Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

pernilongoxaedes

Sul de Minas tem mais de 24 mil casos confirmados de dengue

Dados da Secretaria de Estado de Saúde, atualizados na tarde de ontem, apontam que o Sul de Minas tem mais de 24 mil casos confirmados de dengue em 2024. O número de casos aumentou em 34,6% em apenas uma semana, passando de 18.065 mil para 24,3% mil. Três mortes pela doença foram confirmadas e outras 33 estão sendo investigadas.

Na região, Varginha lidera o ranking com 5.557 casos, em seguida vem Passos com 1.983, Campo Belo com 1.352 e Areado com 1.057 casos. Poços de Caldas não aparece na lista das dez cidades com maiores números de casos de dengue.

Animais abandonados

O Centro de Controle de Zoonose não tem controle de cães e gatos abandonados na cidade, pois essa não é a sua atribuição. A resposta foi da Secretaria de Saúde a um pedido de informações do vereador Marcelo Heitor sobre o problema que tem causado muitas reclamações de moradores em toda a cidade. A secretaria explicou que ao CCZ, enquanto serviço de saúde pública, desenvolve suas atividades conforme preconiza o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: Normas Técnicas e Operacionais do Ministério da Saúde. O CZZ apenas recolhe animais suspeitos de zoonoses de relevância para a saúde pública e desenvolve palestras de educação em saúde para a guarda responsável de animal nas escolas do município, que entre outros assuntos, aborda a questão do abandono de animais.

Referência na política para idosos

Sobre a pesquisa divulgada apontando Poços de Caldas em terceira posição, entre os quatro municípios da região, com mais de 100 mil habitantes, no acolhimento e atendimento a pessoas com mais de 60 anos, o vereador Claudiney Marques, do PSDB, questionou o executivo de como recebeu tal avaliação. "A administração municipal enxerga como fato positivo Poços de Caldas ser destaque no ranking para melhores cidades para acolher e atender pessoas com mais de 60 anos", respondeu a Secretaria de Promoção Social, acrescentando que Poços é referência nas políticas para a população idosa, entretanto entende que é uma população com tendência de crescimento e que demanda investimento contínuo. Quanto a colocação regional, a secretaria informou que "o resultado apresentado estava dentro do esperado".

   EM OFF   

* Vereador quando quer aparecer procura pelo em ovo e se não encontra ele inventa um. Durante a audiência pública que tratou de esportes sobre rodas e a utilização deles como meio de transporte alternativo, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva criticou o executivo por não ter convidado para a audiência a Associação dos Ciclistas. Esquece o nobre vereador que as audiências do poder legislativo são organizadas pela própria Câmara, portanto, quem deveria ter feito o convite foi quem organizou e não a prefeitura. Certo?

* Uma fonte que sabe das coisas garante que apesar dos vários nomes que estão sendo citados como candidatos a prefeito na eleição de outubro, o quadro ainda não está definido e existe uma articulação nos bastidores que poderá desequilibrar o jogo com o lançamento de um nome representando o equilíbrio entre direita e esquerda. Aguardemos.

* Por falar em sucessão municipal, se depender de educação e elegância, além de disposição para o diálogo, até mesmo com os adversários, o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas levará vantagem na disputa. Integrante de uma família simples e tradicional da Vila Cruz, Júlio, que se apaixonou pelo basquete, foi um dos garotos de ouro que faziam parte da escolinha do saudoso Padre Daniel, pároco que fez história na igreja do bairro.

* O vídeo em que o proprietário do Doce da Roça, estabelecido na Praça Pedro Sanches, onde ele faz um protesto contra a falta de segurança na área central, repercutiu bastante e se transformou no assunto preferido dos comerciantes e seus funcionários na área central. Todos são unânimes em afirmar que as autoridades precisam dedicar mais atenção ao problema e principalmente melhorar o policiamento, no que estão cobertos de razão.

* A Guarda Municipal que se dispõem a auxiliar a PM neste serviço, deveria aproveitar melhor seu efetivo para estabelecer rondas noturnas constantes e com isso devolver a tranquilidade aqueles que investem na abertura de comércio no centro da cidade. Dedicar mais tempo a vigilância e menos tempo a indústria das multas, esse deveria ser o foco principal da GCM.

* Por falar em multas, essa concessionária que explora a zona azul deveria cuidar melhor do aplicativo por onde os motoristas fazem os pagamentos pela utilização das vagas. Ontem, durante toda a manhã ele esteve fora do ar. E ainda estão arrumando um veículo para ficar rodando nas vias com estacionamento privativo multando quem não pagar pela vaga. Uma vergonha!!! Como diria aquele famoso apresentador de telejornal.

* No diário oficial do município, edição desta terça-feira, estão publicadas mais 31 páginas, com cerca de 1.600 multas aplicadas pelos agentes de trânsito ou flagradas pelas câmeras de videomonitoramento, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Veja se você não foi um dos “premiados”, acessando o site da prefeitura.

* Carlos Mosconi não pendurou apenas as chuteiras porque não pretende disputar mais nenhuma eleição. Decidiu também que não vai participar de solenidades onde o uso da gravata seja necessário. Tanto é que já está presenteando os amigos com a sua invejável coleção de gravatas, muitas delas usadas em ocasiões históricas.

* O secretário de governo Paulo Ney de Castro Júnior viajou ontem para Belo Horizonte na companhia do prefeito Sérgio Azevedo. Mas para quem acompanha as suas postagens no facebook postou uma foto e uma frase que deixaram alguns dos seus amigos intrigados. A frase fala em ingratidão e a foto mostra a equipe da secretaria de governo e um agradecimento pelo trabalho desenvolvido até aqui. Estranho...