Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

sl

Ulisses destina emenda de 4 milhões ao Hospital Santa Lúcia

Há quase 50 anos, o Hospital Santa Lúcia, Hospital do Coração é um ponto de referência para a população de Poços de Caldas e região. Durante esse período, a instituição tem se dedicado de forma incessante à busca pela excelência na prestação de serviços de saúde, com reconhecimento e confiança que são respaldados pela mais alta certificação ONA 3. Isso coloca o hospital como uma autoridade em cuidados médicos no estado de Minas Gerais.

Atendendo a uma demanda do Hospital, o Deputado Federal Ulisses Guimarães (MDB) articulou uma verba de 4 milhões de reais para ampliar, ainda mais, os atendimentos. Esse valor será direcionado para serviços médicos de média e alta complexidade, como consultas, exames e cirurgias. A verba provém do Fundo Nacional de Saúde (FNS), sendo destinada para o Fundo Municipal de Saúde (FMS) .

“Em qualquer município, a maior demanda é a saúde e em Poços não é diferente. Por isso, esse foi o primeiro recurso que eu fui buscar depois que assumi o mandato e consegui em três semanas. Ainda mais sabendo da importância do Hospital Santa Lúcia para a região. Quando Poços de Caldas está bem, toda a região está bem também”, diz o Deputado Federal.

“O Ulisses fez muito pelo hospital Santa Lúcia, especialmente na campanha Sou Santa Lúcia. E eu reconheço que aqueles que fizeram uma boa participação na atuação na região merecem ser reconhecidos. Nós precisamos de pessoas assim”, afirmou Assad Aun Netto, diretor do Hospital Santa Lúcia.

Mauro Tramonte faz entrega simbólica de viatura

O deputado estadual Mauro Tramonte, do Republicanos, esteve em Poços no sábado fazendo a entrega simbólica de uma nova viatura de resgate para o Corpo de Bombeiros.

"Uma conquista significativa, fruto de uma solicitação que fiz ao senador Carlos Viana e ao deputado federal Samuel Viana", informou Tramonte. Presentes ao evento estiveram o comandante do Corpo de Bombeiros de Poços, coronel Edirlei Viana, o major Tosatti, o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de Governo Paulo Ney, o deputado Samuel Viana e os vereadores Pastor Roberto e Claudiney Marques. Participaram ainda lideranças políticas e representantes de outras cidades como Caldas, Botelhos, Fama e Bandeira do Sul. "Além da viatura, o Corpo de Bombeiros de Poços já foi contemplado com emendas para a aquisição de equipamentos e para a reforma da sede do 6º Comando Operacional. É essencial que nossos bombeiros tenham acesso a recursos de ponta para executarem suas missões com eficácia e segurança", destacou o deputado.

Documentos solicitados pela PF se referem à CPI da saúde

O secretário de saúde Thiago Mariano, encaminhou ao blog mensagem onde afirma receber com naturalidade a abertura de inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no convênio firmado com a Santa Casa de Salto de Pirapora. Quanto a Polícia Federal, os documentos solicitados se referem a denúncia feita através da CPI da saúde. Abaixo, a íntegra da mensagem enviada pelo secretário.

Sobre a nota do Blog na semana passada, informo que ainda não fomos notificados formalmente, mas a Secretaria de Saúde recebe com muita naturalidade a notícia da abertura de inquérito civil. Entendemos que um Convênio que envolve valores vultuosos (sic) precisa ser acompanhado pelos órgãos de controle e fiscalização, e estamos tranquilos sobre a legalidade da ação, que seguiu todos os trâmites e leis sobre o tema.

Ademais, os resultados para a população são visíveis, com atendimento eficiente, humanizado e a garantia de profissionais em todas as especialidades médicas e de saúde. Cabe ainda ressaltar os novos equipamentos fornecidos através do convênio, como o mamógrafo de última geração disponível no Centro da Mulher, Ultrassons, Raio X, e as reformas e revitalizações da UPA, Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, UBS Regional Sul, Centro de Especialidades Odontológicas e da Policlínica Central.

Cabe ainda ressaltar que a análise prévia já efetuada pelo TCE - Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais já constatou a legalidade do Convênio e já munimos todos os órgãos dos documentos e pareceres jurídicos que embasaram o convênio. Ainda sobre outra nota que fala sobre a Secretaria de Saúde estar enviando documentos para a Polícia Federal sobre o Convênio com a Santa Casa de Salto de Pirapora, cabe esclarecer que isso não é verdade. A Polícia Federal jamais solicitou documentos sobre o Convênio e os documentos solicitados são sobre os contratos objetos de investigação no âmbito da CPI”.

 aq

Depois de rodar pelo mundo, ele retorna a Poços. É Aquiles para os amigos antigos da cidade, Carlos Guimarães no mundo diplomático, ou apenas Guimarães na academia. Polivalente desde menino, foi professor em escola pública, jornalista, escritor, entre muitas outras atividades, até chegar a ser diplomata. Formado em Letras e Relações Internacionais, com estudos em Direito, especialização em Estudos Latino-Americanos e Mestrado em Estudos de Ásia e África, estudou e foi professor no Brasil, no México, na Espanha e em Portugal. Em seu retorno para Poços de Caldas, irá coordenar, como gestor cultural, a mostra de cinema popular, “Uai S –Trem”- projeto aprovado pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais, com recursos da Lei Paulo Gustavo, financiado pelo Ministério da Cultura e com o apoio da produtora poços-caldense Play Filmes.

   EM OFF   

* O promotor de Justiça Dr. Glaucir Antunes Modesto, nessa sexta-feira, solicitou seu desligamento como Promotor Eleitoral da 222ª Zona Eleitoral, em razão da pré-candidatura do vereador Douglas de Souza, o "Dofu" à reeleição, ou talvez algum cargo no Poder Executivo. A expectativa é que seu substituto seja o Dr. Wagner Iemine de Carvalho.

* E os arrombamentos e furtos continuam acontecendo, não só no comércio da área central, como também em alguns bairros. Os comerciantes e a população continuam exigindo por parte do poder público maior vigilância e principalmente policiamento no período noturno. Aliás, na maioria das vezes os ladrões são os mesmos.

* Está na hora de o poder executivo, junto com o Ministério Público, Polícia Civil e principalmente a Polícia Militar, se reunirem para traçar um plano que permita a retirada de circulação desses marginais que estão tirando o sossego da população. Também é hora de o setor de promoção social agir com mais rigor contra os chamados moradores em situação de rua, prestando assistência apenas as pessoas cadastradas e que realmente precisam de ajuda.

* A situação chegou a tal ponto que até mesmo um vídeo foi gravado por um desses “moradores em situação de rua”, mostrando a todos como morar na rua em Poços é uma tranquilidade. Isso porque além de tudo são assistidos pela prefeitura. Colocar policiais ou guardas municipais apenas durante o dia nas esquinas não vai solucionar o problema, é preciso policiamento com rondas permanentes também à noite. Poderiam utilizar também as câmeras de videomonitoramento para vigiar ladrões e não apenas multar os motoristas.

* A reportagem do jornal O Globo, publicada na edição deste domingo, talvez explique o fato de o ex-deputado e um dos fundadores do PSDB, Carlos Mosconi, ter se posicionado contra a saída de Paulo Ney do partido, para se filiar no União Brasil. Aécio Neves não esconde a pretensão de disputar a sucessão de Romeu Zema no governo de Minas e a estratégia do tucano passa pela eleição de prefeitos nas principais cidades do Estado.

* E se a estratégia do comando nacional do PSDB é a volta dos antigos caciques, com certeza o prefeito Sérgio Azevedo pode desde já, ir dando adeus ao sonho de ser candidato a governador pelo partido. Caso seu candidato seja o vencedor da eleição municipal, terá que apoiar, mesmo a contragosto, Aécio para governador.

* E como afirma, na mesma edição de O Globo, o colunista Élio Gáspari, não será uma tarefa fácil recuperar a legenda tucana. “Fechada a janela que permitiu as migrações partidárias, o PSDB definhou. Perdeu todos os oito vereadores que tinha em São Paulo, a cidade onde nasceu e que governou por 27 anos. Em São Paulo e em11 outras capitais o PSDB não terá candidato a prefeito. É um caso raro de derrocada de um partido durante um período de liberdades democráticas”.

* Professores das instituições federais de ensino em Minas Gerais entram em greve a partir desta segunda-feira. Os servidores técnicos-administrativos já estão paralisados desde o mês passado. A greve é um movimento nacional contra a proposta do governo federal de conceder recomposição zero este ano e 9%, divididos em duas parcelas a serem pagas em 2025 e 2026. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), também aderiu à greve.

* E Marcelo Heitor, presidente do PL em Poços, continua ganhando espaço entre algumas lideranças de outras legendas, para ser o candidato a prefeito e não a vice- como pretende o grupo da situação. Um dos partidos que está incentivando o vereador a manter a sua pré-candidatura a prefeito é o União Brasil, que pensa até em indicar o vereador Douglas Dofu como seu vice.

* Um dos argumentos que está sendo utilizado para convencer Marcelo Heitor a manter sua pré-candidatura a prefeito é o fato e que será muito difícil convencer o eleitor da direita a votar em um candidato de centro-esquerda, no caso, Paulo Ney, do PSDB.

* Preocupada com a demora que algumas mulheres estão enfrentando para passarem por cirurgias ginecológicas, a vereadora Regina Cioffi enviou requerimento ao executivo com vários questionamentos buscando informações sobre o número de pacientes na fila de espera, tipos de cirurgias mais necessárias e qual hospital está realizando os procedimentos.

* Nesta segunda-feira, completa uma semana que o secretário adjunto da secretaria de obras, Tiago Cavelagna, protocolou carta endereçada ao prefeito Sérgio Azevedo, solicitando demissão do cargo, em caráter irrevogável. Até hoje o diário oficial não publicou o ato de exoneração, o que leva a acreditar que o chefe do executivo ainda não tomou uma decisão a respeito da solicitação feita pelo integrante da sua equipe de governo.