u1

O ex prefeito de Caldas, Ulisses Borges Guimarães, alvo da operação da PF e MPF

A operação Odisséia, realizada pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e TCU contra o ex prefeito Ulisses Guimarães (PTB), investiga suspeitos de direcionamento em licitações e fraudes em contratos do transporte escolar em Caldas. São 10 mandados, além de um mandado de busca pessoal, em Caldas, Belo Horizonte e nas cidades paulistas de Cruzeiro e Taubaté. Na operação desta terça-feira, o MPF realiza o sequestro de bens dos alvos, com valores em bancos, veículos, imóveis e embarcações, com o valor dos contratos envolvidos. Participam dos trabalhos quatro auditores da CGU e 44 policiais federais. Os mandados foram expedidos pela Subseção Judiciária Federal de Poços de Caldas.

Os elementos envolvidosles são investigados pelos crimes de associação criminosa, desvios de recursos públicos e direcionamento de licitações. A suspeita é que o esquema movimentou, em apenas dois contratos, mais de R$ 9 milhões, que podem ter servido como enriquecimento ilícito aos investigados. Um dos elementos teve aumento de até oito vezes do patrimônio declarado antes das irregularidades. A maracutaia aconteceu entre os anos de 2013 e 2017, dentro do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. As investigações apontaram que Ulisses é suspeito de desviar licitações para contratar empresas previamente escolhidas de Belo Horizonte e Cruzeiro. O esquema incluía pouca publicidade dos editais, cláusulas que restringiam a competitividade e poucos dias de abertura. Também não havia detalhes sobre rotas do transporte e quantidade de alunos atendidos.

As investigações ainda ouviram testemunhas que confirmaram o esquema e disseram que todos tinham ciência prévia da empresa que venceria a licitação. Equipes da CGU identificaram diversas irregularidades, que também incluíam execução de contratos sem fiscalização, pagamentos sem controle da prestação de serviços, alguns feitos fora do calendário escolar. Relatos dão conta de que veículos contratados para transporte escolar teriam sido usados para outras finalidades, como para festa de casamento e partidas de futebol.

Repercussão em Poços

ulisses

 Lideranças políticas locais articulavam a indicação do ex prefeito de Caldas Ulisses (de barba) como candidato a vice na chapa de Geraldo Thadeu

Ulisses foi candidato a deputado estadual em dobradinha com o Dr. Mosconi (que foi candidato a deputado federal). Há alguns meses, havia a articulação para ele ser candidato a vice prefeito numa eventual chapa encabeçada pelo ex prefeito Geraldo Thadeu. Esta operação, obviamente, vai "colocar areia" nesta articulação e Geraldo terá que procurar outro nome para sua chapa.