Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

0awb

Dra. Regina e Kleber pedem maior controle de velocidade na perigosa avenida Wenceslau Braz. 

Os vereadores Regina Cioffi e Kleber Silva apresentaram Moção de Apelo ao prefeito, na sessão ordinária de ontem, para que sejam implantados radares para controle de velocidade em toda a extensão da avenida Wenceslau Braz. Na justificativa, os vereadores lembraram que quando era de responsabilidade do DNIT foram encaminhadas inúmeras moções, requerimentos e indicações pelos parlamentares para que providências fossem tomadas nesse sentido, mas nada foi realizado. Agora, após um ano da municipalização da avenida, alguns intervenções ocorreram como melhoria de sinalização, revitalização da pintura, retirada de placas caídas e reinstalação de placas de velocidade. "Infelizmente, naquela via, houve muitos acidentes, alguns com apenas danos materiais, mas também outros gravíssimos com óbitos", afirmaram os vereadores.

Destinação da CFEM

Através de projeto de lei, os vereadores Douglas Dofu e Regina Cioffi estão propondo que os recursos arrecadados com a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) sejam destinados para as áreas de saúde e educação no município.

Pela proposta, 75% da arrecadação irão para a educação pública, sendo reservado desse percentual 25% para aplicação em educação ambiental, diversificação econômica e desenvolvimento científico e tecnológico, enquanto que os outros 25% serão para saúde pública.

O projeto seguiu para as comissões e está em análise na Câmara.

Incentivo aos cinemas

Já o vereador Flávio Togni de Lima e Silva apresentou projeto propondo que o município disponha de incentivos fiscais, mediante contrapartidas socioculturais, aos cinemas que funcionem em imóveis cujo acesso seja por logradouro público ou em espaços semipúblicos de circulação em galerias.

De acordo com o projeto, que seguiu para as comissões, somente serão beneficiados pela lei os cinemas com exibições de obras cinematográficas que atendam todas as faixas etárias em sua programação normal e será vedada a concessão das isenções aos cinemas que funcionam em shopping centers.

Os beneficiados com a lei terão como contrapartida oferecer, a título gratuito, cota mensal de ingressos de cinema, na forma regulamentada pelo executivo, em valor, no mínimo, 10% superior àquele correspondente à isenção fiscal, além de realizar atividades educativas e culturais visando à formação de público.

A distribuição dos ingressos deverá beneficiar principalmente jovens e idosos de baixa renda e de regiões desprovidas de recursos e equipamentos culturais, alunos de escolas públicas municipais, professores da rede pública municipal de ensino e beneficiários de programas sociais do município.

   EM OFF   

* O presidente do MDB em Minas Gerais, deputado federal Newton Cardoso Júnior, anunciou ontem nas redes sociais que está reassumindo o mandato após quatro meses de afastamento, período em que foi foi substituído pelo suplente Ulisses Guimarães Borges. Com isso Ulisses, que é pré-candidato a prefeito em Poços, terá que se afastar do cargo, mas, segundo informações, como suplente, pode assumir novamente o mandato, desta vez em substituição ao deputado Hercilio Coelho Diniz que vai solicitar afastamento da Câmara Federal até o dia 30 de novembro.

* Tem vereador que em busca de assunto para criticar a administração vive procurando pelo em ovo. É o caso do emedebista Silvio de Assis, que teceu críticas a administração pelo fato de estar cobrando o aluguel de um quiosque na futura Alameda Poços, praticamente no mesmo valor que será pago pela concessionária do ponto turístico Cascata das Antas.

* O nobre edil de oposição, no entanto, se esquece que os concessionários dos quiosques receberão tudo pronto, bastando instalar ali alguns equipamentos e abrir as portas para começar a faturar, em um ponto privilegiado na área central, onde a clientela é permanente o tempo todo.

* Ao contrário da concessão do ponto de passeio Cascata das Antas, que está abandonado faz muitos anos onde será necessário um valor considerável no investimento para a reforma para deixar o ponto turístico em condições de receber os turistas, que, a bem da verdade, na maioria das vezes só visitam o local nos finais de semana. O nobre vereador utiliza o mesmo peso com duas medidas na sua crítica sem fundamento.

* Amanhã, quinta-feira, logo pela manhã, recomendamos aos pré-candidatos a prefeito tomar um Isordil, comprimido que é indicado como prevenção da dor isquêmica cardíaca e insuficiência cardíaca congestiva aguda e crônica. O motivo? No Jornal da Manhã, da Jovem Pan, será divulgada a primeira pesquisa sobre intenção de voto entre os eleitores que estarão escolhendo o futuro prefeito de Poços.

* A mensagem da direção estadual do Partido Liberal, foi clara: vencer no futuro começa em 2024 e passa pelo território mineiro. Afinal, quem ganha em Minas ganha no Brasil. Por isso, o PL já está traçando suas estratégias, mirando em 100 cidades do Estado. Ela busca aumentar a presença da legenda bolsonarista de 40 para 100 prefeituras em Minas. As convenções partidárias, que definirão os candidatos e coligações, estão marcadas para o período entre 20 de julho e 5 de agosto.

pl

* E foi pensando nisso, que o pré-candidato do PL em Poços, vereador Marcelo Heitor está organizando um evento para o dia 18 deste mês no Cenacon, com a presença do deputado Nikolas Ferreira, que já confirmou a sua vinda até Poços para um grande encontro do PL.

* Sobre nota publicada no blog de ontem, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB) desmente que esteja respondendo processo no Ministério Público ou na Polícia Federal como consequência das investigações realizadas através da CPI da Saúde que investigou possíveis irregularidades naquela secretaria. Flavinho deixou o cargo em 2020 e sequer foi ouvido pela comissão de investigação, até porque não estava mais na secretaria no período investigado. O vereador aproveita também para esclarecer que não responde a nenhum processo.

* E quem também está gastando a sola do sapato é a professora e ex-secretária de Educação, Maria Helena Braga, pré-candidata a vereadora pelo União Brasil. Com sua longa experiência na área, caso eleita, Maria Helena será um excelente reforço para o poder legislativo.

* Eloisio do Carmo Lourenço (PSB), pré-candidato a prefeito, também está trabalhando para ampliar sua base de apoio com vistas a retomada do comando da prefeitura. Realizou uma Plenária da Proteção Animal e nos últimos dias, segundo Eloisio, 117 ativistas da causa apresentaram propostas para o programa de governo. “Uma cidade que protege seus animais é uma cidade melhor para todos!”, é o slogan da campanha.

* Um leitor do blog aproveita a oportunidade para manifestar sua expectativa de que o próximo prefeito tome a atitude de recolher os animais, principalmente os cães de rua e dar um lugar decente pra eles, pois tem muito cachorros soltos por ai. Tem gente que trata dos animais como sendo seus, mas não colocam pra dentro do quintal.

* Concordamos plenamente com esta opinião e aproveitamos a oportunidade para destacar o trabalho que vem sendo realizado pelo atual secretário do Meio Ambiente Marcus Vinicius Ferreira de Moraes, que vem dando atenção especial a causa animal, prestando assistência aos animais abandonados e punindo os responsáveis por abandoná-los nas ruas. Um caso recente, foi registrado estes dias na Vila Togni e mereceu a atenção pessoal do secretário.

* O ex-prefeito Luiz Antonio Batista foi um personagem importante na escolha do candidato na primeira eleição de Sérgio Azevedo para a chefia do executivo. Hoje, no entanto, discorda de muitas atitudes administrativas tomadas por Sérgio Azevedo, tanto assim, que não apoia o pré-candidato Paulo Ney para a sua sucessão, preferindo dar seu apoio a Ulisses Guimarães, do MDB, com quem mantém uma amizade próxima, desde os tempos em que foi criado o grupo Unidos Por Poços.

* A cidade neste final de semana esteve bem movimentada e os hotéis registraram boa ocupação, tudo por conta do feriado prolongado dos paulistas que ontem, comemorou o feriado de Nove de Julho em homenagem a Revolução Constitucionalista de 1932.