Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

dmae

Sindicato exige afastamento de ex-diretor do DMAE

A diretoria do Sindicato dos Servidores esteve reunida na tarde de ontem com o diretor do DMAE, Paulinho Courominas, quando exigiu o afastamento do ex-diretor, que está sendo acusado de assédio sexual contra uma servidora.

O Diário Oficial do município publicou ontem a exoneração do acusado do cargo de confiança, no entanto, como ele é funcionário do Departamento, não será afastado do ambiente de trabalho.

Em conversa com a presidente do sindicato, Greice Keli, o diretor do DMAE informou que o afastamento só pode sedar após parecer da procuradora geral do município.

"Exigimos o afastamento deste possível assediador para resguardar a vítima e também as outras mulheres que trabalham no DMAE, além de garantir que não haja nenhum tipo de interferência por parte do possível assediador durante o processo administrativo", afirmou Greice.

Segundo denúncia que a vítima fez ao sindicato, o possível assediador teria a agarrado pela cintura, beijado sua bochecha e cheirado seu pescoço sem o seu consentimento.

A sindicalista informou que a vítima tem sido acompanhada e acolhida pelo Sindserv desde o início do caso e está recebendo respaldo jurídico e apoio.

ESCLARECIMENTO - DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) vem à público prestar os devidos esclarecimentos em relação à denúncia de assédio realizada por uma servidora, ressaltando que todas as medidas e providências administrativas foram imediatamente tomadas pela Diretoria, tão logo teve conhecimento dos fatos.

Assim, os documentos pertinentes, em especial à referida denúncia, já foram devidamente encaminhados para abertura de sindicância, que deverá apurar os fatos, considerando a sua materialidade e autoria.

Em relação ao afastamento do servidor do cargo público, cumpre esclarecer que não compete ao Sindicato a realização da referida exigência, haja vista que a suspensão preventiva será cabível apenas e tão somente se for apurado e constatado que há iminente perigo de intervenção no processo e/ou ameaça a terceiros, sendo a decisão de competência da Comissão Sindicante e Diretoria do DMAE. Qualquer outra penalidade apenas poderá ser aplicada ao servidor, após regular processo administrativo, que garanta a ampla defesa e o contraditório.

No entanto, informamos que o servidor foi exonerado do cargo de confiança, sendo que a sindicância correspondente tramitará no âmbito da Procuradoria-Geral, a fim de garantir a neutralidade necessária para a apuração em questão.

Finalmente, necessário esclarecer que desde o conhecimento dos fatos, o DMAE acolheu a servidora e forneceu todo o apoio necessário para o enfrentamento da questão, agindo de maneira ética e responsável, observados os limites da legislação vigente.

Precariedade do Bandolão

O vereador Silvio de Assis exibiu, ontem, durante a reunião da Câmara Municipal, várias fotos mostrando o estado de precariedade do Estádio Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão, que é responsável por abrigar diversos jogos amadores, entre eles a Olimtra, cuja final ocorreu no último sábado.

Entre as fotos, a arquibancada que está quebrada em alguns pontos, em outros as tábuas estão soltas, os banheiros estão sem portas, com azulejos caindo, a parede com uma grande trinca, vidros quebrados, duas madeiras escorando o telhado do vestiário, entre outros problemas.

Silvio disse que na final da Olimtra um dos jogadores se machucou na arquibancada e uma criança também.

"Diz o chefe do Executivo que é só olhar ao redor pra ver que está tudo melhor. Realmente, eu olhei ao redor e vi que o estádio de Águas da Prata está bem melhor", afirmou o vereador.

Via de ligação da zona oeste com a zona sul

Saber em que pé está a construção da via que liga a zona oeste, pelo loteamento Maria Imaculada, com a zona sul da cidade, é o objetivo do vereador Lucas Arruda, que apresentou requerimento na Câmara questionando o Executivo sobre a questão.

"Estamos questionando como está o andamento da concessão de crédito para a construção da avenida que liga a zona sul a zona oeste. É uma estrada muito importante para o nosso município, que vai desafogar o trânsito da região central e que foi solicitado a esta Casa a permissão para buscar este crédito junto a Caixa Econômica Federal. Aprovamos e agora queremos saber como está este andamento", informou Lucas.

Câmara aprova convocação do diretor do DMAE

Os vereadores Tiago Braz e Lucas Arruda querem a convocação do diretor do DMAE, Paulinho Couro Minas, para explanar sobre a falta de água em alguns bairros da cidade.

"Acho que todos os vereadores devem estar recebendo reclamações sobre a falta de água. Não é algo que esteja normal. São várias regiões da cidade com falta de água em vários momentos, principalmente nos finais de semana. A situação está se agravando e muita gente está cobrando um posicionamento desta Casa", afirmou Tiago.

Na avaliação dele, é importante que o diretor do DMAE e sua equipe técnica estejam na Câmara para explicar tudo o que está acontecendo e para tirar as dúvidas dos vereadores e da população.

Para o vereador, é preciso saber os investimentos que estão sendo feitos, porque não podemos esquecer que agora com a ARISB houve um aumento significativo na tarifa de 30% e no outro ano um aumento maior do que o da inflação.

Colocado em votação, o pedido de convocação foi aprovado por 13 votos.

   EM OFF   

* Ulisses Guimarães deputado federal e pré-candidato a prefeito pelo MDB, diz que como deputado federal tem conseguido liberar recursos não só para Poços de Caldas, mas também para cidades vizinhas, porque possui bom relacionamento junto ao governo federal e ainda conta com a ajuda do presidente do seu partido, deputado Baleia Rossi além de lideranças ligadas ao União Brasil. Caso seja eleito prefeito, continuará frequentando Brasília e também Belo Horizonte, utilizando das amizades que fez durante sua trajetória política para trazer recursos para Poços de Caldas. “Não vou ser como esses prefeitos que tem preguiça de tirar a bunda da cabeira. Assim como fez o então prefeito Luiz Antonio Batista, vou correr atrás”, disse Ulisses.

* Lideranças petistas em Minas Gerais afirmam que o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) começou a se movimentar para ser ele o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao governo do estado em 2026. Por enquanto, a vaga está destinada ao senador Rodrigo Pacheco. Recentemente, contudo, em um jantar com outros políticos em São Paulo, Pacheco disse que sua carreira política se encerrará quando o seu mandato acabar, daqui dois anos. Aliado de Pacheco, Silveira quer aproveitar esse vácuo. O movimento do ministro foi também detectado no Palácio do Planalto e no Congresso.

* Na opinião de alguns adversários, o pré-candidato Paulo Ney, não fez tanto sucesso no lançamento da sua pré-candidatura. Presentes, segundo os organizadores estavam 500 pessoas. Considerando que a administração municipal possui mais de 200 cargos de confiança, se cada um levou a esposa, namorada ou convidado já são 400. Os demais estavam ali representando apenas interesses partidários e entidades ligadas ao governo. “Difícil vai ser juntar 500 eleitores com interesse apenas em ouvir o que o pré-candidato tem a dizer”, analisam os adversários.

* De qualquer forma, o clima ontem, no andar de cima da casa amarela era de alegria e animação com o sucesso do lançamento. Teve até baba-ovo que respondeu ao blog, garantindo que o trator do prefeito está com o tanque cheio e ele vai mesmo prá cima dos adversários para eleger o sucessor. “Vai ser o seu terceiro mandato seguido”, garante um puxa saco de plantão.

* O deputado federal Paulo Abi-Ackel foi escolhido como o novo secretário nacional da federação PSDB/Cidadania. Ele tem atuado nas negociações em torno da candidatura do ex-deputado João Leite à prefeitura de Belo Horizonte. O PSDB trabalha para voltar ao protagonismo político em Minas Gerais, estado que governou por mais de 20 anos.

* Totalmente infeliz a entrevista da secretária de Administração Ana Alice de Souza, ontem, no programa Café Interativo, da Sulminastv. Conseguiu desagradar gregos e troianos e está sujeita até a responder um processo pela fala sobre aqueles que prestaram o concurso público para ingresso na prefeitura e foram reprovados. Isso, além de ter desagradado inclusive alguns parentes por suas colocações de modo infeliz. Não é à toa que o programa foi até retirado do ar para evitar mais problemas para a secretária que é servidora de carreira.

* O PT local continua na contramão do que está fazendo o partido na maioria dos municípios onde vai disputar o comando das prefeituras. Por aqui os petistas continuam falando do passado, discursando sobre a criação do partido e por aí afora e até mesmo dando destaque a cor vermelha, tradicional do partido, mas que está sendo substituída pelas cores da bandeira nacional. Pré-candidatos a prefeito do PT nas eleições deste ano têm optado por destacar o verde, o amarelo e o azul nos materiais de divulgação publicados nas redes sociais e deixado o tradicional vermelho em segundo plano.

pf

* Um veículo da Receita Federal parado no estacionamento destinado aos veículos oficiais, ao lado do prédio da prefeitura com um agente japonês, de óculos escuros e tirando fotografia do prédio ao lado onde funciona parte da Secretaria da Fazenda, deu o que falar ontem pela manhã, até que veio o esclarecimento feito pelo secretário Paulo Ney. Como a prefeitura vai para o prédio do Centro Administrativo, deve fazer a cessão do local para a instalação da Receita Federal, caso o espaço seja aprovado pela direção do órgão. Fim do mistério.

* E por falar no secretário pré-candidato a prefeito, o vereador Kleber Silva esteve presente no evento de lançamento da pré-candidatura e confirmou o apoio do Novo para Paulo Ney. *Ele é uma pessoa séria e comprometida com desenvolvimento e crescimento de Poços de Caldas, por isso tem o meu total apoio, assim como de toda a minha família”, disse o vereador.