Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

pg

A reunião das lideranças progressistas ocorreu no Hotel Nacional

O deputado federal Paulo Guedes (PT), presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, passou o final de semana em Poços de Caldas mantendo contato de agenda, conversando com empresários e lideranças políticas da cidade.

"Estivemos ouvindo também as demandas para que possamos, lá em Brasília, estar ajudando a resolver as reivindicações", garantiu o parlamentar. O deputado esteve no aeroporto de Poços e afirmou que constatou que o mesmo precisa de algumas adequações, como balizamento noturno.

"Vamos tratar nesta semana com a Infraero esses detalhes, eu estou relatando a Fenac, que é o Fundo da Aviação, que vai permitir que as companhias aéreas possam reivindicar empréstimos, dando o fundo como garantia, mas em contrapartida essas companhias terão que aumentar os seus destinos, em mais cidades brasileiras. Estamos batalhando para que a Azul ou outra companhia faça a rota Poços de Caldas/Confins, Poços de Caldas/Rio de Janeiro. Esta é a reivindicação que os empresários trouxeram até mim", afirmou Paulo Guedes.

Encontro político

"Momento muito importante hoje em Poços de Caldas, estamos reunidos com vários partidos do campo progressista da cidade, vereadores, vereadoras, nosso ex-prefeito Geraldo Thadeu e o ex-prefeito Eloísio, mais o Waldemarzinho que foi vereador por 5 mandatos, o Silvio e outras lideranças", destacou Paulo Guedes.

Segundo ele, como líder da bancada do PT, na Câmara Federal, e seguindo orientação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do ministro Alexandre Silveira, sua função é a de manter o seu campo político sempre unido nas principais cidades de Minas Gerais dando tom para 2024 e para ter uma vitória em 2026 em Minas Gerais e no Brasil.

ADEFIP entre as 100 melhores

O prêmio Melhores ONGs anunciou, neste fim de semana, as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2023, reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Essa é a sétima edição do prêmio, realizado pelo instituto 'O Mundo que Queremos' e 'Instituto Doar', com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

Pela quarta vez, a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) ficou entre as 100 melhores ongs do Brasil.

"Esse reconhecimento é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós da Adefip. O resultado desse prêmio nos coloca entre as 100 melhores ongs do Brasil pelo trabalho, gestão e transparência. Ter o nosso trabalho reconhecido é um estímulo para continuarmos todos os dias buscar fazer melhor sem perder a nossa essência. Sem dúvida, um esforço coletivo de muitas mãos e apoiadores", afirmou a a presidente voluntária da Adefip, Ana Paula Tranche.

Eleição do Sindserv

Nos dias 13 e 14 de novembro acontece a eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Concorrem duas chapas, sendo uma delas composta por membros da atual diretoria, entre eles a presidente Marieta Carneiro. "As chapas já estão em campanha. De um lado está a minha chapa, a chapa 1, que está sendo recomposta por vários servidores, de diversos setores", afirmou Marieta.

A expectativa dela é que os servidores possam participar democraticamente do processo eleitoral para eleger a nova diretoria.

"É uma responsabilidade muito grande, lembrando que a entidade sindical não pode ser utilizada como trampolim político e muito menos com recursos a ser canalizados para dentro de partidos políticos", lembrou Marieta.

De acordo com ela, a atual diretoria sempre se pautou em utilizar o dinheiro do servidor em lugar certo e em prol somente do trabalhador.

dr elo

O entrevistado da sexta e penúltima edição da série "Especial Prefeitos " é Eloisio do Carmo Lourenço, prefeito de Poços- gestão 2013-2016. Não perca o Hora. www.tvpocos.com.br

   EM OFF   

* O agora presidente do MDB em Poços, Ulisses Guimarães Borges tentou se reaproximar do prefeito Sérgio Azevedo, mas a tentativa acabou frustrada porque o chefe do executivo não quer mais vê-lo no seu time. Com isso, segundo uma fonte ligada ao MDB, está se lançando candidato a prefeito um ano antes da eleição, para ver se consegue valorizar o passe e tentar uma aliança com o União Brasil. Segundo a mesma fonte, o pessoal do União também quer distância do ex-prefeito de Caldas.

* Não está nos planos do vereador Douglas Dofu, se candidatar a prefeito nesta eleição e caso mude de ideia, a mesma fonte, que é ligada ao vereador, informa que Dofu não aceitaria a companhia de Ulisses pelo fato dele estar muito “queimado” não só em Poços, mas também em Caldas, onde já foi prefeito e agora vem se estranhando com o atual chefe do executivo Ailton Pereira Goulart.

* Assim como acontece em Poços, a prefeitura de Montes Claros, cidade no Norte de Minas com 414,24 mil habitantes, vive como uma espécie de ilha em relação à atual situação financeira dos municípios brasileiros. Enquanto a grande maioria das prefeituras do país tenta superar o aperto da falta de recursos, a administração da cidade mineira evidencia o contrário: a folga nas finanças.

* Por aqui, Sérgio Azevedo também não pode se queixar, até porque os cofres da prefeitura têm um importante aliado que é o DME, repassando dinheiro todo mês. A razão para garantir a estabilidade financeira na gestão pública, segundo o prefeito de Montes Claros “é não roubar o dinheiro do povo”, receita que o prefeito Sérgio também segue.

spg

* Paulo Guedes aproveitou sua vinda a Poços de Caldas para visitar também a TV Poços, em companhia do diretor da emissora Silvio José Ferreira. Foi entrevistado pela emissora e ressaltou seu interesse em colaborar com Poços de Caldas nas suas reivindicações junto ao governo federal.

* O deputado estadual do União Brasil, Rodrigo Lopes, ex-prefeito de Andradas, marcou pontos com a realização de audiência pública, realizada na semana passada, na Assembleia Legislativa e que contou com a presença e outros parlamentares, empresários e pessoas interessadas na discussão sobre a instalação de pedágios nas rodovias da região do Sul de Minas. A audiência foi um sucesso e dela surgiu até a criação de uma Agência Reguladora das Concessões. Na oportunidade Rodrigo Lopes não poupou críticas ao ex-Secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, Fernando Marcato, responsável pela modelagem do contrato de concessão.

* Definitivamente, a prefeitura municipal parece ter virado o alvo preferido dos ladrões que em uma semana invadiram as dependências municipais nada menos do que três vezes. Na primeira levaram 42 celulares corporativos, na segunda tentativa o gatuno foi surpreendido quando tentava invadir a Secretaria da Fazenda e no sábado, por volta das sete horas da manhã, o alvo foi a divisão de patrimônio e também de medicina do trabalho. Além do hacker que invadiu o sistema de informática e apagou dados, a administração tem ainda que lidar com os ladrões pé-de-chinelo tentando roubar equipamentos.

* Dizem que o secretário José Benedito Damião está se sentindo a última bolacha do pacote. Tem dito aos mais chegados que está cotado para ser o candidato a vice na chapa que será lançada pelo amigo Sérgio Azevedo, mas que sua vontade é mesmo de disputar o cargo de prefeito e se for indicado a vice só aceita dependendo de quem for o cabeça de chapa.

* A vereadora Luzia Martins, filiada ao PDT e Maria Cecília Opipari, a “Ciça”, que está no PT são duas mulheres que a nova comissão provisória do PSD pretende convidar para se filiarem ao partido e disputar cadeira no legislativo na eleição de 2024. Fátima Ricci é outra que está nos planos.

* Marcelo Heitor, que responde pela Corregedoria da Câmara Municipal, garantiu que vai dar uma resposta à população sobre as denúncias envolvendo os vereadores Diney Lenon (PT) e Roberto dos Santos (Republicanos), na terça-feira. "Denúncias estão sendo protocoladas no legislativo e a Corregedoria vai tomar toma conhecimento delas, oficialmente, a partir da próxima terça-feira, quando serão lidas na sessão ordinária todas as denúncias protocoladas", afirmou o vereador.

* Segundo ele, foi lavrado um boletim de ocorrência por uma servidora pública que, segundo Marcelo Heitor, traz um relato muito preocupante de que o vereador Diney Lenon a chamou de vagabunda. "Ela traz na sua fala algo que me chamou a atenção. Ela fala que o vereador Diney Lenon estava fora, com senhas, distribuindo para pessoas que estão concorrendo a outra chapa pelo sindicato. Um choque uma mulher sendo agredida por um vereador e a fala com perigo de tráfico de influência", afirmou Marcelo Heitor.

* Sobre o caso do vereador pastor Roberto dos Santos, que teria se virado de sua cadeira e agredido verbalmente outra servidora e falado que ela deveria ir para a casa e a chamado de gorda, o Corregedor disse que em plenário tem sua cadeira ao lado da utilizada pelo pastor, mas que naquele momento não viu nem ouviu nada “porque estava conversando sobre algumas emendas com a vereadora Regina Cioffi”.

* O governador Romeu Zema, que anda perdendo popularidade, decidiu fazer uma graça com os foliões no próximo carnaval. Vai liberar um incentivo de R$ 5 milhões para os carnavalescos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira e o edital "Carnaval da Liberdade Cemig 2024" já pode ser acessado. As inscrições são gratuitas e serão encerradas no dia 31 de novembro. Podem participar pessoas físicas e/ou jurídicas (com ou sem fins lucrativos), blocos, blocos caricatos, grupos e bandas de marchinhas e escolas de samba. Ele contempla projetos artísticos com temática carnavalesca já aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura ou que irão se inscrever no mecanismo.

* O blog recebeu e agradece convite que nos foi enviado pelo setor de relações externas da Docol, empresa que está se instalando no distrito industrial. Poços foi escolhida para sediar a primeira fábrica de louças da Docol no Brasil e a inauguração está marcada para o dia 7 de novembro, às 14 horas, quando os convidados poderão conhecer todo processo de fabricação, assim como tomar conhecimento dos planos de investimentos e projetos de sustentabilidade mais o envolvimento da empresa com a comunidade.

* Quem acompanha as aparições públicas e postagens nas redes sociais do secretário de saúde Thiago Mariano já percebeu que de uns tempos para cá, ao contrário do que fazia quando assumiu o cargo, ele tem deixado de lado o adjunto Carlos Almeida, que na verdade é quem carrega o piano na secretaria, como responsável pela parte administrativa.

* Nesta segunda-feira, Marieta Carneiro, presidente do Sindserv estará no Café Interativo falando sobre postura do sindicato agora, após a aprovação do regime estatutário. Eleições do sindicato que se aproximam também será tema. Não percam. www.sulminastv.com.br ou nas plataformas pelo: @sulminastv as 9 da manhã ao vivo.