Marcelo Heitor confirma pré-candidatura a prefeito
Em vídeo divulgado ontem, no início da noite, o vereador Marcelo Heitor se lançou pré-candidato a prefeito pelo PL, confirmando uma posição já definida, antes mesmo de ter o seu nome anunciado pelo prefeito Sérgio Azevedo, como candidato a vice de Paulo Ney (PSDB). Ele reconheceu que Poços de Caldas avançou nos últimos anos, inclusive com a participação da Câmara Municipal, porém afirmou que por onde tem andado e nas conversas que tem tido com as pessoas, sentiu a necessidade de melhorias nas áreas de saúde, segurança pública, educação e na geração de emprego. "Diante disso sei que posso contribuir ainda mais por Poços de Caldas e gostaria de compartilhar com todos vocês a minha pré-candidatura à prefeitura de Poços de Caldas. Seguirei no mesmo propósito de servir as pessoas, sempre com seriedade, compromisso, respeito e diálogo", garantiu Marcelo.
De acordo com ele, encara esse novo desafio com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento contínuo de Poços, mantendo os valores que sempre nortearam a sua trajetória.
Auto Viação Circulare fica em 1º lugar em avaliação feita pela Danone
A Auto Viação Circulare conquistou a primeira colocação em Avaliação de Performance dos Fornecedores, realizada pela Danone, durante a prestação de serviços para a empresa no primeiro semestre de 2023.A aferição foi realizada pelas áreas de Compras, Engenharia e Segurança, utilizando a ferramenta denominada Supplier Perfomance Avaluation (SPA), analisando 4 pilares: desempenho técnico, comercial/contratual, saúde financeira e segurança. Segundo o gerente de fretamento e turismo, Pedro Alves Fernandes, o reconhecimento da Danone é um orgulho e uma grande responsabilidade. “A equipe da Auto Viação Circulare recebe essa distinção com muito orgulho e agradecemos muito a Danone pelo reconhecimento. Ao mesmo tempo, cresce a nossa responsabilidade em continuar mantendo e até melhorando a nossa prestação de serviços”.
Desenvolvimento na zona sul
O prefeito Sérgio Azevedo esteve no Jardim Esperança III, na zona sul, para mostrar as 750 unidades habitacionais construídas em seu governo, direcionadas para pessoas de baixa renda, que há muito tempo estavam na fila de espera, alguns há mais de 30 anos. Segundo o prefeito recentemente a região recebeu uma área de lazer com grama sintética. "Estes terrenos vagos estão à venda para os comerciantes instalarem o seu comércio, ao lado do consumidor. É uma grande oportunidade para que a iniciativa privada possa adquirir esses terrenos do poder público", afirmou o prefeito. Ele mostrou ainda a creche que está sendo construída, ao lado das unidades habitacionais. "Uma creche construída com contrapartida da iniciativa privada. Não tem nenhum investimento público ali é só a contrapartida de empresa pelas obras que está fazendo na entrada do bairro Tiradentes", enfatizou Sérgio.
Secretário da Saúde garante que convênio é legal
O secretário de Saúde, Thiago Mariano, garantiu que fica tranquilo em falar sobre o convênio com a Santa Casa de Salto de Pirapora, porque foi feito de maneira legal. "Não saiu só da minha cabeça, foi feito com todos os diretores da saúde envolvidos, passou pela Secretaria de Governo, teve parecer jurídico da nossa Controladoria, enfim, é um convênio que segue todos os trâmites e leis", afirmou em entrevista ao Café Interativo, da Sulminastv. De acordo com ele, foi escolhido este modelo e não o modelo convencional que vinha sendo feitos de contratação das empresas de saúde, porque é o modelo mais utilizado no país de convênio com as OSC - Organização de Sociedade Civil - já que dá liberdade para a gestão e flexibilidade para o gestor", garantiu o secretário. Ele explicou que por este convênio têmos empresas contratadas, se faz reformas nas unidades de saúde e aluga-se equipamentos de saúde como mamógrafos, raio x e ultrassons.
"Este convênio vem em um momento em que os contratos antigos prestavam serviço de forma mercantilista. O que é isso? É uma empresa comercial que está aqui para vender o serviço de saúde médica e ganhar dinheiro. Mudamos para este sistema de OSC que é de parceria de convênio com uma instituição, de mais de 70 anos. Esse convênio não é lucrativo, nem a prefeitura tem ganho financeiro e nem a Santa Casa de Salto. Ele mudou a história da saúde pública rapidamente. A gente colocou médicos em todas as especialidades, fez as reformas necessárias nas unidades de saúde e vamos caminhando de forma muito tranquila para terminar o primeiro ano desse convênio", afirmou.
Escolha da OSC
Questionado do porquê a escolha da OSC Santa Casa do Salto de Pirapora, se tinha amigos, contatos, se alguém indicou, o secretário de saúde garantiu que não conhece ninguém de lá e que nunca esteve naquele município. "É uma cidade pequena a gente sabe que tem uns 45 mil habitantes, mas que recebeu um e-mail da Santa Casa de Pirapora oferecendo este serviço. A secretaria foi procurada, a gente recebeu um convite oferecendo este serviço e tudo isso foi anexado ao processo do convênio", informou. No referido e-mail, segundo Thiago, havia informações de que a Santa Casa de Salto de Pirapora fornecia este tipo de serviço a outros municípios, com bastante sucesso. O e-mail, segundo o secretário, chegou em um momento em que os contratos estavam sendo questionados pela CPI da Saúde, da Câmara, e por isso que se resolveu mudar completamente o modelo de negócio.
EM OFF
* “Fogo no parquinho”, esta foi a frase mais ouvida ontem à noite, após o vereador Marcelo Heitor (PL), que estava sendo anunciado como pré-candidato a vice de Paulo Ney (PSDB), anunciar em vídeo, que mantém a sua pré-candidatura a prefeito e não será candidato a vice.
* O vídeo movimentou os bastidores da política sulfurosa e se apresenta como mais um duro golpe no grupo da situação, liderado por Sérgio Azevedo e Carlos Mosconi. A bem da verdade, depois que o prefeito anunciou Marcelo como candidato a vice, não se ouviu nenhuma fala do vereador afirmando que aceitava o convite. Marcelo se manteve em silêncio, esperando o momento certo para dar a resposta ao chefe do executivo.
* Assim que o vídeo foi publicado nas redes sociais, o nome do secretário de obras José Benedito Damião, foi o mais citado como provável candidato a vice de Paulo Ney, por sinal, formando uma chapa pura, com dois secretários, o que já seria um antigo desejo do prefeito Sérgio.
* Marcelo informou que antes de gravar o vídeo, oficializando mais uma vez a sua pré-candidatura a prefeito, obteve o aval da direção estadual do PL, assim como da direção nacional. A afirmação contraria o que teria sido dito pelo presidente do PL em Minas, ex-deputado Domingos Sávio.
* Durante jantar oferecido ao presidente do PL, na residência de Miguel Severini, onde estiveram presentes Leonardo Severini, presidente da ABAD, mais a dupla do PSDB Sérgio Azevedo e Carlos Mosconi, Domingos Sávio foi categórico em afirmar que em Poços, nas eleições municipais, o partido estará aliado ao grupo da situação. Foi neste mesmo jantar que o presidente regional do PL, atendendo a pedido do prefeito, proibiu Marcelo Heitor, de no evento do partido, agendado para o dia seguinte, lançar a sua pré-candidatura a prefeito. Marcelo seguiu a recomendação, porém, durante o evento, na entrevista que concedeu ao repórter Rodrigo Lopes, da Jovem Pan, se declarou candidato a chefia do executivo
* A informação sobre o fato de Marcelo Heitor (PL) manter a sua pré-candidatura a prefeito, despertou curiosidade em saber qual legenda indicará o seu vice. Em primeiro lugar estaria o União Brasil, presidido por Tiago Cavelagna, que já teria conversado antes com o próprio Marcelo. Outra opção seria a vereadora Regina Cioffi que também deixou de fazer parte do grupo da situação. Marcelo disse que está aberto a conversas com todos os partidos.
* Em reportagem publicada na edição desta segunda-feira, o jornal O Globo focou as chamadas emendas Pix que viraram moda até mesmo entre deputados de várias assembleias legislativas estaduais. Em Minas Gerais, o jornal informou que as “emendas Pix” do ano passado na Assembleia mineira, ilustra bem o privilégio que deputados dão aos seus redutos políticos. Ao todo, mais de R$ 400 milhões foram pagos nessa modalidade. Pelo menos por aqui, não consta que a prefeitura tenha recebido nenhum recurso desse tipo, que é repassado diretamente para as prefeituras.
* Segundo a colunista Bertha Maakaroun, do jornal Estado de Minas, caso Mauro Tramonte confirme a sua candidatura a prefeito de Belo Horizonte, na bolsa de apostas, o deputado do Republicanos Mauro Tramonte tem lugar garantido no segundo turno da eleição. A outra vaga será disputada por Gabriel Azevedo (MDB), presidente da Câmara Municipal; deputada estadual Bella Gonçalves (Psol); Luísa Barreto (Novo), secretária de Estado de Planejamento e Gestão; Paulo Brant (PSB), ex-vice-governador e Fuad, atual prefeito.