Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

dofu

Presidente da Câmara quer que empresa dona da área reforce a contenção das rochas

O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu, que ontem já se encontrava em Poços de Caldas depois de sua ida a BH no dia anterior, acompanhou os responsáveis da Defesa Civil para mais uma verificação da área afetada, atrás do prédio do Legislativo, onde pedras deslizaram. "Graças a Deus foi apenas um susto. Na terça-feira prontamente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram aqui para analisar os fatos e como estava muito escuro no momento, já era noite, não conseguiram ter uma precisão o que de fato tinha ocorrido. A sessão na hora foi cancelada e hoje (ontem) eles retornaram à tarde para fazer um laudo e entender o que de fato tinha acontecido", informou o presidente.

De acordo com ele, foram apenas pedras que caíram, a parte rochosa de grande proporção está intacta, conforme a Defesa Civil explicou e agora será feito um laudo para que a Câmara possa tomar as medidas necessárias, uma vez que o local em que as pedras se encontram é em uma área particular. O objetivo é que, em posse do laudo, a Câmara possa ter um documento para notificar o proprietário da área para que ele faça uma nova contenção no local, evitando, assim, futuros riscos.

Pensou que tudo ia cair

Veje o vídeo:

Em entrevista a EPTV Sul de Minas, o vereador Tiago Braz afirmou que devido há algumas horas de chuvas e alguns estragos na cidade, já estava receoso, principalmente porque aquele terreno atrás da Cãmara já tem um histórico perigoso. "Na hora fez aquele barulho de pedras rolando e a lona do fundo do plenário, que tem o Cristo Redentor desenhado, começou a mexer, pensei que ia cair tudo", afirmou o vereador.

Cumprindo agenda em Belo Horizonte

dof1

Como estava previsto, os vereadores Douglas Souza (União Brasil), presidente da Câmara, e seu colega Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), viajaram nnesta terça-feira para Belo Horizonte, onde estiveram, primeiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) onde foram recebidos pelo Conselheiro substituto Adonias Fernandes Monteiro.

No TCE, os vereadores solicitaram informações sobre algumas sobre algumas denúncias que a Câmara já encaminhou ao Tribunal, e como está o andamento, uma vez que o legislativo poços-caldense está cumprindo o seu papel de fiscalizador dos atos do executivo. Segundo o presidente da Câmara, Poços de Caldas é um município que tem um orçamento significativamente maior que os outros municípios da região e desta forma, se faz necessário auxílio do TCE para fiscalizar o orçamento. Por fim, os vereadores falaram com o conselheiro do Tribunal, sobre a instrução normativa N. 01/2022, que dá diretrizes para realizar e fazer remessa de documentos sobre concurso. Na Secretaria de Governo do Estado, acompanhados do deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil), os dois vereadores pediram providências sobre os pedágios, fiscalização e revisão da concessão, reafirmando algumas demandas, como a necessidade de ônibus escolar para atender a Zona Sul.

Prefeitura é multada

O Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, nos termos da lei estadual, regulamentado por decreto estadual, em atendimento à solicitação contida no ofício 145/2013 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, realizou vistoria de fiscalização no Ginásio poliesportivo Vitório Togni. "A edificação recebeu a sansão de 1ª multa, conforme determina a lei e o decreto já citados, por tratar-se de segunda sanção aplicada", informou o Corpo de Bombeiros, através de ofício assinado pelo comandante do Batalhão, 1º tenente Tárcio Salles da Silva, datado de 27 de novembro de 2023.

Prefeitura decreta luto pela morte de Lira

Em nota oficial a prefeitura lamentou a morte do músico Sérgio Alvisi, conhecido por Lira, e decretou luto na cidade por 3 dias. Lira faleceu ontem aos 90 anos. Há 23 anos, Lira fundou o Conjunto Regional e desde então se apresentava aos sábados e domingos, na Fonte do Leãozinho, ao lado das Thermas Antonio Carlos. A sua banda por 15 anos fez parte da programação oficial do Carnaval, tocando marchinhas antigas. Lira foi também dirigente esportivo, radialista, coralista, produtor cultural, músico e cantor.

   EM OFF   

* A informação do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Tadeu, de que quando estava no exercício do cargo, diante de um desmoronamento de enormes pedras que se soltaram da rocha existente na parte de trás do edifício Bauxita (no andar térreo funciona a Câmara) e que devido ao problema decidiu contratar um laudo técnico para avaliar a situação, merece uma análise mais aprofundada.

* Isto porque este laudo, segundo informou Paulo, detectou problemas que poderiam causar novos desmoronamentos, e com sequências imprevisíveis. Segundo o ex-vereador, um segundo laudo foi feito posteriormente e afastou o risco de acidentes deste tipo. Na tarde de terça-feira, durante a sessão do legislativo, uma pedra enorme (foto) que se soltou também da rocha, assustou os vereadores, interrompendo a sessão e provocando correrias.

* Vale lembrar que em 2013, quando foi feito o primeiro laudo que apontou o risco de acidente, ainda não tinham sido construídas as torres com algumas centenas de apartamentos que ocupam todo o local, um projeto que estranhamente o Condephact aprovou, exigindo como contrapartida apenas a construção de uma escada metálica sobre o funicular, para dar acesso a capela de Santa Cruz. Nas conversas ao pé do ouvido, ontem, no chamado pedaço da gorjeta, as versões contadas sobre o segundo laudo e a aprovação dos prédios são no mínimo, preocupantes.

* Como informa Paulo Tadeu, ele encomendou os estudos técnicos sobre os riscos, mas eles foram desconsiderados porque na época “tinha gente mais inteligente (ou mais esperta) que ele, para dizer que não”. Então, conclui Paulo, como dizia Plutarco, mencionado por Collor que nunca soube quem foi Plutarco - "o tempo é senhor da razão"...

* Após a interrupção da sessão da Câmara Municipal por conta do deslizamento de pedras, o vereador Diney Lenon gravou um vídeo satirizando a situação. "O vereador Tiago Braz foi eleito o vereador mais ligeiro da Câmara Municipal", afirmou, divulgando a parte em que Tiago parou de falar e saiu correndo junto com os vereadores, assessores e demais pessoas que estavam na platéia.

* Sobre o pedido de informações apresentado pelo vereador Tiago Braz, a respeito da contratação do conjunto Araketu, cuja apresentação foi adiada por duas vezes, uma fonte informa que por causa do adiamento a prefeitura pagou sim, uma multa a título de indenização nas duas vezes em que o show foi adiado, isto além do camarim mais hospedagem no Hotel Golden Park por três vezes, além do ônibus para transporte dos músicos, tudo isso negociado com representantes das secretarias de esporte e cultura.

* Na reunião ordinária da Câmara desta terça-feira, será lido e apresentado ao plenário, requerimento de autoria do vereador Tiago Braz (Rede), onde ele solicita ao chefe do executivo informações sobre os valores envolvidos na contratação do show do conjunto Araketu, uma fonte informou ao blog que foram pagas duas multas a titulo de indenização, mais camarim, hospedagem no Golden Park nas três vezes e ainda ônibus para transporte dos músicos. Com certeza, as secretarias de esporte e cultura, responsáveis pelo show deve encaminhar para a Cãmara resposta detalhando quanto a prefeitura gastou com este show.