Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

prefs

Revitalização da UPA é entregue pelo prefeito

Nesta quinta-feira aconteceu a cerimônia de inauguração da revitalização da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

A inauguração da revitalização completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma notícia extremamente positiva para toda a comunidade. Esse evento representa um compromisso renovado com a saúde e o bem-estar dos moradores locais.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, do secretário de Saúde Thiago Mariano, do secretário adjunto de saúde Carlos Almeida, da diretora da UPA Michelle Bertozzi, do vereador Ricardo Sabino e do ex-secretário de Saúde Carlos Mosconi.

De acordo com o Prefeito, Sérgio Azevedo esta conquista é o resultado de um esforço conjunto e do compromisso da administração com a melhoria dos serviços de saúde do nosso município. “Quero expressar minha gratidão a todos os envolvidos neste projeto, desde os profissionais de saúde que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros até os funcionários e colaboradores que trabalharam incansavelmente para tornar esta revitalização uma realidade. Nossos cidadãos merecem o melhor atendimento possível e é nosso dever como gestores públicos garantir que tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e dignidade.”

Prefeitura pode perder recursos

O vereador Tiago Braz alertou na Câmara Municipal que a prefeitura pode perder recursos para a construção da creche do São Bento, que beneficiará toda a população da zona sul.

Segundo ele, a prefeitura tem até esta sexta-feira, 8 de março, para pedir prorrogação no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). "Se ela não pedir nós vamos perder um recurso que já está garantindo para a creche do São Bento. Se isso acontecer esta Casa tem que tomar uma providência. São quase R$ 3 milhões garantidos", informou Tiago. De acordo com ele, esteve junto com o vereador Lucas Arruda em Brasília, chegaram, fizeram requerimento neste sentido, cobraram da prefeitura, que tem ciência dos fatos.

"Ou eles apresentaram o que estava faltando para que este recurso fosse liberado ou teriam que solicitar este adiamento. Se isso não for feito até esta sexta-feira, nós vamos perder a creche do São Bento, que hoje acho é um dos maiores gargalos nas vagas de educação infantil", informou o vereador.

Sessão solene homenageia as mulheres

Nesta sexta-feira, às 19h30, no Plenário, a Câmara de Poços realiza uma sessão solene em Homenagem à Mulher Trabalhadora, atendendo à Resolução n. 585. Desde 1996, com a aprovação da norma, a Casa promove atividades em comemoração à data.

Em 2024, foram indicadas pelos vereadores: Adriana Nascimento de Souza (Ver. Diney Lenon); Aparecida de Fátima dos Santos (Ver. Sílvio de Assis); Ceila de Oliveira Reis Guimarães (Ver. Roberto Santos); Elayne Francine da Silva Pereira (Ver. Marcelo Heitor); Elisângela das Graças Horácio (Ver. Lucas Arruda); Fernanda Milagre Carvalho Pinto (Ver. Douglas Dofu); Isabel Regina Spina Alves (Ver. Tiago Braz); Jucimara Messias Lima (Ver. Flávio Togni de Lima e Silva); Liliane Aparecida da Silva Franqui (Ver. Ricardo Sabino); Maria Cecília Gomes Flora (Ver. Luzia Martins); Maria Emília Manucci Alves de Lima (Ver. Wellington Paulista); Maria Ligia Moreira de Freitas de Podestá (Ver. Wilson Rodrigues); Nilsângela Valkiria de Oliveira (Ver. Regina Cioffi); Sandra Cristina Moraes Marques (Ver. Claudiney Marques).

Ulisses vai assumir como deputado federal

ul

Ulisses Guimarães Borges, filiado ao MDB, segundo suplente de deputado federal, confirmou que assumirá, a partir da próxima semana, o cargo, na condição de segundo suplente da legenda em Minas e deverá permanecer no posto por 120 dias, quando dará início a campanha municipal como pré-candidato a prefeito, mais uma vez.

Segundo Ulisses, ele assume o cargo com o compromisso de trabalhar por Poços e cidades da região. Uma das suas propostas será levar ao Governo Federal a proposta de criar uma zona de processamento de exportação em Poços, o chamado projeto intermodal, que já foi desenvolvido pela Prefeitura de Poços de Caldas, com a finalidade de instalar um terminal rodoferroviário próximo ao distrito industrial, para escoamento da produção das empresas ali instaladas, bem como de produtos fabricados em outros municípios da região e até mesmo produto da cafeicultura.

“Vou fortalecer a ponte entre o governo federal e Poços de Caldas com projetos no Novo PAC, que visa ampliar a oferta de construção de creches, escolas e transporte escolar, e no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, como eu sempre disse, Poços é nossa cidade polo regional e se Poços vai bem, a região também vai bem!” completou.

Uso de máscara na Santa Casa

Assim como foi recomendado o uso de máscaras nas unidades de saúde do município, a Santa Casa também determinou, nesta semana, a sua obrigatoriedade.

De acordo com o hospital, a decisão da volta do uso de máscara se deve ao aumento de casos de covid-19 em Poços de Caldas.

"É imprescindível que reforcemos nossos esforços coletivos para garantir a segurança de pacientes e funcionários do hospital", informou a direção do hospital, acrescentando que a máscara deve ser utilizada cobrindo o nariz e a boca.

   EM OFF   

* Durante entrevista ao jornal da Jovem Pan, ontem pela manhã, o deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil) fez uma colocação que merece destaque por se tratar da mais pura verdade. Rodrigo perguntou o que esses dois deputados (Nikolas Ferreira e Bruno Engler), filiados ao PL, fizeram pela cidade ou até mesmo pela região, depois de levarem daqui milhares de votos que atrapalhou até mesmo a eleição de candidatos da terra?

* Absolutamente nada, é a resposta. E os dois deputados paraquedistas só voltaram a Poços porque estamos à véspera de outra eleição e querem fortalecer o pré-candidato do partido, vereador Marcelo Heitor, o mesmo que na campanha de deputado trabalhou para eleger, Nikolas para a Câmara Federal e Bruno para a Assembleia Legislativa.

* Como o blog havia antecipado, Ulisses Guimarães, segundo suplente de deputado federal pelo MDB em Minas, vai assumir, na próxima semana uma cadeira na Câmara Federal, onde irá permanecer por 120 dias. O futuro deputado promete, entre outras coisas, trabalhar junto ao governo da União, para tornar viável o projeto que cria o terminal intermodal ferroviário, um projeto criado ainda no primeiro mandato do prefeito Sérgio Azevedo, e que infelizmente, não saiu do papel.

* Ulisses já anunciou também que pretende, mais uma vez, disputar o comando da prefeitura em Poços, onde nasceu e hoje mantém domicilio eleitoral após cumprir mandato de prefeito na cidade de Caldas. Para a campanha, ele conta com apoio do presidente regional do MDB, deputado Newton Cardoso Júnior, que com certeza vai estar por aqui durante a campanha e lembrar obras executadas com recursos do Estado, durante o governo do seu pai, Newton Cardoso. Por sinal, foram muitas.

* O quadro de candidatos a comandar o executivo municipal a partir de janeiro de 2025 ainda não está definido. Mas, pelo visto, teremos outra vez a repetição na disputa daquele pessoal que fez história nos diretórios da PUC quando cursavam a universidade. Estarão novamente em lados opostos Ulisses Guimarães, Celso Donato e Thiago Mariano, além de Thiago Biagioni e Lucas Arruda. Emoções garantidas.

* O governo federal divulgou, nesta quarta-feira, que as obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irão contemplar 368 municípios de Minas Gerais e 16,2 milhões de mineiros - 43% do Estado. No total, vão ser 647 projetos nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura, de acordo com o edital do PAC Seleções. Segundo informações do secretário de governo Paulo Ney, a prefeitura de Poços protocolou cerca de 20 projetos para serem financiados pelo programa.

* Poços de Caldas foi selecionada em dois projetos do Novo PAC Seleções. Para o município estão previstos um projeto do eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes - Minha Casa, Minha Vida com a proposta de construção de moradias das faixas 1,2 e 3, e o outro projeto no eixo Educação Ciência e Tecnologia- Educação Básica, de retomada e conclusão de obras em creches, escolas, quadras e coberturas de quadras.

* Quem conhece o prefeito Sérgio Azevedo sabe que ele não é de se deixar influenciar por pressão e quando traça uma meta segue firme em sua direção. Por já ter demonstrado este tipo de comportamento, segue firme na escolha dos nomes que irão sucedê-lo no comando da casa amarela. Pelas conversas de bastidores, não gostou da postura adotada pelo vereador Marcelo Heitor, no encontro do PL, realizado no sábado e pelo que se sabe os nomes preferidos por ele para compor a chapa continuam sendo o vice Júlio de Freitas como candidato a prefeito com Paulo Ney de vice. Um outro nome que desponta e até reúne possibilidade de ser indicado como vice é o de Carlos Almeida, secretário adjunto de saúde que também está filiado ao PSDB.

* Vale ressaltar que em 2020 Sérgio foi eleito com 45% dos votos válidos (30.674) enfrentando adversários de peso, como os ex-prefeitos Eloisio Lourenço e Geraldo Thadeu, mais o professor Flávio, seu vice no primeiro mandato, além de Yula Merola e Ércules Tassinari. Tudo bem que nesta eleição ele não será candidato, mas vai fazer um grande esforço e estará ao lado dos candidatos que representam o grupo. Como ele mesmo reconhece, a eleição não será fácil, mas mantém plena confiança em mais uma vitória para encerrar com chave de ouro sua passagem pela chefia do executivo.

* Carlos Mosconi esteve presente na entrega das obras de revitalização da UPA e ao lado do secretário Tiago Mariano, descerrou a placa que marca a entrega da obra, numa demonstração de que apesar das críticas veladas, dos dois lados, está tudo bem entre ele e o seu substituto na pasta da saúde. Por sinal, Mosconi foi contra a postura do vereador Flavinho, quando fez denúncias na Câmara à respeito das obras que vinham sendo executadas pela própria secretaria de saúde.