Marieta Carneiro, presidente do SindServ
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marieta Carneiro, divulgou vídeo, ontem, nas redes sociais, informando que, em breve será feita a chamada para o processo eleitoral na entidade que representa os servidores da prefeitura.
"A nova diretoria assumirá o mandato de 2023 a 2027. Lembramos a todos que a participação dos servidores, tanto na composição de chapa quanto no processo eleitoral é de extrema importância", informou Marieta, solicitando a categoria que fique atenta, já que é um momento exclusivo de defesa dos direitos daqueles trabalhadores.
A sindicalista afirmou que um sindicato se faz forte com a participação de todos e que por isso é preciso que todos estejam engajados ou como candidatos ou como servidores que participarão do processo eleitoral votando.
Carnaval 2024
Já pensando no Carnaval de 2024, a prefeitura está fazendo um chamamento público para cantores solo, bandas musicais, grupos musicais, artistas e grupos de teatro e circences que queiram participar do evento.
As inscrições estarão abertas a partir de 6 de outubro, sendo necessário que o interessado seja residente em Poços e tenha atuação prioritária no cenário musical/cultural.
A inscrição é gratuita, sendo que a prefeitura vai disponibilizar um formulário. O interessado poderá apresentar uma única proposta, com o objetivo de proporcionar maiores oportunidades aos artistas locais.
Zoo das Aves comemora 6º aniversário
Em comemoração ao seu sexto aniversário no dia 18 de setembro, o Zoo das Aves preparou uma vasta programação para este fim de semana com diversas atividades, distribuição de pipoca e atrações musicais das 10h às 13 horas, além de espaço Zoo Kids para as crianças com uma recreação especial.
Os visitantes ainda poderão conhecer, neste sábado e domingo, mais de 2000 aves de aproximadamente 200 espécies distintas.
Falta de medicamento
A ouvidora da Câmara, vereadora Luzia Martins, pediu informações ao comando do executivo sobre a falta na UPA do medicamento Benzetacil e a reclamação de que os pacientes têm sido orientados a adquirir o medicamento de forma particular.
A Secretaria de Saúde informou que o medicamento foi incorporado ao Componente Estratégico da Assistência Farmacèutica, o que remeteu ao Ministério da Saúde a responsabilidade pela sua aquisição e distribuição centralizada aos estados e ao Distrito Federal, ficando assim a cargos destes o recebimento, armazenamento e a distribuição aos municípios.
"As penicilinas devem ser utilizadas exclusivamente para tratamento de sífilis adquirida e parcerias, em gestantes e parcerias e sífilis congênita, considerando que a estimativa do quantitativo de envio desses medicamentos é feita com base nos critérios epidemiológicos de cada unidade da Federação", informou a Secretaria de Saúde.
Sendo assim, ainda segundo a secretaria, este medicamento só é disponibilizado nestes casos.
Ponte e trevo no Centenário
O prefeito Sérgio Azevedo convidou os vereadores de sua bancada para uma visita à obra que a Prefeitura está fazendo na ponte do Jardim Centenário, que meses atrás cedeu por conta das chuvas e e foi interditada.
"Já mexemos nos gabiões, a pista estava ameaçando cair, vamos mexer neste parquinho ao lado, que é bem utilizado pelos moradores, mas estava abandonado, vamos revitalizar esta área e na ponte fizemos o serviço principal que foi a substituição por aduelas, onde a ponte efetivamente caiu", informou o prefeito.
De acordo com ele, a prefeitura vai avançar com as aduelas cerca de 20 metros a mais, para que possa ser feito um trevo no local.
"Há males que vem para o bem. Aconteceu isso e vamos preparar esta área para um trevo e que vai ajudar também na saída do Cepoc, onde existe muito trânsito. Mas por que tanto trânsito? Porque está tudo acumulado lá", explicou o prefeito.
Com a construção do trevo, 80% desse trânsito será retirado daquele ponto crítico, já que os motoristas poderão passar pelo novo trevo e fazer um novo percurso.
"É uma obra importantíssima de mobilidade urbana. Estamos somente aguardando que o DER possa dar o ok em cima do projeto ou que então saia o nosso pedido de municipalização desse trecho para que da Saturnino para cá a própria prefeitura possa executar o serviço necessário", afirmou Sérgio.
EM OFF
Vereador Diney rejeita aceno de bolsonarista
* Reparem no gesto nada educado do vereador (e professor) Diney Lenon (PT) que além de recusar o cumprimento feito por Renato Sanches, que trabalhou durante algum tempo na assessoria do vereador Claudiney Marques, ainda limpa a camisa na altura do ombro, onde Renato, num gesto de simpatia, colocou as mãos. É por essas e outras que o vereador petista vem aumentando cada vez mais a antipatia que seus colegas de legislativo sentem por ele.
* Com todo respeito, mas o jovem secretário da Defesa Social, Rafael Conde de Maria deveria se preocupar um pouco menos com a Guarda Municipal, que também está sobre a administração da sua pasta, e dedicar maior tempo (e recursos) para a melhoria do trânsito como por exemplo, a troca de alguns semáforos que estão apresentando constantes defeitos.
* Entre eles está o do cruzamento da Avenida Antonio Togni com a Av. Mansur Frahya, onde o conjunto de semáforos vive embandeirado, normalmente permanecendo no vermelho para quem precisa cruzar a avenida. Os motoristas ficam vários minutos à espera do sinal verde e como isso não acontece acabam passando com o sinal vermelho, sendo flagrados pelo radar que monitora o trânsito naquele local.
* Aliás, não longe dali, no cruzamento da mesma rua com a Av. João Pinheiro, a secretaria de obras, além de não construir a rotatória solicitada pelo departamento de trânsito, ainda retirou a ilha que dava mais segurança aos pedestres. Como o prefeito vive batendo bumbo dizendo que a sua gestão é técnica, seria bom determinar a construção desta rotatória ou pelo menos instalar um semáforo no cruzamento, antes que ocorra algum acidente grave. E não será por falta de aviso.
* O vereador Ricardo Sabino (PSDB), apresentou requerimento solicitando informações ao executivo sobre a tão falada volta do trem turístico ligando Poços a Águas da Prata. Tipo do projeto que já foi discutido várias vezes e que não será concretizado pelo fato de não haver quem se interesse pela exploração do serviço, que exige alto investimento, tem custo de manutenção elevado e que foi desativado no ano 2.000 por absoluta falta de passageiros e por ser deficitário.
* Um projeto deste tipo só daria certo se fosse acompanhado de um roteiro complementar oferecido aos passageiros, à exemplo do trem turístico que é muito disputado nos finais de semana, entre São Paulo e Jundiaí, onde os passageiros vindos da capital paulista desembarcam em Jundiaí e embarcam em vários ônibus que percorrem o denominado circuito das frutas, nos municípios vizinhos.
* No caso do trem ligando Poços a Águas da Prata, teria que ser feito o mesmo, disponibilizar aos turistas um roteiro com pontos de passeio em cidades próximas a Águas da Prata para mante-los ocupados, até porque permanecendo apenas em Águas da Prata, os visitantes passariam apenas alguns minutos no parque para depois aguardar o horário de retorno pelo fato de não ter mais o que fazer.
* Mas ao invés de se preocupar com o que não deu certo, melhor seria se os nobres vereadores retomassem as tratativas junto ao governo paulista e, claro, também com o governo de Minas, para tentar viabilizar a construção um terminal intermodal ferroviário, bandeira que o ex-secretário Thiago Mariano, enquanto titular da SEDET correu atrás e estava muito animado com a possibilidade de dar certo.
* Este sim, seria um projeto interessante para a economia do município, utilizando o ramal ferroviário que liga Poços ao interior paulista e principalmente ao porto de Santos. Seria útil e tornaria Poços de Caldas um ponto estratégico para embarque e transporte de produtos fabricados pelas indústrias instaladas não só no distrito industrial, como também na região. O projeto está pronto, a Lamesa, indústria que fabrica fios e cabos elétricos possui grande interesse nele, assim como os cafeicultores do sul de Minas. Fica a sugestão para que o secretário da pasta, Franco Martins, retome as tratativas para a concretização desse importante projeto, muito mais útil do que continuar insistindo no trem turístico.
* Pelo menos até agora, não existe nenhuma palavra dita publicamente pelo prefeito Sérgio Azevedo a respeito da nomeação do engenheiro Adauto Seixas para a presidência das Indústrias Nucleares Brasileiras, a INB, empresa que possui uma unidade no Planalto de Poços de Caldas e cuja atividade coloca em risco um dos ribeirões que atravessa a cidade, além da Represa Bortolan, um ponto de passeio importante de Poços, para não falar na Represa do Cipó, que abastece a ETA V.
* Também não se ouviu até agora qualquer pronunciamento da vereadora Regina Cioffi a respeito da nomeação do engenheiro, que é cidadão poços-caldense, honraria que lhe foi prestada pela Câmara Municipal. Não se sabe também se o chefe do executivo e a vereadora que preside a Comissão das Águas, foram convidados e se estarão presentes à solenidade de posse do novo presidente da INB, agendada para ocorrer na próxima quarta-feira, dia 20. Então fica a dúvida, será que o alcaide e a vereadora gostaram ou não da nomeação?
* Marco Antonio Messias, prefeito da cidade de Campestre, esteve em Brasília, onde foi recebido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, com quem tratou de assuntos ligados ao município, reivindicando a liberação de recursos por parte do governo federal para execução de obras no município. Marco Antonio disse estar muito feliz por ter sido bem recebido por Alkckmin e confia na sua ajuda para melhorar a vida da população campestrense.