Jogada de mestre: por causa da intervenção no UB44,vice-prefeito pede desfiliação do União Brasil
A intervenção na Comissão Executiva do União Brasil em Poços, na terça-feira, resultou na destituição de vários de seus membros, provocando uma reação em cadeia e algumas desfiliações. Entre os que deixaram a legenda estão o ex-presidente Tiago Cavelagna, o ex-vice presidente Antonio Donizette Albino, a tesoureira Elina Jurema Costa, tesoureira adjunta Liliane Cassia dos Reis e o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas.
Em solidariedade ao povo gaúcho
O deputado federal Ulisses Guimarães, do MDB, discursou ontem na Câmara dos Deputados em solidariedade ao povo gaúcho. "Mais de 1 milhão de pessoas afetadas e todo o Brasil se comovendo, se solidarizando e olhando por aquele povo. Não seria diferente com o nosso povo de Minas Gerais. Queria agradecer principalmente meu sul de Minas, Poços de Caldas na nossa região que está se organizando e se solidarizando. Fizemos campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, colchões, cobertores, todos se mobilizando, ajudando e estamos levando da base aérea de Pirassununga e do aeroporto de Guarulhos direto para a base aérea de Canoas para ajudar aqueles que mais precisam", afirmou o deputado.
Ulisses destacou o governo de Minas que ouviu o clamor e enviou integrantes do Corpo de Bombeiros, que já passaram por tantas dificuldades como Brumadinho e Mariana e estão bem treinados, para tentar salvar as pessoas do Rio Grande do Sul. Enviou ainda as aeronaves da saúde e do Corpo de Bombeiros mais os botes salva vidas. O deputado também destacou o trabalho de médicos veterinários que estão lá salvando animais e solicitou doações de ração para pets e cavalos e medicamentos.
Sem demagogia e sem politicagem
O deputado estadual Rodrigo Lopes também abordou a triste situação vivida pelo povo gaúcho e falou sobre a boa vontade da população que está ajudando na arrecadação de donativos para destinar àquela população. "A gente precisa apoiar essas ações, sem nenhuma conotação política partidária nem eleitoral, e atender de forma emergencial. "Óbvio que o governo vai fazer as suas ações efetivas, mas nós precisamos fazer a nossa parte também. Deixar claro e pedir aos políticos de plantão de rede social que estão proliferando fake news para que parem com isso. Vamos mandar água, alimento, recursos, vamos fazer alguma coisa útil para as pessoas do Rio Grande do Sul, sem demagogia, sem politicagem e fazendo a nossa parte", destacou Rodrigo.
Ato unificado em defesa da educação pública
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) realiza nesta quinta-feira de um ato unificado em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. "São várias demandas dos profissionais da educação em nível federal, estadual e municipais. Em Poços estamos reivindicando o pagamento do piso do magistério, o fim do assédio moral e da perseguição aos servidores da educação e o fim da precarização das estruturas das unidades educacionais", informou o Sindserv.
A concentração está marcada para as 16h30 no coreto da Praça Pedro Sanches, de onde os participantes sairão em caminhada pelas ruas do centro às 17h30.
EM OFF
* A estrela do secretário de governo e pré-candidato a prefeito Paulo Ney de Castro Júnior (PSDB) brilhou, quando faltando poucas horas para encerramento do prazo, ele se recusou a assinar a ficha de filiação no União Brasil. Caso tivesse deixado o PSDB e se filiado neste partido político, com certeza sua candidatura a prefeito teria naufragado uma vez que a legenda fatalmente seria tomada pelo seu concorrente Ulisses Guimarães (MDB), como aconteceu nesta segunda-feira.
* Mas quem salvou a candidatura de Paulo Ney foi, na verdade, o ex-deputado Carlos Mosconi que faltando pouco tempo para a filiação protestou contra a saída dele do PSDB, para se filiar num partido comandado por adversários do ex-deputado. Após refletir sobre a fala de Carlos Mosconi, e também aconselhado pelo prefeito Sérgio Azevedo, Paulo Ney recuou, surpreendendo muita gente do União Brasil que já davam como certa a sua candidatura pela legenda, em lugar do vice Júlio de Freitas.
* Há quem diga também que o secretário de governo já teria sido alertado sobre a verdadeira arapuca em que cairia caso se filiasse no União Brasil cujo domínio em nível nacional está nas mãos do deputado Baleia Rossi, presidente do MDB, num acordo fechado com o secretário geral do partido, o baiano ACM Neto.
* Na condição de deputado federal, Ulisses Guimarães tem contato próximo com dirigentes partidários e foi utilizando desta proximidade que o emedebista agiu da mesma forma como tomou conta do diretório municipal do MDB local, expulsando todos aqueles que discordavam da sua pré-candidatura a prefeito.
* Contam inclusive que o deputado estaria em conversações com dois outros deputados estaduais da região, um deles Emidinho Madeira, filiado ao Partido Liberal, para assumir também o PL em Poços de Caldas e para tanto está contando também com a ajuda e orientação de Tereza Navarro que está ao seu lado e que dirigia o partido antes de ele passar para as mãos do vereador Marcelo Heitor.
* Já é conversa nos cafés do centro a festa de arromba que uma autoridade local estaria preparando para o casamento da sua filha em maio do próximo ano. O casamento será realizado em um navio durante um cruzeiro e um andar inteiro do navio já estaria reservado para a cerimônia seguida de uma festa de arromba em alto mar.
* O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), anunciou que pretende deixar a política em 2026. Uma das vozes mais moderadas da República, o senador disse que a polarização afasta homens públicos de bom senso, que não sejam guiados por extremismos. Pacheco fez as declarações na noite de segunda-feira, em São Paulo, em jantar oferecido pelo ex-governador do estado e empresário João Doria.
* Edenil de Melo Brito, que pela primeira vez assume um cargo político, agora respondendo pela presidência do União Brasil em Poços de Caldas, será o entrevistado de hoje durante o Jornal da Manhã, pela Jovem Pan.
* O novo presidente do União deve informar durante a entrevista que nos próximos dias haverá uma reunião com os principais filiados do partido para traçar ações de campanha, não estando descartadas novas alterações na composição da comissão executiva do partido para prestigiar aqueles que são realmente fiéis e dedicados a legenda.
* Por falar nisso, chega ser ensurdecedor o silêncio dos deputados Rodrigo Lopes (estadual) e Rafael Simões (federal), ambos filiados ao União Brasil, sobre a intervenção feita de cima para baixo na comissão executiva do partido em Poços de Caldas.
* Ainda sobre o União Brasil, A Polícia Federal deflagrou na manhã de terça-feira uma operação para investigar ameaças contra Antônio Rueda, presidente do partido De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, no interior de Pernambuco. As investigações tiveram início a partir de boletim de ocorrência registrado por Rueda contra Luciano Bivar, deputado federal e ex-presidente da sigla.
* No diário oficial do município, edição desta quinta-feira, estão publicadas mais 30 páginas cada uma delas contendo cerca de 40 notificações que devem se transformar em multas lavradas no trânsito pelos agentes e também pelas câmeras de videomonitoramento para controle de velocidade e avanço de sinal. São cerca de 1.200 notificações na denominada indústria das multas.