Audiência sobre segurança pública traz dados preocupantes
A audiência pública realizada pela Câmara Municipal para discutir segurança pública na cidade trouxe dados importantes e alarmantes. Entre eles que muitos presos estão em regime semiaberto porque não tem como cumprir pena em regime fechado por falta de vagas no presídio local. A Polícia Civil tem apenas um investigador atuando na Delegacia de Furtos e Roubos e que são registradas, em média, 500 ocorrências de furtos e arrombamentos por mês na cidade. Foi apontado também que 80% das ocorrências de furtos e roubos são cometidas por reincidentes, ou seja, por pessoas conhecidas no meio policial por cometerem este tipo de prática criminosa.
Creches não foram priorizadas
A pré-candidata a prefeita pelo PP, vereadora Regina Cioffi, afirmou, ontem, em entrevista ao programa Amigo Promotor, comandado pelo promotor de Justiça dr. Gláucir Modesto Antunes, que creche é uma necessidade básica da população e que na sua concepção não seu deu a devida priorização. "Isto é uma visão. Temos um projeto aprovado pela Câmara Municipal que mães que sofrem violência possam ter uma prioridade. É preciso que haja uma certa sensibilidade e priorizar as creches. E o que precisa? Fazer convênio com as creches que existem na cidade. A solução é vontade política", defendeu a vereadora.
Segundo informações da secretaria de educação, foram foi aberto um credenciamento para contratação de creches particulares, porém apareceram apenas duas interessadas que acabaram sendo desclassificadas por falhas na documentação.
Descaminhos da educação
O presidente do diretório municipal do PT, ex-prefeito Paulo Tadeu, por seu lado, afirmou que para se ter uma idéia dos descaminhos da educação em Poços, das 400 cidades com mais de 80 mil habitantes pesquisadas no Brasil, a qualidade da educação em Poços foi classificada em 94º lugar. "Uma cidade desse porte, dessa magnitude, desse capital humano que nós temos na área de educação, estar classificada em 94ª lugar", lamentou Paulo Tadeu.
Dengue em Poços
Comparada com outros municípios da região, a situação da dengue em Poços de Caldas está sob controle, muito embora a população necessite continuar fazendo a sua parte no controle aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O último balanço demonstra que a cidade tem 352 casos confirmados de dengue e 784 prováveis. Só em uma semana 114 casos foram registrados. "Em Poços de Caldas a gente percebe que em partes da região central e oeste são onde há a maior concentração de casos. Temos casos confirmados em toda a cidade, mas estas regiões chamam a atenção, principalmente no entorno do bairro Vila Cruz e no centro indo para o Jardim dos Estados", informou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.
Nesta sexta-feira é o dia dele, Paulo Ney, pré-candidato a prefeito pelo PSDB, é nosso convidado. Às 09 da manhã ao vivo. Imperdível! Sulminastv.com.br No app: SULMINASTV
EM OFF
* Com recursos em atraso por parte do Governo do Estado, que não está fazendo os repasses para o setor de saúde, a administração municipal apelou para o deputado Mauro Tramonte (Republicanos), por uma intervenção do parlamentar junto a secretaria responsável por efetuar as transferências de recursos para a Prefeitura.
* Graças ao empenho do deputado, ontem pela manhã o Estado deu início aos repasses, transferindo inicialmente R$ 690 mil para os cofres da prefeitura local, com a promessa de fazer novo repasse até o final do mês de abril, além de antecipar uma parcela do quadrimestre.
* E por falar no deputado Mauro Tramonte, do Republicanos, pré-candidato a prefeito em Belo Horizonte, segundo informações do presidente do partido em Poços, Demilton Vacarelli, o Republicanos também tem um nome que será levado ao prefeito Sérgio Azevedo, para figurar como candidato a vice na chapa encabeçada por Paulo Ney.
* Na entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PL, Marcelo Heitor, deu nota 6 para a administração do prefeito Sérgio Azevedo. Ou seja, na opinião do ex-aliado, a gestão técnica não foi tão boa como o prefeito diz e apontou a pesquisa realizada pela própria emissora.
* Uma edição suplementar do diário oficial, publicada na quarta-feira, está a Portaria de número 4.737, assinada pelo prefeito Sérgio Azevedo e pelo secretário de governo Paulo Ney de Castro Júnior, a exoneração, a pedido, do Secretário Adjunto de Obras, Tiago Cavelagna, retroagindo o ato ao dia 8 de abril.
* O ato oficial coloca, definitivamente um ponto final nas relações de trabalho não só do prefeito com o seu ex-auxiliar, mas também na possibilidade de uma reaproximação do União Brasil, partido do qual Tiago é o presidente, com o bloco político comandado pelo prefeito.
* Falando em União Brasil, está agendada para esta sexta-feira, uma nova reunião com a presença dos deputados Rodrigo Lopes e Rafael Simões, para definir os rumos da legenda na eleição de outubro. Tudo indica que o União Brasil vai mesmo se aliar ao MDB, indicando o vereador Douglas Dofu como candidato a vice de Ulisses Guimarães.
* O deputado estadual Bruno Engler (PL) anunciou, nesta quarta-feira, que o ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Belo Horizonte para a oficialização de sua pré-candidatura à sucessão de Fuad Noman (PSD). O ato será 11 de maio, às 10h, no Centerminas. Segundo Engler, além de lideranças do PP, também participarão do evento o senador Cleitinho (Republicanos) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL). Marcelo Heitor, pré-candidato a prefeito em Poços pelo PL já confirmou presença.
* E por falar em eleições municipais, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), avalia a possibilidade de apoiar o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que deve estar na corrida este ano para ocupar o cargo de chefe do executivo municipal. Na noite dessa quarta-feira os dois jantaram juntos na casa de Kalil. O deputado estadual, que confirmou sua pré-candidatura no dia 19 de abril, teria ido tentar convencer o ex-prefeito a estar com ele na campanha.
* O número de motoristas presos por embriaguez cresceu entre janeiro e abril em Poços de Caldas. O aumento foi de 50% em comparação com o mesmo período no ano passado. No sábado, um empresário foi preso após um acidente com uma moto. Ele foi liberado após receber alvará de soltura. (G1).
* Em conversa com um vereador da sua base no legislativo, o prefeito Sérgio Azevedo afirmou que vai fazer o possível para eleger Paulo Ney como seu sucessor, mas caso isso não se concretize, dentro de quatro anos estará novamente disputando sua volta ao comando do executivo.