Projeto Conexão Verde: Participantes do Conexão Verde em 2023
O Projeto Conexão Verde, uma parceria de sucesso entre a Alcoa Poços de Caldas e as escolas Criativa Idade e Estadual Padrão Parque das Nações, foi renovada para o ano de 2024. Semanalmente, estudantes do Ensino Médio participam de atividades relacionadas à Biologia no Parque Ambiental da Companhia, sob a orientação dos profissionais das escolas. Essa iniciativa, que teve início em 2022, já formou aproximadamente 75 jovens, com idades entre 15 e 18 anos. “A continuidade nos próximos meses oferece aos estudantes a oportunidade de se conectarem com a natureza e compartilharem conhecimentos e experiências”, afirma Maria Carolina Nassif, coordenadora da Escola Criativa Idade.
Projeto realiza atividades de Biologia com turma de alunos(as) no Parque Ambiental da Alcoa em Poços de Caldas.
Elivelton Ferraz, analista de Comunicação Interna e Mídias Sociais, responsável pelos projetos de educação ambiental realizados no Parque, destaca que até o final do ano, a turma de 30 alunos(as) participará de 40 encontros. “Ficamos muito satisfeitos com a renovação desta importante parceria. O nosso Parque almeja deixar um legado em educação ambiental, que temos construído por meio dos programas Cultivando a Mata Atlântica e Parque de Portas Abertas e, sem dúvidas, o Conexão Verde também contribui para isso”, celebra Elivelton Ferraz.
Sobre o Parque Ambiental
Desde a sua inauguração em 1993, o Parque Ambiental recebeu mais de 108 mil visitantes. No ano de 2023, contou com mais de 2.000 visitantes e doou mais de 27 mil mudas à comunidade, todas cultivadas no Viveiro de Mudas. O espaço está localizado em uma das duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) estabelecidas e mantidas pela unidade: a RPPN Retiro Branco, onde o parque está situado, e a RPPN Morro das Árvores. Monitoramentos dessas áreas ao longo dos anos identificaram mais de 250 espécies de flora e resultados que indicam a manutenção da diversidade da fauna na região.
O Parque Ambiental demonstra o compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, abrigando a primeira trilha de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, um espaço de educação ambiental e engajamento social.
Sobre a Alcoa Poços de Caldas
A Alcoa iniciou sua trajetória no Brasil em 1965, com a instalação da unidade de Poços de Caldas (MG). Com cerca de 1.200 colaboradores (diretos e indiretos), a unidade se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação na indústria do alumínio.
Dedicada a produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. A unidade também segue a estratégia de mineração de baixo impacto da Alcoa, adotando práticas para ampliar seu legado positivo.
Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – uma tecnologia de referência para o setor, que traz inovação e sustentabilidade ao processo.
Para saber mais sobre a Alcoa, visite: https://l1nq.com/p8lTY
Conheça também o Facebook da Alcoa Poços de Caldas