Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

IMG 7341

 A "galerinha! iria pirar neste manjado evento que foi cancelado

A Justiça de Poços de Caldas acolheu pedido liminar da Defensoria Pública de Minas Gerais e proibiu a realização da festa Glow Party Teen, que aconteceria no último dia 27 de agosto na cidade. Conforme alegado pela Defensoria, as atrações do evento eram impróprias à condição de vulnerabilidade do público a que se destinava. A decisão liminar, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Poços de Caldas, se deu no dia 24.

O evento, que seria promovido pela casa de shows Somnium, era voltado para o público da faixa etária de 12 a 17 anos de idade, sem a necessidade da presença dos pais ou responsáveis legais. Conforme veiculado em propaganda, a principal atração da festa seria um cantor de músicas com conteúdo claramente incompatível com a faixa etária do público, com referências sexuais explícitas e trechos alusivos ao consumo de drogas.

Ao tomar conhecimento da festa, através de propaganda veiculada na internet, a DPMG ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar para proibir a realização do evento. A ACP também pediu que seja determinado à casa de shows a não repetir eventos tal como o cancelado, além da restituição aos compradores dos valores pagos nos ingressos adquiridos com antecedência.

Tramonte comemora ICMS para o turismo

Como presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Mauro Tramonte comemorou a aprovação do projeto de lei 3903/22, que estabelece a destinação de 0,5% do ICMS para o turismo.

"O fomento ao turismo não apenas promove o desenvolvimento das atividades turísticas, mas também estimula uma cadeia produtiva que envolve setores como hospedagem, alimentação, transporte e artesanato", afirmou o deputado.

Segundo o parlamentar, o recurso advindo do ICMS para o turismo contribuirá significativamente para a criação de novas oportunidades de trabalho, principalmente em regiões que dependem da atividade turística como fonte econômica. Além disso, mais recursos nesse setor também promoverá a valorização da cultura e dos atrativos locais, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do Estado, com reflexo na geração de renda e emprego para os mineiros.

Política morosa e burocrática

Para o vereador Ricardo Sabino afirmou que o segundo mandato vem com mais experiência, com maior conhecimento dos trâmites, do sistema interno do Legislativo. "A política tem esta realidade, é morosa, burocrática e você já ter caminhado um certo percurso ajuda a ter maior agilidade e efetividade nas suas ações", afirmou Ricardo, ontem, em entrevista ao programa Café Interativo, da Sulminastv.

Tentativa de novo mandato

Ricardo Sabino disse que desde que foi eleito começou a se fazer a pergunta se tentaria um novo mandato nas eleições de 2024. "Vamos para uma terceira tentativa? Observando os acontecimentos, conversando com a família e entendo as necessidades de Poços de Caldas, da nossa comunidade, daquelas pessoas que confiam em nosso trabalho e que têm em mim o seu representante e depois de muita auto análise, eu acredito que sou candidato mais uma vez", adiantou o vereador.

No entanto, ressaltou que não tem a resposta por qual partido vai disputar considerando que ainda é prematura qualquer decisão. "É momento de observar o movimento, de quem se lança candidato a prefeito, para que a gente não corra o risco de estar no partido que se alie com ideologias que não são as nossas. É hora de observar", afirmou Ricardo.

Conquistas na área de educação

O vereador Kleber Silva esteve em Belo Horizonte, nesta semana, onde se encontrou com o deputado estadual do partido Novo, Doutor Maurício, para discutir demandas de Poços de Caldas e Região. Kleber esteve ainda na Secretaria de Estado da Educação, discutindo a cobertura da quadra da escola estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo.

"Finalmente a cobertura da quadra vai se concretizar depois de muita luta do nosso mandato. Também falamos da reforma da escola estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, que também irá acontecer. Agradeço ao excelente trabalho do secretário Igor de Alvarenga e ao governador Zema, por intermédio do deputado Doutor Maurício, por mais esta conquista", afirmou o vereador.

Na Secretaria de Infraestrutura, o vereador destacou a importância da construção de uma trincheira na rotatória que conecta a zona sul à Saturnino de Brito. Essa medida visa aliviar o tráfego local e melhorar a mobilidade dos moradores, já que essa área é afetada pelo tráfego intenso da Rodovia do Contorno e de nosso distrito industrial. Finalizando sua agenda, o Kleber participou de uma reunião com o Secretário-Geral do Estado, Marcel Beghini, onde a saúde em Poços foi tema da conversa.

Novo horário no Cartório Eleitoral

A partir desta sexta-feira o Cartório Eleitoral passará a funcionar em novo horário para atendimento ao público, do meio-dia às cinco da tarde. O atendimento presencial será por agendamento ou ordem de chegada. O atendimento virtual será mantido no site do TRE/MG.

O chefe do Cartório, Antonio Carlos de Souza Pereira, informou que anteriormente o funcionamento era até às 18 horas, mas o atendimento agora terá uma hora a menos. "Esta medida foi adotada após um estudo sobre a presença dos eleitores nos cartórios eleitorais, que está reduzida, já que a procura maior tem sido via internet. Fora este horário de atendimento temos a jornada interna de trabalho para tratar os requerimentos feitos via internet", explicou Antonio Carlos.

   EM OFF   

* O evento realizado ontem pelo partido, para homenagear os filiados mais antigos do PSDB, na Câmara de Vereadores esteve movimentado. Nada mais do que justo, afinal de contas não se pode esquecer daqueles que de uma forma ou de outra fizeram a história do partido em Poços de Caldas. Entre os presentes, dois grandes nomes da legenda, Carlos Mosconi e o ex-prefeito Adnei de Moraes. Esteve presente também o prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado da primeira dama Maise e do fiel escudeiro, o secretário de obras Damião, que está dando toda pinta de que estará na chapa majoritária que vai disputar a sucessão municipal. Quem também foi muito cortejado pela ala nova do partido presente no recinto foi o professor Fabiano da PUC.

* O vereador Tiago Braz afirmou que tem pessoas na fila do SUS clamando por respirar, porque ainda não foi concluída a licitação para a compra dos equipamentos respiratórios. Para o seu colega, Diney Lenon, talvez "se a gente falar que tem gente rica, milionária em Poços que precisa disso, quem sabe o prefeito atende. Porque quando é pobre, não atende. Política pública para o povo pobre em Poços não é prioridade, então vamos ter que camuflar as demandas, porque o prefeito não olha para o pobre, só olha para o rico”, disse o vereador de oposição.

* Vale a pena reproduzir o trecho final do editorial publicado na edição de ontem do jornal Estadão, sobre a situação dos hospitais filantrópicos e beneficentes. Diz o editorial que “para resgatar o SUS da UTI, o governo federal precisa de um plano de renegociação de dívidas e reposição das perdas acumuladas pelos hospitais, e para tirá-lo definitivamente da enfermaria, precisa atualizar a tabela de procedimentos. É uma questão de justiça para com os hospitais beneficentes – e de saúde para 7 em 10 brasileiros que dependem dos cuidados do SUS.

* Ao mesmo tempo em que o governo federal fala na necessidade de promover uma nova reforma na Previdência Social para que o INSS tenha condições financeiras para pagar os novos pedidos de aposentadorias, eis que nesta quarta-feira a Câmara dos Deputados aprovou por 430 votos favoráveis e 17 contrários, o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de salários para 17 setores da economia até 2027,

* Tudo bem, se no projeto não tivesse inserido um jabuti que vai aliviar a situação dos prefeitos dos mais de cinco mil municípios no percentual de recolhimento da parte patronal para o Instituto. O impacto calculado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) será de R$ 7,2 bilhões anuais. Lembrando que as prefeituras já devem ao INSS R$ 54 bilhões que foram parcelados a perder de vista e que mesmo assim a maioria expressiva dos prefeitos não vem pagando as parcelas. Como diz o Datena, é “só no nosso”.

ranc

* Como era esperado a volta da “Turma do Ranchinho” que voltou a se reunir na noite de ontem foi um sucesso, não só pelo comparecimento dos que foram convidados, mas também pela boa e farta comida, bebida à vontade e música para animar a galera. Em clima descontraído a conversa variou desde pescaria até política, que claro, não poderia faltar. A galera já está ansiosa para saber quando será a próxima reunião do grupo.

* Durante o intervalo de uma das reuniões em Belo Horizonte, dias atrás, o prefeito Sérgio Azevedo esteve na tradicional cafeteria Nice, fundada em 1939, em que frequentavam grandes personalidades política do estado como Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Itamar Franco. "Depois de um cafezinho, conheci o simpático proprietário Renato Caldeira que me disse que a história mostra que o Café Nice dá sorte para os políticos. Já virei freguês", garantiu o prefeito, já sonhando com o cargo de governador.

* Através de projeto de lei a vereadora Regina Cioffi está propondo que seja instituído o Programa Municipal de Capacitação da Mulher, chefe de família, desempregada para o mercado de trabalho. As ações do programa terão como objetivo instituir uma política com focos na prevenção da discriminação da mulher no trabalho; estímulo as empresas privadas na implementação de política de empregos para mulheres; estímulo à criação de cooperativas de mulheres na produção de serviços e capacitação das mulheres, chefes de família, sem ocupação, para inserção no mercado de trabalho ou organização para formação de um empreendimento próprio.

* Para manter as viaturas da secretaria de saúde em boas condições e sempre prontas para uso, a secretaria de Administração abriu pregão eletrônico tendo como objeto a contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva nos veículos que estão à disposição do sistema de saúde do município. O pregão está agendado para ser realizado no dia 19 de setembro.

* Só para registro, enquanto o governo federal comemora a menor taxa de desemprego nos últimos meses, o Caged apontou no mês de julho o fechamento de quase 500 empregos com carteira assinada em Poços de Caldas, uma notícia nada boa para a administração municipal, até porque a cidade vinha figurando nos últimos meses com saldo positivo no levantamento.

ranch2

* Também para registro. Na festa da “Turma do Ranchinho”, quem marcou presença foi o deputado estadual Rodrigo Lopes”, paparicado o tempo todo pelo vereador e presidente da Câmara, Douglas Dofu e pelo presidente do União Brasil em Poços, Tiago Cavelagna.