Rainha esteve no Legislativo para abertura da Semana da Consciência Negra
Na noite desta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Poços recebeu a Rainha da República Democrática do Congo, Diambi Kabatusuila. Em uma visita diplomática ao município, a rainha esteve no Legislativo para abertura da Semana da Consciência Negra. Além da comitiva, estiveram presentes representantes do Executivo, da Associação Afro-ancestral de Poços de Caldas, do Compiré e de outros movimentos sociais da cidade.
Após seu momento de fala, Diambi recebeu da Câmara um exemplar do Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos, publicação do Senado Federal que é distribuída pela Escola do Legislativo. A solenidade contou, ainda, com a apresentação do músico Mununo.
Toda a programação da visita a Poços de Caldas foi elaborada pela Prefeitura e pela Associação Afro-ancestral de Poços de Caldas, através da sra. Ana Maria de Paula Cruz, Mãe Ana de Iansã, presidente da Associação. Ainda dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra, a Câmara realiza, na sexta-feira (22), às 19h30, uma Sessão Solene para outorga do “Diploma Laudelina de Campos Melo”, em alusão ao Dia da Consciência Negra. Serão homenageadas pessoas de nossa comunidade que promovem e divulgam a cultura negra e cultura afro-brasileira.
Alinhamento de calendário escolar municipal é inviável
Em resposta ao requerimento de autoria do vereador Wellington Paulista, a Secretaria municipal de Educação informou que é possível um estudo para alinhar o calendário escolar municipal com o estadual, conforme reivindicam profissionais do setor de educação. "A adequação total é inviável, mas está em estudo uma forma de aproximar, ao menos, o recesso do mês de julho, dentro das possibilidades e parâmetros a serem observados. Ressaltamos que se trata de dois ensinos distintos, com legislações trabalhistas diferentes e educacionais próprias", informou a secretaria.
As principais divergências de datas entre o calendário municipal e o estadual são: início e término do ano escolar e letivo, recesso escolar do mês de julho, feriados municipais, recesso no mês de outubro (semana do saco cheio) e sábados letivos.
Deputado Rodrigo Lopes promove encontro de lideranças em Andradas-MG
No último dia 16, o deputado estadual Rodrigo Lopes realizou um importante Encontro de Lideranças na cidade de Andradas-MG, que reuniu cerca de 400 participantes, representando aproximadamente 50 municípios do estado. O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas, além da participação do deputado federal Rafael Simões.
Com uma programação voltada ao fortalecimento da gestão pública, o encontro destacou palestras sobre cidades inteligentes e sustentáveis, apresentando soluções inovadoras para o desenvolvimento regional. Também foram oferecidas dicas práticas e orientações tanto para os novos gestores eleitos quanto para aqueles que foram reeleitos, com o objetivo de aperfeiçoar a administração pública municipal.
O evento, além de proporcionar conhecimento técnico, buscou promover a integração entre lideranças de diferentes municípios, fortalecendo as redes de cooperação e a troca de experiências entre gestores e representantes públicos. Para o deputado Rodrigo Lopes, “esse encontro foi uma oportunidade de unir forças, compartilhar ideias e construir, juntos, um futuro mais inteligente e sustentável para nossas cidades. A presença maciça de lideranças reforça nosso compromisso com o progresso de Minas Gerais.”
Com essa iniciativa, Rodrigo Lopes reafirma sua atuação em pautas estratégicas para o Sul de Minas e todo o estado, priorizando o desenvolvimento regional e a implementação de políticas públicas inovadoras e inclusivas.
Secretaria de Educação acompanha e polícia investiga bullying a estudante
Embora tenha ocorrido fora de uma unidade escolar da cidade, a Secretaria Municipal de Educação está acompanhando e a Polícia Civil investigando o caso de um estudante de 12 anos que teria sofrido bullying de colegas de escola. O garoto teria sido obrigado a comer uma lesma e a beber água com cuspe. Vídeos neste sentido circulam nas redes sociais. Como o caso envolve menores, a investigação segue sob sigilo. O fato teria ocorrido dia 7 de novembro, mas só veio à tona depois que uma vizinha da família da vítima mostrou os vídeos que teriam sido feitos pelos próprios agressores.
EM OFF
* Nos próximos dias o governador Romeu Zema deverá encaminhar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que vai permitir ao Governo do Estado a privatização da Cemig e também da Copasa. A tema é polêmico e na Assembleia muitos deputados se posicionam contra a proposta do governador que deseja se desfazer das duas companhias estatais. A Cemig foi fundada em 1952 pelo governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, enquanto que a Copasa foi criada em julho de 1963.
* Isso faz lembrar a investida de uma grande empresa que atua no setor de saneamento, durante o governo do prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, interessada na aquisição do Departamento Municipal de Água e Esgoto. Representantes da empresa chegaram até a fazer um levantamento de toda estrutura e da parte administrativa do DMAE. Feito isso, estavam dispostos a apresentar uma oferta pela privatização da autarquia responsável por água e esgoto em Poços de Caldas. Felizmente, Eloisio não topou a parada e o assunto caiu no esquecimento.
* Em resposta a requerimento de autoria do vereador Wellington Paulista, a Secretaria de Administração informou ao legislativo que as creches do município contam hoje com 556 berçaristas, sendo 496 efetivas e 60 contratadas por prazo determinado; são 1.325 professores PI, sendo 1.102 efetivos e 223 contratados e 84 agentes de educação, todos efetivos.
* Em requerimento endereçado ao prefeito municipal, o vereador Diney Lenon faz, com muita razão, uma série de denúncia sobre a situação em que se encontra o ginásio Romeu Cagnani, na Vila Togni, localizado ao lado da escola municipal Sérgio de Freitas Pacheco, sendo que nas proximidades, tanto do ginásio, como da escola, o local já é conhecido como cracolândia, tal o número de dependentes químicos que permanecem no local.
* O vereador ressalta a falta de segurança naquelas áreas, especialmente nas proximidades do ginásio, onde há uma elevada concentração de usuários de drogas e este número tem avançado também para a praça próxima a unidade escolar, situação que está afetando diretamente os alunos da escola que é municipal e segundo o vereador, até os professores têm receio até de levar os alunos para o pátio interno. No requerimento o vereador pede providências ao chefe do executivo.
* Logo após a visita que fez à Câmara Municipal, na tarde de ontem, a Rainha da República Democrática do Congo, Diambi Kabatusuila.deu um giro pelo centro da cidade, acompanhada por vereadores e representantes do executivo, representado na solenidade pelo vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas. Aproveitaram para tirar uma foto do grupo em frente ao Obelisco Minas ao Brasil, na Praça Pedro Sanches.
* Algumas divisões públicas municipais de Recursos Humanos, Medicina do Trabalho, Patrimônio, entre outros que funcionam no prédio em frente à Prefeitura, na rua Minas Gerais, tiveram que abandonar o imóvel na manhã de ontem depois que uma fritadeira explodiu em um estabelecimento comercial, que funciona no andar térreo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, evacuou o prédio para garantir a segurança e a energia foi cortada para que os militares pudessem realizar o trabalho de rescaldo.
* No domingo a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Poços de Caldas escolheu sua nova diretoria. A chapa “Advocacia Unida, OAB Forte” foi eleita com 585 votos, e agora a liderança ficará sob o comando de Otacílio Andreatta Lemos como presidente e Aline Oliveira como vice-presidente. A nova gestão também conta com Danilo Pimentel como tesoureiro, Vânia Helena Nascimento como secretária-geral, e Elaine Cristina da Silva como secretária adjunta.(TV Plan).