Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

diney

Vereador quer mudança no SINDSERV

Como servidor e filiado, o vereador Diney Lenon, do PT, defendeu, ontem, "com todo respeito", a mudança na direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Para tanto, convidou os filiados que comparecessem ao Sindserv, ontem, às 18 horas, quando ocorreria a escolha da comissão eleitoral que irá conduzir a eleição da nova diretoria. "Hoje começa uma fase importante da nossa luta. Todas as reclamações que fizemos nos últimos 12 anos sobre a atual direção - que respeito, mas discordamos do modo de fazer sindicalismo - podem e devem se materializar agora, nesse momento. Haverá eleição e podemos mudar isso. Com todo o respeito aos membros da atual direção, os servidores querem mudança. Como diz a música, 'quem sabe faz a hora, não espera acontecer'", afirmou o servidor-vereador petista.

AMTU web

Correção no piso dos servidores da Saúde

Em vídeo divulgado nas redes sociais a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marieta Carneiro, informou que entrou em contato com a Secretaria de Saúde para que fizesse a correção salarial dos servidores da saúde. Segundo ela, através da planilha que tiveram acesso, foi constatado que foram usados como base, a insalubridade e horas extras para o cálculo do Piso Nacional da Enfermagem, o que não é permitido por lei. "O sindicato exigiu que a prefeitura fizesse esta correção o mais rápido possível. Nos informaram que este erro será sanado, porém, os novos dados, serão corrigidos no Ministério da Saúde", explicou Marieta.

De acordo com ela, por isso, o pagamento em setembro sairá ainda com este erro, mas o Sindserv estará acompanhando o caso.

Não faz muito tempo o setor de pessoal da prefeitura errou também ao conceder reajuste de acordo com o acertado na data base dos servidores, para os engenheiros civis, quando a correção salarial desses profissionais que são concursados no quadro de pessoal da prefeitura só deve acontecer por ocasião da correção do piso nacional, o que deve ocorrer no primeiro semestre do próximo ano. Devido ao erro os engenheiros servidores que receberam a mais toram obrigados a devolver a quantia recebida de forma indevida.

Secretaria garante que pacientes não ficaram sem aparelho

A Secretaria de Saúde informou, em resposta ao requerimento do vereador Tiago Braz, que em nenhum momento os usuários de equipamentos de oxigenação ficaram descobertos durante os trâmites até o novo contrato, conforme foi denunciado anterior na Câmara Municipal. Informou ainda que o processo licitatório para a aquisição dos equipamentos - Bipap e Cpap - foi concluído e publicado no Diário Oficial do município e que já estão sendo cadastrados pacientes novos, com toda documentação, para que estes equipamentos sejam disponibilizados aos mesmos. Garantiu que não há fila de espera. "Possuímos 18 novos pacientes para aparelhos Cpap aguardando a entrega dos equipamentos", informou a secretaria.

Moções no expediente da sessão desta terça

Cinco moções serão discutidas e votadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de hoje.De autoria do vereador Silvio Assis, moção de repúdio ao prefeito pela situação de descaso e abandono em que se encontra o Estádio Municipal Antonio Rubens Brunelli, localizado no Marco Divisório.A vereadora Luzia Martins apresenta Moção de Apelo ao prefeito para que em apoio ao processo eleitoral dos conselheiros tutelares colabore com a divulgação do processo e disponibilize transporte gratuito para que a população possa exercer seu direito de voto na escolha dos conselheiros.

Já o vereador Kleber Silva faz moção de apoio ao governador Romeu Zema e ao Invest Minas pela conquista de medalha de prata no International Economic Development Council. É de autoria do vereador Diney Lenon a moção de apelo ao Executivo para a realização do mutirão de exames de mama. O vereador Lucas Arruda faz moção de apelo ao Executivo para que cumpra as determinações da lei federal e pague corretamente e com agilidade o Piso de Enfermagem. 

   EM OFF   

* Como afirmamos dia desses no blog, a descoberta das terras raras em Poços de Caldas deve levar a um novo ciclo na história da mineração não só em Poços de Caldas, mas também em municípios vizinhos ao Planalto de Poços. É preciso que o governo municipal, por meio da SEDET, que tem à frente o jovem Franco Martins, filho de um empresário de sucesso, assim como a Secretaria de Promoção Social, se liguem no assunto e comecem a trabalhar focado no futuro que isso representa para a cidade.

* Uma segunda empresa australiana já está se instalando por aqui e como as nossas terras raras contém mais elementos químicos que as encontradas na China, a principal fornecedora global, para seus metais de terras raras, dá para avaliar o que vem pela frente e o potencial que a cidade possui para atrair novas empresas gerando mais empregos e alavancando a economia do município. Só para ter uma idéia, os Estados Unidos dependem da China, principal fornecedora global, para cerca de 80% de seus metais de terras raras".

* Por falar no assunto, um leitor do blog encaminhou mensagem, lembrando que publicamos no início da semana os dados do CadÚnico referentes a população de Poços, mostrando que ali mais de 50 mil pessoas residentes em Poços estão inscritas. Pelos dados do IBGE isso equivaleria a pouco menos de 1/3 da população da cidade, índice e números extremamente preocupantes. Ao invés de apresentar tantos votos de congratulações e entregar tantos diplomas de mérito, seria melhor que os nobres vereadores se preocupassem com este assunto.

* Como a cidade, por conta das suas terras raras começa a receber novas indústrias que irão atuar na área de mineração, o leitor lembra que que os trabalhadores que serão contratados por essas empresas são pessoas simples, com pouco estudo e experiência. “Basta vermos os trabalhadores de cidades que possuem empresas desse porte”, lembra o leitor, acrescentando que são pessoas de classe social inferiores às que frequentam a cidade normalmente.

* Diante disso, o leitor faz um alerta, com o qual concordamos, que a cidade terá que se preparar para receber um povo mais simples, um comércio mais simples e necessitando de apoio por parte do setor de promoção social. Teremos grandes empregos sendo gerados o que é muito bom para a cidade, mas “como ocorreu nos bons tempos em Itabira (onde o leitor disse ter residido), ele pode ver de perto o começo de tudo por lá. “Turismo ali não mais existiu”, lembrou ele.

* Como a previsão é de muito calor em Poços de Caldas, à exemplo de todo o país e a Prefeiutura, através das secretarias de Promoção Social e Defesa Civil, está preparando um programa para hidratar a população, e cuidar da saúde das pessoas, principalmente de menor poder aquisitivfo, taí, nas fotos acima, duas iniciativas, a primeira na Praia Grande, no litoral paulista e a segunda no Vale do Anhamgabaú, na capital paulista que implantaram as chamadas fontes interativas onde a criançada (e os marmanjos) se refrescam e se divertem à vontade.

* Por aqui estas fontes, que além de tudo seriam mais uma atração para a população e turistas poderiam ser implantadas nos parques Antonio Molinari e da Zona Sul e até mesmo em um ponto mais central próximo a Praça Pedro Sanches, porque não? Fica a sugestão até mesmo para a Citur fazer o mesmo em alguns pontos turísticos.

* Após uma sondagem de bastidores para saber como anda hoje a política local e analisar com quem teria que disputar o retorno ao legislativo, Raulina Adissi, que foi boa vereadora e excelente secretária na área de promoção social, preferiu abandonar a ideia e permanecer fora da política, apenas assistindo ao desenrolar dos fatos. Uma pena, mas há que se reconhecer que ela está coberta de razão uma vez que a politica hoje, de maneira geral, está nivelada por baixo.

* O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde anunciou em primeira mão, nesta segunda-feira para a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Geras (Federassantas), que o pagamento da dívida com essas instituições será feito já nos próximos meses. A informação, confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, garante previsibilidade às entidades e aos hospitais, melhorando o fluxo de caixa e a sobrevivência das filantrópicas.

* No expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feiora constam nada menos do que 7 requerimentos com votos de congratulações, um concedendo titulo de cidadania e 3 votos de pesar, além dos projetos que institui o Diploma Vereador José de Castro Araujo e o diploma Contabilista Amigo da Criança e do Idoso.

* Além desses, um requerimento de autoria do vereador Diney Lenon (PT), sugerindo que seja incluido na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária, projeto que concede 50% de desconto da passagem no sistema integrado de transporte coletivo de passageiros no Município, para os profissionais administrativos e operacionais que atuem nas escolas do ensino fundamental, médio e pós-médio e de educação de jovens e adultos das escolas públicas municipais e estaduais e de escolas mantidas por entidades filantrópicas. Resta saber de onde sairá o reciurso que vai custear mais este benefício na área do transporte público.