Zema pisa na bola e quem sofre as consequências deste calote é a população
O secretário de Saúde, Thiago Mariano, afirmou que neste ano está ocorrendo uma dificuldade a mais, porque até o momento o Governo do Estado está represando os repasses financeiros para a área. "O Zema vinha colocando em ordem, pagando as contas, mas, infelizmente, esse ano a gente está sofrendo muito. Só neste ano, sem contar a dívida do passado, estamos com R$ 21 milhões de atraso nos repasses do Estado para o sistema de saúde em Poços", disse o secretário.
Segundo ele, isto vai deixando a situação muito difícil. "Esses dias mesmo a Santa Casa anunciou que se não recebesse iria parar as cirurgias. Nós corremos, conseguimos dinheiro de um lado, mandar para o outro para resolver esta situação momentânea de uma dívida do governo do Estado. Estamos fazendo todo o possível, buscando recursos, fazendo as manobras internas que são possíveis e que a lei permite para poder manter o sistema de saúde funcionando", declarou Thiago em entrevista ao programa Café Interativo, da Sulminastv.
Justiça garante direito ao vale-alimentação para servidora aposentada
O juiz da 2ª Vara da Justiça do Trabalho em Poços de Caldas determinou, através de sentença, que a Prefeitura continue fornecendo o vale-alimentação para uma trabalhadora aposentada, que teve esse benefício suspenso após a rescisão do contrato com a Prefeitura. A decisão foi publicada nesta segunda-feira. O Município havia alegado que uma nova lei municipal excluía os aposentados do benefício do vale-alimentação.
No entanto, o juiz decidiu que essa mudança na lei não poderia afetar os direitos adquiridos dos antigos trabalhadores, conforme garantido pela Constituição Federal e pela CLT.
Assim, após a fase de recursos do processo, a prefeitura deverá manter o pagamento do vale-alimentação para a trabalhadora aposentada, além de pagar as parcelas que já estavam vencidas e as que venceriam até que a mudança fosse implementada administrativamente. Desta decisão cabe recurso pelo município. O caso dessa servidora não é isolado, e por isso, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais já tomou as medidas judiciais para questionamento da retirada desse direito aos aposentados, visando garantir o direito ao vale-alimentação conforme legislação municipal vigente à época dos contratos para todos servidores aposentados da Prefeitura, do Departamento Municipal de Água Esgoto e das autarquias municipais.
Mais concursos
A secretária de Administração, Ana Alice de Souza, informou que a prefeitura vai realizar outros concursos em 2024, entre eles para Guarda Municipal, mas que não dará tempo para os aprovados serem chamados para ingressarem na prefeitura este ano. "Vamos deixar o edital pronto e dentro de alguns dias será colocado para divulgação. Esse concurso para a GM é mais demorado, com mais etapas a serem cumpridas, mas quem está esperando deve ir se preparando, porque é um concurso que atrairá muitos candidatos", disse ela.
Homologação
Ana Alice informou que os candidatos aprovados no concurso realizado no último fim de semana só poderão ser chamados para ocuparem as vagas após a homologação do concurso. "Assim que sair a classificação final, que esperamos seja até 15 de junho ou, no mais tardar, no final de junho, estaremos convocando para o número de vagas divulgado", informou a secretária. "Quem não concordou com alguma pergunta pode entrar com recurso até o dia 25. Amanhã. Agora vamos cumprindo as etapas. A classificação final sairá mesmo no mês de junho", informou a secretária.
EM OFF
* Sem dúvida, a falta de habilidade política do prefeito Sérgio Azevedo é a principal causa do racha que está acontecendo no grupo que comanda hoje o executivo municipal. Após a tentativa frustrada de filiar Paulo Ney no União Brasil, o chefe do executivo cometeu outro erro que foi anunciar o vereador Marcelo Heitor, do PL como seu candidato a vice.
* No episódio do União Brasil, Sérgio “esqueceu” de combinar antes com seu padrinho político Carlos Mosconi, avisando que iria filiar o pré-candidato Paulo Ney na legenda do deputado Rodrigo Lopes, desafeto de Mosconi na política andradense. No caso de Marcelo Heitor, anunciou seu nome como sendo candidato a vice, sem antes ter consultado o vereador para saber se ele aceitaria a candidatura.
* De quebra Sérgio ainda iludiu a vereadora Regina Cioffi (PP), prometendo o tempo todo que ela faria parte da chapa que vai disputar o comando da prefeitura. O resultado desta sequência de erros aí está, o grupo rachou, o União Brasil não vai caminhar com o grupo do prefeito e ainda temos a saída do grupo da vereadora Regina, que anunciou ser pré-candidata a prefeita.
* Quem está adorando o racha no grupo da situação são os concorrentes Ulisses Guimarães (MDB) e Eloisio Lourenço (PSB) que disputam agora a adesão do União Brasil que tudo indica caminhará com Marcelo Heitor, do PL e não mais com Ulisses nem Eloisio.
* Embora os dois estejam rindo à toa com o racha no grupo da situação, a entrada de Marcelo Heitor na disputa não será nada boa para os seus adversários. Isto porque a tendência é que Marcelo conquiste os votos da direita, que sabemos, é maioria no eleitorado poços-caldense. Além disso Marcelo terá durante a campanha a presença de figuras de projeção no partido, entre elas os deputados Nikolas Ferreira e Bruno Engler e quem sabe até o ex-presidente Jair Bolsonaro.
* Imaginem durante a campanha o deputado Nikolas Ferreira vindo a Poços para pedir votos ao Marcelo Heitor e discursar utilizando os mesmos argumentos que utilizou na sua fala de domingo, no Rio, em apoio a Jair Bolsonaro, tipo “esta cidade precisa de homens com testosterona. É isso que essa cidade precisa. E eu tenho certeza que é o que o nosso candidato representa”. Então...
* Antes de gravar e postar o vídeo em que anunciava a sua candidatura a prefeito, Marcelo Heitor comunicou ao prefeito a sua decisão. Foi aí que o alcaide ligou para Carlos Mosconi solicitando que ele entrasse em contato com Domingos Sávio, presidente do PL em Minas. Não se sabe se o ex-deputado ligou, mas a verdade é que o anúncio feito por Marcelo, segundo ele, tinha o apoio da direção estadual do PL.
* O PSD de Gilberto Kassab se tornou o partido com mais prefeitos em todo o país, segundo matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo. Por aqui, graças a burrice (o termo é este mesmo), do deputado estadual Kássio Soares, presidente do PSD em Minas, a legenda simplesmente desapareceu por insistência do nobre deputado em manter o PSD nas mãos do prefeito Sérgio. Kássio não quis ouvir os alertas feito pelos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz (Rede) e nem mesmo do ex-prefeito Geraldo Thadeu, além do empresário Silvio José Ferreira. Pura burrice.
* Essa é exclusiva para o blog. “Com o fiasco desses candidatos a prefeito, vou sair mesmo é candidato a vereador pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional), do meu amigo Thiago Biagioni. Quem disse isso? Rovilson Pimentel, o famoso “Canjiquinha”.
* “Conversa boa com amigos queridos”, legenda desta foto publicada ontem pelo vereador e pré-candidato a prefeito Marcelo Heitor (PL). Na foto o presidente do União Brasil, Thiago Cavelagna e o pastor Paulo, da Igreja Quadrangular, entre outros, em mais uma sinalização de que o PL deve mesmo fechar parceria com o União Brasil, tendo possivelmente Cavelagna como candidato a vice-prefeito.
* O projeto do Executivo visando diminuir a fila de espera para vagas em creches, através de parceria com instituições, não obteve sucesso. A Secretaria Municipal de Educação informou que apenas duas instituições atenderam o chamamento público, mas que nenhuma delas foi aprovada. "As organizações da sociedade civil concorreram às 1.019 vagas por região de acordo com a escala publicada no edital, send0o que a instituição deveria apresentar qual o quantitativo conseguiria atender, no entanto, como nenhuma delas foi aprovada, não houve convênio aprovado", informou a Secretaria.
* O vereador Douglas Souza (União), presidente da Câmara Municipal será o entrevistado desta quarta-feira no programa Café Interativo, da Sulminastv. A expectativa é que o vereador e um dos líderes do União Brasil, fale a respeito de como andam as negociações do partido com o PL, do vereador Marcelo Heitor, inclusive se o seu partido vai mesmo indicar o candidato a vice.