Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

aaaurn

Justiça eleitoral nega liminar para impedir divulgação de pesquisa

Faltando pouco mais de uma semana para a eleição de 6 de outubro, a guerra das pesquisas em Poços continua a todo vapor, prometendo novos capítulos para os próximos dias com a divulgação de outras pesquisas de institutos diferentes. Para surpresa de muitos, na quarta-feira, dia 25, o candidato Paulo Ney de Castro Júnior (PSDB), representando a coligação “Poços Cada Dia Melhor”, entrou com uma representação contra a empresa MP Valin Ltda. cujo nome fantasia é Projeta Pesquisa de Mercado e Opinião, que foi contratada pelo Grupo Cioffi de Comunicação e que tem agendado para a manhã deste sábado a sua divulgação, alegando entre outras coisas que não existe, no plano amostral apresentado, qualquer tipo de demonstrativo percentual que permita a análise rigorosa por aqueles que devem ter acesso à pesquisa.

Após análise, a autoridade judiciária considerou que as alegações dos representantes, não são suficientes para a concessão de uma medida liminar, embora o mérito da questão possa ser mais amplamente discutido durante a instrução do feito. No caso em análise, não há, em uma avaliação preliminar, uma suposta violação à Lei nº 9.504/97 ou à Resolução TSE nº 23.600/2019.

Após análise da representação, a Juíza Tania Marina de Azevedo Grandal Coelho, da 222ª.Zona Eleitoral decidiu diante da ausência dos requisitos estampados indeferir a liminar pleiteada para suspender a divulgação dos resultados da pesquisa impugnada.

Rovilson de Lima: pesquisa verdadeira é abertura das urnas

Em entrevista ao programa Café Interativo, da Sulminastv, ontem, o candidato a prefeito pelo PRTB, Rovilson de Lima, afirmou que a zona leste, onde mora, está unida e o apoiando e quer mudança. "É um momento importante, porque está quase chegando o momento decisivo da vida de Poços de Caldas", afirmou.

Questionado sobre a última pesquisa divulgada pela rádio Onda Poços na terça-feira, que apontou o candidato Paulo Ney (PSDB) na liderança, seguido por Eloísio do Carmo Lourenço (PSB) em segundo, Ulisses Guimarães (MDB) em terceiro e Marcelo Heitor (PL) em quarto, o candidato Rovilson lembrou de notícias antigas mostrando que o Ibope, que fez pesquisa em Poços, colocou determinado candidato como eleito no primeiro turno e com apoio dos governos federal, estadual, de deputados e da máquina administrativa, mas que nos resultados das urnas ficou em terceiro lugar. "A pesquisa, para mim, é a urna, porque a população muda na madrugada da eleição. Por exemplo, fulano tá eleito, vai indo, vai indo e a população resolve votar em sicrano e não vota nesse candidato", afirmou Rovilson.

Segundo ele, não está desacreditando os institutos de pesquisa, mas que em Poços sempre foi difícil um deles acertar. "O eleitor de Poços pende de um lado, mas chega na hora muda-se tudo", declarou.

Reclamações da população

Em suas andanças durante a campanha, Rovilson de Lima afirmou que o que a população mais tem reclamado é da saúde. "É uma saúde maquiada, que engana", afirmou.

A segunda reclamação, ainda segundo ele, é quanto a segurança pública que "deixa a desejar, multa-se o povo, é uma indústria de multa em Poços", mas a população está desprotegida.

Acompanhando as pesquisas e tendência

O candidato a prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, do PSB, garantiu, ontem, em entrevista ao programa 'Amigo Promotor', comandando por Glaucir Antunes Modesto, que costuma acompanhar as pesquisas eleitorais e avaliar as tendências. "Existe uma tendência de crescimento da nossa candidatura, que vem de bastante tempo. O que percebemos é que nos consolidamos ali em um número, que foi importante, que tem nos dado uma base por estarmos liderando em todas as pesquisas, no empate técnico, às vezes, mas sempre na liderança e isso acho que é uma tendência real", analisou, acrescentando que se baseia em outras pesquisas, inclusive a interna feita pela coligação.

Segundo o candidato o que surpreendeu na última pesquisa, promovida pela rádio Onda Poços, é que está tendo uma batalha jurídica e até no meio político de discussão é de que alguns números 'ficaram bem diferentes'. "Temos também este problema de metodologia de cada pesquisa, que muitas vezes você não pode comparar porque são metodologias diferentes na forma de fazer a coleta", analisou Eloísio.

O que lhe surpreendeu é o fato de um candidato numa pesquisa estar com 27% e na outra com 16%, enquanto que outro candidato que estava com 16% e na outra apareceu com 26%. " Isso, do ponto de vista de pesquisa, não acontece de jeito nenhum. Só poderia acontecer se tivesse uma cadeirada, uma facada, um fato novo que chamasse atenção", garantiu Eloísio.

Deputados visitam Poços e demonstram total apoio a Marcelo Heitor e Regina Cioffi 

Nesta quinta-feira Poços recebeu a visita de importantes figuras políticas em apoio à candidatura à prefeitura de Marcelo Heitor e Dra. Regina. Na oportunidade foram promovidas caminhadas e encontros com apoiadores, na presença dos deputados.

Logo pela manhã, Eros Biondini (PL) e Chiara Biondini (PP) marcaram presença em um encontro com eleitores e lideranças da região. Eros, que é deputado federal e atua fortemente para garantir os valores cristãos, destacou a importância de Marcelo Heitor para a renovação política de Poços de Caldas. Já a deputada estadual Chiara Biondini é a deputada estadual mais jovem da história do Brasil e luta pelos valores cristãos católicos e da direita.

Ainda pela manhã, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL) também encontrou Marcelo Heitor para manifestar seu apoio à candidatura. Com uma trajetória política voltada ao setor agropecuário e ao desenvolvimento econômico regional e sendo o quarto deputado mais votado do Estados de Minas Gerais, Arantes elogiou o projeto de geração de empregos e atração de investimentos de Marcelo. “É uma candidatura com visão de futuro, que vai colocar Poços de Caldas em um novo patamar de desenvolvimento”, afirmou o deputado.

No começo da tarde, o candidato Marcelo Heitor, acompanhado de sua vice, recebeu o deputado federal Maurício do Vôlei (PL). Campeão olímpico e atual parlamentar, Maurício reafirmou seu apoio à chapa, caminhou pelo centro de Poços e destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e formação de jovens, uma das bandeiras defendidas por Marcelo e Dra. Regina. Além dos deputados estaduais, outras figuras políticas importantes já haviam demonstrado seu apoio à campanha: o Deputado Estadual Bruno Engler, Deputado Federal Nikolas Ferreira, Senador Cleitinho, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e outras personalidades.

   EM OFF   

* Uma frustrada tentativa de provocar dúvidas, só podemos definir dessa forma a atitude da coordenação da campanha do candidato a prefeito pelo grupo da situação, Paulo Ney de Castro Júnior (PSDB), com a tentativa de impedir o Grupo Cioffi de Comunicação de divulgar o resultado da segunda pesquisa eleitoral para prefeito, devidamente registrada na Justiça Eleitoral, com divulgação prevista para amanhã, sábado, durante o Jornal da Jovem Pan.

* A tentativa de impedir que os números desta pesquisa sejam divulgados, antes mesmo de tomar conhecimento dos números que estão nelas demonstra, acima de tudo, falta de confiança na própria pesquisa feita pela MDA, divulgada nesta semana e que coloca o candidato na liderança, empatado com seu concorrente Eloisio do Carmo Lourenço, do PSB.

* Mas os equívocos dos coordenadores da campanha do candidato Paulo Ney não param por aí, fizeram questão de, assim que a liminar foi negada pela justiça no pedido protocolado para não divulgação da pesquisa, publicar nas redes sociais uma arte onde Paulo Ney aparece em primeiro na pesquisa da MDA, acrescentando os dizeres “próximos passos podem ter certeza! Vai sair uma pesquisa dizendo que Paulo Ney não está na frente!”. Como ter esta certeza se os números desta pesquisa só serão conhecidos amanhã?

* Sem nenhuma prova, antecipam o julgamento da pesquisa que será divulgada como sendo um repeteco de outras eleições, “com as mesmas pilantragens!”. Além de uma grave acusação, acima de tudo, trata-se de um desrespeito para com o grupo de comunicação que contratou a pesquisa.

* A referida pesquisa foi fechada no dia 24, terça-feira e será divulgada amanhã, dia 28. A bem da verdade e segundo informou ao blog, um diretor da rádio Onda Poços, no caso da pesquisa realizada pela MDA, não ocorreu nenhum atraso na divulgação, uma vez que ela foi fechada no dia 23, segunda-feira, e entregue no período da tarde. “Como faltavam elaborar os gráficos para a apresentação da pesquisa, a divulgação ficou para o dia seguinte”, esclareceu o diretor da emissora.

* Ainda sobre pesquisas, ontem a empresa Clube dos Empresários, que tem como um dos sócios o secretário de saúde e um dos coordenadores da campanha do candidato Paulo Ney, contratou e registrou na Justiça Eleitoral uma outra pesquisa sobre a disputa pelo executivo municipal, desta feita não pelo instituto MDA e sim pelo Instituto Verita Ltda. A divulgação está prevista para o dia primeiro de outubro, terça-feira.

* Enquanto isso, o candidato Paulo Ney continua trabalhando dia e noite, fazendo contatos pessoais e focado exclusivamente em convencer os eleitores a votar em seu nome no dia 6 de outubro. Como já dissemos neste espaço, vencer ou não sua primeira eleição é um grande desafio, até porque a disputa é difícil para os quatro primeiros colocados e o quadro ainda está indefinido, mas se não for o vencedor não será por falta de esforço. Paulo está focado e concentrado totalmente na e concentração na campanha.

* Nesta manhã de sexta-feira, à partir das 9 horas, Paulo Ney estará na Sulminastv, sendo entrevistado pelo repórter Silas Lafaiete no programa Café Interativo. Uma boa oportunidade para falar também sobre as pesquisas eleitorais e o que elas representam nesta fase da campanha.

* Após as mudanças promovidas pela prefeitura na área central, os motociclistas estão reclamando da falta dos chamados 'bolsões' para estacionarem suas motos. Segundo eles, para fazer as calçadas a prefeitura retirou os bolsões, mas que, em momento algum, criou novos.

* Os cartórios eleitorais do Sul de Minas estão em fase de conclusão da preparação das urnas que serão utilizadas nas eleições de 6 de outubro. O processo tem como objetivo inserir os dados dos candidatos nas urnas. As urnas eletrônicas são preparadas como três tipos de mídias: a mídia de carga que identifica seção por seção, os eleitores da seção e os candidatos do município; a mídia de votação que armazena os votos dos eleitores e a mídia de gravação com os resultados. Em Poços de Caldas serão 470 urnas.

* Segundo informou o 'Diário do Transporte', além das linhas de transporte em Minas Gerais, a Expresso Gardênia protocolou na 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte um plano para vender imóveis e alienar linhas interestaduais gerenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. A petição inclui cinco terrenos em Poços de Caldas e duas garagens, uma em Santa Rita de Caldas e outra em São Lourenço.

* Outra polêmica que foi criada nesta fase da campanha eleitoral diz respeito ao recolhimento dos Fly Banners dos candidatos de oposição, pela empresa responsável pela coleta de lixo. Os caminhões coletores de lixo recolhem inclusive a base de cimento e as transporta para o depósito de lixo na zona oeste, onde foram, fotografadas.