Prefeito Sérgio fala em coletiva sobre as charretes
A Secretaria de Comunicação marcou para esta segunda-feira, às 11h30, no Palace Hotel, coletiva de imprensa tendo como tema as charretes.
Em 2021 o prefeito Sérgio Azevedo anunciou o fim das charretes por tração animal e estipulou como prazo, 4 de outubro de 2022, para a mudança por carruagens elétricas. A data, no entanto, foi prorrogada para reajuste do projeto.
No dia 5 de outubro de 2022 foi apresentado o protótipo da carruagem, que entrou em fase de testes, antes de passar a funcionar no lugar das charretes.
Além do DME, que é responsável pelo projeto, duas instituições de ensino, a PUC e o IFSuldeminas, participaram da elaboração da carruagem.
Na época da apresentação do protótipo, a informação passada foi que a carruagem elétrica tem capacidade para transportar quatro turistas, além do condutor. Pode ser carregada nos eletro-postos da cidade. A estimativa é que em 40 minutos a carruagem seja carregada em até 90%, sendo que sua autonomia é de 50km.
Respeito ao artista local
O pré-candidato a prefeito pelo PT, Paulo Tadeu, defendeu, em entrevista ao programa Amigo Promotor, comandado pelo promotor Glaucir Antunes Modesto, que seja retomado o diálogo e o respeito ao artista local.
"Conversar com ativista cultural não é uma coisa simples, porque eles são muitos, são múltiplos, têm diferentes visões de mundo, mas é preciso dialogar", defendeu.
Segundo Paulo, quando estava na prefeitura, criou um fórum permanente da cultura, em que o tempo todo a cultura era discutida e a prefeitura era cobrada.
"Eles tinham o direito de cobrar, eram recebidos na prefeitura. É preciso resgatar o respeito aos artistas", disse o ex-prefeito.
No mesmo lugar
Em vídeo descontraído, o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito do PSB, Eloísio do Carmo Lourenço, confirmou que continua morando e trabalhando em Poços de Caldas.
"Tem uma música do Zeca Pagodinho que chama 'Zeca, cadê você?'. Eu botei esta musiquinha pra ouvir, porque chega para mim, toda hora, a pergunta: 'Eloísio, afinal de contas, onde é que você mora?'. Primeiro, que eu moro em Poços de Caldas. Não mudei de Poços. E eu moro aqui no Parque Primavera. O pessoal vive dizendo que eu moro lá no Campo da Cachoeira. Agora já virou piada, né?", ironizou.
Segundo ele, o pessoal fica brincando com ele e falando que vai lá no Campo da Cachoeira tomar um café.
"Eu moro no Parque Primavera faz muito tempo, vai fazer 28 anos e no mesmo lugar. Trabalho ali na rua Paraíba. Enfim, tô no mesmo lugar. Então, se quiser tomar um cafezinho, venha aqui no Parque Primavera, que eu tô aqui", garantiu.
A base é a família
"A minha família é a minha base. Suas palavras de incentivo mostram o amor que me move", garantiu o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Paulo Ney, em vídeo divulgado neste fim de semana, com depoimentos das mãe Tereza, das irmãs Fernanda e Ana, da esposa Camilla, da sogra Neusa e dos filhos.
"Sabemos que enfrentaremos desafios e sacrifícios, mas tudo isso é por um propósito maior: o bem da nossa Poços, onde nascemos, trabalhamos e que tanto amamos", declarou Paulo Ney.
Arrecadação de livros para bibliotecas do RS
A Academia Poços-Caldense de Letras abraçou a campanha de arrecadação de livros para as bibliotecas do Rio Grande do Sul.
"Todos os poços-caldenses podem ajudar na recomposição das bibliotecas do estado, que foi atingindo pelas enchentes que devastaram tudo, inclusive bibliotecas. Nosso objetivo cultural é levar para a maior quantidade de leitores gaúchos os livros que nos possível arrecadar", informou a academia.
Os livros para doações podem ser entregues no escritório regional do deputado federal Ulisses Guimarães, localizado à rua Corrêa Neto esquina com a rua São Paulo, já que a academia não tem hoje sua sede própria.
Todos os livros doados serão levados à Base Aérea de Pirassununga, que vai conceder o direito de transporte de todos livros para o Rio Grande do Sul.
Escola modelo no Jardim Kennedy
Uma área onde funcionava uma antiga estação de esgoto do DMAE, no Jardim Kennedy, na zona sul, e que está abandonada há mais de 10 anos, será utilizada para a construção de uma escola modelo para alunos do ensino fundamental. "O DMAE já está fazendo o desmonte desta estrutura. Estamos finalizando os detalhes do projeto e dando entrada no Estado para que possamos fazer a primeira escola modelo da região. Teremos aqui o ensino fundamental e creche", garantiu o secretário de Obras, José Benedito Damião.
Hoje no Hora da Verdade
O Espaço Cultural Galeria Arte Ziriguidum tem se tornado ao longo do tempo um local reservado para eventos que registram o cenário artístico em nossa cidade nos seus mais diversos segmentos. Com essa proposta, no Arte Ziriguidum acontece em sua segunda edição o projeto " Música no Quintal" com o objetivo de dar visibilidade à música autoral. Para saber mais sobre os artistas locais, o projeto e os desafios da cena cultural, não perca o Hora. tvpocos.com.br
EM OFF
* Moradores e pacientes dos hospitais localizados na zona oeste perderam a tranquilidade neste final de semana por conta do barulho provocado por um evento realizado no espaço entre o estádio municipal e o prédio do futuro Centro Administrativo, também conhecido como Taj Mahal. Quem mais perdeu com isso, com certeza, foi o candidato apoiado por esta administração que em caso de vitória irá manter o evento no mesmo local.
* Está agendada para esta manhã, no Pálace Hotel, uma entrevista coletiva convocada pela administração municipal cujo tema será mais lima vez a substituição das charretes movidas por tração animal por charretes elétricas. O primeiro anúncio sobre a troca foi feito em 2022 através da apresentação de um protótipo, construído em parceria pelo DME com a PUC e o IFTSuldeminas. O que se espera da entrevista hoje é que não seja apenas mais um ato de campanha.
* As cidades que mais perderam recursos com o novo ICMS da Educação estão se movimentando para reverter o prejuízo na justiça. As prefeituras de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Vespasiano, Uberlândia, Juiz de Fora e Ouro Preto tiveram a primeira vitória na batalha judicial que movem junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), em ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra a nova legislação estadual para a distribuição do ICMS da educação. A lei não considera o número de alunos para o cálculo dos repasses.
* Poços de Caldas está entre as cidades mais prejudicadas e apenas no primeiro mês desta nova norma, perdeu nada menos do que R$ 1.569.865,00. Não se tem notícia de que a prefeitura local tenha ajuizado ação contra a nova legislação estadual. A decisão do STF, que julgou inconstitucional a medida adotada pelo governo de Romeu Zema, com certeza vale apenas para os municípios que fazem parte da ação. Já a prefeitura de Poços, caso não tenha feito o mesmo, continuará amargando o prejuízo mensal.
* Se bem que por aqui, o “santo” DME está sempre de plantão para cobrir os prejuízos da prefeitura. Mais um bom assunto para ser analisado pela Câmara de Vereadores e até mesmo pela chefia do executivo uma vez que a situação financeira da prefeitura é das mais complicadas, tanto assim que até os repasses do FPM estão suspensos.
* E por falar nisso, olha que vergonha, a prefeitura de Poços, há alguns meses, está sem nenhum veículo para uso do Serviço Funerário Municipal. Está utilizando um veículo velho emprestado do Grupo Santa Rita, que por sinal está com defeito até para engatar a marcha-à-ré. As fotos são do repórter Silas Lafaiete, tiradas na manhã de ontem.
* O ex-presidente do PT e ex-ministro Ricardo Berzoini afirmou que o partido passa por uma “crise de renovação” de seus quadros políticos e encontrará dificuldades para ter um resultado expressivo nas eleições deste ano. Além disso, diz que o governo Luiz Inácio Lula da Silva precisa de uma estratégia mais eficiente nas redes sociais.
* Berzoini lembra que a geração que fundou o partido e segue tendo atuação central no governo já tem “mais de 60 anos”. “O PT passa por um processo de envelhecimento e tem uma crise de renovação. Esse quadro exige uma atenção da direção do partido, que é fomentar a renovação, tanto no âmbito da militância quanto do ponto de vista da representação no Parlamento e da disputa por prefeituras, para formar uma nova geração”, disse ele.
* O ex-ministro está coberto de razão, em Poços de Caldas, por exemplo, o PT continua dependente de antigos militantes, como o ex-prefeito Paulo Tadeu que por falta de opção no partido, será novamente candidato a prefeito. Berzoini diz ainda que aquele que “não conseguir ter uma estratégia eficaz em redes sociais terá dificuldade nesta nova política e cita o governo Lula que vem perdendo terreno na internet”. A cabeça da maior parte do governo é analógica, diz ele.
* Algumas lideranças do grupo entendem que o secretário Celso Donato não deve ser indicado como o coordenador geral da campanha do candidato Paulo Ney e alegam, que Celso está desgastado pelo fato de não ter cumprido alguns compromissos financeiros contraídos durante sua campanha para deputado federal. Mas Celso continua prestigiado não só pelo prefeito, mas também pelo ex-deputado Carlos Mosconi, além do próprio Paulo Ney que querem aproveitar sua experiência de outras campanhas para levar o candidato do grupo a vitória.
* O vereador Flávio Togni de Lima e Silva usou a tribuna da Câmara Municipal para defender o cumprimento do pagamento do piso salarial de todas as categorias profissionais da Prefeitura. "Que se cumpra o piso profissional. Acho que isso é consenso de todos, a briga de todas as categorias, tornando-se a profissão valorizada e reconhecida perante o mercado, perante a população", defendeu.
* De 03 a 05 de junho, na sede da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, acontece o II Seminário de Meio Ambiente, com o tema “Arborização Urbana e Sustentabilidade”. O evento é uma parceria entre Escola do Legislativo da Câmara de Poços, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comissão de Direito Ambiental da 25ª Subseção da OAB/MG, Jardim Botânico e Associação Poços Sustentável, com apoio do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente) e do COMVIDA (Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal).
* Um leitor do blog enviou a foto acima, onde o toldo de um estabelecimento comercial simplesmente “abraça” o poste. Pergunta o leitor se o DME permite este tipo de cobertura.