pc_geral.jpg

 O município de Poços de Caldas terá mais um cartório para registrar seus imóveis

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou em uma minuta de resolução na última quinta-feira a aprovação para que Poços de Caldas conte com dois novos Cartórios para Registros de Imóveis. Com isso, o atual Ofício do Registro de Imóveis de Poços de Caldas que se encontra vago, passará a ter a denominação de '1º Ofício de Registro de Imóveis' e outros dois Ofícios serão instalados. A instalação dos novos cartórios era uma luta antiga do Deputado Estadual Mauro Tramonte, que desde 2018 estava em busca da conquista para o município.

Tramonte se reuniu várias vezes com representantes do TJMG e teve um apoio fundamental da OAB, através do ex-presidente da OAB de Poços de Caldas, Dr. Otacílio Andreatta Lemos. Efetivada a instalação de que trata o artigo 1º. Desta resolução o Ofício do Registro de Imóveis da sede da Comarca de Poços de Caldas que se encontra vago, passa a ter as circunscrições geográficas constantes em anexos da Resolução.

Sindserv não vai aceitar retirada de direitos

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais esteve reunida, ontem a tarde, com os vereadores e a assessoria jurídica, na Câmara Municipal, para discutir os três projetos que foram apresentados pelo Executivo e que podem trazer riscos à categoria.

Na ocasião, o sindicato informou que não vai aceitar a retirada de direitos dos servidores municipais.

Segundo a secretária geral do Sindserv, Fabiana de Salles, a entidade fez um estudo completo dos projetos que estão sendo analisados na Câmara Municipal e que a partir da próxima segunda-feira o sindicato irá divulgar vídeos para informar os servidores desses riscos e mostrar os estudos feitos para que todos possam ter ciência do que o sindicato está fazendo e de como está o andamento desses projetos.

Reconfigurando o projeto

O vereador Diney Lenon afirmou que o projeto do executivo que estabelece o regime estatutário, de cara, é onde o prefeito pretende diminuir os gastos com a folha de pagamento. "Como sempre a direita quer fazer economia no ombro do trabalhador, retirando dos servidores que virão pelo concurso o direito do Fundo de Garantia, por exemplo. Há quem diga que acrescenta o ATS, Adicional de Tempo de Serviço, que é um benefício, mas que se comparado com o FGTS, mesmo assim é um prejuízo para os trabalhadores", disse o vereador.

Segundo ele, trata-se de um projeto sem diálogo, sem ouvir a categoria e sem a participação dos principais interessados.

"Isso é uma marca dessa administração, que não ouve a população, que não ouve os servidores, que toma decisões dentro do seu castelo, de quatro paredes no conforto do ar condicionado e estamos aqui para barrar este projeto", garantiu o vereador, lembrando que o projeto anterior foi retirado e que o novo projeto deu entrada em regime de urgência, o que significa que terá que ser votado nos próximos 45 dias.

Como terça-feira foi a última reunião do Legislativo, que entrou em recesso, Diney informou que no retornou acredita que as comissões estarão analisando a nova proposta. "Nesta análise vamos apresentar emendas, propostas para poder reconfigurar este projeto, no sentido de que não seja prejudicial para os servidores. A mobilização é permanente, participe do grupo da CLT do Estatutário que está bombando, um grupo de servidores e se mobilize, porque a classe tem que estar organizada para fazer frente a este atentado contra os nossos direitos", afirmou o vereador.

   EM OFF   

* Apesar de algumas especulações, ainda é cedo para falar em nomes para a disputa de cargos majoritários na eleição municipal de 2024. A própria pesquisa encomendada por comerciantes da área central indica uma aprovação de 7,6% do governo comandado pelo prefeito Sérgio Azevedo e ele está fora do páreo, impedido de se candidatar para um terceiro mandato. A eleição de deputado mostrou também que o prefeito não consegue transferir votos para o seu candidato que pagou enorme vexame nas urnas.

* Trocando em miúdos, isso significa que a disputa está aberta, sem nenhum favorito e que aquele que souber transmitir para a população uma boa proposta de governo e souber desenvolver uma campanha propositiva, que convença os eleitores será o vencedor. Nenhum dos atuais vereadores, bem como secretários municipais e até mesmo ex-prefeitos aparecem na pesquisa neste momento, lembrados pelos eleitores com chance de vitória. A pergunta é a mesma de sempre: se aquele que está aí não pode e não está indo bem, quem vamos colocar no seu lugar?

* Na entrevista para a jornalista Amanda Negrini, na TVP, o prefeito garantiu que foi um trabalho árduo, que a equipe trabalhou muito, foram escolhidos os melhores para as suas áreas, independente de política. "Nunca levei política em primeiro lugar, sempre botei a questão técnica e isso nos permitiu, em tempo rápido até, em 4, 5 anos, recuperar a capacidade da prefeitura, haja vista que por onde se anda, olhar ao redor e ver que Poços está muito melhor", afirmou Sérgio.

* Sobre o fato de que obras de infraestrutura não rendem votos, o chefe do executivo afirmou que não pensa assim “acho que temos que fazer esta infraestrutura e estamos trocando várias tubulações, inclusive algumas que estão estourando estamos substituindo, vamos fazer agora a Ubirajara Machado de Moraes, já fizemos uma grande área e vamos trocar 100% até o final deste ano", garantiu, lembrando que este trabalho também foi realizado na Monsenhor Alderigi.

kneta

* Poços perdeu ontem à noite, uma das vozes mais lindas que o rádio já teve, Paulo César de Paiva, ou Paulinho Kaneta como era conhecido. Passou pelas rádios Cultura, Rádio Cidade e estava na Libertas quando acabou se afastando por problemas de saúde. Foi vereador também.

* Qual é o problema de sua rua ou do seu bairro? O questionamento está sendo feito pelo presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu, que divulgou vídeo informando que dede o início do seu mandato tem percorrido bairros e verificado as demandas junto aos moradores e cobrando da prefeitura as melhorias necessárias. "Por isso, se você tem um problema na sua rua ou no seu bairro deixa uma mensagem ou nos chame no WhatsApp para que a gente possa fazer uma visita para você

* Durante a visita que fez as obras do futuro Centro Administrativo, o prefeito Sérgio Azevedo disse acreditar que até dezembro as obras estarão bem adiantas para começar as mudanças das secretarias para o prédio. "Todas as secretarias vão estar no mesmo lugar trazendo eficiência, economia, mas, sobretudo, melhor atendimento para você que procura a prefeitura para alguma coisa que precisa e aqui você vai resolver tudo. Ninguém vai sair daqui sem ter o seu problema resolvido", garantiu ele.