Após denúncia do vereador Flavinho, MP vai investigar convênio entre Prefeitura e Santa Casa de Salto de Pirapora
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, o vereador Flávio de Lima e Silva, do MDB, fez uma declaração, informando que o Ministério Público transformou a ‘notícia de fato’ em inquérito civil referente as investigações sobre o convênio assinado entre a Prefeitura de Poços de Caldas com a Santa Casa de Salto de Pirapora. Esta medida marca um avanço nas investigações relacionadas às denúncias feitas pelo vereador no ano passado.
Em novembro de 2023, Flávio de Lima e Silva fez denúncias importantes, incluindo o julgamento do convênio entre a Santa Casa de Pirapora e a Prefeitura como irregular. Ele questionou a transparência do processo, mencionando que a Controladoria Municipal soube dos detalhes através da imprensa, sem emitir pareceres específicos sobre o assunto.
Além disso, o vereador apontou outras irregularidades e anunciou que encaminharia toda a documentação relevante ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas de Minas Gerais e ao Denasus, órgão responsável pela fiscalização dos recursos do SUS. A transformação da Notícia de Fato em inquérito civil representa um passo adiante no processo de investigação dessas denúncias. Enquanto a notícia de fato é o primeiro passo formal dado pelo Ministério Público para informar sobre irregularidades, o inquérito civil permite uma investigação mais aprofundada, podendo resultar em medidas judiciais e administrativas, caso as irregularidades sejam comprovadas. (Sulminastv).
PP lança Regina Cioffi como pré-candidata a prefeita
Em um vídeo publicado no Instagram oficial da vereadora Regina Cioffi, o deputado federal Pinheirinho, presidente estadual do Progressistas em Minas Gerais, anunciou a pré-candidatura da Vereadora Regina Cioffi para concorrer à prefeitura da cidade. “Amigos de Poços de Caldas, aqui é o deputado federal Pinheirinho, presidente estadual do Progressistas em Minas Gerais. E com muita alegria eu quero anunciar a todos vocês que a Regina Cioffi é a nossa pré-candidata à Prefeitura de Poços de Caldas. Regina, conte com o nosso total apoio integral. Eu conheço a Regina sempre como mulher trabalhadora, guerreira, realmente comprometida com Poços de Caldas, que ama muito a cidade e está preparada para fazer um excelente trabalho e melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Em breve estaremos aí fazendo um grande encontro do Progressistas. Obrigado presidente, obrigado pela confiança, estamos juntos.”
Essas foram as palavras do Presidente Estadual do Progressistas, endossando a escolha de Regina Cioffi como a representante do partido na corrida eleitoral pela prefeitura de Poços. Com essa decisão de aceitar a pré-candidatura pelo Progressistas, Regina Cioffi também marca sua saída do grupo de apoio a atual administração, no qual esteve integrada nos últimos anos.
EM OFF
* O lançamento da vereadora Regina Cioffi (PP), como pré-candidata a prefeita não chegou a ser uma surpresa, uma vez que a vereadora não esconde sua decepção com o prefeito Sérgio Azevedo, que sempre prometeu apoio a ela para figurar na chapa dos candidatos a cargos majoritários. Com a escolha de Paulo Ney e Marcelo Heitor, a vereadora não se conformou em ter ficado de fora e ao lançar sua pré-candidatura está também deixando o grupo liderado pelo prefeito.
* De qualquer forma, a vereadora fará multa falta na Câmara Municipal, onde sempre teve um bom desempenho, apresentando bons projetos e defendendo, principalmente o meio ambiente. Como deve ser candidata a prefeita, com certeza terá o apoio do seu amigo de longa data Marcelo Aro, um dos principais secretários do governador Romeu Zema.
* Na sessão ordinária realizada ontem à tarde, a vereadora, através de requerimento, solicitou a retirada de pauta da proposta que concedia ao secretário municipal de saúde Thiago de Paula Mariano, o título de cidadão poços-caldense, em mais uma demonstração de que o rompimento com o grupo é mesmo prá valer.
* E as más notícias para o prefeito, que parece estar vivendo um período de inferno astral, não param por aí. O Ministério Público decidiu transformar em inquérito civil, a notícia de fato, que envolve denúncia do convênio assinado entre a Prefeitura de Poços de Caldas e a Santa Casa de Salto de Pirapora.
* A opinião de quem acompanha de perto os bastidores da política sulfurosa é quase unânime ao afirmar que o prefeito Sérgio é o grande culpado pela crise que se instalou no grupo da situação. “Ele não tinha nada que ir procurar o União Brasil para filiar o Paulo Ney”, diz uma fonte ligada ao próprio PSDB, partido do prefeito e do seu candidato. “O União Brasil já estava conformado em não participar da chapa após a renúncia do vice Júlio de Freitas e continuaria no grupo, numa boa”, afirmou a mesma fonte.
* Ao tentar filiar Paulo Ney no União Brasil, o prefeito provocou reação do Republicanos e do próprio PSDB e para completar a lambança, ainda havia prometido para a vereadora Regina Cioffi que ela faria parte da chapa. Deu no que deu e o desdobramento do erro cometido por ele ainda pode resultar no abandono do União Brasil que já tem convite para formar ao lado do candidato do MDB, Ulisses Guimarães.
* Carlos Mosconi está de volta a Poços de Caldas, após passar alguns dias em São Paulo, onde participou de reuniões com lideranças tucanas e recebeu até uma bela homenagem do deputado estadual Barros Munhoz (PSDB), quando visitou a Assembleia Legislativa. Ontem pela manhã, sempre bem humorado, Mosconi já estava no café do centro, acompanhado por alguns cabeças brancas do PSDB.
* Perguntamos ao presidente do PSB, João Gabriel Pinheiro Chagas, se uma provável candidatura de Paulo Tadeu poderia levar Eloisio a desistir da sua pré-candidatura a prefeito. Eis a resposta do representante do PSB: “Não, principalmente depois da confirmação da chegada de novos filiados ao PSB. Eloisio, o ex-prefeito Geraldo Thadeu e apoiadores cumpriram extensa agenda no fim de semana. A pré-candidatura segue cada vez mais forte e agregando apoios. Reafirmamos que em relação aos assuntos das eleições, somente emitem opiniões o presidente do PSB, e Eloisio. Seguimos firmes”.
* Na eleição de outubro, entre os pré-candidatos a vereador, a boa notícia é que o médico Júlio Balducci, que já foi vereador, e também secretário de saúde, com muito sucesso nas duas funções, está de volta, agora filiado ao MDB. Balducci, que é também diretor da Unimed, além de excelente profissional na área médica, é uma pessoa muito querida não só no meio profissional, como também conserva uma legião de amigos que com certeza o estarão apoiando nesta sua nova jornada.
*
* No programa de hoje, o Café Interativo, da Sulminastv entrevista o ex-prefeito Paulo Tadeu, para falar sobre o quadro político atual, além de outros assuntos que dizem respeito principalmente ao governo municipal. Como ex-prefeito Paulo Tadeu deve analisar, entre outras coisas, a dívida do Município.
* No diário oficial desta quarta-feira, estão publicados dois comunicados da secretaria de obras, suspendendo a contratação de empresa para elaboração de projetos executivos para construção de pavilhão de eventos (parque dos mundos) e para a ampliação e revitalização das avenidas João Pinheiro, Mansur Frayha e Silvio Monteiro dos Santos.