fila

Zerando fila de medicamentos

Em compromisso feito no programa Conexão, da TV Poços, ontem, o secretário de saúde, Thiago Mariano, garantiu que nesta semana será zerada a fila de medicamentos através de um novo modelo de gestão. "Tivemos, recentemente, uma grande crise de falta de medicamentos e realmente nos pegou desprevenidos, ficamos super chateados, porque o paciente não tem culpa. As vezes o fornecedor atrasa a entrega, às vezes temos problema no setor de compras porque a burocracia do poder público é complicada e aí essa crise nos angustiou muito, só que serviu para criarmos uma oportunidade", afirmou. Essa oportunidade, de acordo com o secretário, foi buscar em outros lugares um modelo de funcionamento eficaz na distribuição dos medicamentos.

O secretário então se dirigiu à Santo André, na grande São Paulo, onde é zero a falta de medicamentos. "Lá foi iniciado um modelo de gestão de medicamentos totalmente diferenciado. É feita a contratação de uma empresa que faz a gestão, logística e a distribuição desses medicamentos. Ela tem um software que rastreia aonde chegou o medicamento, a data, para onde foi encaminhado, o paciente que utilizou, o médico que receitou, ou seja, você tem rastreabilidade do medicamento. E o melhor: a empresa fornece de forma consignada. Abastece todas as unidades, com todos os medicamentos e a prefeitura só paga o que utilizou", explicou o secretário. Thiago lembrou que existem os medicamentos de responsabilidade do município, outros do Estado e também da Federação e que os de responsabilidade da Prefeitura seguirão o modelo encontrado em Santo André, cujo processo já se encontra em andamento.

Demonstração de apoio

Para facilitar a vida de seus eleitores, o candidato do grupo da situação Paulo Ney postou em suas redes sociais a propaganda: "Mostre seu apoio a Paulo Ney e Dr. Eduardo Januzzi". Funciona desse jeito: o interessado preenche um formulário com nome e endereço, telefone e whatsapp, envia o documento e o pessoal de apoio confirma e se desloca para colocar a placa dos candidatos nas residências.

Intolerância religiosa

Durante debate 'Mano a Mano' entre os candidatos a prefeito Ulisses Guimarães (MDB) e Eloísio do Carmo Lourenço (PSB), ontem, promovido pela Jovem Pan, houve um momento tenso entre ambos. O motivo foi porque Eloísio disse que Ulisses é devoto de Nossa Senhora Aparecida, mas que agora também é crente. “Sou cristão com muito orgulho. Minha esposa é evangélica e, quando a conheci, comecei a frequentar a igreja evangélica. Nos casamos na Igreja do Evangelho Quadrangular e tenho muito orgulho de hoje frequentar a igreja evangélica com minha esposa. Todos nós somos cristãos e queremos fazer o bem; aqui não existe diferença entre ninguém. O senhor está desrespeitando os evangélicos. Tenho muita fé em Deus, sou cristão, e o senhor desrespeita e mistura religião com política”, lamentou Ulisses, lembrando que intolerância religiosa é crime.

Charrete e bem-estar animal

No mesmo debate, com o fim das charretes, o candidato a prefeito Ulisses Guimarães se comprometeu em ajudar os donos dos cavalos e encontrar uma nova destinação para os animais. A ideia seria comprar os cavalos e utilizá-los em programas de equoterapia, um tratamento que usa cavalos para ajudar no desenvolvimento físico e emocional das pessoas com necessidades especiais.

Outra proposta foi a construção de um Hospital Público Veterinário, uma demanda antiga de protetores dos animais e ONGs da cidade. Essa unidade serviria para cuidar dos animais em situação de risco, além de oferecer atendimento veterinário acessível para a população.

Luta dos comerciantes

O candidato a prefeito Marcelo Heitor (PL), acompanhado de apoiadores e de candidatos a vereador da chapa do grupo, fez corpo a corpo, ontem, pelas ruas centrais da cidade e conversou com eleitores e comerciantes. "Sei das lutas que os comerciantes têm passado e enfrentam diariamente, porque também sou comerciante. Sei que o desenvolvimento da nossa cidade é essencial para superarmos esses desafios", afirmou.

Comemorando o Dia da Árvore

A partir de hoje o Horto Municipal, em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, estará distribuindo nas unidades escolares para crianças e jovens, 1.200 envelopes de sementes de ipê amarelo. Desta forma, os alunos poderão plantar suas sementes e acompanhar o crescimento da árvore. O objetivo é incentivar a educação ambiental e despertar o amor pela natureza.

   EM OFF   

* Que nível mais triste chegou a política em Poços de Caldas. Não é à toa que boa parte dos eleitores confessam estar decepcionados com esses candidatos e principalmente com a falta e propostas nos debates, onde, na maioria das vezes, prevalece o ataque pessoal ao invés de discussão sobre propostas de governo e soluções para a crise financeira que afeta o executivo municipal.

* Ontem, no Jornal da Manhã, da Jovem Pan, o debate entre os candidatos Eloisio do Carmo Lourenço (PSB) e Ulisses Guimarães (MDB), foi mais um exemplo deste baixo nível da política, onde críticas e ofensas pessoais prevalecem ao invés de propostas. Eloisio numa atitude totalmente infeliz criticou o fato de seu adversário frequentar religiões diferentes, insinuando que faz isso por política.

* Levou uma invertida merecida de Ulisses e fez por merecer até mesmo notas de repúdio pela sua atitude, publicadas nas redes sociais, por tentar misturar política com religião e até mesmo demonstrar intolerância religiosa. Foi mais um episódio que só serve para desanimar ainda mais os eleitores que estão decepcionados com aqueles que disputam hoje o cargo de prefeito da maior e mais importante cidade sul-mineira, conhecida nacionalmente pelo seu potencial turístico e histórico. Nossa população não merece isso.

* Também movimentou os bastidores da campanha ontem, a divulgação de uma nota feita pela TV Plan, sobre informações de que moradores de bairros mais nobres da cidade tiveram as campanhias das suas casas acionadas por supostos pesquisadores da emissora de tv, e quando atendiam ao chamado estava na porta uma pesquisadora com uniforme do instituto MDA, perguntando se havia morador na residência e de uma determinada faixa etária. Quando esses requisitos não eram atendidos, a tal pesquisadora dispensava a realização da pesquisa.

* Imagens de câmeras enviadas para a emissora mostram que o uniforme dos pesquisadores que estavam fazendo essa abordagem é da empresa de pesquisa MDA. Na justiça eleitoral está registrada em nome de uma emissora de rádio, uma pesquisa sobre candidatos a prefeito e vereadores, que seria feita pelo mesmo instituto, com término do levantamento previsto para o dia 22, domingo. Portanto, estranho que ainda se estejam realizando entrevistas na segunda-feira, dia 23.

* Essa nota foi publicada na Coluna Esplanada, de responsabilidade do jornalista Leandro Mazini. O candidato a prefeito de Montes Claros (MG), o deputado Paulo Guedes (PT-MG), que costuma frequentar Poços de Caldas, onde tem alguns amigos, segundo o colunista, “está em crise existencial. Ele já declarou ao TSE que nasceu em Manga (MG), São João das Missões (MG) e o registro escolar cita Itacarambi (MG). Já citou educação superior completa, ensino médio completo e superior incompleto. Guedes já se classificou pardo no mesmo TSE, e até o fechamento desta edição era oficialmente indígena”.

* Ontem também viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra a partida final do campeonato amador de Tambaú, uma cidade do interior paulista, partida esta que foi apitada por um trio de árbitros de Poços de Caldas, contratados especialmente para a partida decisiva do campeonato. Insatisfeitos com a marcação de um pênalti, torcedores invadiram o gramado e agrediram de forma violenta o juiz e um dos bandeirinhas, sem que houvesse no campo um policial para impedir a agressão, transmitida ao vivo pela internet e pela rádio local.

* Na sessão ordinária desta terça-feira será lido e colocado em votação uma Moção de Repúdio a Prefeitura Municipal de Tambaú pela falta de policiamento no estádio municipal daquela cidade e também uma moção de Solidariedade aos árbitros agredidos durante a partida. As duas moções são de autoria do vereador Tiago Braz.

* Juliana Negrini leitora do blog enviou mensagem manifestando sua alegria em saber que um laudo técnico comprova a possibilidade de reativação do Monotrilho, um equipamento, que segundo ela, seria importante para aliviar o já complicado trânsito na avenida João Pinheiro.

* Por ter publicado nas redes sociais, no grupo denominado Reclame Aqui Zona Sul, do qual é o administrador, no faceboock, o polêmico Ricardo de Souza Xavier, que se diz representante daquele setor da cidade, terá que pagar uma multa no valor de R$ 10 mil, pelo fato de ter publicado ofensas contra o candidato a prefeito Ulisses Guimarães. A decisão é da Juíza Eleitoral Tania Marina de Azevedo Grandal Coelho, atendendo a uma representação protocolada pelo candidato ofendido.

* De autoria do vereador Kleber Silva (Novo), será lido e apresentado aos vereadores, na sessão desta tarde, requerimento que contem votos de congratulações pelos 41 anos de funcionamento do Supervale Supermercados em Poços de Caldas. A empresa iniciou com a aquisição de um pequeno supermercado chamado “Peg Pag Vale” em 01 de setembro de 1983. Desde então, está participando do dia a dia da comunidade de Poços de Caldas, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.