheiro
O deputado estadual Rodrigo Lopes, o União Brasil, afirmou que política não é lugar de ganhar dinheiro, de ficar rico, não é lugar de fazer coisa errada. "A política é o lugar de cuidar das pessoas, de olhar para elas, de olhar pra uma criança como se fosse um filho, de olhar pra um doente como se fosse alguém de nossa família e sentir a possibilidade de fazer o melhor", defendeu. O deputado afirmou que a gente liga a televisão algumas vezes e assiste alguém falando mal de político, mas que "aquilo não é político, é bandido". "Nós não fazemos parte do rol daqueles que são desonestos. Só que se as pessoas de bem não tomarem coragem, não colocarem o nome à disposição, não disputar uma eleição e não ocupar os cargos, eles serão ocupados cada vez mais por bandidos", analisou.
EM OFF
* Um sucesso, foi assim que Marcelo Heitor, analisou o evento realizado ontem à noite, no Cenacon, para o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito pelo Partido Liberal, com a presença do deputado federal Nikolas Ferreira e representantes de diretórios e pré-candidatos de várias cidades da região.
* E foi um sucesso mesmo, na opinião de apoiadores de Marcelo Heitor, que representa em Poços de Caldas a direita. Num dia de semana, reunir tantas pessoas para um evento político não deixa de ser uma demonstração de força e o apoio necessário para subir nas pesquisas de intenção de votos, disse um dos coordenadores da campanha, Tiago Cavelgna.
* Ontem pela manhã, quem passava pela Av. Monsenhor Alderigi, no Jardim Country Club, próximo a uma lotérica, era interpelado por uma moça que munida de caneta e prancheta onde estava um questionário, indagava se era possível responder a uma pesquisa para avaliar a atuação do atual prefeito. É boa, regular ou ruim, perguntava a pesquisadora para em seguida indagar o que o pesquisado acha que vai mal na administração, se é a saúde, segurança, transporte coletivo ou infraestrutura.
* Respondida estas questões, em seguida a pesquisadora citava os nomes dos pré-candidatos a prefeito, perguntando em quem o pesquisado votaria. Se escolhesse um deles, vinha a pergunta seguinte, indagando em quem ele jamais votaria. No final da pesquisa ela perguntava o nome do candidato a vereador preferido. Perguntada sobre para qual o instituto de pesquisa que estava trabalhando, ela respondeu que não sabia e também não conhecia ninguém na cidade porque é moradora do Rio de Janeiro.
* Em uma noite descontraída e animada no Bar Seu Minêro, com direito a muitos encontros e uma boa conversa, estiveram presentes representantes de diferentes siglas da política sulfurosa. É a já tradicional reunião da Quarta-Nobre, liderada pelo vereador Flavinho Togni de Lima e Silva do MDB. Um destaque especial ao grupo dos cabeças brancas do PSDB, com figuras ilustres do partido local. Roberto de Almeida Rossi, Professor Marcão Bertozzi, Luiz Benedito Durante e Adilson Gonçalez, marcaram presença, confirmando total apoio ao vereador Flavinho, pré-candidato à reeleição. O pré-candidato a prefeito pelo MDB, Ulisses Guimarães também passou por lá e confraternizou com o grupo. Estiveram presentes ainda, representantes e filiados dos partidos União Brasil, NOVO e AGIR. É claro que os bastidores das eleições municipais estiveram no foco das discussões desta reunião entre amigos.
* Embora estivesse presente ao evento de lançamento oficial da pré-candidatura de Marcelo Heitor, a vereadora Regina Cioffi (PP), não demonstrava muito entusiasmo com o evento da direita e também não teve seu nome citado como vice de Marcelo Heitor, conforme se especulava antes do evento.
* Enquanto o PL realizava o evento para lançamento da pré-candidatura de Marcelo Heitor, pelos lados do grupo da situação, o ambiente também é de confiança, conforme demonstrou a presença dos pré-candidatos Paulo Ney e Eduardo Januzzi, durante evento realizado na sede da Ampliart., Presentes à reunião Newton Junqueira, Celso Donato, Demilton Vacarelli, Thiago Mariano e o vice-prefeito Tio Júlio.
* Prefeituras de todo o Brasil, partilham nesta sexta-feira (19) cerca de R$ 1,8 bilhão referentes ao segundo decêndio de julho de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o especialista em orçamento público, Cesar Lima, esse decêndio vem com um valor 30% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, reforçando a tendência de um resultado melhor do FPM nesse exercício. A Prefeitura de Poços de Caldas vai receber 1.074.355,37.
* Novos atos de vandalismo voltaram a ser registrados durante a noite no Parque José Affonso Junqueira, a nossa principal área verde, em mais uma demonstração de que está faltando vigilância nos locais públicos, uma tarefa que cabe à Guarda Civil Municipal.
* O ex-prefeito e pré-candidato a assumir novamente o comando da prefeitura, Eloisio Lourenço, continua trabalhando para fazer valer a Federação que reúne o PSOL, PSB, OV e PT, assim como também ganhar o apoio do Rede Sustentabilidade para integrar a coligação que irá apoiar a sua pré-candidatura. Mas, segundo afirmou o vereador Lucas Arruda, mesmo que venha uma determinação de cima para baixo para apoiar Eloisio, os candidatos a vereadores da Rede não irão pedir votos para ele, seguindo a mesma posição adotada pelos petistas.
* Paralisada desde novembro passado, quando um acidente com um trabalhador resultou em sua morte, a obra de reforma do ginásio Juca Cobra, na zona sul da cidade, foi retomada. "O piso estava todo podre e está sendo todo trocado por cimento polido que receberá um polimento em tinta, o telhado está sendo trocado, toda iluminação será refeita e trocada por led, os banheiros reformados, bem como os acessos. É um trabalho árduo, difícil, mas acreditamos que em um prazo máximo de 60 dias a empresa entregará a obra a população", informou o secretário de Obras, José Benedito Damião em entrevista a TV Poços.