Vereadores se mostraram solidários ao pleito dos professrores do Municipal
Convidados por meio de oficio encaminhado a Câmara Municipal pela profa. Ana Cláudia Siqueira Martins Bernardes, diretora do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, os vereadores Douglas Dofu, Lucas Arruda, Tiago Braz e Diney Lenon estiveram ontem à noite no colégio para uma reunião, da qual participou também a secretária de Educação Maria Helena Braga.
O assunto em pauta diz respeito a processos judiciais recebidos por profissionais da educação no exercício de suas funções, movidos por pais ou responsáveis por alunos mas que estão sendo respondidos pessoalmente; além de outras pautas importantes para os profissionais da educação do município.
Segundo a diretora, não é incomum os professores serem responsabilizados por pais de alunos sobre ocorrências envolvendo os próprios alunos inclusive com abertura de processos, sendo obrigados a contratar e pagar advogados para a defesa, com recurso do próprio bolso.
O presidente do legislativo Douglas Dofu disse que irá estudar com seus colegas de Câmara uma saída para o problema e segundo foram informados pelos próprios professores, em alguns municípios, o próprio poder executivo é quem arca com a defesa dos profissionais da educação.
Recursos para a Santa Casa
O deputado estadual Bruno Engler (PL), eleito com a maior votação da história de Minas Gerais, 637.412 votos, esteve em Poços no fim de semana, quando visitou o evento Poços Classic Car.
"Fiz questão de chamar o Bruno, que teve uma grande votação no Estado e em Poços também. Ele tem ajudado sempre que a gente precisa dele. Está disposto a ajudar a cidade e eu fiz questão de chamá-lo para que pudesse conhecer a grandiosidade desse evento", afirmou o prefeito Sérgio Azevedo.
Segundo ele, às vezes a pessoa vem a Poços a trabalho e não tem a noção do que a cidade proporciona.
"Não é a primeira exposição do Brasil, é a segunda, mas é a melhor", garantiu o prefeito.
"Eu vim a convite do prefeito Sérgio e do vereador Marcelo Heitor conhecer a exposição de carros antigos em Poços, a segunda maior do Brasil e, com certeza, é um espetáculo com muitos carros bonito, bem cuidados, muita gente visitando, muitas famílias, um evento muito bacana e prazeroso de conhecer em Poços", afirmou o deputado Bruno.
O vereador Marcelo Heitor afirmou que aproveitou a visita do deputado para fazer algumas solicitações, entre elas para a área da saúde, recursos para a Santa Casa, para a área de segurança pública com mais viaturas.
"O deputado Bruno Engler tem feito um belo trabalho na Assembleia Legislativa e está estreitando os laços com a cidade", garantiu Marcelo.
Propostas em discussão da Câmara
Duas moções serão discutidas e votadas na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira. De autoria do vereador Marcelo Heitor a moção de apelo ao Supremo Tribunal Federal para que não aprove a descrimininalização do consumo de drogas para uso pessoal.
A outra moção, assinada pelos vereadores Tiago Braz e Lucas Arruda, é de apelo ao prefeito para que abra amplo diálogo com os servidores municipais antes de dar entrada em qualquer projeto que envolva a categoria.
PT realiza plenária para discutir transporte coletivo
No último domingo, o diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT), realizou uma plenária do partido onde, entre outros temas, foi tratada crise do transporte coletivo em Poços de Caldas. A denúncia de possível fraude e sinais de corrução na última licitação do setor, segundo dirigentes da legenda, coloca em risco a prestação de serviços para a população. “É fato gravíssimo, precisa ser apurado e, confirmado, punição severa para os responsáveis”, disse um líder petista.
Foi deliberado na reunião que o PT iniciará entendimentos com outros partidos, sindicatos e movimentos sociais, para coletar assinaturas com dois objetivos - 1. a implantação da tarifa zero em Poços, visto que o município já tem maturidade orçamentária e financeira para sua implementação em favor dos trabalhadores, e estudantes de diversos níveis. 2. coleta de assinaturas para apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular autorizando o executivo a assumir os serviços para evitar a calamidade de eventual interrupção.
Diretora fala sobre o Plano funerário São Luiz
Ao participar ontem do programa Café Interativo, da Sulminas TV, a diretora do Plano São Luiz de assistência funerária, Ana Lúcia Matavelli, explicou que o empreendimento foi pensado alguns anos atrás.
"Eu tinha o sonho de fazer alguma coisa para a cidade, para as pessoas daqui, porque eu sou daqui. Via a necessidade de ter outra opção. Foi planejado, era para termos aberto antes, veio a pandemia e abrimos em plena pandemia. Teve uma aceitação muito boa, porque a população estava precisando de outra empresa neste segmento", afirmou Ana.
Inaugurações e suprindo demandas
Nascido há dois anos e meio, o Plano São Luiz deve promover algumas inaugurações. No sábado último, por exemplo, foi aberto o Café São Luiz, no Velório Municipal.
"Era uma demanda que vimos que deveria ser suprida. Mês que vem vamos abrir um velório no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Afonso Junqueira, que será uma filial da empresa que temos no centro, inclusive com escritório. Estamos vendo a necessidade para atender a população e os associados da melhor maneira possível", informou a diretora.
Cinco mil associados
Contando com aproximadamente 5000 associados, Ana Lúcia Matavelli garantiu que a cidade respondeu mais rapidamente do que o Plano esperava.
"Estamos acompanhando este crescimento juntos. O lado bom é que eu sou daqui e estou aqui todos os dias, então pode falar diretamente com a gente. Este contato é muito bom e vemos mais as necessidades de perto", garantiu.
Grupo do Plano São Luiz
O Plano São Luiz é formado por um grupo composto, além de Ana Lúcia, de seus sócios Felipe e Fred que são da região de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, Jarinu, Atibaia e Mairiporã, no interior de São Paulo.
"Eles têm funerária desde 1929. É o grupo Seixas e na região deles são muito conhecidos. Nos conhecemos através de amigos que eles têm em Poços e tivemos esta idéia que foi amadurecendo até se concretizar", contou a diretora.
Importância do plano funerário
Na avaliação de Ana Lúcia Matavelli as pessoas ainda têm dificuldade em garantir o momento adverso que a morte traz.
"As pessoas têm esta dificuldade, porque está passando por um momento muito delicado, difícil, sofrido e ainda têm que lidar com esta parte burocrática, com a financeira, porque tudo tem um custo. A importância de se ter um plano de assistência funerária neste momento é que além da gente cuidar de toda a parte burocrática, a parte financeira está resolvida. A não ser que a pessoa queira outra coisa, uma viagem, mas o básico está ali", explicou.
Quando morre um associado do Plano São Luiz é a empresa quem cuida de tudo, sendo que a família só tem o trabalho de levar a roupa e a Declaração de Óbito. "A gente liga quando tudo estiver pronto", explicou Ana.
A parte do sepultamento, segundo ela, é a família que tem que ir pessoalmente para autorizar.
"A gente vê fora do país em que os velórios duram dias. Aqui, no Brasil, o tempo é curto. Na Floricultura São Luiz, que é o nosso departamento funerário, fica aberta 24 horas, porque prestamos serviço para a Funerária Municipal e colocamos flores nas urnas. Todas as pessoas que falecem em Poços, nós finalizamos o trabalho. Então temos que estar abertos 24 horas e preparados", explicou.
As coroas de flores ficam preparadas em câmeras frias, há outras para a pronta entrega, há as cestas com bolachas, café, chá,
"Algumas coisas ficam pré-preparadas e a parte de flores também. Quando acontece o falecimento já estamos organizados", informou.
EM OFF
* Está confirmada a vinda, nesta quarta-feira, a Poços de Caldas, do governador Romeu Zema que segundo informações de bastidores, deverá anunciar a existência e exploração em Poços de Caldas de uma enorme reserva de um minério conhecido como terras raras, que só encontrado em dois locais no mundo, no Brasil, exatamente no Planalto de Poços e na China. As terras raras ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC, um grupo relativamente abundante de elementos químicos, dos quais muitos pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos. As terras raras ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC, um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos
* A Meteoric Resources fechou acordo vinculativo para adquirir por US$ 20,2 milhões o projeto de terras raras Caldeira da Togni S/A Materiais Refratários. E a empresa afirma que está “totalmente financiada” para realizar a compra e iniciar já em janeiro os trabalhos de exploração no ativo em Minas Gerais, que a mineradora australiana acredita ter potencial de ser um projeto de classe mundial. Caldeira compreende 30 direitos, sendo 21 concessões e nove requerimentos de lavra na região de Poços de Caldas. O governador virá a Poços para assinar um termo que irá acelerar o licenciamento.
* Em resposta a pedido de informações formulado pela vereadora Luzia Martins (PDT), a secretaria de governo informou que os resíduos provenientes das supressões das árvores têm sido destinados a uma área e descarte da Prefeitura para compostagem. O material, proveniente do processo de composição no longo prazo poderá ser utilizado em canteiros de flores, áreas ajardinadas e produção de mudas. Quanto as madeiras que podem ser reaproveitadas são estocadas para futuros desdobramentos, resultando em estacas para mudas de árvores e madeiras para utilização em obras.
* Outra excelente notícia que foi repassada em off para o blog é que o prefeito Sérgio Azevedo está elaborando um projeto de lei que enviará para a Câmara Municipal solicitando autorização para contrair um empréstimo de R$ 60 milhões, recurso este que será destinado a abertura da tão sonhada via estrutural, uma avenida que vai ligar a zona oeste a zona sul.
* Pela repercussão negativa é possível afirmar que o governador Romeu Zema falou demais quando propôs a união dos estados do sul e sudeste para fazer frente aos estados localizados na região Norte. Zema irritou os nordestinos e com certeza, caso venha a se candidatar a presidente na eleição de 2026, seus adversários irão tirar proveito dessa sua fala considerada infeliz, colocando o governador como sendo contra os eleitores nordestinos.
* Mas nem tudo vai mal para o lado do governador e do seu partido, uma vez que o Novo pretende lançar candidatos a vereança em pelo menos 250 municípios na próxima eleição. Em Poços de Caldas o partido está se fortalecendo e pode até conquistar a filiação de mais um ou dois vereadores para fazer companhia a Kleber Silva. A legenda ainda não fala em lançar candidatos ao comando do executivo, porém, com o prefeito aliado ao governador, dependendo das circunstâncias, poderá pleitear a indicação do candidato a vice na chapa apoiada pelo atual chefe do executivo.
* E por falar no partido Novo, o vereador Kleber Silva esteve em Uberlândia nesse final de semana, participando do encontro estadual do partido. Foi nessa reunião que recebeu a informação de que a legenda pretende lançar candidatos em 250 cidades em Minas. Segundo Kleber, já existem vários mandatários de outros partidos que migraram para o partido Novo e em 2024 nas eleições municipais com essa nova estrutura o partido pretende crescer muito mais com uma base sólida e organizada ..
* Em atenção a solicitação feita pelo vereador Kleber Silva (Novo), sobre o desvio de recursos financeiros descoberto pela direção do DMAE tendo como autora a servidora Alessandra Acurcio Tamburi Santana, a autarquia informou que o processo está correndo em segredo na policia civil e o DMAE instaurou processo administrativo para ressarcimento dos cofres da autarquia.
* Para evitar a repetição de casos como este, a direção do DMAE informou que hoje não se utiliza mais cheques para efetuar pagamentos, foi bloqueada a utilização de pagamento via PIX, a contadora foi substituída e criado o cargo de Analista de Suprimentos para conferir todos os pagamentos, junto com o supervisor da seção que foi substituído.
* O presidente da Câmara Municipal vereador Douglas Souza está aguardando parecer da assessora jurídica, Márcia Cunha, para decidir qual o caminho que dará ao ofício recebido do Ministério Público de Contas a respeito da licitação para a concessão do transporte público. Como se sabe, o promotor Glaydson Santo Soprano Massaria, no referido ofício solicita que o legislativo proceda a suspensão do contrato firmado entre o Município e a empresa Floramar.
* Ocorre que as contas do prefeito Sérgio Azevedo no período da licitação já foram aprovadas pelo próprio Tribunal de Contas e para atender a determinação do Promotor, suspendendo o contrato, segundo informações, o Poder Legislativo estaria promovendo uma invasão de competência no Poder Executivo.
* Claro que a mesa diretora da Câmara Municipal irá responder ao ofício encaminhado pelo Promotor do Ministério Público de Contas, mas dificilmente determinará a suspensão do contrato. Outra informação é de que o referido promotor não conta nestas investidas contra o transporte público em várias cidades com apoio dos seus colegas de Tribunal, sendo uma ação isolada do promotor.