Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

Distrito Industrial pc

Municipalização do Distrito Industrial

O analista de administração da Codemge, Saulo M. Teodoro de Souza, encaminhou ofício à Câmara Municipal ponderando que o pedido de autorização da Câmara de apreciar em plenário o convênio de municipalização do Distrito Industrial se dá para que haja manifestação prévia e expressa de conhecimento e concordância do Poder Legislativo, na função fiscalizadora e controladora do ato a ser praticado pelo executivo.

"Se o que se faz é autorizar algo, que segundo a própria assessoria jurídica da Câmara diz que já é autorizado pela Constituição, não há inconstitucionalidade nessa autorização. Na verdade, trata-se de um ato de cautela do Poder Legislativo na fiscalização de ato do executivo", ressaltou.

Nesse sentido, a Codemge enalteceu a importância do Poder Legislativo nesse ato e manifestou que o respaldo da Câmara trará maior conforto e segurança para a celebração do convênio, tanto para a Codemge, como para o executivo. Saulo informou que, contudo, é necessária lei autorizando o município a receber doação, com encargo e lei de remissão/isenção de tributos.

Atos obscenos em banheiro público

O vereador Marcelo Heitor está solicitando informações sobre a segurança nos banheiros públicos do município e quais as medidas tomadas em relação aos atos obscenos ocorridos no banheiro do Parque José Affonso Junqueira.

"No requerimento questiono se a prefeitura teve acesso a este vídeo e as suas informações. Se está tendo algum monitoramento ali na praça", informou o vereador.

Marcelo disse que o banheiro é frequentado por pessoas de várias idades e o ato obsceno registrado fere o Código Penal, artigo 233.

"É preciso ser apurado e que os envolvidos possam ser responsabilizados. Aproveito para condenar o ato dentro do espaço público. A preferência de cada um é respeitada, cada um faça o que quiser dentro de quatro paredes, mas não dentro de um espaço público, onde senhores e crianças podem estar frequentando", defendeu.

Convocação da secretária de Educação

Os vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz estão solicitando a convocação da secretária de Educação, professora Maria Helena Braga, para esclarecer sobre assuntos como vagas nas creches, falta de professores, ampliação do ensino em tempo integral, ampliação e reforma de unidade escolas. "Mil crianças fora das creches e os pais ficam com dificuldade na questão de trabalho e família. Falta de professores em todas as escolas. Há relatos de alunos tendo que ficar sozinhos dentro de salas de aulas e outros profissionais tendo que se realocar para ficar com eles. Ampliação do ensino integral com os PMJs funcionando de forma bastante deficitária e não enxergamos a prefeitura trabalhando para tratar disso", afirmou o vereador Lucas.

Já sobre a ampliação e reforma de algumas unidades escolares, o vereador afirmou que estão ocorrendo a passos lentos e com as crianças dentro das creches.

Alô saúde: secretaria já atendeu mais de dois mil pacientes

alo

O setor Alô Saúde – canal de comunicação entre a saúde e a população que foi lançado em maio deste ano, já atendeu ao todo 2.147 pacientes.

O programa foi criado para receber elogios, sugestões, reclamações e tirar dúvidas sobre procedimentos da população.

Entre as especialidades que tiveram mais procura por informações foi a de neurologia (229) e de oftalmologia (127). A procura por cirurgias também foi grande, atingindo a marca de 328 demandas atendidas.

O setor procura atender de maneira empática, acolhedora e humanizada, mesmo quando não é possível realizar o agendamento da consulta devido ao fluxo dos encaminhamentos. Os servidores se colocam à disposição dos pacientes para ajudar.

Já no setor de Ouvidoria da Saúde, foram atendidas presencialmente 244 pessoas.

O número de telefone e WhatsApp (35) 3114-8127 estão disponíveis para a população de segunda a sexta, das 08h às 18h.

A Ouvidoria da Saúde. As pessoas podem entrar em contato pelo Whatsapp: (35) 3114-8127 ou pelos telefones 0800 283 0324 ou (35) 3697 – 5929.

   EM OFF   

* No tête-à-tête que ocorreu entre o prefeito Sérgio Azevedo e Tiago Cavelagna, presidente do União Brasil, ele fez um alerta ao chefe do executivo sobre a possibilidade de o grupo ser derrotado na escolha do sucessor, caso insista com nomes sem potencial de votos e até citou como exemplo, o atual secretário de saúde e o próprio presidente da Câmara, Douglas Dofu. com a ressalva de que Dofu não pretende ser candidato.

* Quem acompanha os bastidores da politica local já deve ter notado que o União Brasil vem se fortalecendo e não pretende continuar como vaquinha de presépio, dizendo sempre amém ao que pensa o chefe do executivo.  Cavelagna afirmou que prefere ser realista para mais tarde não ser chamado de traidor. A conversa foi dura, segundo informações.

* O União Brasil também teria dado um prazo para que o vice-prefeito, Júlio de Freitas, decida se aceita ou não ser o candidato, mas ao que parece, “Tio Júlio”, como o vice é conhecido, não está disposto a enfrentar o desafio. Nesse caso quem pode sair como o salvador da pátria, contentando tanto um lado como o outro é o secretário de obras, José Damião, que é filiado ao PSDB, amigo pessoal de Sérgio Azevedo e tem bom trânsito com o pessoal do União Brasil.

* Por outro lado, não foi à toa que o deputado Rodrigo Lopes, mesmo sem contar com a simpatia do prefeito Sérgio, fincou bandeira na cidade através do vereador Douglas Dofu, presidente da Câmara e também de Diva Funchal, sua assessora parlamentar e ex-diretora de fomento à indústria, cargo que ocupava na SEDET.

* Um dos fatores que pesa na aliança do PSDB de Sérgio Azevedo, com o União Brasil está no fato de que o chefe do executivo já fechou acordo com o deputado Mauro Tramonte, do Republicanos, ao passo que o União Brasil está com o deputado Rodrigo Lopes, que por sua vez, é adversário na politica andradense, do ex-deputado Carlos Mosconi.

* Mais um poços-caldense de coração que vai brilhar na TV Globo. Depois de Wallace Lara, considerado um dos principais repórteres da emissora, agora é a vez do seu filho, Rafael Lara, que está deixando a CBN São Paulo, para trabalhar na TV Anhanguera, emissora afiliada da Globo em Goiás e já chega como repórter não só do noticiário local, mas também com entradas na rede.

* Em 2017, a Câmara Municipal de Poços de Caldas solicitou e obteve autorização para retransmitir a emissora de televisão da Câmara dos Deputados e incluir na programação também programas e transmissões do próprio legislativo municipal. Agora a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados acaba de encaminhar ofício a presidência da Cãmara, dando prazo para que a presidência se manifeste até o final deste ano sobre o assunto.

* Caso seja de interesse da Câmara, a outorga que já foi concedida, poderá entrar no ar com a TV Câmara, retransmitindo os sinais e programas tanto da Câmara Federal como da Assembleia Legislativa e principalmente do Poder Legislativo Municipal, em sinal aberto e totalmente gratuito. Caso a mesa diretora aceite o convite terá prazo de um ano para adquirir os equipamentos e entrar em operação. Quem assina o ofício é o deputado Gilmer Tatto, Secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados.

* Condenado a pena de três meses de detenção em processo movido contra ele por Celso Donato, que o acusa de calúnia e difamação, o vereador Diney Lenon conseguiu se sobressair também em toda a região sul-mineira. Sua condenação foi destaque no jornal da EPTV e também no G1.

* Tendo relatos que o ponto turístico Relógio Floral está sem funcionar há meses e que o suporte colocado ali para os turistas tirarem fotos também foi retirado, o vereador Silvio Assis quer saber se a Secretaria de Turismo tem conhecimento do fato, se existe uma previsão para que o problema seja resolvido. sanados?