yula 2022 07 25 at 16.10.55

Evento foi realizado no sábado (23) em Belo Horizonte e confirmou também a candidatura de André Janones à Presidência da República.

O Avante oficializou neste sábado (23) o nome de Yula Merola como Candidata a Deputada Federal por Minas Gerais para as eleições de outubro. A convenção nacional do partido ocorreu no Minascentro, em Belo Horizonte e contou com a presença de Yula e do presidente do partido em Poços de Caldas, o jornalista Rodrigo Costa.

A convenção foi comandada pelo Deputado Federal e presidente nacional da sigla, Luís Tibé. O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), os presidentes estaduais do Avante e o Deputado Federal André Janones também marcaram presença. Na oportunidade, Janones também teve sua candidatura a Presidência da República referendada.

PERFIL

Yula Merola tem 50 anos, é casada, tem dois filhos e é farmacêutica com especialização em Farmácia Clínica, Doutorado em Ciências pela Unicamp e Pós-Doutorado pela UNIFAL. Foi Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG) no biênio 2018/2019 onde atuou também como Conselheira Regional até 2021.

Ao longo da carreira atuou como Autoridade Sanitária da Vigilância Sanitária, Coordenação da Vigilância Sanitária, Coordenação da Vigilância Sanitária Epidemiológica, Farmacêutica responsável na UPA de Poços de Caldas no combate à pandemia e mais recentemente Farmacêutica do Programa IST/AIDS.

Na educação, Yula atuou como Docente Universitária na UNICAMP, PUC Minas, Unifenas, Kroton Educacional e no Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal. É também pesquisadora de Pós-Doutorado na Unifal – Campus Poços de Caldas com o projeto de implantação de Observatório de Políticas Públicas no sul de Minas Gerais.

CANDIDATURA

Yula Merola foi candidata à prefeita de Poços de Caldas em 2020 obtendo mais de 6 mil votos tornando-se a candidata mulher mais votada da história do município a um cargo majoritário. Filiou-se ao Avante em agosto de 2021 a convite do Presidente Nacional, Luís Tibé. Essa é a primeira vez que Yula se candidata ao Legislativo.