Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

busum

Transporte coletivo: Dra. Regina destaca que prefeito precisa aprender questão de prioridades

Durante a discussão ontem sobre o transporte coletivo no município, a vereadora Regina Cioffi (PP) voltou a cobrar do executivo que envie à Câmara Municipal proposta sobre subsídio para o transporte público. A vereadora cobrou atraso no envio da proposta para o legislativo, afirmando que “é um sonho pensar que a tarifa iria para R$ 6,00 e atenderia a demanda da população", afirmou. Luzia Martins disse que questionou o chefe do executivo recentemente sobre a questão e a resposta que recebeu foi que "o município não tem recursos financeiros para isso".

Segundo a vereadora Regina Cioffi, é questão de você priorizar o que é importante para a população e o transporte coletivo é importante, uma necessidade básica. “Nós vivemos de escolhas. O recurso é pouco, o município sofre com esta questão de receita, porque tem como buscar outros tipos de receita. Temos o problema de repasse do Estado, mas quando você tem pouco recurso em casa, você prioriza os seus gastos" defendeu Regina. Para ela, dizer que não tem recurso não é justificativa, porque o prefeito sabe que a população sofre com o transporte coletivo e paga pelas gratuidades.

Alcoa garante que não gera mais resíduos para as barragens

Ao participar ontem da sessão ordinária da Câmara, nas comemorações de 59 anos da Alcoa no Brasil e especificamente em Poços de Caldas, onde a multinacional iniciou suas atividades no Brasil, o diretor de operações da empresa, Fábio Martins, afirmou que em relação as barragens da empresa, a disposição dos resíduos de bauxita, em agosto de 2022, foi concluido o filtro que marca a transição da disposição e de resíduos. A forma úmida, que seria a lama, para a forma seca.

"Este resíduo hoje é despejado de uma forma sólida e é colocado em forma de pilha. Desde de 2022 a Alcoa não gera mais resíduos que vão para as barragens, explicou.

Privilegiando os ricos

O vereador Diney Lenon (PT) por sua vez, lembrou que como candidato Sérgio Azevedo dizia que "quando a administração é boa, o dinheiro aparece". "Ele disse antes de assumir e foi eleito com estas colocações. Muitas pessoas votaram no Sérgio pensando que ele ia ser bom de governo e que o dinheiro iria aparecer. E não apareceu. Abre mão de recursos e privilegia os ricos da cidade. Se você mora no bairro e não arrumar a sua calçada, a prefeitura mete a caneta, mas calçada de banco a gente está pagando para arrumar", analisou. Para Diney é muito fácil dizer que não tem recurso, quando se tem uma gestão que privilegia os que têm mais recursos e acaba ferrando o mais pobre.

Sindicato dos professores envia donativos

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais lançou uma campanha de arrecadação de donativos para destinados aos gaúchos atingidos pelas enchentes. Poços de Caldas é a primeira regional a enviar doações para o Sul. "Recebemos muitos itens aqui no sindicato, tanto de higiene quanto meias, cobertores e roupas de cama. Pela urgência da situação resolvemos enviar já as doações para o Rio Grande do Sul. Elas seguem para o centro de triagem no Estado e serão direcionadas para as cidades que mais precisarem", afirmou Rozana Faro, diretora da regional. A campanha continua, não só em Poços de Caldas, mas em todas as regionais do Sinpro Minas e na sede em Belo Horizonte.

   EM OFF   

* Aos poucos a nova diretoria do União Brasil em Poços de Caldas vai colocando novamente ordem no partido. Nos últimos dias, o deputado federal e pré-candidato a prefeito, Ulisses Guimarães, tem se reunido com pré-candidatos a vereança e todos eles saem satisfeitos da conversa com a garantia de que haverá recursos para bancar a campanha.

* Por falar em União Brasil, uma fonte que merece crédito informou ao blog que nos próximos dias o deputado estadual Rodrigo Lopes irá assumir o comando do partido em nível local, oferecendo todo apoio aos colegas de legenda com vistas a eleição municipal deste ano.

* Disputado por quatro pré-candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, o governador Romeu Zema (Novo) negocia apoio ao senador Carlos Viana (Podemos) e a retirada do nome que representaria seu partido, a secretária estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto. O deputado Mauro Tramonte (Republicanos), pré-candidato a prefeitura de BH é um que disputa o apoio do governador.

* Quem diria, o pré-candidato a prefeito pelo MDB, Ulisses Guimarães, está próximo de conseguir mais uma legenda para formar na sua coligação de apoio. Depois de conquistar o União Brasil, em decisão que veio de cima para baixo, agora Ulisses pode conquistar também o apoio do PT. Isto porque a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta segunda-feira, mais 31 pré-candidaturas ou apoios para as eleições municipais.

* Segundo a regra que vem sendo seguida pela direção da legenda, em cidades com mais de 100 mil habitantes, os candidatos do União Brasil e do MDB tem preferência pelo apoio da legenda petista pelo fato de que os dois partidos comandam ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Resta saber se Ulisses Guimarães também irá se interessar em obter o apoio do PT uma vez que a legenda petista ao invés de agregar, pode tirar votos.

* Realmente dá para chamar de um escândalo a troca feita por um ocupante de cargo de confiança, no Jardim Botânico (diretor do departamento administrativo e financeiro) que deixou o cargo para a esposa devido a necessidade de se desincompatibilizar para sair candidato a vereador. Mais um fato que colabora para a desmoralização desta administração.

* E por falar nisso, pegou mal a informação de que Poços de Caldas deixou de receber a primeira parcela do FPM do mês de maio porque não está pagando as dívidas do município em dia. Só para o INSS a prefeitura deve cerca de R$ 120 milhões, dinheiro que anda fazendo falta para o pagamento de uma aposentadoria dígna aos aposentados. Mas como o prefeito Sérgio disse no início do seu governo “essa dívida a gente não paga, só empurra”, ele não está nem aí para os aposentados. Esquece que um dia também será um deles.

* Se alguém me perguntar qual a melhor seguradora para veículos em Poços de Caldas, com certeza vou indicar a Soberana Seguros, representante da Porto Seguro, cuja atenção dada aos clientes é digna de destaque. Maurilio e Carol estão sempre à disposição dos segurados e atendem a todos com muita atenção nas horas de aperto.

* Nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2024, no Jardim Botânico de Poços de Caldas, acontece o II Seminário de Meio Ambiente de Poços de Caldas, com o tema "Arborização Urbana e Sustentabilidade". O evento é uma realização da Escola do Legislativo de Poços de Caldas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comissão de Direito Ambiental e da Construção da OAB local e Fundação Jardim Botânico.

* As águas termais de Poços de Caldas e de outras estâncias hidrominerais de Minas Gerais, como de Cambuquira, Caxambu, Lambari, Conceição do Rio Verde, São Lourenço e Caldas estão sendo declaradas patrimônio histórico, cultural e imaterial mineiro. O projeto de autoria da deputada Beatriz Cerqueira foi aprovado ontem, em segundo turno, pela Assembleia Legislativa.

* A vereadora Luzia Martins informou na sessão ordinária da Câmara Municipal, ontem, que o município sofreu um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que até julho deste ano regularize as bibliotecas municipais. "É algo gritante, porque não temos profissionais específicos para as bibliotecas", informou Luzia.