Deprecated: Optional parameter $parent_id declared before required parameter $endLevel is implicitly treated as a required parameter in /home/tzleste/public_html/modules/mod_cinch_menu/core/accmenureader.php on line 22

 

Tribuna Zona Leste 1050x250px

caldeira vulc

A caldeira vulcânica de Poços de Caldas tem enorme potencial na exploração das terras raras 

Neste sábado, às 9 horas, no Tênis Clube, na vizinha cidade de Caldas, a Câmara Municipal daquele município realizará uma audiência pública tendo como tema 'Terras Raras no Planalto'. Uma comitiva do Partido dos Trabalhadores de Poços de Caldas esteve em Caldas, na última quarta-feira, discutindo com os vereadores os projetos de mineração de terras raras que vão afetar aquela cidade, mas, sobretudo, o Planalto de Poços de Caldas como um todo.

"Vão envolver as cidades vizinhas e trazer impactos econômicos, turísticos e de produção da mineração para toda nossa região. É importante que a gente saiba o que está acontecendo, o que pode acontecer e quais os impactos que essa prática pode trazer para nós", afirmou o vereador eleito, Tiago Mafra (PT).

Segundo ele, nós não temos assistido a Secretaria de Meio Ambiente, nem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho promover discussões sobre esse empreendimento, que está se instalando aqui na região.

"É importante que nós, de Poços de Caldas, também estejamos presentes nessa audiência, promovida pela Câmara Municipal de Caldas, e que estejamos atentos a esta situação, para saber que tipo de mineração que será feita, que tipo de minério será extraído, o que pode ser feito do ponto de cadeia produtiva, geração de empregos, integração com universidades, a forma como se afeta o turismo e outras áreas, tanto da região, mas principalmente para a nossa Poços de Caldas", afirmou Tiago.

João Pinheiro registrou a maior parte dos acidentes de trânsito

Dados do Painel de Acidente de Trânsito apontam que no período de janeiro a 1º de outubro foram registrados 418 acidentes com vítimas em Poços, sendo a maioria por falta de atenção e embriaguez no volante. A avenida João Pinheiro, no setor oeste, registrou o maior número de acidentes com 31 ocorrências que deixaram vítimas, seguida da avenida Wenceslau Braz com 21 e a avenida Vereador Edmundo Cardillo com 18. No centro, a rua Assis Figueiredo contabilizou 12 acidentes.

Prefeito confirma que conservatório será transferido para o prédio prefeitura

Com a mudança da Prefeitura para o Centro Administrativo, o prédio será ocupado pelo Conservatório Musical Antonio Ferrucio Viviani. "A idéia é essa, que a gente possa dar um bom uso para o prédio e trazer o conservatório para cá. O conservatório está em outro lugar alugado, com alto custo para o município e sem ser adequado para as aulas. Queremos otimizar, economizar com os custos que temos lá, mas também oferecer melhores condições para que eles possam estar trabalhando e ampliando o atendimento. Temos uma fila de espera enorme e pretendemos que possa estar atendendo mais pessoas", informou o prefeito Sérgio Azevedo em entrevista à TV Poços. Para o prefeito, desta forma estará se dando um bom uso para este importante equipamento histórico da cidade e que precisa ser preservado.

"É com muita alegria que a gente recebe esta informação. Era um assunto que já estava sendo debatido a mudança do conservatório para um local mais adequado. O local que temos aqui, até então nos atendeu muito bem, mas estamos com os espaços limitados. Atualmente temos 970 alunos que frequentam o conservatório semanalmente, somos 30 profissionais e isso limita o nosso atendimento", informou o coordenador do conservatório, Gabriel Nunes Angeli, acrescentando que o objetivo é ampliar e melhorar o atendimento e ter um espaço adequado é fundamental.

Inauguração do Centro Administrativo foi um dia sonhado pelo prefeito

"É um dia sonhado. Foi muito luta pra gente chegar até aqui. Foram mais de 5 anos e se eu não tivesse dois mandatos, não conseguiria fazer uma obra dessa. Desde o planejamento, a viabilidade, licitação e até a própria execução. Isso aqui, realmente, toma dois mandatos e eu tendo os dois mandatos tive a felicidade de realizar, o que, sem dúvida, vai mudar a história da cidade, trazer mais eficiência, mais condições de trabalho para os servidores, facilidade para os cidadãos resolverem seus problemas que tiverem com a prefeitura, enfim é um ganho muito grande para a nossa cidade", destacou o prefeito Sérgio Azevedo sobre a inauguração do Centro Administrativo.

Sobre o prédio levar o nome do ex-prefeito Sebastião Navarro, o prefeito disse que era uma homenagem que ele queria fazer. "Ele faleceu no meu primeiro ano de mandato, no dia do meu aniversário, 23 de setembro, e eu fiquei com isso na cabeça que eu precisava homenageá-lo com uma obra significativa. Acho que não tinha melhor obra para ele emprestar o nome do que esse Centro Administrativo", garantiu o prefeito.

Cobrada por deputados, ANTT de Zema entra na pauta da ALMG

A criação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de Minas Gerais (Artemig) começou a ser discutida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ontem, quinta-feira (7 de novembro). De autoria do governo Romeu Zema (Novo), a proposta para criar uma autarquia análoga à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi tema de uma audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

O Projeto de Lei (PL) 2.967/2024 atende a um pedido de deputados estaduais da própria base do governo Zema, como Maria Clara Marra (PSDB) e Rodrigo Lopes (União). A modelagem de concessão de rodovias estaduais à iniciativa privada é um dos principais pontos de atrito entre o Palácio Tiradentes e parlamentares.

   EM OFF   

* Alguns nomes começam a serem ventilados para compor a comissão de transição do governo Sérgio Azevedo para o prefeito eleito Paulo Ney. Segundo informações, o secretário de serviços públicos Celso Donato será o coordenador por parte do prefeito eleito. Pelo atual governo estarão representadas as secretarias de Administração, Controladoria e Fazenda que são as secretarias mais importantes na área administrativa. Ana Alice de Souza, Alexandre Lino e Rogério Moisés serão os nomes que estarão representando a atual gestão.

* Por falar em secretários, informações de bastidores garantem que José Damião (obras), Alexandre Lino (Fazenda), Marcela Carvalho (promoção social), Thiago Mariano (saúde) e Celso Donato (serviços públicos) são os secretários que devem permanecer na nova equipe de secretários durante o próximo governo.

* Duas observações sobre os dizeres da placa que indicam as obras executadas pelo prefeito Sebastião Navarro durante sua passagem pela chefia do executivo poços-caldense e que consta como parte de homenagem no Centro Administrativo, inaugurado quarta-feira e que leva o seu nome, numa justa homenagem prestada pela atual administração.

* A primeira delas diz respeito a importante obra de infraestrutura que foi a duplicação da Avenida Francisco Salles, que não é citada na placa, mas que foi uma das suas principais realizações como prefeito, durante o seu primeiro mandato. Já a canalização do rio no trecho compreendido entre o início da Av. José Remígio Prézzia e a rua Rio Grande do Sul, foi executada na gestão do prefeito José Aurélio Vilela.

* Seu sucessor Adnei Pereira de Morais, preferiu não dar continuidade a obra porque entendia que a canalização com tubos Armco não teria vida longa, além de problemas enfrentados com proprietários dos imóveis localizados ao longo da rua Marechal Deodoro, com fundos para o ribeirão. Após contornar essas desavenças, seu sucessor Sebastião Navarro concluiu a obra abrindo uma avenida que aliviou o trânsito na rua Marechal, dando e continuidade a duplicação da Av. José Remígio Prézzia, obra executada também na gestão de José Aurélio Vilela.

* A segunda observação diz respeito a duplicação da Avenida Wenceslau Braz, citada na placa como obra do prefeito homenageado. Esta duplicação, desde o trevo de acesso a sede do DER até o posto da Polícia Rodoviária, localizado no trevo de acesso a cidades do sul de Minas, foi executada na gestão do prefeito Luiz Antonio Batista. No governo anterior, Navarro deu início a terraplenagem apenas a um pequeno trecho.

* Ainda sobre a inauguração do Centro Administrativo Sebastião Navarro Vieira Filho, no dia 6 de novembro, na foto histórica, tirada em frente ao prédio, para registro, antes da solenidade de inauguração da obra, três ausências foram notadas, as dos secretários Celso Donato (serviços públicos), Thiago Mariano (saúde) e Pelézinho (esportes).

* Como a foto foi tirada antes da solenidade, Celso justifica que neste momento estava recepcionando o Desembargador Nicolau Lupianhes Neto, do Tribunal de Justiça do Estado, um dos convidados presentes e que já atuou como Juiz de Direito na Comarca de Poços. Os secretários de saúde e esportes, segundo informou o secretário de comunicação, chegaram logo depois, por isso não aparecem na foto.

* Por falar no secretário de saúde Thiago Mariano, outra boa notícia que tem ele à frente. Nesta sexta-feira, às 17 horas, será inaugurada, no andar térreo do Edifício Manhattan, a sede do Clube dos Empresários, que tem Thiago como presidente. Trata-se de um espaço importante para impulsionar conexões, oportunidades e o crescimento dos negócios. Agradecemos o convite que nos foi enviado.

* Na inauguração do Centro Administrativo, foi registrada também a ausência do vereador e presidente da Câmara Municipal, Douglas Dofu. Foi ele quem, no dia 12 de dezembro de 2023, apresentou e teve aprovada a Indicação de número 1.809, indicando ao executivo o nome do ex-prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho para o Centro Administrativo. Na justificativa para a homenagem, o vereador afirma que o pedido se justifica, pois Navarro é considerado um grande nome político, referência em diversas áreas, profissional e um ser humano ímpar. Viveu um período de intensas negociações políticas relacionadas às lutas pela redemocratização política no Brasil. Navarro fez história na política da cidade de Poços de Caldas, executando grandes obras.

* Ainda sobre o presidente do legislativo, através de decreto, Douglas Souza, autorizou a concessão de título de cidadania ao governador Romeu Zema, de acordo com proposta apresentada pelo vereador pastor Roberto, do Republicanos, aprovada em plenário, devido aos seus “relevantes serviços”, prestados a Poços de Caldas. Seria interessante que o vereador proponente listasse quais foram esses “serviços relevantes”, que o governador prestou a Poços durante os seis anos em que está à frente do governo de Minas.

 

* Marcelo Heitor, segundo colocado na disputa pela chefia do executivo, publicou ontem, nas redes sociais uma foto do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, com a foto dele (Marcelo) e do ex-presidente Jair Bolsonaro de fundo com a inscrição “que venha 2026. Tudo leva a acreditar que Marcelo Heitor será um dos candidatos a deputado na próxima eleição. Resta saber se o prefeito Sérgio Azevedo irá optar por Marcelo (PL) ou por Mauro Tramonte (Republicanos), para formar a tal “dobradinha”, sendo um estadual e o outro federal. Segundo uma fonte confidenciou ao blog, Sérgio já estaria fechado com Tramonte.

* Por falar no Republicanos, o vereador eleito Marcus Eliseu Togni está articulando nos bastidores para ser eleito o primeiro presidente da Câmara na próxima legislatura, porém, há quem diga que ele não possui a menor chance de ser eleito, isso porque o vereador Douglas Dofu, do União Brasil, já teria se acertado com o prefeito eleito, Paulo Ney, para continuar na presidência da Casa por mais dois anos.

* Ainda sobre Mauro Tramonte, alguns deputados estaduais da base de Romeu Zema andam aborrecidos com o vice-governador Mateus Simões (Novo). Segundo eles, Mateus estaria convidando ao Palácio Tiradentes prefeitos de suas bases sem chamar os deputados estaduais que ajudaram a elegê-los, caso de Paulo Ney em Poços de Caldas. Reclamando em voz alta para quem quis ouvir, um deles disse: “O senador Cleitinho (Republicanos) é candidato ao governo, certo? Então vamos chamar nossos prefeitos aqui na Assembleia para se encontrarem com ele”.