SindServ emeitiu nota de repúdio ao diretor do DMAE
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais divulgou uma Nota de Repúdio contra o diretor do DMAE, Paulinho Couro Minas, por sua atitude durante assembleia da categoria realizada em frente à Prefeitura na tarde desta terça-feira. "Ao ser convidado para explicar aos servidores o motivo de não ter participado das reuniões do Acordo Coletivo 2024/2025 e do DMAE e por ter recusado todas as cláusulas que beneficiariam os servidores do departamento, o diretor, de forma irônica e debochada, alegou que não poderia falar ao microfone com o público pois 'estaria trabalhando', dando a entender que os servidores que estavam ali presentes fossem desocupados", informou o sindicato.
A entidade manifestou que não aceitará calada, por parte de nenhuma pessoa, insinuações de que os servidores, que são os maiores responsáveis pelo funcionamento da máquina pública, e que estavam em seu momento de direito em um protesto legítimo e pacífico, sejam ofendidos.
Alerta aos produtores de leite
Na semana passada Belo Horizonte foi palco do movimento “Grito Pelo Leite”, uma manifestação vital que trouxe à tona a difícil situação enfrentada pelos produtores de leite brasileiros devido à importação de leite do Uruguai e da Argentina. "Minas Gerais, nosso estado com o maior número de produtores de leite, está no centro deste desafio, que não só ameaça o sustento de milhares de famílias, mas também a qualidade do leite que chega à mesa dos brasileiros", declarou o deputado federal Ulisses Guimarães, do MDB.
Membro da Frente Parlamentar Agropecuária, Ulisses, em Brasilia, se manifestou sobre o tema, afirmando que o que se precisa na capital federal é de ações efetivas para resolver a questão. "Precisamos trabalhar não só esta questão da importação do leite, mas na diminuição do custo de produção. Não dá para manter os altos custos de produção que temos hoje. É preciso ajudar nosso produtor também a agregar valor, a entregar para a indústria, não só o leite cru, mas um produto com valor já agregado", defendeu Ulisses colocando seu mandato, seu gabinete e sua pessoa à disposição.
Rochas atrás da Câmara não oferecem perigo
Em dezembro do ano passado, o deslocamento de uma pedra atrás da Câmara Municipal, durante uma sessão ordinária, causou pânico entre os vereadores e servidos da Casa. Sem clima para a continuação dos trabalhos, a sessão foi dada por encerrada. O vereador Claudiney Marques pediu informações ao executivo para saber quais as providências tomadas no sentido de resolver problemas referentes ao maciço rochoso, tendo a Secretaria de Defesa Social Social explicado que o laudo emitido pela Defesa Civil relatou que não existe nenhum risco iminente, "somente o risco de rochas soltas se desprenderem, porém, sem afetar a edificação onde está a Câmara Municipal.
A Secretaria de Defesa Social, questionada sobre a possibilidade de um acerto com a construtora que, na área mencionada construiu torres residenciais, para que providenciasse obras como forma a evitar novas ocorrências dessa natureza, informou que não cabe aquela pasta essa tratativa, mas que estabeleceu contato com a empresa para que a mesma tivesse ciente da situação e entrasse em contato com a Câmara. "Por se tratar de um terreno particular, não cabe a Defesa Civil ou Secretaria de Obras medidas estruturais no local", explicou a Defesa Civil.
EM OFF
* Conversando com alguns integrantes da equipe de governo dá para perceber que a situação do presidente e vice do União Brasil, respectivamente, Tiago Cavelagna e Antonio Donizetti Albino ficou no mínimo constrangedora diante dos colegas de governo, isto porque o tempo todo eles garantiam que o União Brasil teria como candidato a prefeito Júlio Cesar de Freitas. Diante dessa afirmação, a cúpula do grupo situacionista não se preocupou em preparar um outro candidato, caso Júlio não aceitasse o desafio em disputar a sucessão do prefeito Sérgio Azevedo.
* Diante do recuo do vice, os secretários Paulo Ney (Governo) e José Damião (Obras), estão cotados para representar o grupo, embora ainda exista alguma chance de um deles dar lugar a um representante do PL para que a chapa fique caracterizada como representante da direita. Em off um dos secretários confidenciou ao blog que o chefe do executivo se deixou levar pela estratégia adotada pelo vereador Douglas Souza, orientado pelo deputado estadual Rodrigo Lopes que era de protelar ao máximo a negativa do vice em ser candidato.
* Uma outra versão é de que o vice Júlio de Freitas nunca escondeu do prefeito o fato a recusa em continuar na política e a pedido do próprio prefeito, protelou ao máximo a decisão com objetivo de manter o União na base e impedir que um outro nome da legenda fosse lançado como candidato, como Douglas Dofu, por exemplo, um nome por quem o prefeito Sérgio não tem simpatia.
* Enquanto por aqui o União Brasil perdeu o rumo, após a recusa do vice em se candidatar a prefeito, na vizinha Pouso Alegre, o deputado federal Rafael Simões, gravou vídeo anunciando que neste sábado, a partir das 8h30, no Örön Buffet, o União Brasil irá lançar seu candidato a prefeito para se contrapor ao Coronel Dimas, atual prefeito, que tentará a reeleição. E o deputado dá até a dica de que o candidato será um jovem, com boas ideias para que a cidade continue crescendo. Também o PL, com apoio de Jair Bolsonaro, terá o seu candidato a prefeito.
* Carlos Mosconi estará hoje e amanhã em Belo Horizonte, onde participa de uma reunião da comissão executiva estadual do PSDB, da qual faz parte. O assunto principal serão as eleições municipais, com certeza e a estratégia do partido para eleger o maior número possível de prefeitos, principalmente em cidades de porte médio, com vistas a eleição para governador em 2026.
* Já dá para perceber o estrago que a nova diretoria do sindicato dos servidores municipais está fazendo na imagem do prefeito Sérgio Azevedo que no primeiro mandato e também na reeleição, contou com o voto da maioria expressiva da classe. O comentário é que o comando da casa amarela dormiu no ponto ao permitir a eleição de representantes da oposição para a direção do Sindserv.
* Um atento observador da cena política sulfurosa faz as contas do que isso possa representar para o candidato do grupo da situação. São 6 mil servidores, sendo que cada um deles possui influência direta em pelo menos 4 eleitores, sejam parentes ou amigos. Isso representa um contingente de 24 mil votos, a maioria deles de eleitores que votaram no atual prefeito nas duas eleições em que saiu vitorioso.
* Dia desses estiveram reunidos no gabinete do prefeito, além do chefe do executivo mais alguns auxiliares, o comandante da PM, Coronel Afrânio e representantes da Associação Comercial. A pauta não poderia ser outra a não ser a série de arrombamentos e furtos registrados quase todas as noites em estabelecimentos da área central. O que falta, na verdade, é um policiamento mais efetivo por parte da PM com a colaboração da Guarda Municipal. Estacionar viaturas em alguns pontos estratégicos durante o dia só para mostrar que está havendo policiamento não é a solução. É preciso reforçar o policiamento durante a noite, principalmente.
* Também se faz necessário um trabalho mais efetivo do setor de promoção social para retirar das ruas aqueles desocupados que se fazem de inocentes, sem condições para o trabalho e que na verdade praticam furtos durante a noite e durante o dia ficam nos cruzamentos pedindo esmolas. Sem falar nos chamados nóias que circulam pelo centro e nos bairros, tanto a noite como durante o dia, completamente drogados.
* Já faz alguns dias que o repórter Silas Lafaiete informou no programa Café Interativo da Sulminastv que a Câmara, por iniciativa do seu presidente teria implantado um novo organograma de trabalho, onde a casa teria uma espécie de gestor administrativo, um cargo de confiança indicado pelo próprio presidente. Em seguida o presidente da Casa, Douglas Souza (União), sugeriu a contratação de uma mulher, naturalmente com qualificação para ocupar o cargo, proposta que foi recusada pelos demais integrantes da mesa diretora que insistiam na nomeação de um homem para o posto. A postura desses vereadores chegou até os órgãos de defesa da mulher que estão em busca de mais informações por considerar a atitude desses vereadores como discriminatória.
* O ex-deputado e ex-prefeito Geraldo Thadeu foi convidado a se filiar no PSB, do ex-prefeito Eloisio Lourenço, que é pré-candidato a prefeito na eleição deste ano. Se aceitar o convite, Geraldo será um nome a ser avaliado pela legenda como candidato a vice na chapa de Eloisio, repetindo o que aconteceu na eleição em que Sebastião Navarro e Ronaldo Junqueira foram candidatos a prefeito e vice.
* Nas comemorações que marcaram os 40 anos do Instituto H Elis, pioneiro em reprodução humana no Brasil, ocorrido em São Paulo, um dos palestrantes foi o médico urologista poços caldense Alcides Mosconi Neto. Referência em prevenção, novas terapias e procedimentos, Alcides abordou o tema saúde do homem.