Ulisses: “Árvore que não dá fruto, não leva pedrada”
"Quem não constrói, destrói. Eu sempre sou atacado por aquelas pessoas que nunca construíram nada", garantiu o pré-candidato a prefeito pelo MDB. Ulisses Guimarães. Segundo ele, estas pessoas ficam incomodadas com o seu trabalho, com sua dedicação e com os grandes recursos que trouxe para Poços. "Fazemos campanha propositiva, trazemos proposta, mostramos o que fizemos pela cidade, o que pretendemos fazer. Eu sou muito do diálogo com as pessoas", afirmou.
Ulisses disse que apesar de sua pouca idade, 35 anos, é o mais experiente dos pré-candidatos, tendo passado por 4 campanhas eleitorais, duas como prefeito de Caldas e duas para deputado federal. "Todo trabalho que já tivemos juntos a governo municipal, estadual e federal, demonstra que Ulisses é o mais experiente, o que mais consegue trazer recursos para a cidade, o que tem a melhor proposta, temos a maior coligação, temos mais de 100 pré-candidatos a vereador, que são pessoas que estão comigo porque acreditam no nosso trabalho, no nosso projeto, no nosso potencial. É aquele velho ditado: árvore que não dá fruto, não leva pedrada", garantiu Ulisses.
Preparado para o desafio
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o pré-candidato a prefeito, Marcelo Heitor (PL) garantiu que se sente preparado para a função. "Sim, me sinto preparado. Para quem veio de uma família simples, humilde, a minha mãe do lar, meu pai caminhoneiro, inclusive eu o ajudava, desde pequeno, aos 20 anos deixei minha família e os amigos e fui morar nos EUA, onde só os corajosos sobrevivem. Eu não tinha nada, apenas um sonho de vencer na vida", recordou.
Após enfrentar muitos desafios nos EUA, Marcelo retornou à Poços, se tornou empresário, comerciante, casou, tornou-se pai de 3 filhos e atualmente está no segundo mandato como vereador. "Posso dizer que, graças a Deus, eu sou um vencedor. Conheço as necessidades da cidade e sei o que é começar do zero. Então, podem ter certeza que nunca vai faltar da minha parte coragem e integridade para servir Poços de Caldas", garantiu Marcelo.
Reunião com lideranças
Ontem, o pré-candidato Marcelo Heitor (PL), se reuniu com cerca de 70 pastores e pastoras do segmento cristão em Poços de Caldas para um bate-papo e um momento de confraternização. ”Sou grato a Deus por essas amizades de tanto tempo, amizades que vão muito além da política e por pessoas que tem acompanhado minha vida e trajetória”, afirmou Marcelo, aproveitando para agradecer a todos que participaram desse momento e por todas as declarações de carinho pra comigo e minha família.
Obras na zona oeste
Ainda em visita na zona oeste, o pré-candidato a prefeito do grupo da situação, Paulo Ney, do PSDB, foi até os bairros Elvira Dias e Jardim Country Club onde foi construída uma área de lazer com parquinho, academia ao ar livre e área de convivência. "Várias ruas foram asfaltadas, receberam iluminação em led e placas de sinalização. A tubulação antiga da avenida Monsenhor Alderigi foi substituída por concreto, resolvendo um problema de muitos anos no bairro e agora foi revitalizada e ganhou um novo estacionamento", afirmou. O ginásio também passou por reformas, recordou Paulo Ney, lembrando que a praça do Jardim Country Club também está sendo revitalizada, assim como a Casa do Povo, informou.
Novos casos de dengue
Dados do painel de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde mostram que Poços de Caldas registrou mais 22 novos casos confirmados de dengue, totalizando 1.215, além de 1.388 que estão sendo investigados. Na vizinha cidade de Andradas o número de casos confirmados é de 2.656 e 6.510 estão sob investigação. Já Bandeira do Sul tem apenas 1 caso confirmados e 156 suspeitos, enquanto que em Botelhos são 49 os casos confirmados e 1.666 sob suspeita.
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral só será permitida a partir de 16 de agosto, quando os partidos políticos já terão realizado suas convenções e definidos a chapa majoritária. No entanto, mesmo após 15 de agosto, são proibidas propagandas em placas, cartazes, pinturas, outdoors e em locais de uso comum como centros comerciais e estádios. O promotor eleitoral, Danilo Tartarini Sanches, reforça que o Ministério Público estará atento e atuando para evitar atos ilícitos, a manutenção da lisura das eleições, promovendo um pleito justo e democrático em Poços.
EM OFF
* Contam que pelo fato de ter ficado sem um candidato a prefeito em Pouso Alegre, o que o enfraquece ainda mais a sua base eleitoral no município, o deputado federal Rafael Simões, do União Brasil, estaria voltando seu foco para as eleições municipais em Poços de Caldas e por meio do União Brasil, apoiando e torcendo por uma vitória de Ulisses Guimarães, do MDB, que tem o apoio do seu partido.
* Informações de bastidores também informam que o Partido Liberal (PL) e Partido Progressistas, (PP), representados em Poços de Caldas, respectivamente por Marcelo Heitor e Regina Cioffi, através de suas lideranças estaduais pretendem pressionar o governador Romeu Zema e não entrar de cabeça na disputa em favor do pré-candidato Paulo Ney, do PSDB, embora seu candidato a vice, Eduardo Januzzi seja filiado ao Novo.
* A intenção dos dois representantes dos partidos aliados de Romeu Zema é convencer o governador de que a eleição de um prefeito do PSDB, fortaleceria a candidatura de Aécio Neves ao governo do Estado em 2026 e lembram declaração recente de Aécio, onde ele afirma que “o governador do estado infelizmente, não compreendeu o tamanho da cadeira em que ele está sentado. Não usou da força do cargo de governador de Minas para impor uma agenda ao Brasil que interessasse a Minas Gerais. Agora está aí, prestes a ceder as nossas empresas ao governo federal sem qualquer tipo de negociação, sem qualquer esforço”, disse Aécio.
* O lançamento de um candidato a prefeito pelo Rede é mais uma comprovação de que, assim como na direita, faz falta na esquerda um líder capaz de unir as legendas em torno de um único nome para disputar o comando da prefeitura na eleição do dia 6 de outubro. Se é verdade que a direita vai para a eleição com vários candidatos, não é menos verdade que a esquerda também vai, numa demonstração de que lideranças antigas como os chamados “coronéis” da política local já não existem mais.
* Lembrando que quem chegou em Poços de Caldas, nos anos 80, para colocar um fim na oligarquia formada por Junqueiras e Navarros foi exatamente o ex-deputado Carlos Mosconi, principal responsável pela escolha de José Aurélio Vilela, último prefeito nomeado pelo governador Tancredo Neves e depois pela eleição de Adnei de Morais, na eleição de 1985, a primeira, após a volta das eleições diretas para prefeitos nas estâncias hidrominerais. Esta foi, sem dúvida, a principal mudança na política em Poços de Caldas.
* Apesar de contar com apoio de Carlos Mosconi (federal) e José Maria Chaves (estadual), Adnei fez um péssimo governo, fato que resultou na primeira eleição de Sebastião Navarro como prefeito, seguida de Luiz Antonio Batista e Geraldo Thadeu. Por um erro de cálculo, de Sebastião Navarro e Carlos Mosconi, o PT com Paulo Tadeu assumiu a prefeitura, sem nenhuma dívida e com dinheiro em caixa em 2001, e também não fez uma boa administração, facilitando a volta de Sebastião Navarro, seguido de Paulinho Courominas que por sua vez, acabou entregando a prefeitura para o desconhecido dentista, filiado ao PT, Eloisio do Carmo Lourenço, recém-chegado de Alfenas.
* Luciano Costa, leitor do blog, na coluna Opinião, levanta um tema que precisa retornar a ordem do dia para fortalecer ainda mais o turismo, principalmente na área de negócios. Trata-se da Construção de um Centro de Convenções, projeto importante, mas que, infelizmente, foi abandonado nas últimas administrações. Quem sabe a empresa Citur, do empresário Marcos Carvalho Dias resolva mais esta falta para o turismo local, construindo um Centro de Convenções em algum dos nossos pontos de passeio. Se bem que hoje Poços já conta com um local apropriado para receber esse tipo de evento que é o Pálace Casino, agora com a restauração e revitalização do antigo teatro.
* Segundo o portal de LeoDias, o ex-governador mineiro e atual deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), está de namorada nova! Após alguns meses curtindo a vida de solteiro, recentemente o político assumiu romance com a empresária Sara Phillipi, com quem já compartilha momentos públicos em viagens e passeios. Mas o curioso na história, é o fato dela ter sido o grande amor de Rodrigo Pacheco (PSD), hoje Presidente do Senado, também conterrâneo e desafeto de Aécio no passado.
* O Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) de Minas Gerais considera irregular o aumento salarial de cerca de 300% dado ao governador Romeu Zema (Novo), ao vice-governador Mateus Simões (Novo), aos secretários e aos secretários adjuntos. O conselho solicitou o impacto financeiro-orçamentário do reajuste durante os próximos nove anos, mas, caso avalie como um empecilho, pode dar um parecer contrário à homologação do RRF.