Redução será de 25% na conta de iluminação, cobrada junto com a de energia elétrica
O prefeito Sérgio Azevedo anunciou ontem a redução na Contribuição de Iluminação Pública em 25% nas contas de energia elétrica. "Acabamos de fazer reunião aqui com a diretoria do DME e confirmamos este valor. Uma boa notícia para todos, é a partir de 1º de março", informou. O motivo da redução, de acordo com ele, foi graças a iluminação em led feita na cidade inteira.
"Poços dando um exemplo para o Brasil. Muitas cidades hoje têm 100% led, nós temos, inclusive, na zona rural. E, o melhor, feito por nós mesmo. Muitas empresas e cidades me procuraram para fazer esta mudança para led, mas fica caríssima. E nós, não, fizemos nós mesmos, compramos material, uma parte foi feita pela nossa equipe, outra terceirizada e um pouco mais de um ano, conseguimos fazer em 100% da nossa cidade", disse Sérgio. De acordo com ele, com a iluminação em led a cidade ganha em eficiência e também em custo.
Charretes e rodeios
O presidente do diretório municipal do PMDB, Ulisses Guimarães, ao ser entrevistado ontem pela JP FM se mostrou contrário as charretes movidas por tração animal. No entanto, ao ser questionado sobre rodeios disse que é um esporte e têm os bons e ruins. "Têm rodeios que tem que acabar, mas têm rodeios que são consagrados, são esportes, em que os animais são bem cuidados", afirmou.
Como veterinário de profissão, Ulisses disse que se o rodeio tiver maus tratos, tem que acabar.
Lei para agências bancárias
Foi aprovada em segunda discussão, ontem, na Câmara Municipal, a lei que obriga os bancos a disponibilizarem funcionários em seus terminais para auxiliarem as pessoas com deficiências e idosos
"Espero que o prefeito sancione e, principalmente, que execute. Nós fazemos nosso trabalho aqui, mas muitas leis que aprovamos, que fazem a diferença na vida dos cidadãos poços-caldenses, ficam na gaveta do executivo deste governo, várias. Isso não é admissível", afirmou a vereadora Regina Cioffi, autora da referida lei.
Marcelo é reeleito corregedor
O vereador Marcelo Heitor foi reeleito, ontem, como corregedor da Câmara Municipal. "Será meu 4º mandato na corregedoria. Agradeço aos vereadores pelo apoio e votação nesse importante trabalho dentro da Câmara Municipal. Seguirei trabalhando sempre com responsabilidade e seriedade", garantiu.
EM OFF
* No diário oficial do município, edição desta sexta-feira, está publicado um comunicado em que a secretária de Educação profa. Maria Helena Braga, informa que estão abertas as inscrições para a concessão e renovação do Auxílio Transporte para alunos carentes que cursam faculdades fora do Município. Os interessados devem efetuar inscrição, mediante preenchimento de requerimento e questionário socioeconômico, no link:https://forms.gle/dVK32BNog6sJKCDKA, no período de 19 de fevereiro a 23 de fevereiro de 2024.
* Na mesma edição, o diretor-presidente do DMAE, Paulo Cesar Silva, está nomeando uma comissão composta por João Batista de Paula, Maurício Kato e engenheiro Rodopiano Marques Evangelista, para realizar o parecer técnico e o levantamento dos danos causados, visando o ressarcimento aos moradores dos imóveis atingidos pelo rompimento da rede de água tratada na Rua Manoel de Freitas, no bairro Chácara Alvorada.
* Além dos adversários e também das dificuldades normais para a disputa de um terceiro mandato na Câmara Municipal, o vereador Marcelo Heitor, presidente do PL, terá que enfrentar também a oposição formada pelo grupo de servidores aposentados da Câmara, cujas complementações dos salários foram suspensas por ele, quando estava na presidência da Casa. Os servidores aposentados que ficaram sem os salários que vinham sendo pagos pelo poder público e estão sendo obrigados a se virar apenas com o benefício pago pelo INSS, não perdoam a atitude do vereador que, tudo indica, foi levado ao erro por dois assessores legislativos, já dispensados pelo novo presidente da Casa, vereador Douglas Souza (União Brasil).
* Segundo notícias que chegam de Belo Horizonte, o presidente regional do PSD, deputado estadual Cássio Soares, está trabalhando para viabilizar o apoio de legendas de esquerda ao prefeito Fuad Noman, na sua tentativa de reeleição. Cássio afirma que a estratégia deve se repetir em outros municípios e tem como principal objetivo a provável candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD), a governador em 2026. Como o senador contará com apoio do presidente Lula, os partidos de esquerda serão importantes na disputa.
* Repassando o assunto em nível local, o PSD deverá mesmo integrar a coligação que dará apoio ao ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, que está filiado ao PSB, mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckimin. Não é à toa que Eloisio se reuniu primeiro com Geraldo Thadeu, que organiza o PSD em Poços e região e também com Silvio José Ferreira e Waldemar Lemes, que integram a nova comissão provisória do partido na cidade.
* Pelo visto, o prefeito Sérgio Azevedo decidiu deixar de lado as alterações que estavam programadas para serem introduzidas no trânsito da área central, tão logo terminassem os festejos carnavalescos. Como as mudanças programadas serão radicais e o resultado pode não ser o esperado, o prefeito, ao que parece, decidiu fazer novos estudos para ter certeza de que as alterações produzirão efeitos positivos. O ex-diretor do Demutran Demilton Vacarelli, não acredita no sucesso das alterações, principalmente a implantação de mão única na rua Junqueiras.
* Embora tenha se apresentado, ontem, na entrevista ao Jornal da Manhã, levado ao ar pela Jovem Pan, como assessor parlamentar na Câmara Federal, uma fonte ligada ao blog garante que o ex-prefeito de Caldas, Ulisses Guimarães, já não faz mais parte da assessoria parlamentar do deputado Hercilio Coelho Diniz.
* Sobre a confusão ocorrida na madrugada de sábado para domingo na Praça dos Macacos, quando a PM usou balas de borracha e gás de pimenta para conter a situação, o secretário de turismo deixou claro que isso não é o que se quer como proposta carnavalesca. "Infelizmente, aconteceu, estamos propícios a isso, mas temos que partir para frente e criar situações para que se melhore cada vez mais a segurança, porque o Carnaval de Poços é o da família, da tranquilidade e das crianças e isso ficou evidente”. Tratou-se de uma questão pontual, mas temos que ter este olhar de segurança, de cuidado e de zelo", defendeu Israel.
* A fala do governador Romeu Zema (Novo) sobre a não obrigatoriedade da vacinação para matricular estudantes na rede pública de ensino de Minas Gerais deverá ser explicada ao Supremo Tribunal Federal, segundo despacho do ministro Alexandre de Moraes desta quinta-feira em até cinco dias. Em vídeo divulgado nas redes sociais, junto do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do senador Cleitinho (Republicanos-MG), Zema afirmou que não exigiria cartão de vacina para os estudantes.