Partido Novo realizou convenção municipal nesse domingo
O Partido Novo realizou convenção partidária nesse domingo, 21, no auditório da Ampliart, contando com a presença dos representantes do diretório municipal, além do pré-candidato a vice-prefeito, Eduardo Januzzi e também de todos os pré-candidatos a vereador/vereadora. O Novo é o primeiro a realizar a convenção no município, sendo ainda o único diretório do partido no Sul de Minas. Na abertura da convenção, o presidente do Novo em Poços, Alexander Dannias reforçou os princípios do partido, ressaltando que o Novo “é um partido de direita defendendo a democracia, o combate à corrupção, o livre mercado e o direito à propriedade, a liberdade individual, o Estado enxuto e eficiente e as oportunidades ao alcance de todos”.
Na pauta da convenção, foram apresentadas e deliberadas com aprovação de todos a presença do partido na Coligação com o PSDB/PSD/Republicanos para as eleições majoritárias, os cargos lançados de vice-prefeito e vereadores com seus nomes e números nas urnas, além da delegação de poderes ao diretório municipal para substituição de candidatos ou escolha de candidatos nas vagas remanescentes.
Vice-prefeito se filiou ao Novo
Muito comemorada pelo partido, foi a filiação ao Novo do atual vice-prefeito, Júlio César de Freitas, o “Tio Júlio”, que no uso da palavra disse que há tempos existia uma sintonia entre ele e os princípios defendidos pelo Novo e que a sua filiação ocorreu de forma natural.
Momento significativo foi a apresentação de um vídeo onde o governador Romeu Zema demonstra seu apoio ao pré-candidato a vice-prefeito pelo Novo, Eduardo Januzzi e, na oportunidade, Zema manifestou ainda seu excelente relacionamento com o prefeito Sérgio Azevedo.
Outra presença de destaque na convenção, foi a do pré-candidato a prefeito, Paulo Ney, que, emocionado, relembrou das dificuldades enfrentadas por ele e do apoio permanente dado por vários integrantes do Novo em sua trajetória política, incluindo sua amizade antiga com Januzzi.
Outras prioridades
Questionado pelo podcast do José Paulo de Oliveira, da ACIA, se o Centro Administrativo foi uma boa iniciativa, o pré-candidato a prefeito do MDB, Ulisses Guimarães, disse que, assim como as calçadas, há outras prioridades no município.
Como exemplo de prioridade, Ulisses citou a construção do Hospital do Câncer, prometida há mais de 10 anos e que nunca sai do chão.
"Só quem já teve na família, assim como eu, sabe como que a gente recebe esta notícia do câncer", lamentou.
Segundo ele, há uma década o Hospital do Câncer está prometido, enquanto que em dez meses está praticamente pronto um prédio que vai alocar o prefeito, o vice e os secretários.
"O que é prioridade? A prioridade é quem está precisando de um tratamento, morrendo ali por uma doença ou a sala do prefeito e dos secretários? ", questionou.
Citur comemora aumento de visitantes
Em entrevista à TV Poços, o diretor de operações da Citur, Renato Agostini Neto, informou que nos primeiros 15 dias de julho a concessionária dos pontos turísticos de Poços registrou um aumento de 25% no fluxo de visitantes no Parque do Cristo, comparando-se o ano de 2023.
"Isso mostra que os turistas estão vindo mais para Poços e acho que está ficando bastante satisfeito com o que está encontrando na cidade, toda a estrutura, não só dos pontos turísticos, mas também de hospedagem, hotelaria, além o comércio e isso tem atraído cada vez mais os turistas", analisou Renato.
Fortalecimento dos gestores municipais
"Que nós possamos fortalecer e que possamos, cada dia mais, ver o nosso ente municipal ter, de fato, a legitimidade que lhe é dada pela constituição", afirmou o deputado estadual Rodrigo Lopes, do União Brasil, em discurso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Defendeu que aqueles que governam os municípios que possam ter o respeito dos cidadãos e que possa haver a discordância ideológica, política eleitoral, mas que, no entanto, que nunca se perca o respeito por aqueles que foram escolhidos para governar seus municípios.
Casos de estupros aumentaram em 8,6% na região
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta-feira segundo o G1, mostram aumento de casos de estupro em cidades do Sul de Minas em 2024, se comparados com 2023. Pelo levantamento, de janeiro a maio o número de estupros em Minas cresceu 8,6%, saltando de 477 casos registrados em 2023 para 518 em 2024.
Entre as cidades mais populosas da região, Passos e Pouso Alegre foram as que tiveram aumento de registros, diferente de Poços de Caldas em que o número diminuiu de 11 para 10 registros. Os números, no entanto, são só de casos registrados. Eles podem ser maiores, já que esta é uma das violências com mais casos de subnotificação. Ou seja, a violência ocorre, mas nem sempre os agressores são denunciados.
********
Você está levando a sua vida normalmente e, de repente, é acometido (a) por um grave problema de saúde. O Hora da Verdade traz o testemunhal da poços-caldense Patrícia Arruda Carvalho Dias em sua trajetória de enfrentamento a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O programa contara ainda com a participação de um dos filhos da Patrícia, o Guilherme, alem da fisioterapeuta Daniela. Não perca o Hora! tvpocos.com.br
EM OFF
* Durante a convenção do partido Novo, realizada ontem, o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas, que havia deixado o União Brasil, legenda pela qual foi eleito, se filiou ao Novo e foi considerado pelo grupo da situação como um reforço de peso pelo fato de o partido já ter como filiado o candidato a vice, Eduardo Januzzi. Na verdade, hoje Júlio representa muito pouco em termos de força política para angariar votos porque já declarou que vai deixar a política. Além disso, sofreu um enorme desgaste pelo fato de ter ficado o tempo todo em cima do muro, alimentando as expectativas de que poderia ser o candidato a sucessão de Sérgio Azevedo e na última hora disse não, provocando a implosão na base governista.
* A filiação do vice mais parece a criação de um fato novo apenas para reforçar os laços da atual administração com o governador Romeu Zema e trazê-lo para a campanha do pré-candidato Paulo Ney. Como Marcelo Heitor, do PL, vem se firmando como representante da direita, no caso da aliança com o partido Novo, o governador Romeu Zema com certeza será utilizado pelo candidato tucano como um padrinho político de peso para angariar votos da extrema direita, uma vez que o governador é ligado com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
* Mais uma excelente notícia para o turismo de Poços de Caldas foi postada pelo professor da Unifal, campus de Poços, Cassius de Melo, um amante da astronomia. É que o tão sonhado Observatório Astronômico, no alto da serra, ao lado do monumento ao Cristo Redentor está sendo reformado e em breve será aberto para visitação e estudos da astronomia, sendo esta mais uma conquista para o nosso turismo uma vez que vai atrair para a cidade estudantes universitários interessados no estudo dos astros que compõem o Universo.
* A construção da edificação se deu no governo do prefeito José Aurélio Vilela, atendendo a um grupo de voluntários, interessados no estudo da astronomia, liderados por Augusto Danza e José Asdrubal do Amaral. Só que o Observatório nunca chegou a funcionar de fato embora até um telescópio tivesse sido adquirido pelo grupo. Na gestão do prefeito Paulinho Courominas, através da secretaria de turismo o assunto voltou à ser analisado, foi feita uma nova reforma na edificação e a Unifal, graças ao empenho do professor Cassius, adquiriu até um telescópio (foto), que nunca chegou a ser instalado.
* O projeto de instalar ali um Observatório Astronômico nunca foi adiante por conta da ação de vândalos, desocupados e até mesmo moradores de rua que chegaram a ocupar a edificação, uma vez que o local sempre esteve abandonado e nunca foi alvo de uma vigilância competente por parte da Guarda Municipl. Não é à toa que a edificação foi reformada duas vezes e devido ao abando, acabou depredada. Agora com o ponto de passeio à cargo da Citur e com vigilância permanente, este tipo de invasão não deve se repetir.
* A ideia era terceirizar o ponto de passeio instalando o observatório e o salão do antigo restaurante para a Unifal que além do Observatório Astronômico, criaria no local uma exposição com aulas de estudos voltados para a ciência do Universo, procurando com isso despertar o interesse dos estudantes universitários. Como a empresa Citur agora administra os pontos de passeio, sem dúvida a instalação do Observatório será outra excelente conquista para o município.
* Números que assustam e merecem a atenção dos governos nas três esferas, federal, estadual e municipal. Todas as formas de violência contra a mulher cresceram no país em 2023: estupro, feminicídio, importunação sexual, stalking, entre outras, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A taxa de feminicídio subiu 0,8%. No total, foram 1.467 vítimas — ante 1.455 em 2022. A maioria (71,1%) tinha entre 18 e 44 anos, sendo 63,6%, negras. O número de estupros também teve elevação., houve 83.988 ocorrências, um salto de 6,5% em relação a 2022 (78.887). Isso significa um caso de abuso sexual registrado a cada seis minutos.
* O evento realizado na semana passada pelo Partido Liberal em Poços de Caldas, para o lançamento da pré-candidatura de Marcelo Heitor a prefeito causou preocupação em seus adversários, principalmente naqueles que tem, como uma das metas, angariar votos da extrema direita. O receio é que o vereador do PL consiga transferir para os eleitores da direita, que somente ele representa a maioria do eleitorado poços-caldense que é de direita e que só ele representa esta bandeira no município.
* Ainda sobre o evento, a justificativa para que nos discursos fossem evitados temas locais, principalmente no que diz respeito a administração pública, é que isso poderia caracterizar propaganda política antecipada. Quem disse isso foi um dos organizadores do evento.
* E nessa disputa para saber quem é mais de direita e amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o prefeito Sérgio Azevedo pode recordar, que quando o então presidente esteve em Poços para fazer campanha pela reeleição, ele entregou a Bolsonaro o troféu comemorativo aos 150 anos de fundação da cidade numa demonstração de que apesar de estar filiado ao PSDB, admira o ex-presidente.
* Quem esteve por aqui também na semana passada, foram os deputados do União Brasil Rafael Simões (federal) e Rodrigo Lopes (estadual). Na agenda da dupla uma conversa com o vereador e presidente da Câmara, Douglas Dofu, tentando convencê-lo a aceitar o convite para ser o vice na chapa encabeçada por Ulisses Guimarães (MDB). Caso Douglas não aceite, Tereza Navarro é a primeira na fila.
* Só para lembrar, onde andam aquelas bicicletas elétricas construídas através de convênio firmado entre a PUC e o Município, através do DME, apresentadas com toda pompa e circunatância pelo nosso alcaide de plantão e que seriam utilizadas pelos guardas municipais no policiamento ostensivo? Alguém por acaso já fiu algum GM desfilando por ali com as magrelas movidas a eletricidade?
* Vale lembrar que, apesar de o grupo da situação estar batendo bumbo para o Novo de Romeu Zema, e até filiando o vice no seu partido, que o governador, nesses seis anos de governo, não fez absolutamente nada por Poços de Caldas. Foi um dos piores governadores para a cidade. Como disse o deputado Aécio Neves, em entrevista recente, Zema ainda “precisa comer muito feijão para estar à altura dos desafios do Estado, apesar de o considerar como “um homem de bem”. Zema só perde para seu antecessor, o petista Fernando Pimentel, que além de não fazer nada por Poços, ainda deu calote no repasse dos recursos que pertenciam a cidade.
* Na edição desta segunda-feira, do diário oficial do município, estão publicados dois comunicados da secretaria de obras, o primeiro declarando a construtora Projeção – Engenharia e Arquitetura Ltda. como a vencedora da licitação para a construção da UBS no Jardim Country Clube pelo valor de R$ 1.818.000,00 e o segundo informando que comissão de licitações declarou vencedora da licitação para a construção de uma quadra coberta no Jardim Itamaraty II, a empresa Construções J&CJ Ltda. pelo valor de R$ 736.660,07.