Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

meteoric-pocos-de-caldas.webp

Terras raras têm preços muito elevados  

O geólogo Helio Scalvi, em entrevista, ontem, ao Café Interativo, da SulminasTV, afirmou que diferente da bauxita e do ferro, em que se trabalham com grandes quantidades e são vendidos por toneladas, as terras raras são tão importantes que são vendidas por quilos e os preços são bastante elevados. O tema em discussão se deu em razão da assinatura de protocolo de intenções para que a empresa australiana Meteoric Resources NL faça a extração de terras raras no Planalto de Poços de Caldas. 

"O Brasil é a terceira reserva mundial de terras raras. A China é maior e podemos ficar entre os cinco maiores produtores de terras raras com esta descoberta que foi feita aqui", informou. No caso do estudo feito pela Cerâmica Togni, Scalvi explicou que são terras raras iônicas, ou seja, é como a bauxita, está na argila, na superfície. 

"É quase que inacreditável que a gente tenha explorado tantos anos aqui e não tenha batido em cima de uma jazida tão poderosa como esta do Planalto de Poços de Caldas. A Cerâmica Togni se debruçou sobre isto há 12 anos, porque trabalhavam com argila, e começaram a perceber que tinha teores de terras raras associadas as argilas. Se interessaram, certamente contrataram pesquisas para saber qual era o potencial", informou o geólogo. 

Para ele, a Togni "ganhou na loteria", sendo que as notícias dão conta de que as áreas foram vendidas por 20 milhões de dólares, mas acredita que com as participações em lucro e com os desdobramentos no futuro, esta quantia seja muito maior. 

Potencial fabuloso 

Scalvi disse que dois geólogos brasileiros, colegas seus, estão trabalhando neste projeto para a empresa australiana e que em conversa com eles foi informado que o potencial de terras raras de toda a caldeira é fabuloso.  

"Tem áreas praticamente disseminadas por todo o processo vulcânico aqui da caldeira de Poços de Caldas, que foi formada a 60 milhões de anos. É um magmatismo alcalino, que a gente fala em geologia, que é muito raro associação de caldeiras vulcânicas alcalinas e isso gerou acúmulo de materiais, zircônio, urânio, terras raras, além dos outros subprodutos", informou. 

Scalvi explicou que o que acontece com este material é que ele ocorre muito próximo da superfície e é iônico, então não se precisa fazer nenhum tipo de tratamento, de separação química, basta lavar.  

"Quando você joga água, separa argila e o que sobra, grande parte já são terras raras", explicou. 

Uma das áreas mais requeridas 

Scalvi garantiu que o Planalto de Poços de Caldas é uma das áreas mais requeridas do Brasil, desde que aqui começou a aparecer bauxita.  "Se, por exemplo, você tem um sítio, você é proprietário do solo, o subsolo, que está abaixo, é do governo brasileiro. Para você poder explorar o subsolo tem que ter uma autorização do governo brasileiro, fazer um pedido de pesquisa, pagar taxas e regularizar a situação. Então, temos muitos pedidos de pesquisa para a região, com pessoas que ficaram assanhadas por achar que as áreas delas tem o mesmo potencial. O que se sabe é que alguns setores da caldeira vulcânica têm mais potencial, os teores são mais elevados, outros nem tantos", explicou. 

Projeto sem contaminação e sem barragem de rejeito 

O geólogo garantiu que o projeto em questão não terá barragem de rejeito, não terá contaminação. "A água de lavagem você recicla, aproveita, pode ser feito em circuito fechado. Não tenho informações da tecnologia empregada, mas pensando no meio ambiente eles poderiam fazer um tanque enorme de água e reciclava", analisou. De qualquer forma, segundo Scalvi, não haverá nenhuma contaminação radioativa, porque por todos os trabalhos que foram feitos pela Cerâmica Togni deram extremamente abaixo do limite permitido. "Não haverá nenhum tipo de contaminação, nem barragem de rejeito que deixa todo mundo preocupado com medo de romper", garantiu. 

Ração para o CCZ 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu, conseguiu para o Centro de Controle de Zoonose de Poços de Caldas uma tonelada de ração para cães e gatos doada pela empresa Adimax. "A empresa é fabricante da marca Magnus. Estamos recebendo uma tonelada de ração e agradeço imensamente a parceria e espero que essa seja a primeira de muitas parcerias que possamos fazer aqui, principalmente para esta bandeira que é muito forte na cidade, que é o cuidado com nossos animais em situação de rua", afirmou Douglas. 

O representante da empresa, por sua vez, disse que a Adimax pensa muito no social e tem vários projetos sociais, um deles é o banco de rações que vem para fazer uma doação para a prefeitura para poder atingir os animais que estão em situação de abandono. 

O responsável pelo CCZ, Jorge Miguel Ferreira do Lago, afirmou que o centro possui quase cem animais e que o consumo de ração é bastante elevado. 

"Receber uma quantidade expressiva desta, de uma tonelada de ração tanto para cães quanto para gato vai contribuir muito com o município, ajudar muito o nosso serviço e é bom para os animais. O CCZ faz o recolhimento de animais em diversas situações possíveis, de maus tratos, suspeitos de zoonoses, então ter essa doação significa muito", disse ele. 

   EM OFF   

* Informações divulgadas pelo site da Secretaria de Casa Civil apontam que através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento o governo federal vai investir em Minas Gerais R$ 171,9 bilhões em obras. Poços de Caldas será uma das cidades contempladas com unidades do programa Minha Casa Minha Vida e obras na educação básica, retomada e conclusão de creches, escolas e quadras. 

* O que mais está agradando aos servidores municipais que irão trabalhar no prédio do futuro Centro Administrativo é a promessa do prefeito Sérgio Azevedo em comprar móveis novos para todas as secretarias que lá serão instaladas. O que preocupa, no entanto, é a instalação da rede de informática, uma vez que o prefeito já avisou que deseja o fim do uso de papéis. Quer uma prefeitura totalmente digitalizada. 

* Desde que o prefeito Sérgio Azevedo assumiu o comando da prefeitura, o deputado estadual Mauro Tramonte, do Republicanos, sempre foi uma espécie de abre portas para o chefe do executivo poços-caldense junto as autoridades do governo do Estado e representantes de partidos políticos, tendo agendado uma série de reuniões para o prefeito de Poços em busca de apoio para a sua administração.  

* Nesta segunda-feira o deputado Tramonte já tem compromisso agendado em BH. O deputado federal mineiro Euclydes Pettersen (Republicanos) será empossado como novo presidente da sigla, às 18h. No evento, de acordo com sua assessoria de imprensa, estarão presentes o senador pelo Estado Cleitinho Azevedo (Republicanos), o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), prefeitos, vereadores e lideranças do Republicanos.   

* Comerciantes da área central estão aplaudindo o início das obras de revitalização das calçadas no centro da cidade, mais uma obra da atual administração. Estão conscientes de que o serviço irá causar alguns transtornos, mas esperam que seja o mínimo necessário e que se preciso for, a obra seja interrompida no período das festas de final do ano e retomada depois, isso porque ainda estão se recuperando dos prejuízos causados pela pandemia, quando o comércio esteve fechado por um bom tempo por conta da Covid-19. 

* Cumprindo uma exigência legal que visa garantir a segurança da população em situações de risco, o DME está cadastrando pessoas que residem ou trabalham na região que poderia ser atingida em caso de rompimento da barragem Saturnino de Brito. O cadastro faz parte do Plano de Ação de Emergência, apesar da represa não ter nenhum risco eminente de rompimento e nenhuma alteração na estrutura da barragem. O trabalho de cadastro que está sendo feito por uma empresa terceirizada deve ser concluído em dois meses. 

* Quem está feliz da vida com o resultado alcançado nas campanhas de vacinação contra a influenza na cidade de Campestre é Azer Zenun Junqueira, um dos responsáveis pelo setor de saúde do município. A campanha conseguiu vacinar 64,91% da população, um resultado superior ao alcançado pelo setor de saúde em Poços de Caldas.