Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

hospitalpocos

"Quem não é o maior tem que ser o melhor": Hospital Santa Lúcia se destacou entre os hospitais mineiros

De acordo com a classificação do “The World’s Best Hospitals 2024”, pesquisa realizada anualmente pela Statista, em parceria com revista Newsweek, dos Estados Unidos, dos 115 hospitais listados do Brasil, os dez primeiros estão situados em São Paulo e Porto Alegre.
No total, foram considerados 2.400 hospitais de 30 países, sendo os dois mais bem colocados americanos (Mayo Clinic, localizado em Minesota e Cleveland Clinic, em Ohio) e um canadense (Toronto General – University Health Network). No país, de todas as instituições avaliadas, o primeiro colocado foi o Hospital Israelita Albert Einstein, seguido pelo Sírio Libanês, e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz ocupou a terceira posição. Para chegar à classificação final, foram considerados os resultados relatados pelos pacientes (PROMs) pós-hospitalização sobre sua satisfação geral e as métricas sobre higiene.
Em torno de 85 mil especialistas médicos avaliaram hospitais da Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Noruega, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos. A classificação dos hospitais é dividida por países, mas o estudo aponta também os 250 melhores hospitais em todo o mundo.

Minas Gerais
1 - Santa Casa de Misericórdia de Passos (Passos)
2 - Hospital Madre Teresa (Belo Horizonte)
3 - Hospital Márcio Cunha (Ipatinga)
4 - Hospital Santa Lúcia - Hospital do Coração (Poços de Caldas)
5 - Hospital Santa Casa Montes Claros (Montes Claros)
6 - Hospital Monte Sinai (Juiz de Fora)
7 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (Juiz de Fora)

Importância da acreditação – Para conquistar um lugar ao pódio, os 115 melhores hospitais brasileiros passaram por um processo de acreditação para chancelar os padrões de alta performance em qualidade e a segurança do paciente, além de atestar a melhoria contínua de seus processos.
Em torno de 48% dos estabelecimentos, classificados neste ranking, são acreditados pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) – instituição privada de interesse coletivo e sem fins lucrativos – responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde no Brasil. Atualmente, é a terceira maior certificadora do mundo em termos de volume de acreditação
“É muito gratificante saber que nossas organizações estão classificadas no ranking mundial dos melhores hospitais em 2024. Isto demonstra que estamos no caminho certo para a verdadeira transformação do setor saúde e melhora do processo assistencial. A ONA, sem dúvida, através do processo de acreditação, contribui muito para este desenvolvimento contínuo, cita Dr. Fábio Leite Gastal, presidente da ONA.
Cenário brasileiro de acreditação – Das mais de 380 mil organizações de saúde instaladas no país, segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de saúde), 1.712 são acreditadas por metodologias de acreditação nacional ou internacional. Deste total, a ONA é responsável por 72,1% do mercado de acreditação, o que corresponde a 1.270 certificados, dos quais 424 são hospitais.
E a perspectiva para este ano é desafiadora. A projeção é crescer mais de 20%, quando comparado a 2023, principalmente, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%, Nordeste, 12,1%, Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%.
“Após a versão 2022 do Manual da ONA para Organizações Prestadoras dos Serviços de Saúde, a metodologia de acreditação ONA se aplica para todos os perfis de organizações de saúde considerando a atenção primária, secundária e terciária. A expectativa é de um crescimento cada vez maior de organizações de saúde tanto privadas como públicas, pois a metodologia ONA foi estruturada para atender a todas as realidades sejam elas relacionadas a perfil, porte, complexidade, públicas ou privadas, cita Dr. Fabio.
Sobre a ONA:
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.
A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado. www.ona.org.br