Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

charrete

Em poucos dias, passeiso de charretes vão ficar na saudade em Poços de Caldas

Durante as obras de asfaltamento da rua Amazonas, em frente ao Complexo da Urca, a Prefeitura transferiu as charretes para a parte de cima da Praça Getúlio Vargas. "Aproveitamos este momento e já tiramos as charretes que estavam em frente a Urca, até que nos próximos meses nós vamos encerrar o serviço de charretes em nossa cidade, que será substituído pelas carruagens elétricas. Já estamos em processo de compra", informou o prefeito Sérgio Azevedo em vídeo divulgado, ontem, em suas redes sociais.

Maior acessibilidade

O prefeito Sérgio informou ainda que dentro das obras realizadas na rua Amazonas, foi feita uma passarela elevada, em frente a edificação onde funciona o Espaço Cultural da Urca, proporcionando uma acessibilidade melhor para os pedestres que atravessam a rua.

"Estamos mexendo no centro e melhoramos a acessibilidade até na Urca. Cada vez a gente vai avançando mais nesse processo", informou o prefeito.

Obras na zona leste

A Prefeitura iniciou a obra do trevo de acesso ao bairro Greenville, na avenida Bianucci, na zona leste da cidade. O local é um trecho perigoso e os moradores há muito tempo solicitavam providências.

"Começamos a terraplanagem e esta semana vamos pegar firme com a nossa equipe e nossos servidores vão fazer este trevo. Em breve esta avenida vai ficar bastante segura para quem que passa por aqui", informou o prefeito Sérgio Azevedo.

De acordo com ele, após a conclusão dessa obra, a equipe da prefeitura irá para a avenida Saul do Prado Brandão, onde logo após a escola Edir Frayha.

"Vamos duplicar e levar a avenida dupla até o ginásio do Nova Aurora para poder seguir em frente ao bairro Dom Bosco. É uma obra para atender a zona leste. O asfalto também está chegando e logo estará aqui para deixar a região mais segura", garantiu ele.

Ano catastrófico para a energia nuclear

Em matéria de opinião divulgada ontem por Zoraide Vilasboas, na página da UOL, o Programa Nuclear Brasileiro e as Indústrias Nucleares do Brasil viveram um 2023 catastrófico, com graves denúncias, especialmente em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em Minas, ela citou especificamente o caso da INB em Caldas, onde funcionou o primeiro complexo mínero-industrial de extração de urânio, hoje chamado Unidade de Descomissionamento.

Lembrou que a área da INB em Caldas foi alvo de inspeção da Agência Nacional de Mineração em junho, sendo enquadradas a Barragem de Rejeitos e a D4 que abrigam lixo radioativo oriundo de rejeitos da mineração, materiais pesados e lama radioativa, no Nível de Emergência 1, com categoria de risco alto, pelo perigo de rompimento.

marcia

A advogada Márcia Maria Santos Mendes Cunha possui 22 anos de atuação na advocacia pública e privada. Ainda recém-formada assumiu a assessoria jurídica da Câmara Municipal de Areado (MG) e, ao longo do tempo, foi assumindo diversos cargos também na Prefeitura de Poços de Caldas, sendo inclusive Procuradora Geral do município. Paralelamente, foi construindo sua carreira na iniciativa privada prestando consultoria jurídica a diversas empresas, sendo hoje a assessora jurídica da Câmara Municipal de Poços de Caldas.

O seu conhecimento na área jurídica será compartilhado no programa “Hora da Verdade” dessa segunda-feira, 22, às 20 horas na TV Poços, com a apresentação do jornalista Wiliam de Oliveira. (www.tvpocos.com.br) 

   EM OFF   

* O prefeito Sérgio Azevedo já deu mostras de que quando promete alguma coisa vai até o fim na busca para concretizar aquilo que prometeu e não teme represálias, mesmo que as medidas causem alguns descontentamentos nas pessoas envolvidas no processo. Repetiu a promessa de que vai acabar com as charretes movidas por tração animal neste final de semana, ao falar sobre as obras de asfaltamento defronte ao prédio da Urca, onde estavam as charretes.

* Ao anunciar a retirada das charretes daquele local, afirmou mais uma vez que elas serão substituídas, ainda neste ano, pelas charretes elétricas. Pelo histórico das suas promessas anteriores, já concretizadas, dentre elas a retirada dos trailers de lanches, é possível afirmar que as charretes com tração animal estão vivendo seus últimos meses em Poços, mesmo que seja um ano com eleições municipais.

* Não é só por aqui que estão ocorrendo protestos contra o governador Romeu Zema pela implantação das praças de pedágio. Segundo o colunista Luiz Tito, do jornal O Tempo o clima esquentou na região de Alfenas nesses dias, pela cobrança do pedágio de R$ 13,17 na MGC-491. Um protesto reuniu mais de 200 manifestantes para chamar o governo do Estado a uma reflexão sobre o valor praticado, sem qualquer compromisso de novos serviços, com descrição do que será feito e data para ser efetivado. À manifestação, coordenada pelo deputado estadual Luizinho, estavam o senador Cleitinho e o deputado federal Rafael Simões. Quem engrossou o protesto foram os sitiantes, produtores de pequenas culturas, que alegam que sua produção não dará para pagar o pedágio de ida e volta, todos os dias.

* Segundo a imprensa da capital mineira, a direção nacional do PL está exigindo da sua representação em Minas, que trabalhem para fortalecer a legenda nas eleições municipais, já de olho na eleição para a presidente da República, em 2026. Por esta razão, osdiretórios municipais serão pressionados a lançar candidatos a prefeito na maioria dos municípios.

* Isso significa que o PL local, presidido pelo vereador Marcelo Heitor fartá de tudo para estar representado na chapa que vai disputar o comando da prefeitura na eleição municipal em outubro. Marcelo deve ser indicado pelo menos como vice na chapa do grupo da situação e caso isto não aconteça, não está descartado o lançamento do seu nome como candidato a prefeito, mesmo que de forma isolada, pelo PL.

* Com a união dos presidentes das Câmaras Municipais das cidades que integram a microrregião de Poços de Caldas, cuja primeira reunião foi realizada na sexta-feira, na sede do legislativo em Poços, o vereador Douglas Souza (União Brasil), que preside o Poder Legislativo em nível local acaba se tornando mais conhecido e ganhando projeção em cidades da região, o que não acontece com o prefeito Sérgio Azevedo que durante todo mandato nunca soube tirar proveito de temas regionais, embora Poços seja a maior cidade da região do sul de Minas.

* Por falar no vereador Douglas Dofu, nas conversas ao pé-do-ouvido a informação é de que caso o União Brasil fique de fora na composição da chapa para disputa dos cargos majoritários na eleição de outubro, isto poderá levar o vereador a se unir com seu colega Lucas Arruda, formando uma outra chapa para entrar na disputa e com um ingrediente a mais que seria Lucas Arruda filiado ao PSD. Isso pode acontecer através de uma articulação do deputado Rodrigo Lopes e neste caso a chapa teria as bênçãos não só dos deputados Rodrigo Lopes e Rafael Simões, mas também do senador Rodrigo Pacheco.

* A forte tempestade que atingiu Poços de Caldas em 2016 e causou alagamento e grandes danos na área central, completou 8 anos na última sexta-feira. No dia 19 de janeiro de 2016 choveu 122 mm por duas horas, o esperado por quase um mês na cidade. Lojas ficaram alagadas, balcões e produtos foram parar no meio da rua, carros,lixo e outros objetos foram arrastados. Até hoje não se fez um estudo hidrológico da área central para evitar que isto possa ocorrer novamente.

* No diário oficial, edição desta segunda-feira, está publicada portaria, assinada pelo prefeito Sérgio Azevedo, nomeando o secretário adjunto de obras, Tiago Cavelagna como titular, representando a secretaria de projetos e obras públicas, tendo como suplente o engenheiro Domênico Carlo Falci e como representantes do CREA José Maria de Assis, titular e Nelson Damásio Ferreira como suplente.