SindiSrv denuncia excesso de ambulâncias paradas e/ou quebradas (onde está o gato Juninho?)
Desde abril, quando encaminhou ofício à prefeitura, o Sindserv tem questionado o Executivo sobre cinco ambulâncias do Samu quebradas que estão paradas na garagem. "Oficiei a prefeitura para saber porque estas ambulâncias estavam paradas e comprometendo a prestação do serviço e não obtivemos nenhuma resposta", informou a presidente do Sindserv, Marieta Carneiro. Das oito ambulâncias do Samu, cinco estão quebradas, uma delas há mais de três anos.
O secretário de Saúde, Thiago Mariano, informou, na semana passada, que toda a vez que uma ambulância está parada necessitando de peça ou de conserto, uma outra é alugada através de serviço terceirizado.
Falta educação?
A presidente do Sindserv, Marieta Carneiro, confirmou que tem sido constantes os ataques à entidade sindical pelo servidor, professor e vereador Diney Lenon. "A entidade está aberta a críticas, a participações, a sugestões, a manifestações, afinal de contas é uma entidade sindical, é para isto que ele existe", garantiu Marieta. A sindicalista disse que só não consegue entender os ataques, com tanta fúria, com tamanha intenção.
"Não sei se a intenção é aparecer, chamar atenção. Existe alguns princípios que são básicos, principalmente para nós que somos servidores públicos e professores, e acredito que no cargo de vereador, entre eles, a educação. A educação cabe a todos, independente do grau de escolaridade", defendeu a sindicalista.
Poços bombando
O prefeito Sérgio Azevedo esteve ontem no Mirante Santa Rita, onde gravou um vídeo, do encerramento do Festival de Inverno. "O maior Festival de Inverno do Brasil, sem dúvida nenhuma, mais de 150 atrações, em diversos locais e esse é um deles, um local que era abandonado, que foi totalmente reformado", afirmou. Segundo ele, Poços "está bombando em todos os segmentos e está cada vez melhor".
Uso da tubulação no centro
"Aportou no gabinete deste vereador informações a respeito de uma nota no Blog do Polli que discorria sobre a reforma das calçadas na área central. Que da tubulação da rede de internet só passam os cabos de fibra ótica das empresas Oi e Embratel", afirmou o vereador Silvio de Assis no requerimento, aprovado em plenário, em que pede mais informações ao Executivo sobre a questão. No documento, o vereador questiona quantas e quais empresas possuem o direito de utilizar a tubulação na área central; por que só a Oi e a Embratel detêm o direito; se há a previsão de ampliação da concorrência; por que foi negada a autorização para a empresa Vivo cortar parte da rua Junqueira para passar a fibra ótica; quantas empresas foram convidadas a participarem da última licitação e quantas não compareceram.
Notificações na Zona Azul
O estacionamento Zona Azul, cuja concessionária responsável é a EXP Parking, tem sido alvo constante de pedidos de informações dos vereadores. Desta vez o vereador Marcelo Heitor informou que recebeu diversas reclamações de cidadãos referentes aos trabalhos dos monitores da empresa concessionária.
"As reclamações são de que alguns monitores estão notificando os veículos na área central por falta de regularização das vagas e posteriormente jogando essas notificações no lixo. Os munícipes relatam, ainda, que ligaram para a empresa concessionária e fizeram várias reclamações para o setor responsável", afirmou Marcelo, que pediu ao Executivo mais informações a respeito do assunto.
Correções no funcionamento
O vereador Marcelo Heitor é autor de projeto que se encontra em tramitação na Câmara Municipal que trata das notificações, que são colocadas nos veículos, quando o motorista não consegue validar uma ampliação de tempo de estacionamento.
"O veículo tem uma notificação e após esta notificação ela pode gerar uma multa. Eu entendo que esta notificação não poderia ser efetuada e também defendo que a vaga tem que ser colocada na placa, ou seja, o motorista do automóvel está pagando por aquele período que ficará estacionado e não vinculado exatamente ao número da vaga. O motorista fica ali estacionado por 15 minutos, paga uma hora, retira seu veículo, vem outro e a empresa acaba ganhando duas vezes no mesmo local, no mesmo horário e o motorista acaba perdendo isso na sua rotatividade", afirmou Marcelo.
O vereador garantiu que a Câmara Municipal tem trabalhado no sentido de fazer correções no funcionamento da Zona Azul para melhor atender a população.
Prefeito Sérgio falarásobre o projeto de regime estatutário para o servidor público municipal e outros assuntos. Não perca o Hora! www.tvpocos.com.br
EM OFF
* Na defesa que o executivo municipal deve apresentar ao Ministério Público ou até mesmo ao Judiciário (se for o caso) sobre o episódio que envolve a construção da Alameda Poços, com certeza a administração municipal estará alegando que não fez nada contra a lei, até porque a obra conta com aprovação do CONDEPHACT, CODEMA e IEPHA-MG três órgãos cuja principal função é a de zelar pela preservação do patrimônio histórico e artístico e também do meio ambiente. A alegação do executivo está correta uma vez que nada foi feito sem o aval desses órgãos, e até mesmo da Secretaria de Meio Ambiente.
* O que não dá para entender é como o Condephact - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico – o IEPHA – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e próprio Codema deram aval para a referida obra, se ela está sendo feita às margens do Ribeirão da Serra, um rio que passa pela área urbana do município e está protegido por lei federal de preservação permanente, que proibe qualquer tipo de construção numa distância mínima de 15 metros de cada lado do curso d’água.
* Segundo a lei, caso as obras sejam feitas próximas aos cursos d'água naturais, perenes e intermitentes, que são considerados Áreas de Preservação Permanente (APP), a distância permitida pelo Código Florestal (atualizado pela Lei nº 12.727/12) é de 30 metros, para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura. Então, como foi que esses órgãos deram aval para a construção dos quiosques da Alameda Poços se a obra não cumpre o dispositivo legal?
* Além disso, o Ministério Público, na minuta de Ajustamento de Conduta, proposta ao Município cita a Lei Orgânica do Município, que em um dos seus artigos destaca a proibição de se descaracterizar praças ou reservas ecológicas. O Ministério Publico ainda faz referência ao fato de o local estar integrado ao complexo hidrotermal.
* Como a estrutura do Monotrilho foi construída antes da lei, está obra fora desta legislação, mas se fosse hoje também não poderia ser construida naquele local. Aliás, outro bom motivo para o desmanche da estrutura caso a tentativa de reativar o equipamento não de certo. Convenhamos que sem a estrutura do Monotrilho a avenida e a própria área central ganharia muito em termos de visual.
* Nos últimos dias cresceu o nome do vice-prefeito Júlio de Freitas (Tio Júlio), como o mais provável para disputar a sucessão municipal. Está filiado ao União Brasil, parceiro da atual gestão, é bem avaliado pelo seu caráter e compromisso com a seriedade, aprendeu muito nesse período em que esteve ao lado do prefeito Sérgio e ao contrário do vice anterior, é fiel ao chefe.
* Um dos incentivadores do Tio Júlio seria seu primo, o jornalista Wallace Lara, que faz sucesso a mais de vinte anos como um dos principais repórteres da TV Globo e que na adolescência fez dupla com Júlio em jogos de basquete, esporte pelo qual eram apaixonados, tanto que Júlio virou professor da modalidade esportiva.
* Para a vice, os mais cotados até o momento são os nomes de José Benedito Damião, secretário de obras e o vereador Marcelo Heitor. Um nome que também entrou na lista para disputar o cargo é o da pastora Bel, esposa do pastor Paulo, integrantes da Igreja Quadrangular. A pastora Bel é muito admirada e querida, principalmente pelos jovens e faz um bom trabalho na igreja orientando e apontando o melhor caminho para a juventude. Seria, sem dúvida, uma boa vice e o que é ainda melhor, levaria com ela um bom número de eleitores para reforçar o apoio a chapa.
* Hoje tem estreia na TV Plan. No comando do Plantão 47, totalmente reformulado e mais dinâmico, estará Hugo Tupá, que vai substituir Paulo Marcelo. O programa está sob a direção do jornalista Rodrigo Costa que promete mais dinamismo e informação para os telespectadores. O programa começa as sete horas da noite.
* Quem está prometendo agitar os trabalhos da Câmara no fim do recesso e início dos trabalhos no segundo semestre é Delei, conhecido proprietário de uma empresa de segurança que está brigando com a administração municipal e tentando provar que os gestores da atual administração estão sendo conivente com a contratação irregular de uma empresa de segurança, a Fortress, que tem sede em São João da Boa Vista e presta serviço à Prefeitura de poços a quase quatro anos, monitorando unidades de saúde.
* Diz o denunciante que está tudo errado, que a empresa mentiu para a prefeitura afirmando que sua sede está localizada na rua Ouro Preto 186, quando, na verdade, ali funciona a Telseg, uma outra empresa e que o monitoramento pelas câmeras de segurança nos próprios da prefeitura é feito em São João da Boa Vista e não em Poços, como foi exigência da licitação. Delei fala até em pedir a cassação do prefeito Sérgio, do ex-secretário e hoje vereador Flavinho e até do atual responsável pela secretaria de saúde Thiago Mariano.
* Estamos entrando na última semana de julho, mês das férias, sendo justo reconhecer que foi um mês altamente positivo para o turismo e quem lucrou com isso foram os segmentos ligados ao setor e a cidade como um todo. Vale reconhecer também que a administração municipal colaborou muito com esse sucesso, primeiro na privatização dos pontos de passeio e também pelas atrações inseridas na programação do Festival de Inverno, evento que precisa ser mantido e aperfeiçoado com as mesmas características, seja quem for o próximo prefeito.
* Está chegando ao fim o prazo final dado pelo executivo municipal para que sejam retirados os trailers de lanche instalados (irregularmente), na Praça D. Pedro II, ou Praça dos Macacos, como é mais conhecida. Após o imbróglio criado com a tal Alameda Poços, o melhor a fazer naquele local é simplesmente revitalizar o espaço, devolvendo as características originais da praça. Essa de inventar locais de alimentação em área pública com quiosques de alvenaria, como já vimos, não dá certo.
* Desprestigiado e jogado ao mar pelo próprio prefeito, Celso Donato tenta se reerguer e quem sabe demonstrar força até mesmo para poder continuar à frente de uma secretaria na próxima gestão, caso seja eleito um prefeito aliado ao grupo. O grande obstáculo para ressurgir das cinzas está no fato de continuar enrolado na prestação de contas da sua desastrada candidatura a deputado federal, um problema que ainda não conseguiu resolver.
* Caso o governo municipal aceite as condições imposta pelo TAC proposto pelo Ministério Público como solução para as obras da Alameda Poços, um novo projeto terá que ser elaborado e aprovado pelos órgãos que fiscalizam o patrimônio histórico e meio ambiente. Só para ter uma ideia, a aprovação do IEPHA-MG demorou três anos. Como o prazo estipulado pelo MP é de trinta dias, vai ser difícil cumprir a exigência neste curto prazo.
* Como o prefeito agendou entrevistas em alguns órgãos de comunicação nesta segunda-feira, para falar sobre o regime estatutário e esclarecer algumas dúvidas que foram colocadas pela presidente do sindicato, Marieta Carneiro, o assunto referente a Alameda Poços também deve ser abordado, se bem que o chefe do executivo talvez não se manifeste sobre o assunto pelo fato de o TAC estar em estudo na sua assessoria.
* No diário oficial do Município, edição desta segunda-feira, está publicada a Portaria de número 4.656, onde o comando do executivo exonera, a pedido. O sr. André Felipe de Souza, do cargo de Coordenador da Divisão de Medicina na UPA.