Situação financeira complicada ameaça AMPC
Através de requerimento, o vereador Lucas Arruda informou que há tempos o seu gabinete vem recebendo informações sobre "a situação financeira calamitosa" da empresa Águas Minerais Poços de Caldas, que "se encontra em estado delicado, com dívidas e sem Certidão Negativa de Débitos".
Preocupado com a situação por se tratar de uma empresa pública, o vereador está perguntando ao Executivo se a empresa se encontra em situação de insolvência financeira, qual o valor da dívida, quais os credores, se procede a informação de que a empresa não conseguiu uma nova CND, se existe algum plano para resolver a situação ou um plano de modernização da empresa para que ela possa seguir de forma autônoma e superavitária.
Projeto estatutário poderá ser novamente
O segundo projeto que o comando do executivo encaminhou à Câmara Municipal, sobre mudança de regime dos servidores municipais, de celetista para estatutário, pode ser retirado de pauta novamente.
A informação é da presidente do Sindsrv, Marieta Carneiro, que esteve reunida na semana passada, com o presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu, discutindo a questão.
"Na ocasião vivemos toda a angústia que os servidores estão passando com aquele projeto e também os nossos levantamentos e apontamentos das irregularidades", informou a sindicalista.
De acordo com ela, o presidente da Câmara também informou que, em uma análise interna, eles verificaram algumas inconstitucionalidades e algumas irregularidades no projeto, principalmente no Plano de Carreira da prefeitura e do DMAE.
"Eles irão solicitar que o prefeito Sérgio retire o projeto para que ele seja readequado, reformulado e que não apresente nenhum tipo de inconstitucionalidade para tramitar naquela Casa", informou Marieta.
Preocupação com o plano de saúde
A secretária-geral do Sindserv, Fabiana de Salles, afirmou que uma das maiores preocupações dos servidores, que têm chegado ao sindicato, é com relação ao plano de saúde no regime estatutário.
"Apesar do projeto estatutário fazer menção ao SUS como sistema de saúde dos servidores, existe a lei municipal que trata do nosso instituto de assistência médica, o IASM. Essa lei que rege o IASM garante que ele abrange a assistência tanto dos servidores celetistas, quanto estatutários", afirmou Fabiana.
Segundo ela, apesar do IASM estar em uma situação delicada financeiramente, o Sindserv continua acompanhando as condições do instituto para que nenhum servidor sofra prejuízo e para que não fiquem fora do instituto.
Parceria entre a TV Poços e Rede Minas
Fortalecendo a estratégia já adotada pela Rede Minas, de interiorização do conteúdo e integração com as emissoras no Estado, foi assinado ontem, o protocolo de intenções entre a Rede e a TV Poços, o que vai permitir a troca de material.
"Neste momento especial, a gente anuncia esse retorno tão buscado e hoje celebrado, de termos a TV Poços como parceira", anunciou Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, responsável pela emissora pública mineira.
"Essa unificação quer dizer fortalecimento de uma rede que é forte, que é a Rede Minas, e o fortalecimento das emissoras afiliadas e que retransmitem o sinal", afirmou o conselheiro da TV Poços, Ildeu Pereira.
Pela liberdade dos cavalos
A ONG 'Os Animais Importam', de São Paulo, está organizando para o próximo sábado, na área central, um ato público pela liberdade dos cavalos de Poços de Caldas. A Ong, que atua em frentes políticas e jurídicas em defesa dos direitos animais, iniciou a campanha pelo fim das charretes de Poços em junho e já conta com o apoio de dezenas de outros grupos de todo o Brasil.
A organização está com um abaixo assinado pela liberdade dos animais, iniciado em junho, e que já conta com 20 mil assinaturas. A entidade também vai impetrar uma ação civil pública solicitando, liminarmente, a suspensão imediata das carroças e charretes no município.
Destinação dos recursos arrecadados com os Fundos
A "Campanha Destinação" trata-se de um sistema que permite a qualquer cidadão que declara seu Imposto de Renda pelo modelo completo a enviar parte do imposto aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa.
A destinação para estes fundos é uma forma legal de incentivar projetos sociais e culturais, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, as atividades culturais, audiovisuais e desportivas.
Diante do exposto, a vereadora Luzia Martins quer saber do Poder Executivo quais foram os valores destinados aos fundos, quando serão divulgados os editais dos projetos sociais, se serão baseados nas necessidades apresentadas por diagnósticos e se terão levantamentos prévios com as redes de proteção.
Falta de aparelho auditivo
Várias pessoas com perda auditiva e que dependem do SUS para realização de exames e dos aparelhos auditivos, procuraram o vereador Silvio de Assis para reclamar que há mais um ano estão aguardando na fila pelos aparelhos.
"Com o passar do tempo e sem o aparelho, a surdez torna-se ainda mais severa. Há relatos de que na cidade de Pouso Alegre a demora é de no máximo dois meses para que os pacientes que necessitam de aparelhos auditivos pelo SUS sejam contemplados", informou o vereador.
O vereador teve aprovado requerimento na última sessão ordinária da Câmara em que está fazendo vários questionamentos ao Executivo a respeito do assunto.
EM OFF
* Bem ao seu estilo, o prefeito Sérgio Azevedo não se abre nem mesmo com os assessores mais próximos sobre o que pensa em termos de sucessão municipal. Para quem pergunta responde que ainda é cedo para uma decisão sobre o nome que receberá o seu apoio e quando é colocado contra a parede diante do fato de até o momento não contar com nenhum nome com expressão política no grupo, responde sempre que tem “uma carta na manga”, mas não revela e nem dá pistas sobre o nome.
* Mais uma mudança nos meios de comunicação da cidade. O apresentador Paulo Marcelo, responsável pelo Plantão 47, está deixando a TV Plan e segundo especulações, deve retornar para a TV Poços, onde mantinha um programa diário. O apresentador não esconde também a vontade de tentar mais uma vez, se eleger vereador. Pelos corredores da Plan, dizem que existe um certo alivio com a saída do apresentador.
* Como fez a opção por ser feliz (certíssima), Tereza Navarro embarcou de novo em companhia da mãe para mais um giro por países da Europa e não está nem aí para o PL que continua sendo cobiçado pelo vereador Marcelo Heitor, por enquanto filiado ao PSC. Como estamos a mais de um ano da eleição municipal, Tereza quer continuar a ser feliz e pelo visto só vai pensar em candidaturas no início de 2024, isso, claro, se ainda estiver da presidência da legenda em Poços.
* Por falar no Partido Liberal (PL), a Justiça Eleitoral oficializou, nesta terça-feira a nomeação do deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) como novo presidente do partido no estado. Natural de São Tiago, o parlamentar está no quarto mandato na Câmara Federal e assume o posto que antes era ocupado por João Santana, que será presidente de honra da sigla em Minas.
* Uma fonte ligada a administração confidenciou ao blog que o clima não é dos melhores entre alguns secretários e a queixa maior seria pelo fato de a “primeira-ministra” estar querendo mandar mais que o prefeito e até mesmo colocando obstáculos em iniciativas dos colegas em benefício do próprio governo.
* Diante das constantes reclamações em relação à precariedade das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Sindicato dos Servidores Públicos de Poços de Caldas (Sindserv), oficiou o secretário de Saúde Thiago de Paula Mariano para que providências sejam tomadas o quanto antes.
* No oficio a direção do Sindserv relatou que esteve em visita à sede do SAMU, ocasião em que foi constatado que, das oito viaturas, apenas três estavam em uso e mesmo assim, em condições precárias
* A Construtora Etapa foi a vencedora de mais uma concorrência pública para execução de obras de pavimentação asfáltica em vias urbanas do município. Pelos serviços, a empresa irá receber o valor global de R$ 11.072.940,46.
* Enquanto em Poços de Caldas o termalismo continua esquecido, na vizinha Caldas, o Balneário de Pocinhos do Rio Verde foi premiado no XXXVII Congresso Conasems, em Goiânia, na Modalidade Número Um. O congresso é o maior evento de saúde pública da América Latina. Ao lado de assessores, o prefeito Ailton Goulart recebeu o prêmio.
* Uma foto com a vista de cima das obras na Alameda Poços, onde os carrinhos de lanche foram retirados e serão substituídos por quiosques de alvenaria, com todo respeito, mas um erro desta gestão, uma vez que a retirada dos trailers de lanche foi correta porque estavam ali ilegalmente. Só que ao invés de quiosques o correto seria a administração ter revitalizado o espaço, mantendo a área verde como complemento da praça.
* O assunto é o mesmo de sempre, o caos no trânsito tanto na área central, como nas três principais vias de acesso ao centro que a cada dia estão mais congestionadas embora a Secretaria de Defesa Social informe que Poços de Caldas possui sim, um Plano de Mobilidade Urbana (???), só que pelo que se vê na prática, nenhuma medida está sendo tomada para reduzir o problema que fica ainda mais complicado devido aos constantes defeitos nos semáforos, a maior parte, sem sincronia.
* Anteontem, por volta das 15h40m o motorista de uma viatura do SAMU mesmo com as sirenes e pisca alerta ligados, não conseguiu abrir caminho entre outros veículos para atender ao chamado que com certeza era urgente. Para complicar ainda mais a situação, um ônibus de turismo, estacionado em frente a um hotel no centro colaborava para aumentar o problema. E os agentes de trânsito? Ora bolas, esses só estão preocupados em aumentar a arrecadação da prefeitura aplicando multas, ou então servindo como guarda-costas de servidores municipais que insistem em realizar um serviço nos dias úteis que é a pintura de faixas, mesmo que seja na ciclovia da Av. João Pinheiro.
* Pelos lados da Rua Barros Cobra o problema é o de sempre, congestionamentos causados por veículos de maior porte estacionados do lado esquerdo, tomando uma das pistas que já são estreitas por conta do estacionamento dos dois lados da rua. Se fosse proibido estacionar pelo menos do lado direito, isto já ajudaria muito na fluidez do trânsito. No caso do SAMU, a viatura demorou exatos 12 minutos com sirene ligada no máximo e os demais motoristas sem ter como dar passagem, pois a rua estava totalmente congestionada e o trânsito parado.
* Um dia após o governador Romeu Zema (Novo), afirmar que gestões anteriores no Estado cobravam favores para fechar parcerias com a iniciativa privada, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) rebateu o chefe do executivo e disse que o adversário tem uma “obsessão” contra ele, o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Vai fazer uma terapia. Isso deve ter cura, Zema. E vai trabalhar! Cuide de Minas Gerais e pare de atacar gratuitamente seus adversários. Pare de fazer acusações infundadas”, afirmou Fernando Pimentel em vídeo publicado no seu perfil no Instagram.