Mais de 50 toneladas em doações para o RS foram nos caminhões de Azael
A campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas pela tragédia no Rio Grande do Sul, lançada pelo deputado federal Ulisses Guimarães (MDB), em menos de uma semana arrecadou mais de 50 toneladas de alimentos, materiais de higiene pessoal, ração para animais, roupas, roupas de cama e diversos outros itens. "A mobilização em Poços de Caldas é emocionante. Arrecadamos muito mais do que esperávamos e ainda temos mais doações chegando. Na semana que vem outro caminhão partirá daqui e continuaremos firmes até que cada pessoa necessitada receba a nossa ajuda", garantiu Ulisses.
Ontem dois caminhões carregados doações fizeram o transporte até para a base da Força Aérea, em Pirassununga. De lá, através de aviões da FAB os suprimentos serão transportados para o Rio Grande do Sul, chegando às famílias impactadas pela tragédia.
Doações continuam chegando
A campanha para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul lançada pela prefeitura tem conseguido muitos donativos, que estão sendo arrecadados e entregues na antiga estação Fepasa e outros pontos da cidade. Todos os donativos estão sendo levados para dois galpões no aeroporto, onde são separados e embalados por funcionários de órgãos públicos e voluntários.
O comandante da 6ª BRAVE, major Henrique Nunes de Souza, afirmou que o volume de doações é tão grande que não tem condições de somente a prefeitura guardar os donativos. "A Polícia Militar cedeu um hangar da 6ª BRAVE para poder guardar todos os donativos e nosso efetivo está ajudando a condicionar da forma mais adequada para o transporte rodoviário", afirmou o major em entrevista à TV Poços.
O diretor do aeroporto, Felipe Fiamenghi, disse que a prefeitura está contando muito com o apoio de particulares, sendo que na quinta-feira uma carreta da Havan saiu de Poços com 30 toneladas de donativos. Ontem outra carreta da empresa Rodo Júnior estava sendo carregada e neste sábado um avião particular de Jundiaí vai descer no aeroporto de Poços para carregar só medicamentos. "A logística está sendo via terrestre e aérea, contando com o apoio do Tiro de Guerra, Polícia Militar e voluntários", informou Felipe.
Programa Poços Mais Segura
Como parte do programa Poços Mais Segura, até abril 14 câmeras tinham sido instaladas na cidade para dar maior segurança aos comerciantes e a população. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, o município está finalizando a implantação de fibra óptica em toda a cidade, bem como o data center para armazenamento dos arquivos. Após isso, novas câmeras serão instaladas. Atualmente apenas um guarda civil municipal por turno monitora o que as câmeras estão gravando, sendo que o tempo de resposta para qualquer incidente observado é de 3 a 5 minutos para se chegar ao local do fato. Dentro do novo projeto de monitoramento do município há apenas uma escola monitorada, a Wilson Hedy Molinari, mas como a instalação da fibra óptica, todas receberão novas câmeras de segurança.
EM OFF
* Adotando um estilo trator, o deputado federal e pré-candidato a prefeito Ulisses Guimarães (MDB), tem feito muitos inimigos políticos, a começar pela tentativa de tomar o PTB, algum tempo atrás e agora também por ter assumido o União Brasil, destituindo seu presidente e vice, provocando com isso o surgimento de mais um grupo de adversários na política. Pelos lados do PL o sentimento é o mesmo por conta da tentativa de assumir também o partido em Poços, tramando intervenção de cima para baixo, tal como fez com o União Brasil. Essa estratégia, no entanto, pode custar caro ao pré-candidato. Nas conversas em off já se fala até mesmo em uma união dos adversários para impedir a sua vitória nas urnas.
* O governo de Minas Gerais comunicou na noite desta quinta-feira que os elevadores sociais e privativos dos edifícios Minas e Gerais da Cidade Administrativa serão desativados por medida de segurança e que, com isso, os servidores estaduais que trabalham no local terão que trabalhar no sistema home-office. No mês passado, a empresa escolhida para fazer os reparos nos equipamentos desistiu do contrato. Serve como. um alerta sobre os elevadores que serão instalados no prédio do futuro Centro Administrativo, em Poços.
O PSDB de Minas Gerais classificou nesta sexta-feira as acusações do vice-governador Mateus Simões (Novo) de "levianas e irresponsáveis" e o governo Romeu Zema (Novo) de "oportunista". Simões disse, durante uma coletiva de imprensa sobre a suspensão do expediente presencial devido a problemas nos elevadores, que os responsáveis pela construção da Cidade Administrativa superfaturaram e desviaram dinheiro da obra, que foi entregue durante a gestão tucana em 2010.
* Enquanto lideranças do União Brasil quebram a cabeça para apaziguar a legenda, botando ordem na casa e quem sabe até promovendo alterações na comissão executiva do partido, o vice-prefeito Júlio de Freitas, agora mais tranquilo uma vez que não está filiado a nenhum partido, curte um período de férias já pensando em retornar suas atividades no setor privado a partir de janeiro.
* E como hoje é sábado, será dia de encontrar alguns dos pré-candidatos desfilando entre as bancas da feira livre. Um aviso aqueles que não costumam ir à feira e só fazem isso em época de campanha, é que o pastel na banca da japonesa Tokito (agora a cargo das filhas) está custando 9 reais. Mesmo preço cobrado nas pastelarias no mercado que agora também tem a cafeteria do Silvinho com o saboroso Café Caldense e o pão de queixo Xodó. Tudo de bom.
* Quem conversa com o prefeito Sérgio Azevedo e o seu padrinho politico Carlos Mosconi, percebe que ambos estão muito confiantes na vitória de Paulo Ney na sucessão municipal, até mesmo pelas trapalhadas que vem sendo feitas por alguns adversários.
* A confiança existe principalmente pela rejeição que o eleitorado mantém contra Eloisio Lourenço e depois pela disputa acirrada que haverá entre Ulisses Guimarães e Marcelo Heitor. Enquanto isso, Paulo Ney, encarnado na figura do candidato “bonzinho” vai ganhando espaço, garante os dois lideres do grupo da situação.
* Quanto a vereadora Regina Cioffi, esta, na avaliação de Sérgio e Mosconi, não oferece risco, assim como o ex-prefeito Paulo Tadeu, devido a rejeição do eleitorado ao PT. No andar de baixo, com Tiago Biagioni, Jaderson Rodrigues e Rovilson de Lima, estes, segundo avaliação não reúnem a menor condição de serem eleitos. Por outro lado, dizem pelos corredores da casa amarela que Paulo Ney já subiu na gilete e está com um comportamento parecido com o do chefe. Não acredito, mas é o que andam falando.
* Caso venha a ser eleito, Paulo Ney terá como conselheira uma das mais queridas e competentes servidoras municipais que atuou tanto na Secretaria da Fazenda, como na área administrativa da Câmara Municipal. Trata-se da sua mãe, Maria Thereza, servidora aposentada do poder público e que conhece à fundo as áreas administrativas, tanto da Prefeitura como da Cãmara.
* Waldir Inácio, leitor do blog, chama a atenção da administração municipal para a necessidade de limpeza das bocas de lobo próximas ao terminal de ônibus urbano e também pelo mau cheiro que o rio, com pouca água está exalando no trecho compreendido entre o terminal e a prefeitura.
* A vereadora Regina Cioffi manifestou solidariedade aos seus companheiros de Câmara Municipal do União Brasil pela situação inusitada ocorrida na cidade. "Jamais eu vi algo parecido. Isto é uma mácula na nossa sociedade em relação a democracia. Fica minha solidariedade, do Progressistas para com o União Brasil e dizer que isso vai trazer algo muito negativo para quem manipulou uma situação dessa lá em cima. A estratégia foi boa, mas o resultado, escrevam, vai ser péssimo", previu Regina.
* A vereadora ainda falou ainda sobre o problema sério que a cidade vive com a falta de medicamentos. "Medicamento de alto custo está um verdadeiro absurdo. Não tem a ver só com Poços de Caldas é um problema que está acontecendo também no Estado, porque temos poucos analistas dos processos que chegam até lá. O município faz sua parte, todo o processo, vai a Pouso Alegre, de Pouso Alegre a Belo Horizonte", disse Regina.
* Empresa referência em metais sanitários, inox e louças, a Docol busca profissionais para atuar em sua fábrica localizada no distrito industrial. As vagas são para fundidor, inspetor, classificador, esmaltador, técnico de laboratório e fundidor de moldes. Entre os pré-requisitos estão: ter experiência prévia no ramo de louças sanitárias e gostar de trabalhar em equipe. Além do salário, o trabalhador contratado também terá direito a benefícios, como transporte fretado, alimentação no refeitório da empresa, plano de saúde e odontológico, convênio com farmácia e vale-alimentação.
Aos leitores
O blog voltará a ser atualizado na próxima terça-feira.