Projeto das charretes é político
O advogado da Associação dos Charretistas, Marcelo Brigagão, garantiu que o projeto do executivo que propõe o fim das charretes e que tramita na Câmara Municipal é "extremamente político e não de alegação de uma proteção animal". Ele explicou que o projeto está engavetado desde 2021 e que o executivo já tinha proposto um projeto para a Câmara, que retornou para o gabinete que o engavetou.
"Agora, prestes à eleição, o chefe do executivo traz este assunto novamente para angariar votos para o seu pré-candidato", garantiu o advogado. A afirmação foi feita em entrevista no programa Café Interativo, da Sulminas TV, quando o advogado foi alertado que a população é contra as charretes. "Se você for olhar as redes sociais, realmente sempre têm algumas críticas, algumas delas bem severas, agressivas até com estes trabalhadores, mas não nos traz nada de concreto", alegou o advogado.
DESTINO DOS CAVALOS
O vereador Claudiney Marques, do PSDB, apresentou requerimento na Câmara Municipal em que solicita informações quanto ao destino dos cavalos, com o fim das charretes.
"Vivemos este momento de decisão e reflexão sobre a destinação dos veículos de tração animal. A tendência e percebemos até um certo clamor no sentido da extinção das charretes. Entendemos, enquanto vereadores, que a Promoção Social e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico darão todo apoio aos charretistas, mas questionamos a prefeitura para saber qual a destinação destes animais", afirmou.
O vereador quer saber se haverá um local adequado para acolher os cavalos, já que em muitos casos há uma relação afetiva dos charretistas com seus animais.
Audiência pública sobre o projeto que dispõe sobre Uso e Ocupação do Solo
Atendendo ao que dispõe a Lei Orgânica, a Câmara de Poços realiza uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Uso e Ocupação do Solo do Município. O encontro será nesta sexta-feira (14), às 15h, no Plenário.
Na matéria enviada ao Legislativo, a Prefeitura ressalta que a nova proposta para a política de Uso e Ocupação do Solo foi elaborada após a aprovação da revisão do Plano Diretor, por meio da Lei Complementar n. 225. O Executivo afirma, ainda, que o Projeto de Lei já foi avaliado em uma primeira audiência pública e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Territorial – COMDURT.
Em documento anexo à proposição, a Prefeitura aponta as principais alterações em relação à atual lei em vigor. As sugestões referem-se a diversos temas, entre eles: Zona Rural de Proteção Ambiental (a implantação de edificações e o exercício de atividades econômicas somente poderão ser autorizados mediante a análise e aprovação pela Secretaria Municipal de Planejamento, ouvida a Secretaria Municipal de Meio Ambiente); Usos e atividades permitidos na zona rural; Licenciamento de condomínios; Taxas de Ocupação e de Permeabilidade; Estudo de Impacto de Vizinhança; Macrossistema Viário.
Prefeito Amigo da Criança
O prefeito Sérgio Azevedo esteve ontem em Brasília recebendo o prêmio "Prefeito Amigo da Criança", que já havia ganhado antes, no primeiro mandato, e que agora repete o feito, nesta segunda gestão. "Poços de Caldas mais uma vez foi reconhecida. Ganhamos vários prêmios, mas este é o que mais me honra porque este prêmio representa o futuro de Poços, é o cuidado com as crianças e os adolescentes e em nível nacional. São mais de 5.500 municípios e hoje só seis foram reconhecidos e em Minas só 4 receberam este prêmio e entre eles, Poços de Caldas. Recebemos um troféu e a faixa Prefeito Amigo da Criança, mas, na verdade, é a cidade que é amiga da criança", destacou o prefeito.
Para ele, Poços de Caldas é um grande exemplo para o Brasil, valorizando e cuidando das crianças. O prefeito, que estava acompanhado da secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, agradeceu a toda a sua equipe, servidores, vereadores, Conselho Tutelar, Conselho da Criança, Ministério Público, Judiciário e toda a cidade que tem lhe apoiado.
Baixa umidade do ar exige cuidados
Pelo que informou o Instituto Nacional de Meteorologia, Poços de Caldas é uma das cidades em alerta devido ao tempo seco e a baixa umidade do ar.
Ontem a umidade do ar estava com menos de 40%, embora em outras cidades mineiras a situação seja mais complicada e alarmante, ou seja, bem abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é acima de 50%.
A recomendação para manter a saúde durante este período, que deve se prolongar todo o fim de semana, é beber bastante liquído, ingerir alimentos leves e frescos, evitar atividades físicas entre 10h e 17h e banhos muito quentes e ao descansar preferir locais arejados.
EM OFF
* Uma coisa é preciso reconhecer e até aplaudir o ex-secretário de governo e pré-candidato a prefeito Paulo Ney de Castro Júnior. Nesta fase de pré-campanha ele tem demonstrado muito esforço e disposição para tornar seu nome mais conhecido no meio do eleitorado. E seu esforço tem surtido efeito uma vez que desde que foi indicado para a sucessão de Sérgio Azevedo, graças a este trabalho, ele hoje já é conhecido por uma boa parte dos eleitores. Um dos requisitos básicos para se vencer uma eleição é não ter preguiça de comparecer aos eventos públicos e disposição para andar pelos bairros cumprimentando os moradores. Isso Paulo Ney tem feito com extrema dedicação.
* A crise financeira das prefeituras e em especial a de Poços de Caldas deverá ser um dos principais assuntos da campanha eleitoral deste ano. Quem for o vencedor da eleição deve estar consciente de que irá assumir uma prefeitura com sérios problemas em suas finanças e por mais que o “santo” DME, protetor dos prefeitos desesperados, possa ajudar, a situação continuará difícil, até mesmo para continuar honrando o pagamento dos salários dos servidores em dia.
* Por sinal, não será nada fácil para o prefeito Sérgio Azevedo encerrar o seu mandato sem atraso nos salários do funcionalismo municipal e o que é mais difícil, como é seu último ano à frente do executivo, terá que entregar o cargo para o seu sucessor com as contas em dia e se houver algum atraso, com o dinheiro em caixa para a quitação de dívida, sob pena de se tornar inelegível. Uma tarefa nada fácil.
* O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) é o pré-candidato mais bem posicionado na corrida eleitoral para a prefeitura de Belo Horizonte, com 25% das intenções de votos apuradas, não só pelo instituto Datatempo, mas também em pesquisa da Quaest para o Diário do Poder com todos os 12 pré-candidatos, divulgada nesta terça-feira.
* Como líder nas pesquisas para a escolha do prefeito de Belo Horizonte, uma das capitais mais importantes do país, Mauro Tramonte tem sido destaque em todos os órgãos de divulgação em nível nacional. Foi matéia no globo, Globonews, Estado de São Paulo e Folha, além das emissoras de rádio e tv. O moço da Vila Togni está com tudo e não está prosa.
* De acordo com o levantamento, divulgado, Tramonte tem 25% das intenções de voto em um dos cenários pesquisados. Na sequência, aparecem o deputado estadual Bruno Engler (PL) e o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), ambos com 11%. Tramonte está próximo de se tornar o primeiro poços-caldense a sair daqui para se tornar prefeito da capital mineira.
* Por falar nisso, o prefeito Sérgio Azevedo, atualmente anda mais preocupado em eleger seu sucessor do que aplainar o terreno para ser candidato a deputado, ou até mesmo Governador, como era sua intenção no ano passado, assunto que foi manchete na imprensa chapa branca.
* Falando nisso, em seu primeiro discurso, assim que foi proclamado vencedor das eleições de 2016, Sérgio afirmou com todas as letras que iria trabalhar focado na administração do ex-prefeito Luiz Antonio Batista e pretendia ser ainda melhor prefeito do que ele. Faltando poucos meses para terminar o seu mandato, é possível afirmar que seu objetivo não foi alcançado mesmo com dois mandatos seguidos.
* Só para lembrar algumas ações realizadas na gestão do prefeito Luiz Antonio, sucessor de Sebastião Navarro: a instalação da PUC em Poços de Caldas, foi uma conquista que revolucionou o ensino de terceiro grau na cidade: abertura da Rodovia do Contorno; término da obra do terminal rodoviário; duplicação da avenida Wenceslau Brás; construção do novo prédio da escola estadual Virginia da Gama Salgado, transformando o prédio antigo da escola em Museu; implantação do projeto Centro Vivo com o enterramento da rede elétrica na área central; continuidade do projeto de casas populares com a doação de lotes urbanizados e material de construção para a implantação dos bairros Maria Imaculada, Nova Aurora e Jardim Esperança. Para citar apenas algumas ações do prefeito mais jovem, eleito com 41 anos de idade, após a volta das eleições municipais nas estâncias.
* Merece citação especial e deve ser considerada como a maior obra do seu governo, a implantação do campus local da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Não foi uma batalha fácil, mas a partir daí Poços se transformou em um centro universitário com a vinda de outras universidades. Antes disso, nossos jovens para estudar eram forçados a se deslocar diariamente de Poços para São João da Boa Vista, Pinhal e até Mogi Guaçu, ou até mesmo mudar para outras cidades e residir em repúblicas para estudantes. Hoje temos por aqui até mesmo um curso de medicina, um sonho inimaginável naquela época.
* No que diz respeito ao projeto Centro Vivo, outros prefeitos que vieram na sequência deram andamento ao projeto, cada um deles fazendo uma etapa, começando por Geraldo Thadeu, Paulo Tadeu, Navarro (segundo mandato), e até o prefeito Eloisio, que era de oposição e levou o projeto para toda a extensão da rua Marechal Deodoro. Infelizmente nas duas gestões do prefeito Sérgio Azevedo nada se fez para dar continuidade ao Centro Vivo, a não ser um pequeno trecho, próximo à Praça Getúlio Vargas. O próximo prefeito precisa retomar o projeto, começando pela rua Junquairas.
* A volta dos jogos de azar se tornou ainda mais difícil, uma vez que o cenário favorável à aprovação de um projeto de lei que autoriza o funcionamento de cassinos, do jogo do bicho e de outras modalidades de jogos de azar se reverteu nesta semana após pressão de lideranças religiosas contrárias à proposta. A inversão das expectativas fez o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), adiar a votação da proposta. O celular de uma dezena de parlamentares começou a receber, na véspera da votação, um vídeo do pastor Silas Malafaia. Ele pedia que os evangélicos pressionassem os integrantes da CCJ.
* O Google diz que pedido de juíza de "desindexar" redes socias do jornalista Ricardo Antunes "carece de fundamentação legal". E se nega a cumprir decisão judicial da magistrada que censurou o Blog do jornalista pernambucano que está há 45 dias sem seu instrumento de trabalho. É uma grande vitória para a Liberdade de Imprensa.