Reflexo da candidatura de Marcelo: canetada do Prefeito Sérgio exonera ex-presidente do PSC
Numa edição suplementar do diário oficial do município, com data de ontem, o prefeito Sérgio Azevedo, através da Portaria de número 4.739, exonerou Wanderlei Monteiro das funções de confiança que vinha exercendo como Diretor Técnico do Hospital Gilberto de Mattos, o popular Hospital da Zona Leste (criado pelo ze-prefeito Luiz Antônio Batista). A portaria é assinada também pelo secretário de governo Paulo Ney de Castro Júnior. Como se sabe, Wanderlei é ligado ao vereador e pré-candidato a prefeito, Marcelo Heitor .
Vereador se diz honrado e depois decepcionado
O vereador e pré-candidato a prefeito pelo PL, Marcelo Heitor, disse que ficou feliz e honrado por ter no grupo que participa seu nome ventilado e aceito como pré-candidato a vice-prefeito em uma chapa tendo como pré-candidato a prefeito Paulo Ney. No entanto, após a vereadora Regina Cioffi ter manifestado que não seguiria mais com o grupo e mais a situação indefinida do União Brasil, segundo Marcelo, fez uma análise e percebeu que tudo isso se deu por envolver algumas questões e palavras que já tinham sido empenhadas.
"Esta situação me trouxe um susto muito grande, até porque muitas coisas ali eu fiquei sabendo depois desse anúncio do meu nome como vice, pelo prefeito. O PL ficou em uma situação muito desconfortável, porque temos amigos em vários partidos e percebemos que muitos deles ficaram de um lado contrário aquilo que gostaríamos. O PL sempre trabalhou para que esta união acontecesse e depois dessa decisão nós continuamos trabalhando para que pudesse ser resolvida, mas isso não aconteceu", lamentou Marcelo.
Faltou diálogo
Marcelo ponderou que se for para ter uma liderança, que ela seja na base do diálogo. "Um diálogo aberto, franco e verdadeiro. Acho que até acima da lealdade, está a verdade. É muito difícil alguém cobrar uma lealdade, se não está falando a verdade. É um contrasenso que me traz um desconforto muito grande", disse o vereador.
Marcelo afirmou que sabe que a política é feita de conversa, diálogo e que, às vezes, é preciso ceder um pouco, embora o PL nunca tenha exigido nada. "Muitas pessoas sérias envolvidas nesta discussão e o PL, em determinado momento, durante estes quase 20 dias que eu fiquei em silêncio, chegou a colocar que se fosse para acontecer uma união estaria disposto, inclusive, abrir mão da vice para que houvesse novamente uma composição com o União Brasil", informou Marcelo, mas viu, no entanto, que não haveria esta possibilidade.
Decisão respeitosa
Após constatar que não haveria possibilidade de o grupo voltar a ser como era antes, Marcelo Heitor declarou, durante entrevista no Café Interativo, da Sulminastv, que, de forma muito respeitosa, comunicou ao pré-candidato a prefeito, Paulo Ney, sua decisão e segue com a sua pré-candidatura a prefeito pelo PL. "Sei que é um desafio muito grande, porém tenho recebido inúmeros apoios de lideranças da cidade", garantiu Marcelo.
Deputado Federal Ulisses Guimarães entrega emenda de 300 mil para a ADEFIP
Há 36 anos, a ADEFIP, Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, realiza um papel fundamental na vida de crianças, jovens e adultos com sequelas neuromotoras. Com um foco claro em reabilitação multidisciplinar e uma abordagem humanizada, a instituição tem se destacado como um centro de reabilitação de excelência, transformando vidas por meio de suas ações.
Contando com mais de 80 colaboradores e com uma média de cinco mil atendimentos mensais, a associação oferece diversos serviços, incluindo arteterapia, enfermagem, fisioterapia convencional e aquática, terapia ocupacional, pedagogia, terapia em grupo, entre outras atividades fundamentais para o desenvolvimento integral dos assistidos.
Pensando em todo este trabalho que é feito, o Deputado Federal Ulisses Guimarães, do MDB, destinou uma emenda de R$300 mil para a instituição continuar e aprimorar o trabalho: "A ADEFIP faz um trabalho fantástico em Poços de Caldas. Hoje, como deputado federal, posso contribuir com a instituição tão importante e estou destinando essa emenda para continuar esses projetos maravilhosos que fazem diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Ulisses.
A ADEFIP não se fica apenas na saúde física, mas também busca promover o bem-estar emocional e social de seus assistidos. "Não quero um lugar aqui voltado para a saúde, como se fosse um hospital. Eles já vivem isso todos os dias, quero que eles se sintam bem, felizes, reabilitados e habilitados para a vida”, disse Ana Paula Tranches, presidente da instituição. "Essa emenda vai ser muito importante pra gente manter e melhorar ainda mais o prédio e o trabalho”, completa.
Com reconhecimento nacional, a ADEFIP já esteve por quatro vezes entre as melhores ONGs do país, se destacando pela excelência em seus serviços, e pelo compromisso com a humanização do local e dos atendimentos.
De acordo com Angela Roxo, assistente social da instituição, todos os colaboradores têm um profundo amor pelo que fazem e dedicam-se integralmente, proporcionando dignidade e qualidade de vida aos assistidos. "Aqui também oferecemos um programa de capacitação para as famílias envolvidas. Ensinamos habilidades como fazer unhas, preparar bolos, e eles saem daqui não apenas com uma profissão, mas também com a dignidade restaurada. No entanto, ao final do dia, sentimos que recebemos mais do que damos", conclui.
Procedimento investigatório criminal
A CPI da Saúde da Câmara Municipal, que teve como presidente o vereador Silvio de Assis e relator o vereador Diney Lenon, investigou 10 contratos da saúde do município, que eram objetos de suspeita de fraude e outras questões. "Hoje, eu como relator, recebi um ofício do Ministério Público de Minas Gerais, assinado pelo Dr. Luís Carlos Teles de Castro, Procurador de Justiça, onde ele solicita da Câmara Municipal a discriminação de toda a verba federal encaminhada para Poços de Caldas para esses contratos para instruir um procedimento investigatório criminal", informou o relator.
Segundo ele, o trabalho que foi feito pela CPI começa agora a dar resultado. "Nós investigamos, denunciamos, fomos para Brasília, fomos para Belo Horizonte, acionamos os órgãos e hoje está aqui um documento para a instrução de um procedimento criminal contra o município e os envolvidos para que seja apurada a irregularidade, onde nós apontamos quase R$ 16 milhões sem inconsistências nesses contratos", afirmou Diney.
EM OFF
* Nas palavras do vereador e pré-candidato a prefeito Marcelo Heitor, em sua entrevista a Sulminastv, da para perceber que ele faz um desabafo e critica, embora indiretamente o prefeito por fatos que considera não verdadeiros e que acabaram resultando na decisão de se recusar a ser o vice de Paulo Ney, mantendo a sua pré-candidatura a prefeito.
* Hoje com certeza, os pré-candidatos a prefeito, vice e até mesmo à vereança estarão presentes na festa do trabalhador, organizada pela prefeitura. Não faltarão tapinhas nas costas dos eleitores e selfies publicadas nas redes sociais com aquele sorriso, que a gente sabe, nem sempre é verdadeiro.
* Um leitor do blog encaminhou mensagem fazendo uma observação sobre a falta de lixeiras na área central, onde a prefeitura está promovendo a revitalização das calçadas. Segundo ela, as novas calçadas ficaram razoável, mas desde a Câmara Municipal até a Prefeitura nenhuma lixeira foi encontrada, assim como na avenida Francisco Salles.
* O engenheiro Ivan Mariosa e o advogado Rodrigo Modesto, de Pouso Alegre, estiveram ontem, em Poços de Caldas, para uma reunião no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), onde foram recebidos pelo diretor presidente Paulinho Courominas e diretor técnico Rodopiano Marques Evangelista. Como não poderia deixar de ser, após reunião no DMAE os dois se dirigiram até o edifício Manhattana para uma visita ao amigo Promotor de Justiça Glaucir Antunes Modesto, praticamente um representante de Pouso Alegre em Poços de Caldas.
* Ao lado do secretário de Obra, José Benedito Damião e do ex-vereador Alvaro Cagnani, o secretário de Governo e pré-candidato a prefeito da administração municipal, Paulo Ney, postou foto em sua página no Instagram com a seguinte legenda: "quando a vontade de trabalhar e o amor por Poços se encontram com esses dois parece que a vontade se multiplica”.
* O vereador Flávio Togni Lima e Silva solicitou ao setor jurídico da Câmara de Vereadores uma análise sobre a possibilidade de suspensão, ou cancelamento do contrato com a empresa EXP Parking, responsável pela cobrança por estacionamento na zona azul. O pedido do vereador tem como fundamento o elevado número de reclamações por irregularidades praticadas pela referida empresa. Os demais vereadores não só aprovaram a proposta como também apontaram inúmeras falhas no serviço da concessionária.
Aos leitores
O blog voltará a ser atualizado na sexta-feira, a todos um bom feriado.